19 novembro, 2010


19 de novembro dia da Bandeira Nacional

Auriverde Pendão de minha terra;
Que a brisa do Brasil beija e balança;
Estandarte que a luz do sol encerra;
E as promessas divinas da esperança...

(versos da poesia : O Navio Negreiro, Tragédia no Mar de Castro Alves)




Bandeira da República Federativa do Brasil criada em 19 de novembro de 1889, dias após a Proclamação da República, a bandeira nacional está permanentemente hasteada no mastro especial plantado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no Distrito Federal, como símbolo perene da Pátria e sob a guarda do povo brasileiro.
Fonte: Livro Grandes Datas Nacionais-Douglas Michalany e Ciro de Moura Ramos
Dia da Bandeira
O dia 19 de Novembro é comemorado, em todo o território nacional, como o Dia da Bandeira. Nesta data ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do Hino à Bandeira.


Hino à Bandeira


Fonte:fpinheirof www.youtube.com


As quatro cores da Bandeira Nacional representavam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Desde da data que foi adotada, em 19 de novembro de 1889, a bandeira nacional sofreu poucas alterações. Tem por base um retângulo verde com proporções de 07:10, sobrepondo-se um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, "ORDEM E PROGRESSO", em letras maiúsculas verdes sendo a letra E central um pouco menor, além de vinte e sete estrelas brancas.
Com o passar do tempo as cores da nossa bandeira foram sendo substituídas por uma interpretação dada pelo povo brasileiro. O verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.
A versão atual da Bandeira Nacional Brasileira entrou em vigor em 11 de maio de 1992. Com 26 estrelas representando os estados do Brasil e uma o Distrito Federal. Antes eram 23 estrelas, foram incluídas mais quatro estrelas representando os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia.
A atual bandeira nacional é a segunda republicana e o terceiro estandarte oficial do Brasil desde sua independência.
Nossa Bandeira Nacional é linda, assim como todos os nossos símbolos. São todos belísimos. Seus criadores buscaram expressar toda a emoção e amor por nossa Pátria. Nossos Símbolos representam as armas, conquistas, fauna, flora, nosso povo e nossas esperanças. É muito importante que busquemos cada vez mais conhecer e incentivar nossas crianças a terem muito orgulho por cada Símbolo Nacional.


Sirlene C. Costa
Fontes: Diversos livros didáticos de nossa Biblioteca Infantil Grandes Autores

Nenhum comentário:

Postar um comentário