12 julho, 2012

Festa para todos

http://www.cultura.rj.gov.br/materias/festa-para-todos

O majestoso Theatro Municipal completa 103 anos de história, com programação variada e gratuita

http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/
O Ballet do Theatro Municipal apresenta trechos de 'Carmen', de Roland Petit  (Crédito: Divulgação)

O palco mais nobre do Rio de Janeiro faz aniversário. Residência artística na cidade de importantes músicos, orquestras e companhias de dança de todo o mundo, o Theatro Municipal celebra 103 anos de história neste sábado, 14/7. Para festejar a data, a casa, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, oferece ao público carioca uma programação variada e gratuita.
A festa do Municipal, que já virou tradição no calendário cultural da capital fluminense, reúne apresentações com os três corpos estáveis do Theatro, coro, ballet e orquestra, e também com a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, Os Pequenos Mozart, o Grupo de Teatro do Colégio Estadual Walter Orlandini e a Companhia Jovem de Ballet.

“É fundamental manter na memória do público a importância do Theatro Municipal, que é o palco principal do Brasil, onde todos os artistas querem estar. Fazemos o dia de aniversário de portas abertas à plateia para também desmitificar o Municipal. O teatro é um ícone cultural, mas é também a casa de todos, sem diferenças intelectuais ou de classe”, frisa Silvio Viegas, diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. 

 Um concerto nas escadarias do foyer de entrada, às 10h, com Os Pequenos Mozart, grupo formado por crianças de três a 14 anos sob direção artística de Suray Soren, abre os trabalhos da comemoração. Em seguida, às 11h, os alunos do Grupo de Teatro do Colégio Estadual Walter Orlandini apresentam, a convite do teatro, o espetáculo Primavera nº1, que integrou a 1ª Semana de Arte da Rede Estadual de Ensino. A obra tem música de Puccini e Beethoven, coreografia de Eric Frederic, direção e concepção de Carla Camurati, coordenação musical do maestro Sílvio Viegas, preparação vocal e regência do coro de Maurílio Santos Costa e arranjos de Glauco Fernandes.

 Logo depois, alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa tomam conta do palco para interpretar um programa com as coreografias Fantasia Brasileira, de Eric Frederic sobre música de Gottschalk, Primeiros Passos, de Paula Albuquerque com música de J. Strauss, Tarantella, de Natalia Yananis para a música popular italiana, e O Sonho de Don Quixote, com música de Minkus.

Sob a direção artística de Dalal Achcar, a Companhia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro também dança peças de seu repertório na data. Entre elas, Pas-de-deux, com coreografia da própria Dalal e música de Adolph Charles Adam, Mozarteando, criada por Ivonice Satie sobre obra de Mozart, e Forró, com música do Barbatuques, de Naná Vasconcelos e Pedro Luís e passos de Janice Botelho.

 Com apresentação agendada para às 15h, o Ballet do Theatro Municipal leva à cena uma Gala com o que de melhor a companhia apresentou ao longo das últimas temporadas. O espetáculo engloba trechos das obras Carmen, de Roland Petit, Romeu e Julieta, de John Cranko, A Criação, de Uwe Scholz, Don Quixote, em versão asinada por Dalal Achcar, e Nascimento Novo, de David Parsons com trilha de Milton Nascimento.

 Para encerrar a comemoração, às 20h30, o Coro e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal oferecem aos espectadores Rigoletto, ópera de Giuseppe Verdi, com direção cênica de Píer Francesco Maestrini e regência do maestro português Osvaldo Ferreira. Uma das obras mais populares do repertório Verdiano, a peça abriu a temporada lírica 2012 do teatro e está, atualmente, em cartaz.

Leia mais em Programação Cultural:
http://www.cultura.rj.gov.br/artigos/festa-para-todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário