15 novembro, 2012

15 de novembro
Estamos comemorando a Proclamação da República
Fada Anna Bella Luz contando a história do Brasil


Queridos meninos e meninas
O Brasil foi um império de 1822, quando se tornou independente de Portugal, até 1889, ano em que foi estabelecida a República. Portanto, durante 67 anos o Brasil teve a monarquia como forma de governo..
O Brasil deixou de ser colônia portuguesa, mas continuou com a forma de governo utilizada em Portugal, a monarquia. Até o nosso primeiro imperador, dom Pedro I, que proclamou a Independência no dia 7 de setembro de 1822, era português.
Os dirigentes da época achavam que um país tão grande como o Brasil só poderia ser bem administrado e se manter unido com um governo de muita autoridade, a que todos tivessem de se submeter. Daí a preferência pela monarquia, pelo “governo de um só”, exercido pelo rei ou pelo imperador, que era o título que esse dirigente tinha no Brasil.
Durante o Império, as guerras e os conflitos nas províncias, que hoje são os estados, foram enfrentados com mão-de-ferro pelo governo imperial. Ao contrário de outros países, que se dividiram internamente, o Brasil conseguiu manter sua união.
Por outro lado, o Brasil continuou parecido com a antiga colônia. A realidade que se via nas cidades e nos campos mudou pouco. Durante o Império, o Brasil ainda era um país de economia agrária, baseada na produção de café. Possuía também a mesma velha sociedade de senhores e escravos de tempos coloniais
Foi justamente a luta contra a escravidão que acabou enfraquecendo o Império e abriu caminho para a instauração da República. Depois demuita pressão de jornalistas, advogados, professores e políticos e também dos próprios escravos, a escravidão foi abolida no dia 13 de maio de 1888.
Um ano e meio depois, na manhã de 15 de novembro de 1889, um movimento de militares e políticos, liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca, proclamou a República na capital do país, que era na época a cidade do Rio de Janeiro. Nesse mesmo dia, o imperador dom Pedro II e a família imperial receberam ordem de sair do Brasil.
 Texto:Livro de História-3ª série-FNDE-Ministério da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário