18 maio, 2012

18 de maio dia do Aniversário da Cidade de Coruripe-Alagoas
Parabéns linda Coruripe e a todos os alagoanos

Praia da Lagoa do Pau-Coruripe-Alagoas-Brasil

Antigamente, Coruripe era habitada pelos índios caetés, pertencentes à nação tupinambá, agrupados em seus aldeamentos, hoje identificados através dos sítios de cacos – denominado sambaqui (depósito arqueológico formado pelo homem primitivo, no qual predominam as conchas usadas na alimentação) – por diversos pesquisadores. Viviam da caça, pesca, agricultura de coivara e confeccionavam artefatos de barro e de palha extraída da própria região. O “homo coruripensis”, (homem de Coruripe) é resultante da miscigenação de três grupos éticos que se estabeleceram e se transformaram no homem típico da região. O nome da cidade se originou do Rio Coruripe, que corta seu território e vem da expressão indígena cururu-ipe, que significa rio dos seixos.

Os franceses foram os primeiros brancos a se estabelecerem na região de Coruripe. Dedicaram-se à extração e ecomércio de pau Brasil, construíram feitorias que foram os primeiros núcleos da atividade econômica da região. Depois chegaram os portugueses, em 1556, tendo sido concedida a Antônio Moura Castro a sesmaria que compreendia entre o Porto do Francês, do Rio São Miguel e o Rio Coruripe. Essa sesmaria deu origem à vila do Poxim e Coruripe.

Coruripe estava subordinado à vila de Poxim, mas devido a sua prosperidade e desenvolvimento foi elevada à vila em 1866. Com mudança da sede, a paróquia matriz está localizada no Centro da cidade, cuja padroeira é Nossa Senhora da Conceição. Tornou-se cidade em 16 de maio de 1892.

 População: 53.369 habitantes (segundo estimativa do IBGE 2009)
Localização: situada na mesorregião da Mata Atlântica Alagoana, microrregião dos tabuleiros de São Miguel e no Litoral Sul de Alagoas, distante 90 km da capital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário