18 abril, 2013

"Um país se faz com homens e livros"
Monteiro Lobato

José Renato Monteiro Lobato- Monteiro Lobato- nasceu em 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. Em Homenagem ao seu nascimento, nesse dia comemorá-se o Dia Nacional do Livro Infantil. Muitos eventos especiais comemorando o Dia Nacional do Livro Infantil e homenageando Monteiro Lobato, são feitos por todo Brasil.

 

(Imagem: Leitoras da Biblioteca Grandes Escritores e Cultura Nacional.)

Monteiro Lobato tornou-se bastante conhecido entre crianças e jovens, que se dedicaram à leitura de suas obras pelo seu estilo de linguagem simples, em que realidade e fantasia estão lado a lado. Através de seu público alvo (infanto-juvenil), Lobato reencontrou as esperanças no Brasil. Para o escritor, o futuro deveria ser mudado através da criançada, a quem dava  um tratamento especial, mas não infantilizado. Com isso, estima-se que mais da metade dos livros que escreveu foi para o público infanto-juvenil, com a intenção de ajudar na formação intelectual e moral da nossa juventude.

Suas obras são compostas de trinta volumes e têm lugar relevante na literatura brasileira, entre elas: A Menina de Narizinho Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, O Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no Páis da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Picapau Amarelo e a Chave do Tamanho.


(Imagem: Turma do Sítio do Picapau Amarelo- (em animação)TV Globo-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário