Seja bem-vindo ao Rio de Janeiro! Este blog é amigo e alegre como o Brasil. Tem por finalidades incentivar à leitura, divulgar informações úteis, conhecermos e valorizarmos nossos escritores,a cultura nacional e todos os estados brasileiros. Temos postagens com a participação das personagens: Palhacinha Marronzinha,da Bruxinha Madame Bene Amitié e Apuana a Indiazinha Brasileira.
28 fevereiro, 2011
Conheçam a Palhacinha Marronzinha
Oi, eu sou a Palhacinha Marronzinha. Sou uma personagem criada e representada pela tia Sirlene. Eu adorei ter vindo porque acredito que palhacinhos e livros têm tudo a ver!
A Tia Sirlene, O Tio Marcos e a Aninha gostam muito de mim, mas dizem que sou muito arteira e com meus denguinhos, sempre acabo sendo desculpada pela bagunça que faço.
Sou muita curiosa e fuxico tudo aqui na biblioteca e vou continuar fuxicando e lendo tudo! Quero mesmo, conhecer todos estes livros, todas estas histórias... Curiosidade não é defeito!
Por ser tão curiosa fui convidada pela tia Sirlene para ser mais uma “Incentivadora da Leitura” e dar dicas aqui no Blog.
Me sinto muito alegre, porque brincando, incentivo as crianças o hábito da leitura. Ler é muito legal, além de ser muito divertido aprendemos muitas coisas interessantes com os livros.
Sou muito fashion, adoro customizar minhas roupas, tudo tem que combinar e ser muito colorido...
Meninas, tenho muitas dicas legais prá dar para vocês, vamos conversar sobre os livros, sobre a escola, as colegas, moda, beleza, sobre o desenvolvimento do nosso corpinho, etc.
Eu vou aproveitar o meu espaço aqui no Blog! Vocês vão adorarrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!
Aqui na Biblioteca Infantil Grandes Autores tudo é muito colorido e mágico e a gente tem escritores muito bacanas, como Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Lygia Bojunga, Ziraldo, Maurício de Souza, Ruth Rocha, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e tantos outros! Eu não ia ficar de fora desta festa, que não sou boba!
1º Dica bacana, da Palhacinha Marronzinha: Meninos e meninas. Existem também bibliotecas muito legais nas escolas e em vários bairros do nosso Rio de Janeiro (as Bibliotecas Públicas), valorizem estas preciosas oportunidades! Nestes espaços, nos são oferecidos gratuitamente, muitos livros incríveis, escritos com muito carinho e criatividade por autores nacionais e internacionais. Ler é TDB! Tudo de Bom!
Aqui neste Blog, a Tia Sirlene postou vários sites, onde podemos acessar o conteúdo de excelentes livros. Aproveitem!!!
Estou xeretando tudo aqui na biblioteca porque sou muito curiosa. Vou mostrar tudinho para você... A tia Sirlene não tinha muito espaço, mas fez uma Biblioteca muito bacana e com muito amor, eu estou adorando.
Olha o que eu achei aqui na nossa biblioteca! A Bandeira Nacional! Aqui na Biblioteca tem duas bandeiras lindonas! A tia Sirlene sempre fala do Brasil toda emocionada, ela ama muito nosso país. Eu também sou fã do Brasil, da Bandeira Nacional e até o hino nacional estou aprendendo inteirinho.
Vocês já observaram que as cores da nossa bandeira nacional são super-estilosas e que tudo combina? As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, que idealizou a Bandeira do Império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro desta visão popular, o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.
A versão atual da Bandeira Nacional Brasileira tem 27 estrelas e entrou em vigor em 11 de maio de 1992, com a inclusão de mais quatro estrelas (antes eram 23 estrelas) representando os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia.
A frase “Ordem e Progresso” é perfeita! É tudo o que desejamos para nosso amado Brasil!
Vale um beijão na mais linda bandeira do mundo!
Como é linda a bandeira nacional, como é lindo o nosso país! Brasil eu te Amoooooooooooooooooo! Palhacinha Marronzinha
24 fevereiro, 2011
Telefones para obtermos informações importantes ou fazermos denúncias de tráfico, maus-tratos, vendas ilegais de animais e crimes ecológicos Não maltrate e não abandone seu animal de estimação!
Fonte da foto: http://captureestilo.blogspot.com Fonte da foto http://eptv.globo.com/caminhosdaroca/
• FBCN / Projeto Cetáceos - tel (21) 2537-7565E-mail: fbcnbr@uol.com.br • Projeto Mamíferos Aquáticos - tel (21) 2587- 7133 / 2711-3332E-mail: maqua@uerj.br
Baleias e grandes cetáceos
• Projeto Baleia Jubarte - tel (73) 297-1320E-mail:mailto: jubarte@tdf.com.br • Projeto Mamíferos Aquáticos - tel (21) 2587-7133 / 2711-3332E-mail: maqua@uerj.br
Focas e leões marinhos
• Projeto NEMA - tel (53) 236-2420E-mail: nema@super.furg.br • Projeto Mamíferos Aquáticos - tel (21) 2587-7133 / 2711-3332E-mail: maqua@uerj.br
WWF - tel (61) 364-7400 / 364-7474E-mail: maikto: panda@wwf.org.br
Denúncias de crimes contra o meio ambiente Linha Verde IBAMA (Brasil): Tel: 0800-618080 (DDG 24h) E-mail:http://linhaverde@ibama.gov.br linhaverde@ibama.gov.br Polícia Ambiental: Tel.: 0800-132060 Disque Denúncia da SERLA (RJ): Tel: (21) 2580-6343- ramal 139 (de 11h às 17h) Disque-cão do Centro Controle de Zoonozes do RJ (denúncias de cachorros que passeiam nas ruas sem coleira e fucinheira): Tel: (21) 3395-1595 Disque-Balão (denúncias contra os grupos de baloeiros do RJ): Tel: (21) 2601-2010/2601-5360 (Batalhão de Polícia Florestal) Denúncia de pesca e caça predatória e comércio e cativeiro de animais silvestres: Tel: (21) 3399-4837 / 2601-2010 (Batalhão Florestal) Denúncia de Pesca Predatória: Tel: (61) 316-1092 (Divisão de Pesca - Depto. de Fiscalização- Diretoria de Controle Ambiental - IBAMA) e-mail:renctas@renctas.org.br (RENCTAS) renctas@renctas.org.br Fonte destas informações úteis: E- mail: www.institutoaqualung.com.br
Biblioteca Infantil Grandes Autores Vamos valorizar todos os sites com conteúdo rico em Amor pelo Brasil, cultura, alegria e utilidade pública! Portal Brasil
Foi criado e lançado pelo Governo Federal o Portal Brasil no endereço www.brasil.gov.br que conterá serviços e informações dos órgãos federais e ministérios.
O Portal Brasil irá integrar mais de 500 serviços, conteúdos sobre Inclusão Social, Documentação, Gentileza Urbana e Digital, Meio Ambiente, Reciclagem, Previdência/Aposentadoria, Benefícios Previdenciários, Mercado de Trabalho, Trabalho, Emprego e Renda, Direitos e deveres individuais, Documentação para estrangeiros, Brasil Agora, Eleições, Agenda Telefônica, Cidadania, Ciência e Tecnologia, Cultura, Economia, Educação, Esporte, Geografia, História, Meio Ambiente, O Brasil, Saúde e Turismo Há no Portal Brasil diversos programas do Governo Brasileiro como campanhas de vacinação, nutrição infantil, banco de leite, farmácia popular, Disque Saúde, previdência privada, restituição da receita federal, imposto de renda, documentação (RG, CPF, título de eleitor), mercado de trabalho e muitos outros. Além disso, o Portal Brasil poderá ser acesso por pessoas com deficiências visuais e auditivas. Para conhecer o novo site, chamado de Portal Brasil é só entrar em http://www.brasil.gov.br/.
Cultura no Portal Brasil
Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) Veja Grandes Autores da Literatura brasileira no Portal Brasil
País do conhecimento, potência ambiental Por Dilma Rousseff Há 90 anos, o Brasil era um país oligárquico, em que a questão social não tinha qualquer relevância aos olhos do poder público, que a tratava como questão de polícia. O país vivia à sombra da herança histórica da escravidão, do preconceito contra a mulher e da exclusão social, o que limitou, por muitas décadas, seu pleno desenvolvimento. Mesmo quando os grandes planos de desenvolvimento foram desenhados, a questão social continuou como apêndice e a educação não conquistou lugar estratégico. Avançamos apenas nas décadas recentes, quando a sociedade decidiu firmar o social como prioridade. Contudo, o Brasil ainda é um país contraditório. Persistem graves disparidades regionais e de renda. Setores pouco desenvolvidos coexistem com atividades econômicas caracterizadas por enorme sofisticação tecnológica. Mas os ganhos econômicos e sociais dos últimos anos estão permitindo uma renovada confiança no futuro. Enorme janela de oportunidade se abre para o Brasil. Já não parece uma meta tão distante tornar-se um país economicamente rico e socialmente justo. Mas existem ainda gigantescos desafios pela frente. E o principal, na sociedade moderna, é o desafio da educação de qualidade, da democratização do conhecimento e do desenvolvimento com respeito ao meio ambiente. Ao longo do século 21, todas as formas de distribuição do conhecimento serão ainda mais complexas e rápidas do que hoje. Como a tecnologia irá modificar o espaço físico das escolas? Quais serão as ferramentas à disposição dos estudantes? Como será a relação professor-aluno? São questões sem respostas claras. Tenho certeza, no entanto, de que a figura-chave será a do educador, o formador do cidadão da era do conhecimento. Priorizar a educação implica consolidar valores universais de democracia, de liberdade e de tolerância, garantindo oportunidade para todos. Trata-se de uma construção social, de um pacto pelo futuro, em que o conhecimento é e será o fator decisivo. Existe uma relação direta entre a capacidade de uma sociedade processar informações complexas e sua capacidade de produzir inovação e gerar riqueza, qualificando sua relação com as demais nações. No presente e no futuro, a geração de riqueza não poderá ser pautada pela visão de curto prazo e pelo consumo desenfreado dos recursos naturais. O uso inteligente da água e das terras agriculturáveis, o respeito ao meio ambiente e o investimento em fontes de energia renováveis devem ser condições intrínsecas do nosso crescimento econômico. O desenvolvimento sustentável será um diferencial na relação do Brasil com o mundo. Noventa anos atrás, erramos como governantes e falhamos como nação. Estamos fazendo as escolhas certas: o Brasil combina a redução efetiva das desigualdades sociais com sua inserção como uma potência ambiental, econômica e cultural. Um país capaz de escolher seu rumo e de construir seu futuro com o esforço e o talento de todos os seus cidadãos. Fonte: jornal Folha de S. Paulo.
Biblioteca Infantil Grandes Autores
Programa Sr. Brasil da TV Cultura
Sr. Brasil por Rolando Boldrin
"A base do programa Sr. Brasil são os ritmos e temas regionais brasileiros. E vale tudo já escrito em prosa, verso e música - e até história a ser contada. O programa é vasto, aberto, receptivo. Ele só não se permite o que não seja genuinamente nacional. E aí entram discussões infindáveis. Porque além do charme da metrópole, muita coisa existe para confundir a identidade brasileira, incluindo-se os interesses comerciais. Por exemplo, musica sertaneja e musica caipira. Coisa danada pra confundir. Entenda-se por musica sertaneja de alto consumo aquela que, originária da caipira, foi se vendendo aos poucos, perdendo suas características em função do apelo comercial. Envergonhada da sua condição de matuta, botou roupa de cowboy, postura madrilena e ritmo de guarânia. Porque simples, aberto, despojado, sem rigidez de estrutura, Sr. Brasil tem uma proposta absoluta e propositadamente fechada a exemplo dos programas anteriores de Rolando Boldrin "Som Brasil", "Empório Brasil" e outros. Aqui só entram as manifestações da cultura regional brasileira. A idéia do projeto é não ter qualquer preconceito contra intérprete ou ritmo. Os nossos materiais são os ritmos e os temas brasileiros. Se tivermos que colocar algo, vamos colocar o nosso. Pode ser até um projeto pretensioso, audacioso. Mas é a idéia. O programa não é rígido em termos de intérprete. Onde ele se fecha e na seleção musical, repertório, na sua concepção. Na prática, o seu leque é amplo, bastante abrangente. Não é só música caipira. São as manifestações regionais. Nele cabem, o Renato Teixeira, o Milton Nascimento, o Dominguinhos, o Chico Buarque, a Diana Pequeno, uma lista enorme de pessoas que fazem um trabalho ligado á cultura popular brasileira. Nem só isso. Entram causos, trechos de autores brasileiros- inclusive os clássicos -, dança, peças de teatro, documentários (de importância ecológica), curtas etc. Mais uma lista infindável, levando-se em conta a riqueza cultural e natural do Brasil, um país que por sua extensão e variedade, seria mais corretamente reconhecido como continente. Mas a idéia central é de um musical. Embora tenha, em determinados momentos esses vários temas. É um velho no interior de Minas que crava viola à mão. Mas ele também canta. Quer dizer, uma informação que se insere na proposta do programa." "Não há país no mundo igual ao Brasil. Somos a mistura mais maravilhosa da Terra." Rolando Boldrin
Fonte do texto:http://www2.tvcultura.com.br/
Horário do Programa: Quinta no horário das 22h00 as 23h00 Nos domingos o programa vai das 10h15 às 11h15
Biblioteca Infantil Grandes Autores
Vamos assistir Bem Estar!
Às 9:55 na Rede Globo
Devemos dar todo nosso carinho e atenção a todas informações que nos auxiliem a melhorar nossa qualidade de vida. Este novo programa da Globo é maravilhoso e importantíssimo! Bem Estar tratará de saúde e qualidade de vida. E dos temas correlatos, como cuidados com o corpo, melhorias nos hábitos alimentares e na transformação no ambiente da casa e do trabalho. Tudo para mostrar como integrar os bons hábitos no dia a dia, sem impor fórmulas radicais ou metas inatingíveis: - A ideia é mostrar que, como na vida, tudo é possível desde que seja com moderação. Sem contra-indicação - completa Fernando. A atração também conta com as reportagens da jornalista Marina Araújo, que mostrará como os brasileiros podem colocar em prática o conceito de equilíbrio na vida. Ainda no programa, haverá a participação de médicos especialistas que terão papel fundamental no esclarecimento de dúvidas e questões levantadas pelo programa. São eles: o endocrinologista Alfredo Halpern; do cardiologista Roberto Kalil; da pediatra Ana Escobar; do infectologista Caio Rosenthal; e do preparador físico José Rubem D’Elia. Bem Estar também conta com a consultoria técnica do médico Gonzalo Vecina e, diariamente, o telespectador poderá participar com perguntas para os profissionais e sugestões pela internet, no site do programa. Fonte do texto: http://g1.globo.com/bemestar/ Às 9:55 na Rede Globo
Algumas sugestões de sites sobre Literatura
Literatura Brasileira Conheça nestes sites a história da Literatura Brasileira os grandes escritores brasileiros e seus livros e biografias.
Toda a vida de Machado de Assis, seus maravilhosos romances, contos, poesias e todas as suas obras.
Mario de Andrade – http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/literatura/m.riodeandrade.htm Conheça toda a vida de Mario de Andrade, seus livros e todas as suas obras, O Modernismo Brasileiro, Semana de 22, Paulicéia Desvairada e a bibliografia deste representante do Modernismo no nosso Brasil.
Algumas sugestões de sites de Literatura Infantil
Nestes sites podemos conhecer a história da Literatura Infantil, suas origens, importantes obras e grandes autores da literatura infantil nacional e internacional. http://www.dominiopublico.gov.br/
Vamos assistir e incentivar nossas crianças a assistirem programas de TV muito divertidos e principalmente de imenso nível cultural!
TV Brasil
A programação da TV Brasil é dividida em faixas temáticas: infantil, animação, audiovisual, cidadania e esportes. Um dos grandes atrativos da emissora são os filmes e documentários nacionais, exibidos três vezes por semana. A TV Brasil é uma rede de televisão pública brasileira pertencente à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), uma sociedade de economia mista criada pelo Governo Federal Brasileiro, sucedendo a TVE Brasil. Foi fundada em 2 de dezembro de 2007.
Canal 2 VHF Rio de Janeiro NET Canal 18 Rio de Janeiro O canal estreou sua programação no dia 2 de dezembro de 2007, ao meio-dia, mesma data que se iniciaram as transmissões de TV digital no território brasileiro.
Algumas sugestões da programação infantil da TV Brasil Grade de programação de 20 a 26 de fevereiro de 2011
Tv Brasil- A Turma do Pererê
http://www.tvbrasil.org.br/aturmadoperere/sobre/
Horário: de segunda a sexta às 10h.
Reapresentação de segunda a sexta às 12h30. Sábado: 10h e 12:30
UM MENINO MUITO MALUQUINHO
Conheça a cada personagem:
Menino Maluquinho - 5 anos
Alegre, criativo, cheio de iniciativa. Suas histórias sempre envolvem movimento, coisas inusitadas, risadas, vasos quebrados e maluquices em geral. Ator: Felipe Severo
Menino Maluquinho - 10 anos
É uma criança alegre e sonhadora. Vive imaginando coisas, interrogando, pensando, filosofando. Extremamente criativo, dança, pinta, desenha e questiona tudo. Às vezes se tranca no quarto e tem seus segredos, mas sempre sabe onde encontrar carinho. Amigável, um verdadeiro líder infantil. É um menino impossível e adorável!
Ator: Pedro Saback Horários : Sábado e domingo, às 13:00. Reprise de segunda a sexta, às 9:30 e 13:00
Visite o site da TV Brasil O ABZ do Ziraldo
http://www.tvbrasil.org.br/abzdoziraldo/
Horário Domingo 12:00
O programa Incentivar o hábito da leitura é a ideia do ABZ do Ziraldo. Apresentado pelo escritor e cartunista Ziraldo, é exibido aos domingos, às 12h, com participação de um coral infantil e de uma plateia repleta de crianças que estudam em escolas públicas. A cada domingo, um escritor será convidado para divulgar sua obra e ser entrevistado por Ziraldo e pelas crianças. O programa ainda abre espaço para o contador de história, com apresentação rica de objetos cênicos, acompanhamento musical e interatividade das crianças da plateia. Fonte : http://www.tvbrasil.org.br/abzdoziraldo/sobre/ http://www.tvbrasil.org.br/abzdoziraldo/
Programação para adolescentes Confissões de Adolescente é um seriado brasileiro que estreou em 22 de agosto de 1994 na TV Cultura. Depois de treze anos, o programa volta interinamente para a grade de programação da TV Cultura Horário: Sexta- 18h
Confissões de Adolescentes
As quatro irmãs Diana, Bárbara, Natália e Carol vivem no famoso bairro de Ipanema, na capital carioca, e têm hábitos característicos de adolescentes, como passear, namorar, ir às compras, estudar e, além de descobrir o corpo, informações sobre sexo, gravidez, amor e crises de identidade. Paulo, o pai solteiro, até tenta ser moderno, mas suas muitas atitudes caretas estão sempre em conflito com as das filhas. As meninas Diana e Bárbara são filhas do primeiro casamento do pai. Carol é do segundo e Natália é meia-irmã de Carol, enteada de Paulo. Com personalidades diferentes, as quatro adolescentes se completam em um elo de amizade, confidências e companheirismo.
Sugestões das Programações Infantis que passam em vários canais: Castelo Rá Tim Bum
As figurinhas mais curiosas se reúnem nesse castelo mágico Inteligente e divertida, a série Castelo Rá Tim Bum explora a riqueza e a magia do universo infantil. Na trama, sofisticados recursos são misturados a atores, bonecos, animações e uma grande variedade de efeitos especiais. A trilha sonora, composta especialmente para as crianças, é criativa, educativa e divertida. No Castelo Rá Tim Bum, onde se passam as histórias, vivem moradores um tanto curiosos. Doutor Víctor, de três mil anos de idade e dono do Castelo, é um simpático mago e inventor. Ele garante que foi assistente do famoso Leonardo da Vinci. A feiticeira Morgana vive relembrando os grandes acontecimentos que presenciou durante seus 5.999 anos de idade. O menino Nino, protagonista da série, de 300 anos de idade, é o aprendiz bagunceiro que vive grandes aventuras ao lado de estranhos bonecos e das crianças Pedro, Biba e Zequinha. Outros cinco convidados e frequentadores do Castelo provocam também divertidas situações. Com direção de Cao Hamburguer e apoio do Sesi, a superprodução premiada da TV Cultura é dirigida a crianças de quatro a oito anos. Elas aprendem de forma divertida e saudável noções de Ciências, História, Matemática, música, artes plásticas, ecologia, cidadania e incentivo à leitura são tratados de forma a ampliar o conhecimento da criança e despertar o interesse às áreas fundamentais ao seu desenvolvimento global. Fonte do texto: http://www.tvcultura.com.br/casteloratimbum/
Vocês podem assistir o Castelo Rá Tim Bum de 18 à 28/02/2011 nos seguintes horários: TV Brasil:de 18/02/2011 à 28/02/2011 De segunda à sexta : Manhã: de 11:00 Tarde: 14:30 Sábado e Domingo : 11:00 Acompanhe a programação pelo site da TV Brasil:http://www.tvbrasil.org.br/programacao/default.asp?data=19/2/2011
TV Cultura:de 18/02/2011 à 28/02/2011 De segunda à sexta: 17 Horas Não transmite no sábado e domingo. Acompanhe a programação no site da TV Cultura: http://www.tvcultura.com.br/casteloratimbum/
TV Rá Tim Bum:de 18/02/2011 à 28/02/2011 Horário: De segunda à sexta 04:50, 10:50 e 16:45 Sábado e domingo: 04:50 e 10:50 No dia 28/02/2011 será transmitido no horário 04:50 e 16:45 Acompanhe a programação no site da TV Rá Tim Bum:http://www.tvratimbum.com.br/secoes/programas/?id=23
Biblioteca Infantil Grandes Autores Homenagem a Manuel Carlos
Fico muito feliz quando vejo questões de relevância social serem abordadas nas telenovelas. Sabemos o quanto a TV é também uma excelente fonte de informações úteis e de educação. Sempre que tivermos esta possibilidade, devemos participar e aplaudir. É muito positivo estarmos atentos às discussões edificantes e aos novos conhecimentos que nos são transmitidos nos veículos de comunicação . Com a liberdade de expressão, que felizmente nos últimos tempos, pode se fazer presente nos trabalhos de muitos profissionais competentes e éticos, os meios de comunicação se aprimoraram em auxílio dos cidadãos e das famílias. Não podemos mais ficar a parte da construção de nossa nação, dos avanços sociais e políticos e principalmente das dificuldades que ainda precisamos enfrentar. Esta participação nos traz muitos benefícios. O Brasil está vivenciando uma época muito positiva em muitos aspectos , os meios de comunicação e a mídia social (com algumas exceções de conteúdo inúteis ou pejorativos ), têm contribuído de forma efetiva no nosso crescimento individual e nesta feliz transformação de nosso amado Brasil. Muitos talentos estão se destacando na literatura, no jornalismo e nas artes, principalmente na dramaturgia, onde temas imprescindíveis são características comuns nos trabalhos destes profissionais. A informação ética e útil e a quebra de preconceitos são sempre bem-vindas e devem continuar acessíveis.
Manuel Carlos, famoso escritor e autor de telenovelas da Rede Globo, merece nosso respeito. Seu olhar repleto de sensibilidade sobre as questões sociais que tanto nos inquietam, tem nos emocionado. Com suas maravilhosas Helenas e principalmente com a sua dedicação em abordar temas muito importantes, como na telenovela Viver a Vida (2009), Manuel Carlos nos mostrou com muita delicadeza e verdade a superação de deficiências físicas, alcoolismo, anorexia alcoólica e a violência com o tráfico na favela. Em Páginas da Vida, Manuel Carlos nos trouxe a reflexão sobre espiritualidade, o preconceito com a síndrome de Down, anorexia, Aids, etc. Homossexualidade, maus tratos contra idosos, preconceitos sociais, alcoolismo e câncer de mamas, foram retratados em Mulheres Apaixonadas (2003). Em Laços de Família (2000) foram discutidos os temas: Leucemia, amores em diferentes idades,machismo, prostituição, impotência , assédio sexual, etc. Em Por Amor (1997), tivemos o questionamento de o que uma mãe tem o direito de fazer para impedir o sofrimento de sua filha. Nesta telenovela a mãe (Regina Duarte) e filha (Gabriela Duarte) engravidaram juntas e tiveram seus bebês no mesmo dia, mas o bebê de Eduarda (filha) nasceu morto e, para piorar, ela não poderia engravidar novamente. Para ajudar a filha, Helena (mãe) trocou os bebês sem que ninguém soubesse. A mentira causou o fim do casamento de Helena com o marido Atílio (Antonio Fagundes). Vandalismo (bandidagem), psicopatia, loucura, violência doméstica, ciúme excessivo, bulimia, gravidez na adolescência e traição, estão entre os muitos temas importantes que nos são doados nos trabalhos de Manuel Carlos. Os textos sempre inteligentes e sensíveis, protagonizados por atores talentosos que correspondem ao sentimento do autor, fazem das telenovelas de Manuel Carlos uma fonte de humanização. Nosso querido Maneco é um dos grandes valores intelectuais e artísticos que temos no Brasil. Sirlene C. Costa
Biblioteca Infantil Grandes Autores
Vamos valorizar todos os programas com conteúdo rico em Amor pelo Brasil, cultura, alegria e utilidade pública!
Entrevista com o Marcos, meu esposo e nosso faz tudo de plantão na Biblioteca Infantil Grandes Autores. Fã de carteirinha da Rádio Globo. Biblioteca Infantil Grandes Autores: Marcos, há quanto tempo você ouve a Rádio Globo?
Marcos: A minha vida toda, hoje tenho 51 anos e desde criança, fui incentivado por meu pai a ouvi-la, ele gostava muito da Rádio Globo . A Rádio Globo me remete com muita alegria à lembrança e presença de meu pai. Ele escutava muito Adelzon Alves e sua programação musical. Só este programa, eu ouvi durante os 24 anos em que foi apresentado: “Adelzon Alves, O Amigo da Madrugada” – de 1966 a 1990.
Biblioteca Infantil Grandes Autores: O que você mais gosta de ouvir na Rádio Globo?
Marcos: Os comentários sobre futebol e as notícias de nossa Cidade do rio de Janeiro.
Biblioteca Infantil Grandes Autores: A programação atual e seus comunicadores são os mesmos de antigamente?
Marcos: Não, O Adelzon Alves hoje, tem o programa “Adelzon Alves, O Amigo da Madrugada” que é apresentado na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Alguns comunicadores infelizmente faleceram como Haroldo de Andrade, Waldir Vieira, Édmo Zariff e Afonso Soares, mas a Rádio Globo ainda tem uma equipe de imensa qualidade, entre eles destaco pela simpatia Alexandre Ferreira ( com seu programa Dumingo na Globo- Show de Calouros), Antonio Carlos, Loureiro Neto, Roberto Canazio, Eraldo Leite, José Carlos Araújo e Tino Junior. Todos os outros comunicadores também são gente boa!
Alexandre Ferreira
Antônio Carlos
José Carlos de Araújo
Biblioteca Infantil Grandes Autores: Marcos como você descreve a principal característica, ou seja o estilo da rádio Globo que te faz ser um ouvinte tão fiel, desde sua infância?
Marcos:A nóticía sempre atual e verdadeira através do “Amarelinho” carro de reportagem da Globo que circula pela cidade, apresentado pelo reporter Robsom Audir e pelo repórter do Helicóptero da Globo Genilson Araújo. Destaco também a cobertura completa do futebol com a equipe comandada pelo José Carlos de Araújo. Principalmente me agrada a sinceridade e alegria do Antonio Carlos que com a irreverente Jujú (Jussara Carioca) e Gelson Cunha, fazem da rádio Globo minha rádio preferida.
História da Rádio Globo
66 anos de história José Sérgio Rocha*
Em 1944, o rádio brasileiro tinha como marca principal o entretenimento. As grandes emissoras da época, no Rio de Janeiro – Nacional e Mayrink Veiga e em São Paulo – Record e Tupi – conquistaram o público com programas de auditório, humorísticos, musicais e novelas. Ao anunciar o início das transmissões da Rádio Globo, Roberto Marinho remou contra a maré. Em solenidade no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 1º de dezembro, foi explícito: “Não é propriamente uma estação de rádio que hoje inauguramos. É uma nova modalidade de serviços de O Globo à nação que agora se ampliam”.
A Rádio Globo do Rio de Janeiro – embrião do Sistema Globo de Rádio – estava sendo fundada para dar voz a O Globo, levar ao ar as notícias do jornal que o empresário e jornalista herdara do pai, Irineu Marinho, e dirigiu durante sete décadas. Não é à toa que a emissora usaria no futuro o bordão “Música, esporte e notícia”. O criador imaginou-a assim, definindo seu foco naquela noite de festa.
Última das grandes emissoras de rádio brasileiras surgidas depois do aparecimento da televisão – que começou suas transmissões nos Estados Unidos dos anos 1930 e somente chegaria ao Brasil nos anos 1950 –, a Rádio Globo nasceu moderna, diferente das outras estações.
Entretenimento, teria sim, e muito, produzido por um elenco respeitável de radioatores, músicos, humoristas e redatores. Mas o jornalismo e a prestação de serviços deveriam ter o mesmo destaque dos shows e do radioteatro. Não foi tiro no pé. Foi quebra de paradigmas. Em poucos meses, a Globo era uma das cinco rádios mais ouvidas da cidade. Logo, ficou entre as três. E vinte anos depois de inaugurada, se tornaria líder absoluta de audiência.
O rádio é parte importante de nossas vidas. Os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2006 revelaram que 87% dos domicílios (algo em torno de 48 milhões de lares) possuem um rádio. Entre os eletrodomésticos, o rádio ocupa o 3º lugar, perdendo para o fogão e para a televisão. A geladeira vem depois, em 4º lugar.
A história da Rádio Globo, pode apostar nisso, se confunde com a história do rádio no mundo e no Brasil.
Biblioteca Infantil Grandes Autores Livro Aritmética da Emília de Monteiro Lobato
Sirlene C. Costa
Livro Aritmética da Emília de Monteiro Lobato Continuando a história... _ Heureca! Heureca! Emília, que vinha entrando do quintal, parou, espantada, e depois começou a berrar de alegria: _ O Visconde achou! O Visconde achou! Corram todos! O Visconde achou! A gritaria foi tamanha que Dona Benta, Narizinho e Pedrinho acudiram em atropelo. _ Que foi ? Que aconteceu? _ O Visconde achou! _ repetia a boneca, entusiasmada. _ O danadinho achou! ... _ Mas achou que coisa, Emília?
Estão curiosos? Querem saber o que o Visconde achou? Então, vamos continuar lendo a incrível história Aritmética da Emília de Monteiro Lobato
Biblioteca Infantil Grandes Autores
Aqui tudo é alegre e colorido, uma festa de cores e autores... Esta é a Ana Cristina, minha filha. Desde a fundação é secretária voluntária da Biblioteca Infantil Grandes Autores. Animada incentivadora da leitura é também nossa garota propaganda dos livros disponíveis em nossa biblioteca. Nesta foto ela está mostrando um de seus títulos prediletos: Dom Casmurro de Machado de Assis. Luciana Jacob,sua filhinha Victória e sua sobrinha Julia estão descobrindo que os livros além de serem muito divertidos, são nossos grandes amigos e companheiros.
09 fevereiro, 2011
Internet Amiga
Visitem estes sites que utilizamos para consultas e apoiamos em nossa Biblioteca Infantil Grandes Autores. São infinitas e maravilhosas fontes de informações em auxílio ao cidadão, às famílias e para conhecermos e participarmos de nossa Cidade e de nosso País. Nestes sites também desenvolvemos a nossa cultura e encontramos sugestões baratas e acessíveis para o lazer de toda família. Aproveitem!
Sites Culturais: Conhecimento, entretenimento, etc. Brasil: História Geral-Ontem e Hoje (cultura, ciência, ecologia, meio ambiente, geografia,etc.):http://www.brasil.gov.br/sobre/historia
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro: http: //www.mamrio.com.br
MNBA - Museu Nacional de Belas Artes:
http: // www.mnba.gov Theatro Municipal do Rio de Janeiro:http: // www.theatromunicipal.rj.gov.br Academia Brasileira de Música: http://www.abmusica.org.br/ SMC - Secretaria Municipal de Cultura :Todas as Bibliotecas Municipais e sugestões culturais como teatros a preços acessíveis:http://www.rio.rj.gov.br/
Sites científicos, ecológicos, educação ambiental, preservação ambiental e responsabilidade social, com textos, lindas fotos, vídeos e endereços para visitação, etc. Associação Mico Leão Dourado:http://www.micoleao.org.br/ Embrapa:http://www.embrapa.br/
Ministério Público Cidadão:Vídeos contendo orientações interessantíssimas com variados temas (saúde, cidadania, meio ambiente, proteção à mulher, à criança e aos adolescentes, para auxílio do cidadão e da família, conteúdo para estudantes de advocacia, para juristas, empresas, etc. http://www.mp.rj.gov.br/portal/page/portal/internet/imprensa
Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro: http://www.portaldpge.rj.gov.br/ E-mail: ouvidoria@dpge.rj.gov.br Tel: 0800-282-2279 Endereço: Avenida Marechal Câmara, 314 - Castelo, Centro Ouvidorias da Prefeitura do Rio-Participe da Administração da Cidade do rio de Janeiro: A Ouvidoria acolhe reclamações, críticas e sugestões sobre os serviços públicos municipais. http://www2.rio.rj.gov.br
(Para solicitar serviços da Prefeitura, entre primeiramente em contato com os teleatendimentos sugeridos neste site):