02 novembro, 2012

Ana Maria Machado-Incentivo à Leitura com a Palhacinha Marronzinha
Oi, amigos e amigas! Vamos conhecer nossos grandes escritores brasileiros
Hoje começamos com a Aninha, a amadíssima Ana Maria Machado.
Ela é fofíssima! Seus livros são  super-divertidos e muito interessantes. São para crianças, adolescentes e adultos. Todos podem curtir o que ela escreve! Tia Sirlene costuma dizer que o Brasil tem muitas riquezas, entre elas estão também nossos escritores!
Aninha Maria, te amooooooo!
Quem é Ana Maria Machado
Meu nome é Ana Maria Machado e eu vivo inventando histórias. Algumas delas, eu escrevo. E dessas que eu escrevo, algumas andam virando livros. Em sua maioria, livros infantis, quer dizer, livros que criança também pode ler. Adoro meu trabalho. Ainda bem, porque acho que não ia conseguir viver se não escrevesse. Tanto assim que já fui professora, já fui jornalista (já fui até chefe de uns trinta jornalistas ao mesmo tempo), já fiz programa de rádio e acabei tudo para só viver de livro: escrevendo e cuidando de Malasartes, a minha livraria para crianças.
Coisas de que eu gosto: gente, mar, sol, natureza em geral, música, fruta, salada, cavalo, dançar, carinho. Coisas que não agüento: qualquer forma de injustiça ou prisão e gente que quer cortar a alegria dos outros. Mas isso nem precisa dizer- é só ler meus livros que todo mundo fica sabendo.
Nasci e me criei no Rio. Nasci no morro (de Santa Teresa) e me criei na praia (de Ipanema).
No fim da adolescência, pouco antes de entrar para a faculdade (onde comecei fazendo Geografia e cabei me formando em Letras Neolatinas), comecei a estudar pintura, seguindo o curso Aloísio Carvão, maravilhoso, no museu de Arte Moderna do Rio, e descobrindo, deslumbrada que podia me expressar sem racionalismos.
Pintei durante anos, e até hoje essa é uma  atividade que me faz muito bem.
Mas depois de me expor em salões e galerias, em individuais e coletivas, deixei de lado as pretensões de me mostrar nessa área e entendi que na palavra eu encontrava minha forma de expressão mais funda e verdadeira, sem a qual não conseguiria seguir adiante.
Autoria do texto: Literatura em Minha Casa-Vol. 2- Ministério da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário