18 agosto, 2012



Parabéns Osmar Prado!

Hoje é aniversário do grande ator  Osmar Prado. Nascido em São  Paulo, no dia 18 de agosto de 1947, e batizado Osmar do Amaral Barbosa. Osmar Prado é um dos mais talentosos atores brasileiros. Atualmente  está no elenco na novela da TV Globo  Amor Eterno Amor, de Elizabeth Jhin, no papel de Virgílio, padrasto de Rodrigo.

Um dos seus maiores sucessos na televisão foi o Tião Galinha, de Renascer (1993), de Benedito Ruy Barbosa. O personagem, que era catador de caranguejo e sonhava ter uma roça, acreditou que poderia criar um diabinho numa garrafa para realizar seu desejo. O papel rendeu a Osmar Prado o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). “A dor de Tião era a dor do sem-terra. Era a dor daquele que não tinha um pedacinho de terra para ter a sua rocinha, para poder dar um pouco de alegria para os filhos”, recorda.


Osmar Prado deixou a TV Globo ainda durante as gravações de Renascer. Transferiu-se para o SBT, que então reorganizava o seu núcleo de dramaturgia com a novela Éramos Seis. No teatro, ganhou outro prêmio da APCA por sua atuação na peça Hitler.


O ator voltou a trabalhar na TV Globo em 1998. De lá para cá, esteve nas novelas Meu Bem Querer (1998), de Ricardo Linhares, Esplendor (2000), de Ana Maria Moretzsohn, O Clone (2001), de Gloria Perez, e Chocolate com Pimenta (2003), de Walcyr Carrasco. Também atuou nas minisséries Os Maias (2001) e Hoje é Dia de Maria (2005) sob a direção de Luiz Fernando Carvalho. Em 2006, participou do remake da novela Sinhá Moça, na qual interpretou o desalmado Barão de Araruna.


Em 2009, integrou o elenco de Caminho das Índias, de Gloria Perez, primeira novela brasileira a vencer o Prêmio Emmy, considerado o Oscar da televisão mundial. Na trama, Osmar Prado interpretou o comerciante Manu Meetha, casado com Kosshi (Nívea Maria) e pai da protagonista Maya (Juliana Paes).

Em 2011, atuou como um delegado, Batoré, na trama de Cordel do Fogo Encantado, de Thelma Guedes e Duca Rachid. No ano seguinte, estreou no elenco de Amor Eterno Amor, de Elizabeth Jhin, no papel de Virgilio, padrasto de Rodrigo (Gabriel Braga Nunes).


Autoria do texto: Leia o texto completo em:http://memoriaglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário