02 dezembro, 2012


2 de dezembro-Hoje é dia Nacional do Samba!!!
Sambar faz muito bem à saúde!

December 2- Today is National Samba!!!
Sambar is very  good health!


Foto: 2 de Dezembro- Hoje é dia Nacional do Samba!!!
Sambar faz muito bem a saúde. Vamos sambar!!!

 December 2-Today is National Samba!!
Sambar is very good health. Let sambar

Reza a lenda que o Dia do Samba foi criado nos anos 50. Esta data foi criada em homenagem a Ary Barroso, um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos. Ary Barroso compôs o samba Na Baixa do Sapateiro, que tinha uma letra que exaltava a Bahia, sem nunca ter visitado nenhuma cidade baiana. Na primeira vez que ele pisou em Salvador, num dia 2 de dezembro, o vereador baiano Luís Monteiro da Costa aprovou uma lei que declarava que aquele dia seria o Dia Nacional do Samba.
Anos mais tarde, em 1962, durante a realização no I Congresso Nacional do Samba, no então Estado da Guanabara, o deputado estadual Frota Aguiar conseguiu aprovar um projeto de lei que tornou a comemoração um evento nacional. Hoje diversas cidades brasileiras festejam o Dia Nacional do Samba como forma de homenagear o compositor e para valorizarmos  toda a riqueza do samba, um dos principais patrimônios culturais brasileiros. 
Em Salvador sempre tem grandes shows lá no Pelourinho, com artistas e cantores famosos e com os sambistas locais. No Rio de Janeiro a festa fica por conta do animadíssimo Pagode do Trem. 
No Dia Nacional do Samba no Rio, o trem da Central do Brasil parte com destino a Oswaldo Cruz fica repletos de pagodeiros. Cada vagão transporta um grupo de sambistas famoso ou não, que vai tocando e cantando até chegar ao bairro onde nasceu Paulo da Portela. Alguns vagões levam os repórteres e outros da mídia que aparecem por lá para registrarem o fato. A Beth Carvalho costuma aparecer por lá para levar mais alegria.
O trem só pára na estação de Mangueira para a Velha Guarda da Verde-e-Rosa entrar, e segue em frente. Em Oswaldo Cruz, todos desembarcam, e se formam várias rodas de samba que vão se espalhando até tomar conta de todo o bairro. E como em toda boa roda de samba, a festa só termina ao amanhecer. O Pagode do Trem é uma iniciativa do movimento Acorda Oswaldo Cruz.
Vagão de trem foi sede da Portela

O Pagode do Trem foi criado na década de 20 por Paulo Benjamin de Oliveira, um dos fundadores da Portela (dizem que o berço do samba é lá!), que mais tarde adotou o nome da escola de samba como seu sobrenome. Naquela época, o objetivo não era comemorar o Dia Nacional do Samba. Os sambistas eram perseguidos pela polícia e a Portela ainda não tinha uma sede. Assim, os sambistas da escola iam ao encontro de Paulo na Estação da Central, e partiam rumo ao subúrbio. Da Central até Oswaldo Cruz, o vagão onde eles se reuniam transformava-se na sede provisória da Portela. Os sambas eram cantados, escolhidos. Tudo o que se referia à escola de samba era acertado ali. 
Fontes: http://www.horadobrasil.net e outras fontes na net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário