27 maio, 2011




Continuação do Projeto da Biblioteca Infantil Grandes Autores-
Camorim Conhecer Para Amar e Preservar

Machadinho




Sebastião Domingos Machado é conhecido no Camorim como Machadinho. Este nosso querido e amado amigo completou no dia 13 de maio de 2011, 92 anos. Respeitado por todos por sua generosidade, dignidade e por ser um exemplo de trabalhador.

Limpar, capinar, plantar e cuidar de jardins sempre foram especialidades do Machadinho. Tarefas que ele desempenha com dedicação e um capricho que raramente se vê. Todo campo fica mais belo, todo jardim fica mais florido nas mãos do Machadinho.


Nunca recusa trabalho. Levanta cedo e enquanto tiver a luz do dia, ele capina...capina... Frequentemente vemos nosso amigo passar com seu imenso sorriso, cumprimentando todo mundo que encontra pelo caminho. Sua alegria cativa a todos...


Lá vai machadinho, levando sua enxada na mão, com seus passos ligeiros, mas sem correr... Prá que pressa? Bom mineiro. não corre e faz tudo bem-feito! Quem o vê pela primeira vez deve pensar por alguns instantes, que ele é uma imagem mística, que saiu de alguma fotografia ou da página de algum livro de história do Brasil-colonial. Ele é a representação perfeita dos fortes vovôs africanos ou de seus afro-descendentes trabalhadores das antigas fazendas de engenho.


Machadinho lembra-nos também todos os vovôs que ainda cuidam de suas terrinhas ou são trabalhadores do campo por todo o Brasil.


Machadinho é a poesia do passado que se faz presente, para com sua simplicidade e sabedoria nos emocionar. Nos ensinar a valorizarmos e a amarmos a terra, a termos sempre bom ânimo, vontade e fé na nossa força interior, na nossa capacidade de vencermos nossas dificuldades. Exemplificando-nos com seus 92 anos, com seu vigor e felicidade, que é o trabalho honesto que faz a dignidade de um homem.


O Brasil tem muitas destas riquezas humanas como o Machadinho, como vovó Edinéia... Negros, brancos, pardos... Homens e mulheres de todas as raças. Povo simples e de fibra. Na seara dos campos, nas construções, nas fábricas... Com as mãos calejadas no trabalho digno.

Sebastião Domingos Machado, o nosso Machadinho é o ilustre entrevistado de hoje, da Biblioteca Infantil Grandes Autores. (Em suas respostas, a sua forma humilde de expressar-se foi respeitada, para que se possa sentir toda a sua candura.)




“Eu não tenho diploma. Minha enxada é minha caneta.”
(Machadinho)


Biblioteca Infantil Grandes Autores: Machadinho, qual é o seu nome de batismo?
Machadinho: Sebastião Domingos Machado, mas todo mundo me chama de Machadinho.

Biblioteca Infantil Grandes Autores: Quantos anos você tem?
Machadinho:Vixê! Tenho 92, fiz no dia 13 de maio.

Biblioteca Infantil Grandes Autores: Qual é o nome de seus pais?
Machadinho: Meu pai se chamava Antônio Domingos Machado e minha mãe Sebastiana Augusta Machado.

Biblioteca Infantil Grandes Autores: Você nasceu aqui no Rio de Janeiro?
Machadinho: Não. Eu sou mineiro de Juiz de Fora.

Biblioteca Infantil Grandes Autores: Com quantos anos você veio morar no Rio?
Machadinho: Vim com 6 anos. Com minha mãe e meu irmão mais velho, Geraldo Machado.

Biblioteca Infantil Grandes Autores: Há quanto tempo você está aqui no Camorim?
Machadinho: Hi! Vixê! Vim morar aqui ainda menino, acho que tinha uns 14 anos... Hoje tô com 92. Faz as contas aí!

Biblioteca Infantil Grandes Autores: Você se casou? Teve filhos?
Machadinho: (Neste momento ele sorri com jeito matreiro, achando graça da pergunta)_ Olha menina, conheci a Jelssa que era muito mais velha que eu... A gente se gostou... E aí nasceu a Iracema, que me deu três netos.
Biblioteca Infantil Grandes Autores: O que você está achando do Camorim hoje?
Machadinho: (Com olhar pensativo) O Camorim tava pior, agora tá mior e vai melhorá ainda mais!

Biblioteca Infantil Grandes Autores: Você sempre trabalhou com a terra?
Machadinho: Vixê! Sempre trabalhei roçando, capinando e plantando. Mas, “às vêz” eu pego outro serviço. Tô sempre trabalhando!

Biblioteca Infantil Grandes Autores: Machadinho, você é muito querido e respeitado por todos no Camorim. Compreendeu que esta entrevista será lida pelos moradores daqui e por milhares de pessoas na Internet, no Brasil e no exterior. Qual a mensagem que você daria para nossas crianças, para os jovens e para os adultos de toda parte do mundo? Fale o que desejar.
Machadinho: Primeiro quero dizer para os menino e para as menina, para que não usem essas coisa de droga, esta porcariada toda, só faz mal e não serve prá nada!
Segundo, digo prá sempre se ocuparem com coisa boa e com o trabalho, quem trabalha não pensa besteira! Hoje tem muita gente roubando e matando os seus semelhante. É muito feio tudo isso!

Biblioteca Infantil Grandes Autores: Machadinho de onde vem toda esta sabedoria?
Machadinho: Há! menina! Eu não tenho diploma. Minha enxada é minha caneta. Tem gente que usa caneta no escritório. Os juiz para assinar as Lei, usa caneta... Eu sou da terra, minha enxada é minha caneta prá trabalhar na terra.

Um comentário: