24 outubro, 2010


Parabéns Menino Maluquinho!




Dia 24 de outubro o Menino Maluquinho faz 30 anos. Esta data também marca o aniversário de seu criador Ziraldo que faz 78 anos.
Ziraldo começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas, etc. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor. Ziraldo se consagrou ao criar personagens infantis - como o Menino Maluquinho e a Turma do Pererê - que renderam, além dos livros publicados por ele, filmes e programas televisivos.
Na verdade o Menino Maluquinho não tem idade específica. Ele é a criança que esta dentro de cada um de nós e que reprimimos porque nos tornamos adultos. O Menino Maluquinho é pura alegria e fantasia. Emoções que precisamos despertar de vez em quando, para nos tornarmos mais suaves e felizes. Pois ninguém precisa ser o tempo todo sério, para ser considerado uma pessoa séria. Sorrir e gargalhar nos fazem muito bem!
O Menino Maluquinho é o personagem mais famoso do Ziraldo.
Maluquinho é um garoto muito legal. Bom filho, neto carinhoso e generoso com seus amiguinhos . Tem um a imaginação incrível e criatividade que a todos encanta e surpreende.
O Menino Maluquinho tem pé de vento e gosta de ficar o tempo todo com uma panela na cabeça que é o chapéu de Napoleão Bonaparte. E que ninguém duvide, de que como Napoleão, ele não seja tão corajoso e um importante general, capaz de comandar exércitos e vencer diversas batalhas. Não tem batalha que este menino esperto e sapeca não vença!
É importante sabermos que o Menino Maluquinho é um menino que teve, acima de tudo, amor na infância. Como sempre diz Ziraldo: “ Uma criança feliz tem tudo para ser um adulto feliz, e foi isso que eu quis mostrar no livro.”
Ziraldo é um excelente escritor e suas histórias infantis são interessantes e engraçadíssimas. Sempre gostou muito de ler e lia de tudo: Monteiro Lobato, Viriato Correia, gibis, etc.
Ziraldo acredita que se não conseguirmos ter crianças leitoras, não teremos adultos leitores: “Esse problema faz com que cada vez mais continuem chegando pessoas na universidade sem capacidade ler, escrever e contar”.
Ziraldo sugere três caminhos para os pais estimularem suas crianças a terem interesse pela leitura e pelos estudos: “Primeiro os pais nunca devem fazer da leitura e da educação uma obrigação. O ensino deve ser um prazer e a leitura um momento lúdico na infância de todos. Segundo, quando contamos histórias, estamos estimulando a criatividade e a curiosidade de nossos filhos desde bebês. E em terceiro, já que temos crianças curiosas, o livro deve fazer parte da casa. O pai e a mãe devem ler para que o filho tenha uma inspiração “o livro não pode mais vir depois do computador”.
“A educação mostra-se como um dos meios mais eficazes para se obter essa dignidade.” Ziraldo atribui ao governo e à escola a obrigação de manter as crianças e adolescentes nas instituições de ensino, mas não descarta a responsabilidade dos pais na educação e no incentivo à leitura: “ Um dos caminhos para um país melhor é fazer dele um país de leitores!”

Sirlene C. Costa
Visite o Menino Maluquinho Online: http://www.meninomaluquinho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário