03 outubro, 2012

03 de outubro- Data do nascimento do grande cantor brasileiro Zé Ramalho

Nasce em Brejo do Cruz - PB, em 03 de outubro de 1949, José Ramalho Neto, filho de Estelita Torres Ramalho (professora primária) e de Antônio de Pádua Pordeus Ramalho (seresteiro).

Viveu em Brejo do Cruz até os dois anos. Perdeu o pai afogado em um açude do sertão. O avô o "tomou" para criar. Daí veio o amor pelo avô e pai, consagrado como Avôhai.


1952 / 1960 Tempo em que a família Ramalho (Avôhai, avó Soledade, Maria, Terezinha, Inês, Zélia, mais o tio Nonato) caminhou rumo à capital e ao curso superior que o patriarca desejou para os filhos e o neto. A ele estava reservado o posto de médico da família. Grande parte da infância foi passada em Campina Grande.


1961 / 1970 Estabelecidos em João Pessoa, ele começa a participar dos "conjuntos de baile" da Jovem Guarda. Esta experiência lhe deu noções do profissionalismo que demonstra até hoje. As influências musicais surgiram aí. Através das versões de Renato Barros, Leno e Lílian, Roberto Carlos & Erasmo Carlos e Golden Boys. Ele toma conhecimento dos lançamentos dos Beatles e a partir daí desperta para The Rolling Stones, Pink Floyd e Bob Dylan.



1974- Participa da trilha sonora do filme "Nordeste: Cordel, Repente e Canção" da cineasta Tânia Quaresma. Descobre seus próprios rastros da passagem do cangaço e se sente influenciado pela linguagem dos cantadores, emboladores, violeiros, rabequeiros do sertão. A partir daí inventa sua maneira de compor, que até então continha os elementos de rock e dos forrós de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, que tanto ouviu na infância de sertanejo. Naturalmente ocorre a fusão-transformação e ele, sem se aperceber, acha a fórmula que lhe dará a escrita característica ramalheana.

Como influências literárias, carrega Drummond e Vinicius desde a juventude.
- Grava o Lp "Paêbiru" ao lado de Lula Côrtes pela gravadora Rozenblit- selo Mocambo. Toca vários instrumentos. O disco é divido nos elementos água, terra, fogo e ar. É um cult e raridade até hoje. Há muito de Pink Floyd, sertão e viagens.


Autoria do texto:
http://www.zeramalho.com.br/sec_biografia.php?page=7&ordem=DESC

Nenhum comentário:

Postar um comentário