23 agosto, 2011

Dia do Folclore – 22 de agosto

No dia 22 de agosto o Folclore nacional é comemorado no Brasil com muitas festas e eventos




Grupos de bumba-meu-boi na Maria Aragão-Prefeitura de São Luís –Maranhão- Fonte da imagem: http:// http://www.saoluis.ma.gov.br/

22 de Agosto dia Mundial do Folclore



O folclore é a expressão de uma cultura. É a soma da cultura material, dos costumes e tradições de um povo expressos de diversas maneiras (oralmente, por escrito ou encenados), embora muitas vezes o termo folclore seja atribuído apenas para a literatura oral. Todos os povos têm folclore. Conhecê-lo e estudá-lo significa contribuir para que se mantenha vivo e, consequentemente, através da sua preservação é possível perpetuar cada cultura. Muitas vezes é preciso estudar o folclore para verdadeiramente entender a história de um povo.
Contos folclóricos são narrativas em prosa de ficção. As pessoas gostam deles por causa da fantasia. Em algumas culturas, eles trazem uma lição de moral.
Quem no Brasil nunca ouviu falar do lobisomem, da mula-sem-cabeça, do saci-pererê ou do curupira? "Se você quebrar um espelho terá sete anos de azar", diz um provérbio " a não ser que consiga encontrar todos os cacos e os jogue em água corrente"... Isto é folclore!


Fonte: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/folclore/brasileiro.html

Folclore bem brasileiro


É muito rico o folclore brasileiro porque reúne a herança cultural dos nativos, dos portugueses colonizadores, dos africanos e de outros imigrantes europeus. Sendo um país muito grande e diverso, em cada região as manifestações também diferem.
Um bom exemplo é o do Bumba-meu-boi, manifestação folclórica que vem do início do século XVIII, com origem nos engenhos e fazendas de gado do Nordeste brasileiro, que se disseminou para várias partes do país, do Sudeste até o Sul, onde é sempre realizada na época das festas juninas com muita alegria e renovação. Trata-se de um auto popular com danças, cantos e declamações, que fala da vida, morte e ressurreição de um boi. Este é representado por um boi de madeira ou metal recoberto de panos coloridos. É chamado tanto de boi-bumbá, como de boi-calemba, boi-de-reis, boi-pintadinho. No festival folclórico da cidade de Parintins (a cerca de 300 km de Manaus) no Amazonas, o bumba-meu-boi tornou-se uma festa muito popular, a ponto de reunir perto de 40 mil pessoas para ver e participar da disputa dos dois bois representados pelo vermelho, o "Garantido", e o azul, o "Caprichoso".


Fonte do texto:http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/folclore/brasileiro.html


O Folclore Brasileiro


O folclore brasileiro é muito variado e as diversas regiões costumam apresentar manifestações específicas, de acordo com a formação cultural de seu povo.
Basicamente, o folclore brasileiro apresenta três heranças culturais principais; a dos povos indígenas, a dos colonizadores portugueses e a dos negros africanos trazidos para o país como escravos. Embora em menor escala, são importantes também as contribuições dos imigrantes europeus que começaram a chegar ao país a partir do século 19, principalmente aqueles que se fixaram nos Estados de São Paulo e na região Sul, notadamente italianos e alemães. O folclore brasileiro abrange vários tipos de manifestações, desde crendices, lendas e superstições até o s folguedos e festas populares, passando por danças e comidas típicas.
Algumas formas se concentram numa única cidade ou pequena região, como a dança dramática do quilombo, típica de Alagoas, enquanto outras se espalham por vários Estados e áreas como o carnaval e a capoeira.
De modo geral, pode-se classificar as manifestações folclóricas brasileiras de acordo com a divisão do país em grandes regiões.
Na região Norte ou amazônica sobrevivem importantes festas populares, como o Círio de Nazaré dança popular denominada carimbo no Pará, além de pratos típicos de quase toda região, como o pato no tucupi e o tacacá.
O folclore nordestino, um dos mais ricos do país, incluí os folguedos do bumba-meu-boi, do pastoril, da nau catarineta e do fandango; as danças populares como cirandas, o frevo, o maracatu e o tambor de crioula; artesanato de rendas e bordados, a literatura de cordel, o teatro de mamulengos e a culinária baiana, com seus acarajés, moquecas, carurus, abarás e outros quitutes.
Na região Sudeste predominam as congadas, o artesanato do vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, as Festas para Iemanjá no final do ano em todo o litoral do Rio de Janeiro, as duplas de música caipira, as festas religiosas do Divino Espírito Santo, do Domingo de Ramos e de Nossa Senhora dos Navegantes.

Festa de Iemanjá-Região Sudeste-Fonte da foto: studium.iar.unicamp.br

A região Centro Oeste se destaca por suas cavalhadas e pelo bailado Moçambique.

Cavalhadas de Goiás- Fonte da imagem:pirenopolis.go.gov.br




Cavalhadas de Palmeiras de Goiás- Fonte da foto: http://www.flickr.com/photos/marcellojunior

O Sul brasileiro se caracteriza pelas manifestações folclóricas trazidas por imigrantes europeus e pela cultura gaúcha, que se reproduzem em vários setores da vida cotidiana, principalmente nas danças, no artesanato e na culinária. Outras manifestações importantes são a cerâmica e a arte.


Fonte do texto: Folha de São Paulo-Enciclopédia Ilustrada



Grupo Invernada Artística Mirim Farroupilha do Araguaia, do Centro de Tradições Gaúchas Pioneiros do Centro Oeste -Fonte da foto:flick.com.-Foto de Fernanda Bellei


Nenhum comentário:

Postar um comentário