25 agosto, 2011



Dia 24 de Agosto Dia do artista


Trechos da Carta do Papa João Paulo II aos artistas
1999

Site desta imagem: cnbb.org.br
“Ninguém melhor do que vós, artistas, construtores geniais de beleza, pode intuir algo daquele pathos com que Deus, na aurora da criação, contemplou a obra das suas mãos. Infinitas vezes se espelhou um relance daquele sentimento no olhar com que vós — como, aliás, os artistas de todos os tempos —, maravilhados com o arcano poder dos sons e das palavras, das cores e das formas, vos pusestes a admirar a obra nascida do vosso génio artístico, quase sentindo o eco daquele mistério da criação a que Deus, único criador de todas as coisas, de algum modo vos quis associar.
“Com efeito, toda a intuição artística autêntica ultrapassa o que os sentidos captam e, penetrando na realidade, esforça-se por interpretar o seu mistério escondido. Ela brota das profundidades da alma humana, lá onde a aspiração de dar um sentido à própria vida se une com a percepção fugaz da beleza e da unidade misteriosa das coisas. Uma experiência partilhada por todos os artistas é a da distância incolmável que existe entre a obra das suas mãos, mesmo quando bem sucedida, e a perfeição fulgurante da beleza vislumbrada no ardor do momento criativo: tudo o que conseguem exprimir naquilo que pintam, modelam, criam, não passa de um pálido reflexo daquele esplendor que brilhou por instantes diante dos olhos do seu espírito”
“Vivendo e agindo é que o homem estabelece a sua relação com o ser, a verdade e o bem. O artista vive numa relação peculiar com a beleza. Pode-se dizer, com profunda verdade, que a beleza é a vocação a que o Criador o chamou com o dom do « talento artístico ». E também este é, certamente, um talento que, na linha da parábola evangélica dos talentos (cf. Mt 25,14-30), se deve pôr a render.”
“Tocamos aqui um ponto essencial. Quem tiver notado em si mesmo esta espécie de centelha divina que é a vocação artística — de poeta, escritor, pintor, escultor, arquitecto, músico, actor... —, adverte ao mesmo tempo a obrigação de não desperdiçar este talento, mas de o desenvolver para colocá-lo ao serviço do próximo e de toda a humanidade.”

João Paulo II
Fonte do texto: http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/letters/documents/hf_jp-ii_let_23041999_artists_po.html


Estamos homenageando alguns dos muitos talentos artísticos do Brasil. Maravilhosos exemplos de dignidade, de caráter íntegro e generosidade, que merecem ser sempre valorizados e divulgados como excelentes referências culturais e morais para nossas crianças, adolescentes e jovens.
São Riquezas Nacionais:


Roberto Carlos-Na Arte Musical


Site dessa imagem: redeglobo.globo.com
Roberto Carlos- Cantor e compositor brasileiro


Verso da Música Quando Quero Falar com Deus:

É tão lindo falar com Deus, em qualquer momento
Deus que vê uma folha que cai e é levada ao vento
Não existe onde ele não esteja e Ele pode escutar nossa voz
Deus no Céu, Deus na terra, onde esteja, está dentro de nós.
Composição: Roberto Carlos e Erasmo Carlos

Tony Ramos-Na Arte da Dramaturgia

Site desta imagem: http://www.imagensdeposito.com
Frases de Tony Ramos-Ator brasileiro


“Eu só acredito na educação. Uma nação só cresce pela educação”
“... Minha mãe se preocupou com a escola, e eu respondi pra ela: fica tranqüila eu não quero deixar de estudar. Estudar é fundamental. Ter os livros em minhas mãos é fundamental. É o que eu faço até hoje. Eu não paro de ler, não paro de estudar.”

Tony Ramos
Fonte: Pequenos trechos do vídeo no Youtube, da entrevista com Tony Ramos feita pela reporter Izadora Rodriguez- ISTOÉ- Tony Ramos foi eleito o Brasileiro do Ano 2010 na Cultura- e Leia no site da ISTOÉ a bela entrevista com Tony Ramos: (http://www.istoe.com.br/reportagens/115401_TONY+RAMOS+CULTURA)


Castro Alves- Na Arte da Poesia


Castro Alves-Poeta brasileiro


Verso da Poesia de Castro Alves O Livro e a América:


“ Por isso na impaciência
Desta sede de saber,
Como as aves do deserto
As almas buscam beber...
Oh! Bendito o que semeia
Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe — que faz a palma,
É chuva — que faz o mar. "



Tarsila do Amaral-Arte da Pintura



Tarsila do Amaral-Pintora e desenhista brasileira


Frase de Tarsila do Amaral


"Minha força vem da lembrança da infância na fazenda, de correr e subir em árvores. E das histórias fantásticas que as empregadas negras me contavam."


Auto-retrato de Tarsila do Amaral


'Manteau Rouge' -1923 óleo/tela 73 x 60 cm Assin.: "Tarsila 1923" Col. Museu Nacinal de Belas Artes, RJ


Site desta imagem: http://www.ludusportal.com.br/


Cartão Postal- Tarsila do Amaral 'Cartão Postal'-1928 óleo/tela 127,5 x 142,5 cmAssin.: Tarsila 1929

Site desta imagem: http://picasaweb.google.com.aninha/ Fernandes

Vemos a lindíssima cidade do Rio de Janeiro nesta tela, que é o maior Cartão Postal do Brasil. O macaco é um bicho Antropofágico de Tarsila que compõe a tela.

Villa Lobos- Na Arte da Música




Villa Lobos- Maestro e compositor


Villa-Lobos alcançou grande reconhecimento em nível nacional e internacional. Entre os títulos mais importantes que recebeu, está o de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Nova Iorque e o de fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Música. O maestro foi retratado nos filmes Bachianas Brasileiras: Meu Nome É Villa-Lobos (1979), O Mandarim (1995) e Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão (2000),além de aparecer pessoalmente no filme da Disney, Alô, Amigos (1940), ao lado do próprio Walt Disney. Em 1986, Heitor Villa-Lobos teve sua efígie impressa nas notas de quinhentos cruzados.


Fonte do texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Heitor_Villa-Lobos

Nenhum comentário:

Postar um comentário