04 janeiro, 2013

Save Xingu


Boa tarde! Pequenos Grandes guerreiros Yawalapiti

https://www.facebook.com/SaveXingu


Foto: Alice Kohle
Concursos FAB
http://www.facebook.com/concursosfab

Quer ser o próximo a vestir essa farda? 2013 começou, as festas já passaram e não tem mais desculpas para você adiar os estudos para ingressar na FAB. Este ano teremos 12 concursos. Para quem possui desde o ensino fundamental até o ensino superior. Não esqueça que a seleção para ingresso na Aeronáutica é extensa, composta de no mínimo 4 fases: prova escrita, inspeção de saúde, exame psicológico e teste físico. Foco nos estudos, na preparação do corpo e boa sorte!
Globo Ecologia

http://redeglobo.globo.com/globoecologia/noticia/2012/12/parque-indigena-do-xingu-

Parque Indígena do Xingu é referência de diversidade ambiental e cultural  

O mapa mostra a área original do Parque do Xingu (rosa e laranja) e a área atual (listras verdes) (Foto: Divulgação)O mapa mostra a área original do Parque do Xingu (rosa e laranja) e a área atual (listras verdes)
(Foto: Divulgação)


A criação do Parque Nacional do Xingu, hoje Parque Indígena do Xingu, em 1961, marca um momento importante da história do Brasil, que a Rede Globo em parceria com a O2 Filmes apresentou na microssérie Xingu, a partir de 25 de dezembro. Com direção de núcleo de Guel Arraes e direção de Cao Hamburguer, a trama mostrou a aventura dos irmãos Claudio, Orlando e Leonardo Villas Bôas responsáveis pela criação do parque. No elenco, João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat. A atriz Maria Flor também está no elenco, interpretando Marina Villas Bôas.
Atualmente, o Parque Indígena do Xingu (PIX), no Mato Grosso, é uma forte referência de diversidade ambiental e cultural para o país. Encravado em uma zona de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, os dois maiores biomas brasileiros, o parque carrega em sua história uma discussão sobre a extensão dos seus limites, que durou quase dez anos.
Suas fronteiras foram definidas originalmente pelos indigenistas Orlando, Cláudio e Leonardo Villas Bôas, além de Darcy Ribeiro e Noel Nutels, dentre outros. O primeiro anteprojeto de Lei que criava o Parque do Xingu foi redigido com uma área de 205.750 quilômetros quadrados entre os estados do Mato Grosso e Pará – área maior que a Bélgica, por exemplo, cuja superfície total de 30.528 quilômetros quadrados.
André Villas-Bôas (Foto: Divulgação/Claudio Tavares/ISA)André Villas Bôas em evento sobre o Parque do
Xingu (Foto: Divulgação/Claudio Tavares/ISA)
No entanto, quando finalmente foi criado, o parque estava limitado a 26.420 quilômetros quadrados. “As primeiras propostas eram de uma área muito maior, tentavam marcar a área nos limites já conhecidos na época”, explica André Villas Bôas, filho do Orlando e coordenador do Programa Xingu do Instituto Socioambiental (ISA). “Mas a perspectiva política e jurídica da época era de que os índios iam se miscigenar, de que iam se misturar neste pirão étnico que é o povo brasileiro. Então não se via necessidade de separá-los. O Parque do Xingu veio para quebrar esse paradigma.”
Outra particularidade é que o Parque do Xingu foi criado como um híbrido: uma área de proteção para as populações indígenas, mas também para o ecossistema. “O Parque do Xingu, inicialmente, pegou emprestada a estrutura dos parques nacionais. Deixou de ser parque nacional para ser parque indígena justamente para evitar a confusão com as unidades de conservação”, ressalta Villas Bôas.
Conheça um pouco mais sobre o Parque Indígena do Xingu:
Clima: estação chuvosa de novembro a abril e período de seca nos meses restantes;
Principais rios: Batovi, Jatobá, Kuluene, Kurisevo ,Ronuro, Von den Stein e Xingu;
Etnias indígenas: Aweti, Ikpeng, Kaiabi, Kalapalo, Kamaiurá, Kísêdjê, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá, Naruvotu, Wauja, Tapayuna, Trumai, Yudja e Yawalapiti;
Atividades econômicas: caça, coleta de recursos naturais, lavoura de subsistência e pesca.

Infográfico mostra curiosidades reais sobre a expedição retratada na microssérie

Infográfico mostra curiosidades reais sobre a expedição retratada na microssérie Xingu (Foto: Reprodução) (Ampliar a imagem)
Fiocruz é um dos muitos motivos de termos orgulho do Brasil!
(Sirlene-A brasileirinha)
 
Blog
 
 
Uma bem-sucedida parceria entre o Brasil e Cuba, por meio do Instituto de
Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e do Instituto Finlay, permitiu uma resposta eficaz a um apelo emergencial da Organização Mundial da Saúde (OMS): a produção e distribuição de vacinas para o chamado Cinturão da Meningite, na África. Leia mais! A matéria completa está no Blog da Saúde!

02 janeiro, 2013

Feliz Ano Novo, amigos do Brasil!
Feliz Ano Novo, amigos do exterior!
Happy New Year, friends of Brazil!
Happy New Year, friends from abroad!
(Imagem: Secret Garden)
Vamos mergulhar neste ano maravilhoso que inicia, com muita fé em Deus! Com a certeza de que o amor, a justiça, a proteção e a sabedoria de nosso pai sempre estará conosco!Let's dive into this wonderful year that begins with faith in God! With the certainty that love, justice, protection and wisdom of our father will always be with us!
Estamos em festa! É aniversário da fundação de nossa biblioteca.
 Esta semana, estamos comemorando a fundação de  Nossa Biblioteca  e Posto Fraterno. (01/01/2008). Atendemos com o incentivo à leitura os bairros do Camorim e Rio Centro e prestamos apoio assistencial a  algumas Instituições Filantrópicas de Jacarepaguá e de nossa localidade. Agradecemos a todos os colaboradores. Pessoas físicas e jurídicas que atenciosamente nos auxiliaram e ainda nos apoiam  com doações diversas, com a divulgação de nosso trabalho ou com importantes orientações:  Os colaboradores de diversos bairros do Rio,  A  Ouvidoria da Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, A Biblioteca Municipal de Jacarepaguá Cecília Meireles,  a OAB Barrra, O Instituto da Criança,  O Jornal Globo Barra, TV Brasil, Tocha Jornal-Deyse Cruz, CEMA-Centro Espírita Maria Angélica, GEEBEM-Grupo de Estudos Espíritas Bezerra de Menezes, AMACA-Associação de Moradores e amigos do Camorim, ACUCA-Associação Cultural do Camorim, O  Servico Social do Comercio SESC-Jacarepaguá e MS Calçados-Camorim. Agradeço também a meu esposo e filha, cunhadas e sobrinhos por todo carinho e principalmente agradeço a Deus por me possibilitar o trabalho no Bem e por todas as alegrias que esta ação social nos propicia.