30 agosto, 2011

Façam boas escolhas!




Não fumem!

Ninguém precisa de cigarros, drogas ou bebidas alcoólicas para se sentir seguro, para ser aceito nos grupos sociais, esquecer tristezas, decepções ou encontrar alegria de viver. Você tem tudo o que precisa dentro de você mesmo. Todos nós possuímos luz própria, potencialidades e talentos. Forças interiores que com o exercício do amor-próprio e autoconhecimento podem nos trazer muita felicidade


Sei que para muitos meninos e meninas adolescentes, a vida não é muito fácil. Possuem dificuldades íntimas como a baixa autoestima e tristeza causadas por sérios problemas familiares, doenças físicas, por se sentirem excluídos dos grupos, etc. Alguns acreditam que com o fumo, as drogas ou o álcool, podem encontrar forças interiores e segurança. Pura ilusão e péssima escolha que pode lhes trazer graves consequências tanto para a saúde quanto sociais.


Sempre que você se sentir confuso ou sozinho, busque auxílio, procure um adulto, alguém de confiança que te queira bem e desabafe. Seus pais, um professor, um parente, etc. Não se sinta sozinho! Você sempre encontrará ajuda! Tenho certeza que nos hospitais não teríamos tantos casos de meninas e meninos doentes e até casos de mortes se vocês se abrissem! O que vocês não devem fazer é buscar estas falsas sensações de bem-estar.


Cabe também aos pais estarem atentos e observarem diferenças no comportamento de seus filhos. Eles sempre dão sinais de que algo não anda bem! Mesmo que digam que está tudo ótimo, insistam. Não tem nada de invasão de privacidade! É só os pais terem discernimento e bom-senso. São responsáveis por seus filhos menores de idade e têm o dever e o direito de os orientarem.


O diálogo entre pais e filhos é sempre imprescindível. Ouçam os filhos com atenção por mais que estejam preocupados e aborrecidos com a má conduta deles. Não agrida fisicamente ou com palavras ofensivas. Ser firme, dar limites e orientar é dar-lhes também amor e fazer com que se sintam seguros para receberem e aceitarem o devido auxílio dos pais. O adolescente precisa saber que mesmo que tenha errado, sua relação com seus pais não será interrompida.


Quando existe este relacionamento de amizade e confiança entre pais e filhos as dificuldades são mais facilmente superadas.


Lembrem-se também, que o melhor educandário é o exemplo de boa conduta moral e ética dos pais.


Outros meninos e meninas têm no ambiente doméstico, excelente apoio, orientação e amor.
Contudo, basta lhes oferecerem fora de casa um "traguinho", um "golinho" que sem pensarem um só segundo, já saem a experimentar qualquer porcaria! É preciso que vocês desenvolvam a própria personalidade e não se deixem influenciar por aqueles que fazem uso de qualquer substância nociva à saúde ou por propagandas enganosas.

Hoje em dia não lhes faltam campanhas do Ministério da Saúde, campanhas escolares e informações por todos os meios de comunicação, do que seja bom e o que é ruim para vocês.


Façam boas escolhas!

Sirlene C. Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário