29 julho, 2012

 Belas imagens dos Jogos Olímpicos de Londres

 Ministério do Esporte do Brasil

Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 

Foto: Contagem regressiva para cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. Faltam 30 minutos para começar o maior espetáculo da terra!

Curta se você torce pelos atletas do #BRemLondres!

Delegação do#BRemLondres mostra toda sua alegria no desfile de abertura da Olimpíada
Foto: Delegação do #BRemLondres mostra toda sua alegria no desfile de abertura da Olimpíada

Time Brasil na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Londres 2012 - Foto de Daniel Ramalho/AGIF/COB
Foto: Time Brasil na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Londres 2012 - Foto de Daniel Ramalho/AGIF/COB

Já conquistamos três medalhas! Vamos torcer pelo time do #BRemLondres neste segundo dia de competições. Confira a Agenda Olímpica e não perca nenhum lance!                                                            
Foto: Já conquistamos três medalhas! Vamos torcer pelo time do #BRemLondres neste segundo dia de competições. Confira a Agenda Olímpica e não perca nenhum lance!  http://goo.gl/Jdflg

É prata pro Brasil!!!
O nadador Thiago Pereira deixa o norte-americano Michael Phelps para trás e conquistou a terceira medalha brasileira no primeiro dia de competições dos Jogos Olímpicos de Londres.
http://goo.gl/0GOg4
Time do #BRemLondres mandando bem! Valeu Thiago, o povo brasileiro agradece!
Foto: É prata pro Brasil!!!

O nadador Thiago Pereira deixa o norte-americano Michael Phelps para trás e conquistou a terceira medalha brasileira no primeiro dia de competições dos Jogos Olímpicos de Londres. http://goo.gl/0GOg4

Time do #BRemLondres mandando bem! Valeu Thiago, o povo brasileiro agradece!

Primeira medalha do #BRemLondres!!!
Sarah Menezes está na final após vencer a belga Charline Van Snick. Com a vitória, a judoca, que é bolsista do Ministério do Esporte, já garantiu a medalha de prata para o Brasil.
Valeu Sarah!

Foto: Primeira medalha do #BRemLondres!!!

Sarah Menezes está na final após vencer a belga  Charline Van Snick. Com a vitória, a judoca, que é bolsista do Ministério do Esporte, já garantiu a medalha de prata para o Brasil. 

Valeu Sarah!


É muita emoção!
O judoca Felipe Kitadai, bolsista do
Ministério do Esporte do Brasil, conquistou a primeira medalha brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. O atleta, que faz aniversário hoje, ficou com a medalha de bronze ao vencer a luta contra o italiano Elio Verde na morte súbita. http://goo.gl/7G3wG

Parabéns Felipe  #BRemLondres
Foto: É muita emoção!

O judoca Felipe Kitadai, bolsista do Ministério do Esporte do Brasil, conquistou a primeira medalha brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. O atleta, que faz aniversário hoje, ficou com a medalha de bronze ao vencer a luta contra o italiano Elio Verde na morte súbita. http://goo.gl/7G3wG 

Parabéns Felipe e feliz aniversário! #BRemLondres 

É DE PRATA A PRIMEIRA MEDALHA DA NATAÇÃO BRASILEIRA! Thiago Pereira se supera e conquista o segundo lugar nos 400 m Medley, à frente de Michael Phelps. O norte-americano Ryan Lochte levou o ouro. Veja como foi: http://bit.ly/NNWfao (Foto: Bruno Santos/Terra)
TERRA, A OLIMPÍADA COMO VC NUNCA VIU #TerraLondres2012


Foto: É DE PRATA A PRIMEIRA MEDALHA DA NATAÇÃO BRASILEIRA! Thiago Pereira se supera e conquista o segundo lugar nos 400 m Medley, à frente de Michael Phelps. O norte-americano Ryan Lochte levou o ouro. Veja como foi: http://bit.ly/NNWfao (Foto: Bruno Santos/Terra)

TERRA, A OLIMPÍADA COMO VC NUNCA VIU #TerraLondres2012
História da Biblioteca Infantil Grandes Autores


Com uns sete anos de idade eu transitava entre o mundo “real” e o mundo mágico da infância. Não tinha amigos na vizinhança para brincar. Mas, não me faltaram àqueles amiguinhos que só nós vemos e que ao crescermos, sem que percebamos, eles desaparecem e costumam ficar em nossas lembranças com muito carinho. Algumas pessoas  dizem que são amiguinhos imaginários. Eu creio que são bem reais e fazem parte do universo da criança. São os anjinhos protetores.
Recebi muito amor de minha mãezinha (seu nome era Natalina) e mesmo com uma infância de condição financeira muito modesta, nada me abatia. Sempre fui criativa e alegre.

Tudo a minha volta despertava  interesse e virava diversão: as plantinhas, os bichinhos do jardim... eu adorava observá-los e ficava encantada com o fato de serem tão pequeninos...

O que eu mais gostava, era da minha árvore especial,  que crescera num barranco. Companheira bem velhinha, suas grossas raízes me serviam de escada. Ela possuía poucos galhos e a maior parte do ano quase não tinha folhas, era careca.  Seu tronco meio oco, servia para que eu escondesse meus preciosos tesouros: caixinhas de fósforos cheias de botõezinhos  e conchinhas do mar, desenhos, sacos de biscoitos para comer depois, tampinhas, retalhinhos, etc.

Minha amiga árvore formava um tipo de colo,  que me cabia direitinho, era como o colo da vovó. Lá do alto eu via o mundo de uma altura de uns três metros, que  naquele tempo,  me pareciam ser muito mais altos! Quem passava embaixo de minha árvore não me via, só se olhasse para cima. Como é comum os adultos não olharem  para o céu (infelizmente, pois a cada dia, Deus nos renova as esperanças, criando um novo e lindo quadro, repleto de luzes.) eu tinha meu lugarzinho secreto, só meu, e que só eu sabia. Há, a mamãe também sabia. Mas, só ela!

O tempo foi passando e um dia,  fui apresentada a um lindo livro infantil na escola, não me lembro a história, mas recordo que ele tinha muitas figuras coloridas,  fadas, príncipe, princesa e floresta encantada... Certamente era da Cinderela.
Eu rapidamente virei uma princesa e minha árvore-vovó tornou-se meu castelo, meus amiguinhos  “imaginários” (anjinhos companheiros)  eram os súditos, reis,  rainhas...

Àquele livrinho repleto de encantamento,  fez parte de meu universo!

A escola primária e a secundária tinham poucos livros e mamãe não podia comprá-los nas livrarias. Cresci com pouco acesso ao Amigo Livro. Fiquei com muita vontade de ler. 
Desde mocinha, sonhava em ter uma biblioteca onde muitas crianças pudessem se enriquecer com as maravilhosas histórias dos livros infantis.

Casei, recebi de Deus uma linda menina ( Ana Cristina) e o tempo passou, mas jamais esqueci meu sonho. Vindo a concretizá-lo no dia 1/01/2008.

Meu esposo e minha filha, foram fundamentais neste sonho realizado. Por termos poucos recursos financeiros,  decidimos montar a biblioteca em nosso lar, no andar térreo. Busquei orientação junto à Prefeitura do Rio (Ouvidoria da Cultura) e procurei colaboradores para divulgarmos a biblioteca e arrecadarmos livros infantis.

Em janeiro de 2008 inauguramos a Biblioteca Infantil Grandes Autores, com pouco livros e estantes feitas com portas de armários que buscávamos nos condomínios próximos. Os primeiros títulos doados vieram da nossa comunidade.

As doações foram surgindo e a biblioteca hoje tem um ótimo acervo, com livros para toda a família. O espaço é singelo, mas repleto de amor e alegria.

Meu Lar-Biblioteca tem um ambiente muito especial e acolhedor.
Uma magia que envolve à todos. O encantamento de inúmeros autores, com suas histórias maravilhosas, ricas de conhecimentos, colorido,  fantasias, aventuras e sonhos.

Lendo histórias para os pequeninos eu me emociono com o brilho em seus olhinhos, lembro de minha infância e da primeira fábula que tive contato. Lembro o quanto àquele livro foi especial.

Sentadinhas no tapete, ouvindo-me contar historinhas, (hoje com a participação das divertidas personagens que represento: a Palhacinha Marronzinha e da Bruxinha Benévola  Madame Bene Amitié) as crianças viajam, dão asas à imaginação... Em contato com nossos amados autores e tantos outros excelentes escritores estrangeiros da literatura infantil, elas interagem com um mundo criativo, um universo a ser revelado.

Com o mundo maravilhoso da leitura, toda menina pode transformar-se em princesa, rainha ou fada, todo menino pode ser um grande aventureiro, um bravo guerreiro ou um herói...
Sinto-me muito feliz e gratificada, pois percebo que os momentos que as crianças ou adolescentes  têm com os livros disponíveis em nossa biblioteca,  certamente, serão guardados em seus corações para sempre. Os livros e nossos amados escritores estão  contribuindo  na formação de indivíduos  harmonizados, criativos  e felizes. 

(A história da Biblioteca Infantil Grandes Autores continua. Leiam em próxima postagem.)

27 julho, 2012

Notícias dos Jogos Olímpícos de Londres

Foto: Bom dia, Brasil! 

Os Jogos Olímpicos de Londres começam hoje. Boa sorte aos nossos atletas. Vamos torcer! #BRemLondres
Boa sorte para os atletas brasileiros!
Os Jogos Olímpicos de Londres começam hoje! Vamos torcer por nossos atletas!

#BRemLondres

25 julho, 2012

Dia Nacional do Escritor: 25 de julho


"Qual é o seu escritor brasileiro favorito?"

A pergunta é motivo de entusiasmo para quem responde, se for seguida de uma resposta como: "Não sei dizer, são tantos!"

No dia 25 de julho os grandes responsáveis pela riqueza literária brasileira são oficialmente homenageados no país. A data foi instituída por decreto governamental em 1960, após o sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado naquele ano pela União Brasileira de Escritores, por iniciativa de seu presidente, João Peregrino Júnior, e de seu vice-presidente, Jorge Amado.

http://www.cultura.gov.br/site/2007/07/25/dia-nacional-do-escritor-25-de-julho/     


Rachel de Queiroz-Grande escritora brasileira

Escritor ou escritora
Definição: Indivíduo que escreve ou redige um trabalho literário, científico, etc.
A escritora Rachel de Queiroz foi a primeira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras, em 4 de agosto de 1977.

Literatura
Definição: 1- Arte que emprega como instrumento a palavra. 2-Conjunto de produções desta arte. 3-Conjunto de obras sobre uma arte ou ciência. (Minidicionário Ruth Rocha)

A arte literária-conceitos
A literatura é uma manifestação artística. Entre as diversas manifestações artísticas há pontos comuns e pontos distintivos. O principal elemento de distinção é a maneira de se expressar, a matéria-prima com que cada artista trabalha.

Alguns conceitos sobre literatura

“A distinção entre literatura e demais artes vai operar-se nos seus elementos intrínsecos, a matéria e a forma do Verbo.
De que se serve o homem de letras para realizar seu gênio inventivo? Não é, por natureza, nem do movimento como dançarino, nem da linha como escultor ou o arquiteto, nem do som como o músico, nem da cor como pintor. E sim – da palavra.
A palavra é, pois, o elemento material intrínseco do homem de letras para realizar sua natureza e alcançar seu objetivo artístico.” (Alceu Amoroso Lima)

“A literatura é como o sorriso da sociedade.  Quando a sociedade está feliz, o espírito se lhe reflete nas artes e, na arte literária, com ficção e com poesias, as mais graciosas expressões da imaginação.  Se há apreensão ou sofrimento, o espírito se concentra grave, preocupado, e então, histórias, ensaios morais e científicos, sociológicos e políticos, são-lhe a preferência imposta pela utilidade imediata. (Afrânio Peixoto, Panorama da Literatura Brasileira)

“A poesia existe nos fatos.”  (Oswald de Andrade, poeta brasileiro, século XX)

20 julho, 2012

20 de Julho - Dia de Santos Dumont

Alberto Santos Dumont 

O Pai da Aviação

 

Tendo dedicado sua vida à aviação, Santos-Dumont foi o primeiro aeronauta a alcançar, definitivamente, a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais-pesado-que-o-ar com propulsão própria.
De comportamento inquieto e espírito obstinado, nunca desistiu de realizar seus projetos. Dos acidentes que sofreu, nenhum abalou sua determinação em conquistar os ares, vontade essa que se consolidou com o vôo do 14 Bis e a conquista da Taça Archdeacon.
Influenciado por vários precursores, Santos-Dumont também influenciou os construtores que despontaram a partir de 1906, atraindo, ainda, a atenção do Exército para as possíveis aplicações dos artefatos aéreos. Embora tenha vivido numa época na qual surgiram as primeiras indústrias aeronáuticas, nunca se interessou em criar uma que Ihe pertencesse.
Da mesma forma, a partir de uma opção consciente e idealista, não patenteou seus inventos, colocando-os à disposição de quem quisesse construí-los e utilizá-los.
Seus anseios e sonhos, seus hábitos e superstições formaram uma personalidade muito singular, que acabou por conduzir o rumo da sua própria vida.
No ano de 1910, Santos-Dumont encerrou sua carreira na aviação com o "Demoiselle", abrindo espaço para outros aviadores e construtores.
Já afastado da atividade aérea, presenciou a Primeira Guerra Mundial e decidiu retornar ao Brasil em 1915, onde passou os últimos anos de sua vida.
Alberto Santos-Dumont é considerado o Pai da Aviação. A Lei 3636, de 22 de setembro de 1959, concedeu-lhe o posto honorífico de Marechal-do-Ar. (DOU de 23 de setembro de 1959 e Bol. MAer 09/59 - pagina 857)
http://www.aer.mil.br/portal/personalidades/sdumont/index.htmEsta matéria foi compilada a partir da
Publicação "Santos-Dumont "
realizada em parceria com a Fundação Cultural Itaú                                         
 
            ______________________________________________
  
Comentários : Amigo(a) leitor(a), o  que você achou deste tema? Sua opinião é muito importante, comente! Após a moderação, seu comentário será publicado. Participe!                                    

19 julho, 2012


Quem somos

A equipe da Andreato Comunicação e Cultura é dedicada a difundir e preservar a cultura e a memória nacionais. Somos jornalistas, designers, pesquisadores e produtores que acompanham a vocação do titular da empresa, o artista gráfico e jornalista Elifas Andreato, em sua crença em um Brasil melhor a partir da valorização de nossa identidade.

Desenvolvemos trabalhos para diversas plataformas, como revistas, tevê, livros, exposições e internet. Entre elas, destacam-se as séries de fascículos de revistas e CDs História do Samba e MPB Compositores, as exposições itinerantes O Brasil Encantado de Monteiro e JK – De Telegrafista a presidente, além da mostra comemorativa dos 50 anos da Bossa Nova, Bossa 50, apresentada no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.

Desde 1999 nosso cartão de visitas é o Almanaque Brasil, publicação mensal distribuída nos voos da TAM, assinantes e para uma mailing composto de formadores de opinião, bibliotecas públicas e instituições sociais.

Com o mesmo título, em 2010 partimos para as telinhas com um
programa de tevê semanal transmitido pela TV Brasil e TV Cultura. Outro produto derivado do Almanaque Brasil é o Almanaque de Cultura e Saúde – uma parceria entre a Andreato, a Federação Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer (Febec) e a Associação Paulista de Supermercados (Apas), cuja renda é revertida para o trabalho de prevenção e tratamento ao câncer no País.

http://www.almanaquebrasil.com.br/quem-somos.html

__________________________________________________________________
Comentários:
Amigo(a) leitor(a), o  que você achou deste tema? Sua opinião é muito importante, comente! Após a moderação, seu comentário será publicado. Participe! 
  


19 de julho - dia nacional do futebol
O mais antigo time brasileiro em atividade é o Sport Club Rio Grande, nascido na cidade portuária gaúcha há mais de cem anos. Johannes Minnemann, o fundador, mal falava português. Redigiu a ata em alemão. Football era assunto de meia dúzia de estrangeiros e brasileiros curiosos.

Só no ano seguinte Johannes arruma adversário. Em 23 de maio de 1901, o Rio Grande vence o time de tripulantes do navio inglês Nymphe, por 2 a 1.

Depois de ver o Rio Grande jogar, um grupo de alemães funda em 1903 o Grêmio de Foot-ball Porto-Alegrense. O Vovozão, como o chamam, é campeão da taça estadual da Independência em 1922 e campeão gaúcho em 1936, seus maiores títulos.

Em 2000, disputa a série B do campeonato gaúcho. O dia nacional do futebol, por ato do Congresso, homenageia o Rio Grande, nascido a 19 de julho de 1900.

Mensagem edificante de hoje

Felicidade
As estradas que nos levam à felicidade fazem parte de um método gradual de crescimento íntimo cuja prática só pode ser exercitada pausadamente, pois a verdadeira fórmula da felicidade é a realização de um constante trabalho interior.

Hammed
Bom dia amado Brasil! Bom dia para todos os meus irmãos de pátria!
Bom dia para os amigos leitores deste Blog de outros países!

