22 fevereiro, 2011

Biblioteca Infantil Grandes Autores



Vamos valorizar todos os programas com conteúdo rico em Amor pelo Brasil, cultura, alegria e utilidade pública!




Entrevista com o Marcos, meu esposo e nosso faz tudo de plantão na Biblioteca Infantil Grandes Autores. Fã de carteirinha da Rádio Globo.


Biblioteca Infantil Grandes Autores: Marcos, há quanto tempo você ouve a Rádio Globo?

Marcos: A minha vida toda, hoje tenho 51 anos e desde criança, fui incentivado por meu pai a ouvi-la, ele gostava muito da Rádio Globo . A Rádio Globo me remete com muita alegria à lembrança e presença de meu pai. Ele escutava muito Adelzon Alves e sua programação musical. Só este programa, eu ouvi durante os 24 anos em que foi apresentado: “Adelzon Alves, O Amigo da Madrugada” – de 1966 a 1990.


Biblioteca Infantil Grandes Autores: O que você mais gosta de ouvir na Rádio Globo?

Marcos: Os comentários sobre futebol e as notícias de nossa Cidade do rio de Janeiro.


Biblioteca Infantil Grandes Autores: A programação atual e seus comunicadores são os mesmos de antigamente?

Marcos: Não, O Adelzon Alves hoje, tem o programa “Adelzon Alves, O Amigo da Madrugada” que é apresentado na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Alguns comunicadores infelizmente faleceram como Haroldo de Andrade, Waldir Vieira, Édmo Zariff e Afonso Soares, mas a Rádio Globo ainda tem uma equipe de imensa qualidade, entre eles destaco pela simpatia Alexandre Ferreira ( com seu programa Dumingo na Globo- Show de Calouros), Antonio Carlos, Loureiro Neto, Roberto Canazio, Eraldo Leite, José Carlos Araújo e Tino Junior. Todos os outros comunicadores também são gente boa!









Alexandre Ferreira





Antônio Carlos




José Carlos de Araújo




Biblioteca Infantil Grandes Autores: Marcos como você descreve a principal característica, ou seja o estilo da rádio Globo que te faz ser um ouvinte tão fiel, desde sua infância?


Marcos: A nóticía sempre atual e verdadeira através do “Amarelinho” carro de reportagem da Globo que circula pela cidade, apresentado pelo reporter Robsom Audir e pelo repórter do Helicóptero da Globo Genilson Araújo. Destaco também a cobertura completa do futebol com a equipe comandada pelo José Carlos de Araújo. Principalmente me agrada a sinceridade e alegria do Antonio Carlos que com a irreverente Jujú (Jussara Carioca) e Gelson Cunha, fazem da rádio Globo minha rádio preferida.


História da Rádio Globo




66 anos de história
José Sérgio Rocha*


Em 1944, o rádio brasileiro tinha como marca principal o entretenimento. As grandes emissoras da época, no Rio de Janeiro – Nacional e Mayrink Veiga e em São Paulo – Record e Tupi – conquistaram o público com programas de auditório, humorísticos, musicais e novelas. Ao anunciar o início das transmissões da Rádio Globo, Roberto Marinho remou contra a maré. Em solenidade no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 1º de dezembro, foi explícito: “Não é propriamente uma estação de rádio que hoje inauguramos. É uma nova modalidade de serviços de O Globo à nação que agora se ampliam”.

A Rádio Globo do Rio de Janeiro – embrião do Sistema Globo de Rádio – estava sendo fundada para dar voz a O Globo, levar ao ar as notícias do jornal que o empresário e jornalista herdara do pai, Irineu Marinho, e dirigiu durante sete décadas. Não é à toa que a emissora usaria no futuro o bordão “Música, esporte e notícia”. O criador imaginou-a assim, definindo seu foco naquela noite de festa.

Última das grandes emissoras de rádio brasileiras surgidas depois do aparecimento da televisão – que começou suas transmissões nos Estados Unidos dos anos 1930 e somente chegaria ao Brasil nos anos 1950 –, a Rádio Globo nasceu moderna, diferente das outras estações.

Entretenimento, teria sim, e muito, produzido por um elenco respeitável de radioatores, músicos, humoristas e redatores. Mas o jornalismo e a prestação de serviços deveriam ter o mesmo destaque dos shows e do radioteatro. Não foi tiro no pé. Foi quebra de paradigmas. Em poucos meses, a Globo era uma das cinco rádios mais ouvidas da cidade. Logo, ficou entre as três. E vinte anos depois de inaugurada, se tornaria líder absoluta de audiência.

O rádio é parte importante de nossas vidas. Os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2006 revelaram que 87% dos domicílios (algo em torno de 48 milhões de lares) possuem um rádio. Entre os eletrodomésticos, o rádio ocupa o 3º lugar, perdendo para o fogão e para a televisão. A geladeira vem depois, em 4º lugar.

A história da Rádio Globo, pode apostar nisso, se confunde com a história do rádio no mundo e no Brasil.

Acompanhe esta saga através do tempo, da pré-história desse aparelho mágico à era da internet.
Fonte:http://radioglobo.globoradio.globo.com/sobre-a-radio/2010/01/13/66-ANOS-DE-HISTORIA.htm



Programação da Rádio Globo:

madrugada





manhã


06:00 às 09:00
Show do Antonio Carlos








tarde








17:00 às 19:00
Globo Esportivo RJ, com José Carlos Araújo


noite


22:00 às 00:00
Panorama Esportivo, com Gilson Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário