25 julho, 2012

Dia Nacional do Escritor: 25 de julho


"Qual é o seu escritor brasileiro favorito?"

A pergunta é motivo de entusiasmo para quem responde, se for seguida de uma resposta como: "Não sei dizer, são tantos!"

No dia 25 de julho os grandes responsáveis pela riqueza literária brasileira são oficialmente homenageados no país. A data foi instituída por decreto governamental em 1960, após o sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado naquele ano pela União Brasileira de Escritores, por iniciativa de seu presidente, João Peregrino Júnior, e de seu vice-presidente, Jorge Amado.

http://www.cultura.gov.br/site/2007/07/25/dia-nacional-do-escritor-25-de-julho/     


Rachel de Queiroz-Grande escritora brasileira

Escritor ou escritora
Definição: Indivíduo que escreve ou redige um trabalho literário, científico, etc.
A escritora Rachel de Queiroz foi a primeira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras, em 4 de agosto de 1977.

Literatura
Definição: 1- Arte que emprega como instrumento a palavra. 2-Conjunto de produções desta arte. 3-Conjunto de obras sobre uma arte ou ciência. (Minidicionário Ruth Rocha)

A arte literária-conceitos
A literatura é uma manifestação artística. Entre as diversas manifestações artísticas há pontos comuns e pontos distintivos. O principal elemento de distinção é a maneira de se expressar, a matéria-prima com que cada artista trabalha.

Alguns conceitos sobre literatura

“A distinção entre literatura e demais artes vai operar-se nos seus elementos intrínsecos, a matéria e a forma do Verbo.
De que se serve o homem de letras para realizar seu gênio inventivo? Não é, por natureza, nem do movimento como dançarino, nem da linha como escultor ou o arquiteto, nem do som como o músico, nem da cor como pintor. E sim – da palavra.
A palavra é, pois, o elemento material intrínseco do homem de letras para realizar sua natureza e alcançar seu objetivo artístico.” (Alceu Amoroso Lima)

“A literatura é como o sorriso da sociedade.  Quando a sociedade está feliz, o espírito se lhe reflete nas artes e, na arte literária, com ficção e com poesias, as mais graciosas expressões da imaginação.  Se há apreensão ou sofrimento, o espírito se concentra grave, preocupado, e então, histórias, ensaios morais e científicos, sociológicos e políticos, são-lhe a preferência imposta pela utilidade imediata. (Afrânio Peixoto, Panorama da Literatura Brasileira)

“A poesia existe nos fatos.”  (Oswald de Andrade, poeta brasileiro, século XX)

Nenhum comentário:

Postar um comentário