Que a luz deste novo amanhecer nos ilumine com muito amor, paz e esperanças renovadas! 

17 julho, 2012

17 de julho
Dia de Proteção às Florestas
"Florestas sustentáveis são aquelas manejadas de forma a atender às necessidades do presente sem comprometer a habilidade de gerações futuras em satisfazerem suas próprias necessidades, pelo manejo ético e responsável da terra, integrando o crescimento, a provisão e a colheita das árvores para produtos úteis, observando a conservação do solo, da qualidade da água e do ar e do habitat da fauna silvestre e da pesca".

 Um dos destinos de Turismo ecológico, mais procurado no Brasil.
Este paraíso das águas no Centro Oeste do Brasil , na Serra da Bodoquena, abriga a maior extensão de florestas preservadas do MS e também possui o maior aquário natural de água doce do Brasil.

Fonte da mensagem e foto: http://www.bonitour.com.br

                                                           Floresta Amazônica
                      Predomínio do clima quente e úmido resulta em floresta verde e exuberante o ano todo.
(Fonte desta informação: Sociedade Americana de Ciência Florestal-Nairam Félix de Barros
Professor em Ciência do Solo e Nutrição Florestal da UF Viçosa
http://www.revistaopinioes.com.br/cp/materia.php?id=570)

A região brasileira mais extensa é a Norte, nela existe a maior floresta equatorial do mundo, a Amazônia. Essa parte do país ainda possui grandes áreas de florestas preservadas, onde podemos encontrar coberturas vegetais bastante heterogêneas, como áreas de Cerrado, Campos e vegetação Litorânea, mas a principal é a floresta Amazônica, que abrange aproximadamente 80% da região Norte.
Fonte da mensagem e foto: http://www.brasilescola.com/brasil/a-vegetacao-clima-regiao-norte.htm

      Respeito pelas florestas-Momento de reflexão

Quando amamos as árvores e as respeitamos elas permanecem assim:                                          Floresta Amazônica - Foto: (LeoFreitas)
                                                            
                                                           Assim:
                                                                          Assim:
                                           Fonte da foto: natureswallpaper.com


                                                                        Assim:
Ipê-Amarelo da Mata Atlântica do Alto do Morro São João, em Botafogo -Foto de: Dilmar Cavalher http://planetasustentável.abril.com.br/

                                                                      Assim:  Localizado na Serra do Mar, na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Serra da Bocaina é a maior área preservada de Mata Atlântica original do país-Foto de Mario Rodrigues http://planetasustentavel.abril.com.br/

                              Uma floresta onde se fazem queimadas fica assim:
                               Uma floresta onde se fazem queimadas fica assim:

                                         Fonte da foto: http://www.greenpeace.org/brasil


             Quando não amamos as árvores e as cortamos, elas ficam assim:                                           ultimahora-ro.com
                                                      Assim:                                   Fonte da foto: mp.go.gov.br O animais que não conseguem fugir das florestas em chamas ficam assim: Tamanduá -mirim-Fonte da foto : http://oconsumidorconsciente.blogspot.com/2011/05/naotragedia.html
Os animais desesperados buscam refúgio...
Autoria da imagem: Galeria de Tachimix http://www.flickr.com/photos/59235842@N03/

Ficam indefesos...

Sofrem..
.
Ainda há esperanças se formos solidários.

Fonte desta imagem: emater.rj.gov.br
Se nos unirmos, seremos grandes defensores das florestas! "Se cada um fizer a sua parte, o mundo vai ficar melhor, costumava dizer Herbert de Souza, o Betinho. Ele acreditava que a participação e a contribuição de cada um, somadas, fossem capazes de mudar o Planeta."
Fonte desta mensagem: livro:Se cada um fizer a sua parte...Elias Fajardo-Ecologia e Cidadania
                                                         A vida renascerá...


Cuidando das florestas, estamos  protegendo ecossistemas riquíssimos em espécies vegetais e animais. Estamos  preservando a biodiversidade, garantindo a nossa qualidade de vida e das futuras gerações. O Brasil e o mundo todo, precisa se adequar com urgência ao Desenvolvimento Sustentável em prol da vida do nosso planeta!

Sirlene C. Costa

______________________________________________________________________
 Amigo(a) leitor(a), o  que você achou deste tema? Sua opinião é muito importante, comente! Após a moderação, seu comentário será publicado. Participe!