14 agosto, 2011





http://www.museudatv.com.br/biografias


Fonte da foto: bibi-piaf.com



Biografia de Bibi Ferreira para o museu da televisão brasileira



No ano de 1921, o ator Procópio Ferreira, ainda desconhecido, conheceu no Rio de Janeiro a bailarina espanhola Alda Izquierdo, que residia na Argentina e por ela se apaixonou. Alda estava com apenas 15 anos e era muito bonita. Procópio estava com 23 anos. Quatro meses depois eles se casaram. Meses depois, não se sabe bem o dia certo do mês de março, nasceu Abigail, logo chamada de Bibi. Todos se encantaram com a garotinha e Procópio dizia; "nasceu a primavera da minha vida". Logo batizaram a garotinha, e o padrinho escolhido foi Oduvaldo Viana, grande dramaturgo, e amigo íntimo de Procópio Ferreira. 24 dias depois, o grupo teatral montou a peça "Manhãs de Sol" e Bibi entrou em cena, no colo da atriz Abigail Maia, na ocasião esposa de Oduvaldo. Foi a estréia involuntária de Bibi, pois ela apenas substituiu uma boneca, que sumiu na hora do espetáculo. De qualquer forma estava dado o início da carreira dessa atriz, vinda de família de artistas, e que teve uma das carreiras mais brilhantes do Brasil.

Seu bisavô era cantor lírico, os avós eram circenses, a mãe cantora e bailarina, e o pai, grande ator, diretor e empresário importante, da área teatral , considerado sempre inigualável: Procópio Ferreira . Um ano depois Procópio se separou de Alda e assim Bibi ficou vivendo sempre ao lado de seu pai e sua trupe. Logo se encantou pela dança, pelo canto. Seu primeiro idioma foi o espanhol, que aprendeu de sua mãe. E com isso cantava muitas zarzuelas, dançava flamengo, sapateava e brilhava em cena. Com 3 anos participava das apresentações, mas não se interessava por representar.

Suas apresentações de dança levavam o público ao delírio. Uma vez de volta de excursões e fixando-se no Rio de Janeiro, sua cidade natal, começou a fazer curso de balé no teatro Municipal . Logo entrou para o Corpo de Baile e considerou escolhida sua profissão. Teve algum revés, sendo vítima de preconceito: como queria estudar as matérias normais, como todas as meninas, pois já estava com 9 anos, tentou entrar no Colégio Sion, mas foi barrada, por ser filha de ator. Foi-lhe negada a matrícula, vindo a fazer seus estudos no Colégio Anglo Americano. Fez o aprimoramento de balé , no Teatro Colón de Buenos Aires . Por fim, foi aos 18 anos de idade, em 28 de fevereiro de 1941, que Bibi Ferreira pisou no palco profissionalmente pela primeira vez. Fez o papel de Mirandolina, na peça "La Locandiera". Aos 25 anos fundou sua própria companhia, onde atuaram, entre outras, as grandes atrizes: Maria Della Costa,Cacilda Becker, Henriette Morineau. Sua companhia teve sucessos marcantes, que vão de clássicos teatrais à revistas e musicais. E ela apresentava-se no Brasil e no exterior. Certa vez permaneceu em Portugal, com muito sucesso, por quatro anos. Foi quando se interessou por televisão, e a chamado de Álvaro de Moya, fez na TV Excelsior o "Bibi 60", depois o "Bibi 61 " e o "Bibi Sempre aos Domingos".

Esses programas foram líderes de audiência e Bibi foi considerada uma apresentadora excepcional. Foi então para a TV Tupi, onde apresentou: "Bibi Especial"; Festival de Carnaval";"Bibi ao Vivo"; "Curso de Alfabetização para Adultos ', quando ganhou o prêmio de Melhor Comunicadora, no Grande Festival Internacional da Cultura em Tóquio. Foi também responsável pelo primeiro programa brasileiro transmitido via satélite, diretamente de Los Angeles-o Oscar 72, pela Rede Associada. No teatro seus maior sucessos foram; "My Fair Lady"; "Alô Dolly"; "O Homem de la Mancha"; "Gota D'Água" "Piaf, A vida de Uma Estrela da Canção";"Bibi in Concert"; e inúmeros outros. Todos os espetáculos com atuações memoráveis. Em verdade, Bibi é atriz completa: canta, dança, representa.

Chegou a cantar áreas de Verdi e Rossini A incansável Bibi Ferreira é também diretora de espetáculos teatrais dos mais profícuos. Seu nome encabeça inúmeros trabalhos. Começou com "Divórcio", onde também contracenou com o pai; Depois vieram"A Herdeira"; "Sonho de uma Noite de Luar"; "Society em Baby- doll"; Meno Male"; "Não explica que complica";"Na Sauna"; "Sua Excelência ,o candidato"; "Na bagunça do Meu Coração"; "Roque Santeiro"; " Carmen"; "Qualquer gato vira-lata tem uma vida sexual mais saudável que a nossa"; "Tango, bolero e chá-chá-chá"; e inúmeros outros. Por tudo isso, que aqui está relatado, vê-se que Bibi Ferreira é um grande nome do cenário artístico nacional . Pode-se dizer que ela encabeça qualquer lista, como o maior nome brasileiro.

Certa vez, ao receber um prêmio das mãos da grande Fernanda Montenegro, ouviu dela estas palavras:" Bibi, você é nossa atriz número um: por seu talento, por sua vocação, por sua herança ,por seu sangue". Embora concordando com tudo que disse Fernanda Montenegro, gostaríamos de acrescentar : e por seu denodo, por sua dedicação, por seu espírito de luta, por sua entrega total à arte, que a transformou inegavelmente no maior nome nacional.

Fonte deste texto: http://www.museudatv.com.br/biografias/Bibi%20Ferreira.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário