08 dezembro, 2012


8 de dezembro-Dia Nacional da Família


Foto: Hoje é dia Nacional da Família. Deus abençoe todas as famílias do Brasil e do mundo todo, com muita saúde, paz, fraternidade e alegrias.  
oday is National Family. God bless all the families in Brazil and around the world, with good health, peace, brotherhood and joys
Tia Sirlene Brasileirinha e família

Tia Sirlene Brasileirinha e Palhacinha Marronzinha


06 dezembro, 2012

Ler para que?
Parte-I        
Apresentação: Bruxinha Madame Bene Amitié
Na Pré-história, o homem desenhou nas paredes das cavernas os fatos que iria contar. Muito depois, passou a escrever em pedras e, a seguir, em panos. Com o tempo, inventou o papel. Os textos eram escritos em rolos e, para lê-los, era preciso enrolar e desenrolar cada peça. Era difícil fazer mais um exemplar de cada obra. Os rolos também ocupavam muito espaço. Mas, a partir deles, surgiu o livro. A princípio, eles eram escritos à mão. Um a um.
Por volta de 1450, porém, uma máquina de impressão foi inventada na Alemanha. Então, os livros passaram a ser impressos e puderam ser feitos aos milhares. Assim, por meio da leitura, pensamentos e histórias começaram a se espalhar pelo mundo!
Eis ai uma pequena história do livro. Mas você já parou para pensar como seria o mundo sem ele?
Depois da escrita, o livro é a maior descoberta feita pelo homem. Não é exagero: muita gente pensa  assim. Se não tivesse registrado nos livros com palavras e imagens, as experiências, os pensamentos, as emoções  e as ideias que as pessoas tiveram, a humanidade não teria se desenvolvido e feito tantas descobertas!
Quer exemplos? Então lá vai: quando vemos competições esportivas acontecendo – como as olimpíadas-, nem lembramos que elas apenas podem ocorrer hoje porque o modo de praticar cada esporte e as suas regras foram escritos, o que permitiu a pessoas de países, culturas e línguas diferentes praticar os mesmos esportes!
Da mesma forma, não percebemos que algo parecido ocorreu com as religiões. Hoje, doutrinas como o cristianismo e o islamismo são conhecidas por muitos povos. Mas foi apenas quando seguidores de cada uma passaram a escrever, nos livros, os ensinamentos que receberam de seus mestres e líderes, que isso pôde acontecer.
Também as leis que dizem quais são nossos direitos e deveres, mostram a importância da escrita e da leitura. Sem leis escritas, apenas guardadas de cabeça, as pessoas não teriam como se defender ou reclamar de uma injustiça. Cada um inventaria o certo e o errado, de acordo com seus interesses, e toda hora iria haver uma lei diferente. Por outro lado, com as leis no papel, é importante ser um leitor, para conhecer os direitos e deveres de todos. Assim, fica mais difícil ser enganado!
Autoria: Ciência Hoje- Elizabeth Serra, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil-Adaptação de Mara Figueira-Ministério da Educação-FNDE
 Chers amis, este interessante texto,  sobre a  importância do livro e da leitura, continua em próxima postagem! Envie para a Bruxinha Bene seus comentários e me conte o que gosta de ler. Todos podem participar! Ficarei muito feliz!
 

02 dezembro, 2012

2 de dezembro- Dia Nacional do Samba

Foto: Tiro meu chapéu com muito respeito e gratidão para a Velha Guarda do samba carioca e de todo Brasil!
Parabéns pelo Dia Nacional do Samba! Saúde e paz para estes nossos mestres!
My hat with great respect and gratitude for the Old Guard and samba all over Brazil!
Congratulations National Samba Day! Health and peace to these our masters!
Picture Velha Guarda da Portela
Imagem: Velha Guarda da Portela

Tiro meu chapéu com muito respeito e gratidão para a Velha Guarda do samba carioca e de todo Brasil!
Parabéns pelo Dia Nacional do Samba! Saúde e paz para estes nossos mestres!

My hat with great respect and gratitude for the Old Guard and samba all over Brazil!
Congratulations National Samba Day! Health and peace to these our masters!
Picture Velha Guarda da Portela
2 de Dezembro-Dia Nacional de Samba


Tia Ciata

Hilária Batista de Almeida, conhecida como Tia Ciata (Salvador, 1854 — Rio de Janeiro, 1924) foi uma cozinheira e mãe de santo brasileira, considerada por muitos como uma das figuras influentes para o surgimento do samba carioca. 
Reconhecida como uma das principais incentivadoras da cultura negra nas nascentes favelas cariocas. Ela era a dona de uma casa onde se reuniam sambistas e onde foi criado "Pelo Telefone", o primeiro samba gravado em disco, assinado por Donga e Mauro de Almeida.

Tia Ciata
Hilaria Batista de Almeida, known as Aunt Ciata (Salvador, 1854 - Rio de Janeiro, 1924) was a cook and mother of Brazilian saint, considered by many as one of the influential figures in the development of samba carioca. Recognized as a major booster of black culture in the springs slums. She was the owner of a house where they met and where samba was created "By Phone", the first recorded samba disk, signed by Donga and Mauro de Almeida.

Foto: Tia Ciata
Hilária Batista de Almeida, conhecida como Tia Ciata (Salvador, 1854 — Rio de Janeiro, 1924) foi uma cozinheira e mãe de santo brasileira, considerada por muitos como uma das figuras influentes para o surgimento do samba carioca. Reconhecida como uma das principais incentivadoras da cultura negra nas nascentes favelas cariocas. Ela era a dona de uma casa onde se reuniam sambistas e onde foi criado "Pelo Telefone", o primeiro samba gravado em disco, assinado por Donga e Mauro de Almeida.
Tia Ciata
Hilaria Batista de Almeida, known as Aunt Ciata (Salvador, 1854 - Rio de Janeiro, 1924) was a cook and mother of Brazilian saint, considered by many as one of the influential figures in the development of samba carioca. Recognized as a major booster of black culture in the springs slums. She was the owner of a house where they met and where samba was created "By Phone", the first recorded samba disk, signed by Donga and Mauro de Almeida.

Hoje dia Nacional do Samba, tiro meu chapéu com muito respeito e gratidão para Tia Ciata. 
Today Samba National Day, my hat is with great respect and gratitude for Tia Ciata. 

 Tia Ciata é reconhecida como uma das principais incentivadoras da cultura negra nas nascentes favelas cariocas. Pesquisadores consideram a Casa da Tia Ciata como o "Berço do Samba". Ainda no início do século 20. Na célebre Praça Onze, zona portuária do Rio, negros recém-chegados da Bahia batucavam no quintal da mais famosa das tias baianas. O acolhimento e generosidade dessa mulher foi a base para que grandes compositores pudessem desenvolver o nosso maravilhoso samba. 
Na casa de Tia Ciata se reuniam sambistas e onde foi criado "Pelo Telefone", o primeiro samba gravado em disco, assinado por Donga e Mauro de Almeida.

 Texto abaixo, autoria de http://remanescentestiaciata.blogspot.com.br/p/tia-ciata.html 

Tia Ciata ou Aciata - Hilária Batista de Almeida Nascida em Santo Amaro da Purificação no dia 13 de janeiro de 1854, teria então 16 anos. Mesmo tão jovem, já participara da fundação da Irmandade da Boa Morte, em Cachoeira, outra cidade do Recôncavo baiano. A Irmandade existe até hoje é do seu acervo...

 Religiosidade e o Samba Mãe-de-santo afamada, Tia Ciata festejava seus orixás, sendo famosas suas festas de São Cosme e Damião e de sua Oxum, Nossa Senhora da Conceição. Nas festas suas habilidades de partideira a destacavam nas rodas de partido-alto, e seu neto Bucy Moreira aprendeu com ela o segredo do "miudinho", uma forma de sambar de pés juntos que exige destreza e elegância, no qual Ciata era mestra. Logo após a cerimônia religiosa, antecedida por uma missa cristã, músicos e capoeiras amigos da casa armavam um pagode com violões, pandeiros, ganzás e muito samba. 

Tia Ciata, partideira respeitada, não deixava o samba morrer, providenciando que as panelas sempre estivessem quentes, por vezes,promovendo em sua casa, saraus com chorões e bailes amaxixados no salão da frente, sem esquecer um bom samba lá no fundo do quintal, sempre com uma cerimônia de candomblé encerrando as festividades... Prestígio junto à Presidência da República Se a medida de prestígio era o bom trânsito junto à Presidência da República, pode-se dizer que tia Ciata não tinha o que invejar em relação a Abedé. Ela foi chamada ao Palácio do Catete para tratar de uma ferida do presidente Venceslau Brás, que resistia a todos os tratamentos indicados pelos médicos. Curado por Ciata, Venceslau Brás expressou sua gratidão transferindo João Batista da Imprensa Nacional para a chefia de gabinete do chefe de Polícia. 

Assim, durante o mandato de Venceslau Brás (1914-18), as festas na casa de tia Ciata eram autorizadas, contando com o envio de dois soldados que iam fazer a segurança. (O prestígio da família com o poder sobreviveu a Ciata : em 1925, o chefe de Polícia conseguiu vaga para Bucy Moreira estudar na Escola Bom Jesus, em Paquetá, onde ele ficou até 1927.) A casa da Tia Ciata, como descreve Roberto Moura Se torna um tipo de capital dessa Pequena África no Rio de Janeiro. Esse grupo de origem baiana se constituía numa elite nessa comunidade que se desloca do Centro para suas imediações, forçada a se reestruturar dentro das grandes transformações das políticas internacionais e nacionais. engendrando conseqüente reforma da cidade.

2 de dezembro-Dia Nacional da Astronomia e do Astrônomo


Foto: 2 de dezembro-Dia Nacional da astronomia e do astrônomo
Autoria do texto: Observatório Nacional
Observatório Nacional
O Observatório Nacional, mais conhecido atualmente como “ON”, foi criado há muitos anos atrás por D. Pedro I e localiza-se no Rio de Janeiro. 
INSTITUCIONAL
O Observatório Nacional (ON), instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atua em três grandes áreas de conhecimento - Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência, nas quais realiza pesquisa, desenvolvimento e inovação, com reconhecimento nacional e projeção internacional.

Suas atividades incluem a formação de pesquisadores em cursos de pós-graduação, a geração, conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira e a divulgação do conhecimento produzido através de atividades especializadas.

Missão
"Realizar pesquisa e desenvolvimento em Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência, formar pesquisadores em seus cursos de pós-graduação, capacitar profissionais,  coordenar projetos e atividades nestas áreas e gerar, manter e disseminar a Hora Legal Brasileira".

Fonte:http://www.on.br

Autoria do texto: Observatório Nacional


Observatório Nacional

O Observatório Nacional, mais conhecido atualmente como “ON”, foi criado há muitos anos atrás por D. Pedro I e localiza-se

 no Rio de Janeiro. 

Institucional

O Observatório Nacional (ON), instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atua em três grandes áreas de conhecimento - Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência, nas quais realiza pesquisa, desenvolvimento e inovação, com reconhecimento nacional e projeção internacional.


Suas atividades incluem a formação de pesquisadores em cursos de pós-graduação, a geração, conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira e a divulgação do conhecimento produzido através de atividades especializadas.


Missão
"Realizar pesquisa e desenvolvimento em Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência, formar pesquisadores em seus cursos de pós-graduação, capacitar profissionais, coordenar projetos e atividades nestas áreas e gerar, manter e disseminar a Hora Legal Brasileira".

2  de dezembro Dia Nacional da Astronomia!


Parabéns para todos os astrônomos brasileiros!

2 de dezembro-Hoje é dia Nacional do Samba!!!
Sambar faz muito bem à saúde!

December 2- Today is National Samba!!!
Sambar is very  good health!


Foto: 2 de Dezembro- Hoje é dia Nacional do Samba!!!
Sambar faz muito bem a saúde. Vamos sambar!!!

 December 2-Today is National Samba!!
Sambar is very good health. Let sambar

Reza a lenda que o Dia do Samba foi criado nos anos 50. Esta data foi criada em homenagem a Ary Barroso, um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos. Ary Barroso compôs o samba Na Baixa do Sapateiro, que tinha uma letra que exaltava a Bahia, sem nunca ter visitado nenhuma cidade baiana. Na primeira vez que ele pisou em Salvador, num dia 2 de dezembro, o vereador baiano Luís Monteiro da Costa aprovou uma lei que declarava que aquele dia seria o Dia Nacional do Samba.
Anos mais tarde, em 1962, durante a realização no I Congresso Nacional do Samba, no então Estado da Guanabara, o deputado estadual Frota Aguiar conseguiu aprovar um projeto de lei que tornou a comemoração um evento nacional. Hoje diversas cidades brasileiras festejam o Dia Nacional do Samba como forma de homenagear o compositor e para valorizarmos  toda a riqueza do samba, um dos principais patrimônios culturais brasileiros. 
Em Salvador sempre tem grandes shows lá no Pelourinho, com artistas e cantores famosos e com os sambistas locais. No Rio de Janeiro a festa fica por conta do animadíssimo Pagode do Trem. 
No Dia Nacional do Samba no Rio, o trem da Central do Brasil parte com destino a Oswaldo Cruz fica repletos de pagodeiros. Cada vagão transporta um grupo de sambistas famoso ou não, que vai tocando e cantando até chegar ao bairro onde nasceu Paulo da Portela. Alguns vagões levam os repórteres e outros da mídia que aparecem por lá para registrarem o fato. A Beth Carvalho costuma aparecer por lá para levar mais alegria.
O trem só pára na estação de Mangueira para a Velha Guarda da Verde-e-Rosa entrar, e segue em frente. Em Oswaldo Cruz, todos desembarcam, e se formam várias rodas de samba que vão se espalhando até tomar conta de todo o bairro. E como em toda boa roda de samba, a festa só termina ao amanhecer. O Pagode do Trem é uma iniciativa do movimento Acorda Oswaldo Cruz.
Vagão de trem foi sede da Portela

O Pagode do Trem foi criado na década de 20 por Paulo Benjamin de Oliveira, um dos fundadores da Portela (dizem que o berço do samba é lá!), que mais tarde adotou o nome da escola de samba como seu sobrenome. Naquela época, o objetivo não era comemorar o Dia Nacional do Samba. Os sambistas eram perseguidos pela polícia e a Portela ainda não tinha uma sede. Assim, os sambistas da escola iam ao encontro de Paulo na Estação da Central, e partiam rumo ao subúrbio. Da Central até Oswaldo Cruz, o vagão onde eles se reuniam transformava-se na sede provisória da Portela. Os sambas eram cantados, escolhidos. Tudo o que se referia à escola de samba era acertado ali. 
Fontes: http://www.horadobrasil.net e outras fontes na net.