Vamos valorizar todos os programas com conteúdo rico em Amor pelo Brasil, cultura, alegria e utilidade pública!
Entrevista com o Marcos, meu esposo e nosso faz tudo de plantão na Biblioteca Infantil Grandes Autores. Fã de carteirinha da Rádio Globo.
Biblioteca Infantil Grandes Autores: Marcos, há quanto tempo você ouve a Rádio Globo?
Marcos: A minha vida toda, hoje tenho 51 anos e desde criança, fui incentivado por meu pai a ouvi-la, ele gostava muito da Rádio Globo . A Rádio Globo me remete com muita alegria à lembrança e presença de meu pai. Ele escutava muito Adelzon Alves e sua programação musical. Só este programa, eu ouvi durante os 24 anos em que foi apresentado: “Adelzon Alves, O Amigo da Madrugada” – de 1966 a 1990.
Biblioteca Infantil Grandes Autores: O que você mais gosta de ouvir na Rádio Globo?
Marcos: Os comentários sobre futebol e as notícias de nossa Cidade do rio de Janeiro.
Biblioteca Infantil Grandes Autores: A programação atual e seus comunicadores são os mesmos de antigamente?
Marcos: Não, O Adelzon Alves hoje, tem o programa “Adelzon Alves, O Amigo da Madrugada” que é apresentado na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Alguns comunicadores infelizmente faleceram como Haroldo de Andrade, Waldir Vieira, Édmo Zariff e Afonso Soares, mas a Rádio Globo ainda tem uma equipe de imensa qualidade, entre eles destaco pela simpatia Alexandre Ferreira ( com seu programa Dumingo na Globo- Show de Calouros), Antonio Carlos, Loureiro Neto, Roberto Canazio, Eraldo Leite, José Carlos Araújo e Tino Junior. Todos os outros comunicadores também são gente boa!
Alexandre Ferreira
Antônio Carlos
José Carlos de Araújo
Biblioteca Infantil Grandes Autores: Marcos como você descreve a principal característica, ou seja o estilo da rádio Globo que te faz ser um ouvinte tão fiel, desde sua infância?
Marcos: A nóticía sempre atual e verdadeira através do “Amarelinho” carro de reportagem da Globo que circula pela cidade, apresentado pelo reporter Robsom Audir e pelo repórter do Helicóptero da Globo Genilson Araújo. Destaco também a cobertura completa do futebol com a equipe comandada pelo José Carlos de Araújo. Principalmente me agrada a sinceridade e alegria do Antonio Carlos que com a irreverente Jujú (Jussara Carioca) e Gelson Cunha, fazem da rádio Globo minha rádio preferida.
História da Rádio Globo
Em 1944, o rádio brasileiro tinha como marca principal o entretenimento. As grandes emissoras da época, no Rio de Janeiro – Nacional e Mayrink Veiga e em São Paulo – Record e Tupi – conquistaram o público com programas de auditório, humorísticos, musicais e novelas. Ao anunciar o início das transmissões da Rádio Globo, Roberto Marinho remou contra a maré. Em solenidade no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 1º de dezembro, foi explícito: “Não é propriamente uma estação de rádio que hoje inauguramos. É uma nova modalidade de serviços de O Globo à nação que agora se ampliam”.
A Rádio Globo do Rio de Janeiro – embrião do Sistema Globo de Rádio – estava sendo fundada para dar voz a O Globo, levar ao ar as notícias do jornal que o empresário e jornalista herdara do pai, Irineu Marinho, e dirigiu durante sete décadas. Não é à toa que a emissora usaria no futuro o bordão “Música, esporte e notícia”. O criador imaginou-a assim, definindo seu foco naquela noite de festa.
Última das grandes emissoras de rádio brasileiras surgidas depois do aparecimento da televisão – que começou suas transmissões nos Estados Unidos dos anos 1930 e somente chegaria ao Brasil nos anos 1950 –, a Rádio Globo nasceu moderna, diferente das outras estações.
Entretenimento, teria sim, e muito, produzido por um elenco respeitável de radioatores, músicos, humoristas e redatores. Mas o jornalismo e a prestação de serviços deveriam ter o mesmo destaque dos shows e do radioteatro. Não foi tiro no pé. Foi quebra de paradigmas. Em poucos meses, a Globo era uma das cinco rádios mais ouvidas da cidade. Logo, ficou entre as três. E vinte anos depois de inaugurada, se tornaria líder absoluta de audiência.
O rádio é parte importante de nossas vidas. Os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2006 revelaram que 87% dos domicílios (algo em torno de 48 milhões de lares) possuem um rádio. Entre os eletrodomésticos, o rádio ocupa o 3º lugar, perdendo para o fogão e para a televisão. A geladeira vem depois, em 4º lugar.
A história da Rádio Globo, pode apostar nisso, se confunde com a história do rádio no mundo e no Brasil.
Acompanhe esta saga através do tempo, da pré-história desse aparelho mágico à era da internet.
Fonte:http://radioglobo.globoradio.globo.com/sobre-a-radio/2010/01/13/66-ANOS-DE-HISTORIA.htm
Programação da Rádio Globo:
Planeta Rei nas Ondas da Globo, com Beto Brito
Alô Bom Dia, com Alexandre Ferreira
Show do Antonio Carlos
Momento de Fé, com Padre Marcelo Rossi
Manhã da Globo RJ, com Loureiro Neto
Com a Palavra, o Professor Pasquale
Manhã da Globo RJ, com Loureiro Neto
Se Liga Brasil, com Roberto Canazio
Se Liga Rio, com Roberto Canazio
Globo Cidade RJ, com Eraldo Leite
Globo Esportivo RJ, com José Carlos Araújo
Vale-Tudo na Globo, com Tino Júnior
Panorama Esportivo, com Gilson Ricardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário