23 julho, 2013

O que a JMJ?

JMJ:  Jornada Mundial da Juventude- Um sonho do coração de Deus

Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las.


A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi denominada a partir de 1985, continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a mostrar o rosto de Cristo em cada jovem.


São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. A JMJ tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.


A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.


A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

Autoria do texto: JMJ- Jornada Mundial da Juventude http://www.rio2013.com/pt/a-jornada/o-que-e-jmj
Tags: JMJ-Jornada Mundial da Juventude-jovens-fé-católicos

Bem-vindo Papa Francisco ao Brasil!!!! Nós te amamos!!!

 
BIOGRAFIA 
DO SANTO PADRE
FRANCESCO

O primeiro Papa veio das Américas é o jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, arcebispo de Buenos Aires desde 1998. É uma figura de destaque de todo o continente e um pastor simples e muito amado na sua diocese, que tem viajado por toda parte, mesmo em metrô e ônibus.
 
"O meu povo é pobre e eu sou um deles", ele disse uma vez para explicar a escolha de viver em um apartamento e preparar o jantar sozinho. Seus sacerdotes sempre recomendado portas misericórdia, coragem e aberto. A pior coisa que pode acontecer na Igreja, explicou em algumas circunstâncias, "é aquele que de Lubac chamado materialismo espiritual", que significa "colocar-se no centro." E quando ele menciona a justiça social, convida-o a assumir o catecismo, os Dez Mandamentos e as Bem-aventuranças. Apesar do caráter reservado tornou-se um ponto de referência para a sua posição durante a crise econômica que assolou o país em 2001.
 
Na capital argentina nasceu em 17 dez 1936, filho de imigrantes do Piemonte: seu pai Mario é um contador, escriturário nos caminhos de ferro, enquanto sua mãe, a rainha Sivori, cuida da casa e da educação dos cinco filhos.
 
Graduou-se como engenheiro químico, em seguida, escolhe o caminho do sacerdócio de entrar no seminário diocesano. A 11 março de 1958 vai para o noviciado da Companhia de Jesus Complete as humanidades no Chile e em 1963, retornou à Argentina, formou-se em filosofia na St. Joseph College, em San Miguel. Entre 1964 e 1965, é professor de literatura e psicologia no Colégio da Imaculada Conceição de Santa Fé em 1966 e ensinou os mesmos assuntos na faculdade de Salvador, em Buenos Aires. De 1967 a 1970, estudou teologia na faculdade com especialização sempre St. Joseph.
 
Em 13 de dezembro de 1969, foi ordenado sacerdote pelo Arcebispo D. José Ramón Castellano. Continua a preparação entre 1970 e 1971, na Espanha, e 22 de abril de 1973 fez sua profissão perpétua em Jesuítas. Novamente na Argentina, é um mestre de noviços no Villa Barilari em San Miguel, professor da Faculdade de Teologia, consultor da província da Companhia de Jesus e reitor do Colégio.
 
Em 31 de julho 1973, ele foi eleito provincial dos jesuítas na Argentina. Seis anos depois, retoma o trabalho na academia e entre 1980 e 1986, é o novo reitor do Colégio de São José, bem como pároco ainda em San Miguel. Em março de 1986, ele foi para a Alemanha para concluir sua tese de doutorado, em seguida, enviá-lo no colégio do Salvador em Buenos Aires e mais tarde na igreja da Sociedade, na cidade de Córdoba, como diretor espiritual e confessor.
 
Foi o Cardial Quarracino que o queria como seu colaborador próximo de Buenos Aires. Assim, 20 de maio de 1992 João Paulo II o nomeou bispo titular de Auca e Auxiliar de Buenos Aires. Em 27 de junho, recebendo a ordenação episcopal na Catedral pelo cardeal. Como escolher o lema miserável eligendo atque nos braços e inserir os Christogram IHS , símbolo da Companhia de Jesus é imediatamente nomeado vigário episcopal da região Flores e 21 de dezembro de 1993 tornou-se vigário geral. Nenhuma surpresa, portanto, quando, em 3 de junho 1997, foi promovido a Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires. Passado ou mesmo nove meses depois da morte do Cardeal Quarracino acontece com ele, 28 de fevereiro de 1998, como arcebispo primaz da Argentina, Ordinary para os fiéis de rito oriental do residente no país, Grão-Chanceler da Universidade Católica.
 
No Consistório de 21 de fevereiro de 2001, o Papa João Paulo II o criou cardeal do título de São Roberto Belarmino. Em outubro de 2001 ele foi nomeado como relator-geral adicionado à X Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, dedicado ao ministério episcopal. Enquanto isso, na América Latina, sua forma se torna mais e mais popular. Em 2002, declina nomeação como Presidente da Conferência Episcopal da Argentina, mas três anos mais tarde, ele foi eleito e reeleito por mais três anos, em 2008. Enquanto isso, em abril de 2005, ele participou do conclave em que foi eleito o Papa Bento XVI.
 
Como arcebispo de Buenos Aires - Uma diocese com mais de três milhões de habitantes - criou um projeto missionário focado em comunhão e evangelismo. Tinha quatro objectivos principais: comunidade protagonistas abertas e fraternal; evangelização voltado para todos os habitantes da cidade, a assistência aos pobres e doentes. Convidou os sacerdotes e os leigos a trabalharem juntos. Em setembro de 2009 ele lançou uma campanha nacional de solidariedade para com o bicentenário da independência do país: duas centenas de obras de caridade a ser alcançado até 2016. E, com continental, tem grandes esperanças na esteira da mensagem da Conferência de Aparecida, em 2007, para chamá-lo de "o" Evangelii nuntiandi da América Latina ".
Ele foi eleito Sumo Pontífice 13 de marco de 2013.
 




L'Osservatore Romano , Ano LXIII, Número 12
 
Autoria do texto:http://www.vatican.va/
Tags: Papa Francisco-biografia-Vaticano-Santo Padre-Pontífice

 

"Ide e fazei discípulos entre todas as nações" 
(Mt 28,19)

Conheça as Jornadas Mundiais da Juventude

Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.


O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.


Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.


1986

A primeira Jornada Mundial da Juventude, realizada em Roma em 1986, teve como lema "Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês"(1Pd 3, 15). A celebração aconteceu em âmbito diocesano.
Autoria do texto e imagens: JMJ Rio 2013 -
 

16 julho, 2013

Hoje é aniversário de Mariana (MG) - a cidade foi a primeira capital do estado mineiro e a primeira cidade a ser projetada. Por isso, muitos consideram o dia de hoje como o Dia de Minas Gerais.
Foto: Sílvia Oliveira | Matraqueando.com.br



Ouro, fé, arte e pioneirismo marcam os três séculos da histórica Mariana   Conheça um pouco da História de Mariana: A primeira cidade de Minas
Primeira vila, primeira capital, sede do primeiro bispado e primeira cidade a ser projetada em Minas Gerais. A história de Mariana, que tem como cenário um período de descobertas, religiosidade, projeção artística e busca pelo ouro, é marcada também pelo pioneirismo de uma região que há três séculos guarda riquezas que nos remetem ao tempo do Brasil Colônia.

Em 16 de julho de 1696, bandeirantes paulistas liderados por Salvador Fernandes Furtado de Mendonça encontraram ouro em um rio batizado de Ribeirão Nossa Senhora do Carmo. Às suas margens nasceu o arraial de Nossa Senhora do Carmo, que logo assumiria uma função estratégica no jogo de poder determinado pelo ouro. O local se transformou em um dos principais fornecedores deste minério para Portugal e, pouco tempo depois, tornou-se a primeira vila criada na então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Lá foi estabelecida também a primeira capital.


Em 1711, por ordem do rei lusitano D. João V, a região foi elevada à cidade e nomeada Mariana – uma homenagem à rainha Maria Ana D’Austria, sua esposa. Transformando-se no centro religioso do Estado, nesta mesma época a cidade passou a ser sede do primeiro bispado mineiro. Para isso, foi enviado, do Maranhão, o bispo D. Frei Manoel da Cruz. Sua trajetória realizada por terra durou um ano e dois meses e foi considerada um feito bastante representativo no Brasil Colônia. Um projeto urbanístico se fez necessário, sendo elaborado pelo engenheiro militar José Fernandes Pinto de Alpoim. Ruas em linha reta e praças retangulares são características da primeira cidade planejada de Minas e uma das primeiras do Brasil. 

Além de guardar relíquias e casarios coloniais que contam parte da história do país, em Mariana nasceram personagens representativos da cultura brasileira. Entre eles estão o poeta e inconfidente Cláudio Manuel da Costa, o pintor sacro Manuel da Costa Ataíde e Frei Santa Rita Durão, autor do poema “Caramuru”.

Pioneira em comunicação, nas suas terras foi instalada a primeira agência dos Correios no Estado, em 1730. Na época conhecida como “Correio Ambulante”, ela estabelecia a comunicação entre Rio de Janeiro, São Paulo e a capital mineira

Em 1945, Mariana recebe do presidente Getúlio Vargas o título de Monumento Nacional por seu “significativo patrimônio histórico, religioso e cultural” e ativa participação na vida cívica e política do país, contribuindo na Independência, no Império e na República, para a formação da nacionalidade brasileira.
Todo ano, em 16 de julho, Dia de Minas, o Governo do Estado de Minas Gerais instala-se na cidade, realizando cerimônia alusiva na Praça Minas Gerais que, pela harmonia e beleza plástica de seus monumentos, é um expressivo conjunto urbano da Minas colonial.
A extração do minério de ferro é a principal atividade industrial do município, forte geradora de empregos e receita pública. Seus distritos desenvolvem atividades agropecuárias e apresentam artesanato variado, expressando a diversidade cultural de Minas Gerais. 

 Tudo isso faz da “primeira de Minas” um dos municípios mais importantes do Circuito do Ouro e parte integrante da Trilha dos Inconfidentes e do Circuito Estrada Real. Uma cidade tombada em 1945 como Monumento Nacional e repleta de riquezas do período em que começou a ser traçada a história de Minas Gerais.
 
Autoria do texto: Prefeitura de Mariana http://www.mariana.mg.gov.br/
 


17 DE JULHO - DIA DE PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS

Amanhã 17 de julho é Dia de Proteção às Florestas.
Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida.

Florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo, pela degradação incontrolada.
Isto acontece por terem seu uso desviado para necessidades crescentes do próprio homem e pela falta de um gerenciamento ambiental adequado.

As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. A sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu o habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade.

Agora podemos perceber como o dia 17 de julho - Dia de Proteção às Florestas - é fundamental para que possamos lembrar da importância de conservarmos nossas florestas: aumentar a proteção, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, reabilitar o que está degradado. Isto é, preservar a vida no planeta.

Em termos de diversidade biológica, o Brasil tem uma situação ímpar no mundo. Calcula-se que cerca de um terço da biodiversidade mundial esteja em nosso país, em ecossistemas únicos como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, os cerrados, áreas úmidas e ambientes marinhos, entre outros.
Só a Amazônia, o maior dos biomas (o bioma é o conjunto dos seres vivos de determinada área) da América do Sul, é metade das florestas tropicais do mundo, com valores altíssimos em termos de biodiversidade, além do enorme potencial genético.

E a Mata Atlântica, desmatada desde os primórdios da colonização do país em ciclos econômicos agrícolas (as plantações de cana de açúcar e de café) ocupada pelo estabelecimento histórico de vilas e cidades acompanhando o litoral, teve o mais alto grau de desmatamento e consequentemente o mais alto grau de perda dos habitats originais. Hoje, o que restou (menos de 8% de sua área primitiva), está fragmentado, sendo melhor a situação na parte costeira da Mata Atlântica (onde o relevo acidentado ajudou na conservação), principalmente em São Paulo, e pior no interior (onde o relevo de planaltos favoreceu a ocupação).
 

Quando uma floresta deixa de existir, perdemos fauna e flora e isso pode provocar, ainda, o desequilíbrio da cadeia alimentar. Com as espécies carnívoras diminuindo, cresce o número de herbívoros, que podem vir a extinguir mais tipos de vegetais.

A perda da cobertura vegetal causa a degradação do solo e, consequentemente, a desertificação.
A destruição das florestas afeta, também, o clima, já que elas têm importante papel na manutenção da temperatura, nos ventos e no ciclo das chuvas.
Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida.
 
 
 
Voltamos!!!!
Biblioteca Grandes Escritores e Cultura Nacional
Oi, amigos! Estamos de volta com muitas postagens interessantes e alegres!
 Um grande abraço!!!
Sirlene Brasileirinha, Bruxinha benévola Madame Bene Amitié e indiazinha brasileira Apuana.