31 maio, 2012


Marronzinha e a história do Brasil

Antes de contar o comecinho da história do Brasil, para meus amiguinhos aqui da Biblioteca, perguntei: Quem descobriu o Brasil? Rayssa uma menina
 muito fofa e sabida, que tem seis aninhos, me respondeu imediatamente:
_Foram os indiozinhos!                    
_Não, Rayssa. Foi Pedro Álvares Cabral, no dia 22 de abril de 1500.
_Nada disso! Não foi não! Foram os indiozinhos!
_Calma, Rayssa! Você já vai entender!
Algum tempo depois de lermos um livro sobre o Descobrimento, vermos muitas fotos da chegada de Cabral, das Caravelas, etc. etc...
_Há, Agora entendi direitinho, Marronzinha! Mas, eu quero saber só uma coisa...
_O que é Rayssa?
_Os indiozinhos já não tinham achado o Brasil primeiro?





Amigos, vocês sabiam que...


... no Brasil,  os primeiros habitantes (os índios) chegaram entre 11 e 12 mil anos atrás. Há 500 anos, os portugueses chegaram ao Brasil, dando início à chamada colonização, ocupando terras que eram ocupadas pelos povos indígenas.
   A colonização levou à extinção muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado, seja pelas armas, seja pelas doenças trazidas dos países distantes ou pela tentativa de mudar os costumes dos índios, implantando os modos de viver do povo europeu.
Embora não se saiba exatamente, acredita-se que o número de habitantes nativos naquele tempo, varia de 1 a 10 milhões de índivíduos.
  O impacto da colonização foi grande. Hoje, a população indígena, é muitas vezes menor que antes. Isso se deve às relações de diferença entre brancos e índios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário