http://www.izabelsadallagrispino.com.br
Amigos leitores, recebi por e-mail o contato do belíssimo site
Poético-Literário da Professora Izabel Sadalla Grispino e o partilho com vocês.
Este site foi idealizado por Francisco Graciano Grispino, esposo que foi da autora, para expor os trabalhos poético-literários da Profa. Izabel Sadalla Grispino e que consta de 3 (três) itens.
O primeiro item diz respeito ao livro “PRÁTICA PEDAGÓGICA (Estruturando Pedagogicamente a Escola)”, editado em 2004.
O segundo é composto de “Poesias”, um de seus hobbys, nas horas de lazer.
E a última parte, a terceira, diz respeito a “Artigos Educacionais”, escritos e publicados, durante quase uma década, em jornais de Ribeirão Preto, Araraquara, São Carlos, Guariba e Pradópolis, até a data de seu falecimento, ocorrido em 17/09/2007, quando foi vítima de um aneurisma cerebral.
Visitem o site, estão disponíveis importantes artigos educacionais, poesias, jogos educativos para educação especial, o livro Prática Pedagógica (Estruturando Pedagogicamente a Escola), para download graciosamente, e vídeos para seus momentos de lazer.
Izabel Sadalla Grispino nasceu na cidade de Guariba/SP. Fez seus primeiros estudos em sua terra natal e posteriormente (cursando o antigo Clássico), na cidade de Jaboticabal/SP. Em 1948, transferiu-se para a cidade de São Paulo, onde terminou, em Colégio Estadual, o curso iniciado em Jaboticabal.
Em 1950, ingressou na antiga e tradicional Faculdade de Filosófica, Ciências e Letras, da Rua Maria Antonia, unidade pertencente à USP, licenciando-se, no ano de 1953, em Letras Neolatinas, dedicando-se, a partir daí, inteiramente ao setor educacional. No magistério, exerceu os cargos de Professora Secundária, lecionando português e francês, Diretora de Escola e Supervisora de Ensino, além de professora universitária.
A respeito das poesias publicadas.
Não é fácil definir um poeta. Li, não me lembro onde: “O pintor pinta com pincéis. O poeta, com palavras”. O poeta francês Mallarmé afirma que: “Poesia se faz com palavras e não com idéias”. Ela revela e transmite toda emoção que o autor possui. Só alguém dotado de muita sensibilidade pode ser considerado um poeta. E é por possuir essa sensibilidade, que eu via na Izabel realmente uma poetisa.
O site contém 184 poesias (das mais de 300 que ela elaborou), sendo 52 declamadas e 132 formatadas.
Artigos Educacionais
Mais de meio século dedicado ao setor educacional. Este é o currículo da Izabel Sadalla Grispino. Depois de formada, exerceu por muitos anos o cargo de professora secundária. Mas, a partir de 1970, época em que ocupou o cargo de diretora substituta no magistério estadual, foi, inúmeras vezes, convocada para preparar e treinar, através da CENP – Centro Estadual de Normas Pedagógicas, monitores para todo o estado de São Paulo.
A partir daí, houve uma dedicação plena quanto às questões e problemas que tanto vêm afligindo e abalando a estrutura educacional nacional. Em seus mais de 350 artigos publicados, ela aborda todos os pontos nevrálgicos, que, de uma forma ou de outra, nos coloca, no cenário mundial, numa situação de real inferioridade.
Prezado internauta. Seja você um professor, um diretor de escola, um supervisor de ensino, um professor universitário, um estudante de pedagogia, ou apenas um cidadão brasileiro que se interessa pela cultura do nosso país, leia os artigos, analise-os, pondere com seus colegas e tire as suas próprias conclusões.
No final de cada artigo, veja a data de sua elaboração.
Que Deus nos ilumine e nos conduza a caminhos mais promissores.
Autoria do texto: Francisco Graciano Grispino http://www.izabelsadallagrispino.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário