Em 2 de outubro, o Exército Brasileiro comemora o Dia do Quadro Complementar de Oficiais (QCO), criado em 1989 por intermédio da Lei nº 7.831, de 2 de outubro.
No ano de 1990, tiveram início as atividades do mais recente Quadro na estrutura de formação de oficiais da Instituição, com o Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC), na então Escola de Administração do Exército (EsAEx), localizada na capital baiana. Em 1992, a EsAEx formou sua primeira turma, Maria Quitéria, integrada por homens e mulheres, agregando-os em equidade de condições à vida castrense. Maria Quitéria de Jesus, destacou-se pela bravura, arrojo e patriotismo em sangrentos combates na Bahia, durante as Guerras de Independência. Por seus feitos, foi, oficialmente, a primeira mulher a assentar praça numa unidade militar no Brasil. Em reconhecimento aos seus méritos, D. Pedro I a condecorou com a insígnia de Cavaleiro da Imperial Ordem do Cruzeiro e concedeu-lhe, também, soldo vitalício de Alferes de Linha. Por seu exemplo, em 28 de junho de 1996, Maria Quitéria de Jesus, ante decreto presidencial, foi reconhecida Patrono do QCO, valorizando o novo Quadro e, por extensão, a mulher brasileira, totalmente integrada à Instituição.
Em igualdade de condições para homens e mulheres, a admissão na carreira militar pelo QCO permitiu a abertura de vagas para profissionais em distintas áreas do conhecimento para preencher as necessidades de recursos humanos nas atividades de interesse do EB, dentro das seguintes especialidades: Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Economia, Enfermagem, Estatística, Informática, Magistério, Veterinária, Pedagogia e Psicologia, dentre outras.A partir de 2011, a EsAEx passou a denominar-se Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), formando, além de oficiais do Quadro Complementar, os oficiais do Serviço de Saúde das áreas de Odontologia e Farmácia. Hoje, a EsFCEx, que conta com mais de 20 anos de existência, já formou mais de 2000 oficiais, mulheres e homens, com graduação e pós-graduação em diferentes especialidades, mantendo, na formação militar do oficial do Quadro Complementar, um padrão de excelência compatível com a modernização administrativa e tecnológica pelo qual passa o Exército Brasileiro em seu processo de transformação e em consonância com os projetos ali estabelecidos.
O QCO, novo quadro diante da secular existência da Instituição, vem contribuindo para o aprimoramento dos procedimentos administrativos no âmbito da Força Terrestre. Seus integrantes prestam serviços nos mais diversos escalões do Exército, colaborando para a manutenção de seus níveis de competência e eficiência operacional. Sua atividade é diversa da desempenhada pelo oficial combatente, mas ambos marcham juntos pela mesma finalidade, que é o engrandecimento e aprimoramento do Exército para a consecução de suas missões constitucionais.
Segue, assim, na sua lida, o oficial do QCO, com a mesma vibração que brada em seu hino: “Desempenha a sua missão, por amor a essa Nação, homens e mulheres do Brasil”.Ao completar 24 anos, os frutos advindos da criação do QCO podem ser observados por todo o
território nacional.
Seus integrantes estão presentes nos grandes centros urbanos e na selva amazônica; nos
Quartéis-Generais e nas Unidades de tropa; nos hospitais e nas escolas; enfim, nas ações do Exército em prol do povo brasileiro e em missões do Brasil no exterior.
A competência, o profissionalismo, o assessoramento oportuno e a seriedade com que são tratadas as missões atribuídas aos oficiais do QCO são características comuns a todos os militares, componentes deste Quadro, que, no dia 2 de outubro, comemoram mais um ano de profícuo trabalho nas fileiras do Exército Brasileiro.
Autoria do texto:
Conheçam a linda página do nosso Exército Brasileiro: Braço Forte - Mão Amiga: http://www.exercito.gov.br/web/midia-impressa/noticiario-do-exercito
Nenhum comentário:
Postar um comentário