02 maio, 2011

1º de maio
Dia do Trabalhador

Em qualquer profissão, todas as mãos que trabalham com dignidade e dedicação
Semeiam um futuro de progresso pessoal e para toda a nação.
Sirlene C. Costa





vídeo de DiogoNogueiraVEVO

Letra
Musica: Tô Fazendo A Minha Parte (cantor e compositor Diogo Nogueira)



Tô saindo pra batalha,
pelo pão de cada dia,
a fé que trago no peito,
é a minha garantia,
Deus me livre das maldades,
me guarde onde quer que eu vá,
tô fazendo a minha parte,
um dia eu chego lá.

Todo mês eu recebo um salário covarde,
no desconto vai quase a metade,
e o que sobra mal dá pra comer,
sou pobre criado em comunidade,
lutando com dignidade,
tentando sobreviver,
quem sabe o que quer nunca perde a esperança não,
por mais que a bonança demore a chegar,
a dificuldade também nos ensina
a dar a volta por cima,
e jamais deixar de sonhar


História do dia do trabalho


Comemora-se no dia 1º de maio, em quase todo o mundo, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador. Todos os trabalhadores são homenageados neste dia.


O trabalho é importante para o desenvolvimento das pessoas e para o progresso do país.



Todas as pessoas têm direito a um emprego e a um salário justo, mas infelizmente, no Brasil, existe muita gente sem emprego. Outras pessoas têm profissão, trabalham muito, mas ganham tão pouco que não conseguem manter a família. Por isso neste dia, muitos trabalhadores não têm o que comemorar e fazem protestos. Sendo o 1º de maio um de luta para trabalhadores do mundo inteiro.



Depois de muita reivindicação, os trabalhadores conquistaram alguns benefícios, como o pagamento por hora extra de trabalho, descanso de um ou dois dias por semana sem que fossem descontados no salário, direito a férias e licença para tratamento de saúde.



O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.


Em memória aos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.


No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1924 por um decreto do presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes referentes ao Dia do Trabalho no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, a semana de trabalho de 44 horas, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a carteira profissional, as férias remuneradas, etc.
- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.




Saiba mais sobre cultura geral, tudo sobre o Dia do trabalho e outras datas comemorativas mais importantes, no Brasil e no mundo no IBGE Teen! www.ibge.gov.br/ibgeteen

Fontes: Livros didáticos e IBGE Tenn
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/trabalho/home.html


Presidenta Dilma Rousseff em pronunciamento de rádio e tv prestou homenagem aos trabalhadores brasileiros.



O Brasil já é um país grande, de povo forte e economia pujante, mas só seremos um país verdadeiramente rico e feliz quando formos um país sem pobreza com as famílias podendo subir na vida. O Brasil vai realizar esse grande sonho coletivo e ele vai concretizar os sonhos de milhões de brasileiros que ainda esperam por uma chance na margem do caminho. Essa estrada é de todos e vamos trilhá-la bem juntos,

Mais uma vez o Brasil vai festejar o 1º de Maio da forma como este dia deve ser comemorado: com crescimento do emprego e da renda, com economia sólida, e pleno de esperança no futuro. Isso porque, na medida em que o emprego e o salário aumentam, a desigualdade diminui e o país continua avançando sem retrocessos. Dessa forma, a presidenta Dilma Rousseff iniciou, na noite desta sexta-feira (29/4), pronunciamento à nação em rede nacional de rádio e TV sobre o Dia do Trabalho.



Aos mais de 190 milhões de brasileiros, Dilma Rousseff pediu apoio para cumprir a grande bandeira de seu governo, que é a erradicação da extrema pobreza, e anunciou, para as próximas semanas, o lançamento do programa Brasil sem Miséria. O objetivo – completou a presidenta – é articular e integrar novos e antigos programas sociais, ampliar recursos e oportunidades e mobilizar todos os setores da sociedade para a luta de acabar com a pobreza extrema no Brasil.


Neste 1º de Maio, quando renovo o compromisso com vocês, trabalhadores brasileiros, de continuar a política de valorização do salário mínimo e de manter e ampliar suas conquistas trabalhistas, digo também que é a hora de olharmos com um carinho todo especial para nossos irmãos que ainda não entraram no mercado de trabalho. Convoco todos os brasileiros, sem exceção, para vencermos juntos a batalha contra a miséria, afirmou.


Ouça em vídeo na íntegra o pronunciamento à nação da presidenta Dilma Rousseff ou leia a transcrição no Blog do Planalto: http://blog.planalto.gov.br/viva-o-1%C2%BA-de-maio-viva-o-trabalho-viva-o-trabalhador-brasileiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário