15 outubro, 2011

A importante contribuição da figura dos Palhaços para a alegria de adultos e crianças



O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, danças, cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.

Por definição, Palhaço é o artista que, em espetáculos circenses ou em outros, se veste de maneira grotesca e faz gracejos, pilhérias e trejeitos, às vezes combinados com malabarismos, para divertir o público.

Embora vinculado imediatamente aos circos, o palhaço pode atuar também em espetáculos abertos, em teatro, em programas de televisão. É, pois, o personagem que tem a tarefa de entreter o público durante e, com frequência, entre as apresentações, especialmente no circo. Esta geralmente vestido de um jeito engraçado, com trajes desproporcionados e multicoloridos, com aplicações de pinturas (maquiagens) especiais e acessórios característicos. Algumas pessoas ou grupos costumam utilizar a alegre irreverência da caracterização do palhaço para críticas sociais ou políticas.

Entre nós os adultos, é muito comum mantermos uma fisionomia e atitude sempre séria e tensa. Consequencias das inúmeras responsabilidades que nos preocupam. Com as apresentações dos palhaços participamos de momentos de muita delicadeza, ternura e fantasia. Emoções que nos remetem à nossa infância. Lembranças felizes, momentos de liberdade que faziam parte do nosso universo infantil e que podemos e devemos renovar em nossos corações. Rir faz muito bem à saúde!

No mundo todo, temos maravilhosos Circos, com inúmeras atrações, onde trapezistas, malabaristas e outros artistas circenses envolvem adultos e crianças na deliciosa atmosfera de magia e do faz de conta.

Creio que os Palhaços mais encantadores são adultos que mantiveram a alegria e sensibilidade que tinham quando crianças.

Com relação ao público infantil, as crianças interagem com o Palhaço com mais espontaneidade, elas não se sentem encabuladas e deixam fluir a alegria, com maravilhosas gargalhadas. E gratificante vermos o brilho nos seus olhinhos atentos e curiosos. Creio que a magia do Circo e principalmente dos palhaços só se realiza com o retorno do sorriso de uma criança.






A solidariedade esta presente no Arte Circense

Imagem: Doutores da Alegria


Vários Circos e artistas do Brasil e do mundo, também fazem apresentações solidárias e se dedicam à ações sócio-culturais.

No Brasil possuímos excelentes palhaços representados por artistas muito talentosos.

Palhaços representados por queridos e respeitados profissionais que estão levando a arte circense, para belas tarefas voluntárias. Como por exemplo, os Doutores da Alegria, organização não-governamental que visitam hospitais e diversas Instituições. São palhaços que se vestem de médicos para alegrar crianças e adultos.Todas as pessoas que os Doutores da Alegria, encontram no ambiente são envolvidos na maravilhosa atmosfera, destes mestres do riso. Enfermos, acompanhantes, funcionários, crianças, idosos, ninguém escapa. Com muita criatividade, carinho e respeito, eles fazem com que esqueçam por alguns momentos felizes, as suas angústias e aflições.
Voluntários repletos de amor que consolam muitos corações, renovam sorrisos e esperanças.


Doutores da Alegria - o Filme



fonte do vídeo: tv doutores


Palhacinha Marronzinha



A minha personagem Marronzinha é uma menina muito sapeca, meiga, generosa e alegre.

A Marronzinha adora os palhaços e o circo, por isso se veste como uma palhacinha, mas também se comporta e se veste como todas as meninas.
Com o maravilhoso exemplo da magia contagiante dos palhaços, Marronzinha busca envolver os leitores nesta atmosfera de alegria. As meninas têm na Palhacinha Marronzinha uma amiga muito legal, divertida, que lhes dá bons conselhos e as auxilia em seus naturais questionamentos.



Palhacinha Marronzinha e a Princesa Luana (Leitora de nossa Biblioteca).



Marronzinha e a princesinha Vitória (leitora mirim de nossa biblioteca)




A Biblioteca Infantil Grandes Autores é pura Alegria!




Marronzinha caracteriza-se com o narizinho de palhaço, um macacão amarelo, blusa de malha vermelha e usa sempre um enorme laço vermelho no cabelo.


A Biblioteca Infantil Grandes Autores, a personagem Palhacinha Marronzinha e o Posto Fraterno são Projetos realizados na nossa Obra Social Mãos Amigas, pelos quais tenho profunda gratidão a Deus e a todos que nos auxiliam.

Me sinto muito feliz por também ser uma voluntária na ação do Bem. Recomendo a todos, doses diárias de doação de amor. Para todos sem distinções. Não há preocupação que não diminua, não há solidão que resista a ação da generosidade e do amor. Estes maravilhosos sentimentos são lenitivos para todos os males. Pois, só é triste e solitário quem não é solidário!

O apoio de minha família e amigos, o retorno no olhar brilhante, no abraço amoroso e no sorriso de cada criança, fazem destes trabalhos filantrópicos, as Luzes que iluminam os meus dias.


Façam boas ações pelo próximo! Não esperem o momento perfeito, desenvolverem conhecimentos ou virtudes especiais. Somos todos imperfeitos. Na humanidade temos maravilhosos missionários, mas não precisamos ser missionários para a tarefa de solidariedade. O voluntariado fraterno é para todos. É só oferecermos o que tivermos de melhor dentro de nossos corações. O campo de trabalho é imenso e todos são necessários.

Depende de cada um de nós doarmos um pouquinho de nosso tempo, dentro de nossas possibilidades para auxiliarmos na construção de um mundo melhor.

Sirlene C. Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário