31 outubro, 2012


Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira- Minas Gerais em 31 de outubro de 1902. Foi um grande poeta, contista e cronista brasileiro. 

31 de outubro- Dia do Saci

 Bruxinha benévola Madame Bene Amitié apresenta a  Lenda do Saci:

O Saci é um negrinho muito travesso, que anda solto pelo mundo, armando reinações de toda sorte. Possui apenas uma perna, tem as mãos furadinhas bem no centro da palma; quando carrega brasa, vem brincando com ela, fazendo  ela passar de uma para outra mão pelo furo. Traz sempre na boca um pitinho aceso, e na  cabeça uma carapuça vermelha. A força dele está na carapuça. Quem consegue tomar e esconder a carapuça de um saci fica por toda vida senhor de um escravo. O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro e originou-se entre as tribos indígenas do sul do Brasil.
O saci é um molequinho muito brincalhão! Muito arteiro! Diverte-se azedando leite, quebrando as pontas das agulhas, escondendo tesourinhas de unha, embaraçando os novelos de linha, faz o dedal das costureiras cair nos buracos, bota moscas na sopa, queima feijão que está no fogo e gora os ovos das ninhadas.
Se o saci encontra um prego, vira a ponta para cima para que espete o pé do primeiro que passa. Não contente com tanta travessura o saci também atormenta os cachorros, atropela as galinhas e persegue os cavalos no pasto. O saci não faz maldade grande, mas não há maldade pequena que não faça!  O saci adora assustar os animais e as pessoas.
 Encontra-se saci nos rodamoinhos de vento. Em todos os rodamoinhos tem saci! Fazer rodamoinhos é a principal ocupação dos sacis neste mundo. Ele pode ser capturado jogando uma peneira sobre os rodamoinhos. Mas, tem de ser uma peneira de cruzeta! Daquelas que tem duas taquaras mais largas que se cruzam bem no meio e servem para reforço.

Após a captura, deve-se retirar o capuz da criatura para garantir sua obediência e prendê-lo em uma garrafa escura com rolha. Você não deve  esquecer  de fazer uma cruzinha na rolha. Ele não escapa!
 Os Sacis nascem em brotos de bambus chamados de sacizeiros, onde vivem sete anos e, após esse tempo, vivem mais setenta e sete para atentar a vida dos homens e animais, depois morrem e viram um cogumelo venenoso ou uma orelha-de-pau.


Fontes: Monteiro Lobato - O Saci e outros livrinhos de histórias.

Dia do Saci-31 de outubro
Viva o Saci-Pererê e o Folclore Brasileiro

Bonjour, mes chers amis! Sou a Bruxinha Do Bem Madame Bene Amitié. Personagem criada com os objetivos de conhecermos e homenagearmos os imigrantes que vieram para Brasil . Pela importante contribuição que deram a construção desta nação.

E, assim como, as outras personagens deste blog, tenho também a feliz missão de incentivar à leitura e o conhecimento de nossa cultura nacional. Muitas crianças gostam da figura das bruxinhas do bem. Por ser mais uma personagem apaixonada pelo Brasil e por todo nosso folclore, os meninos e meninas encontrarão em minhas postagens a colaboração de queridos autores que contem histórias sobre mitos, lendas de todos os estados brasileiros. Que valorizem nossas festas, comemorações e toda nossa cultura popular: saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem e mula-sem-cabeça, etc. Uma bruxinha brasileira falando de nossa cultura é muito legal! Não podemos esquecer que temos no Brasil as nossas bruxas. Por exemplo, a Cuca! Quem não conhece a Cuca?! A bruxa mais famosa do folclore brasileiro! Muito destacada na maravilhosa literatura infantil de Monteiro Lobato e em diversos episódios das edições televisivas do “Sítio do Picapau Amarelo”. Com o Saci e a Cuca a criançada curte muitas aventuras assustadoras e divertidíssimas.
Convido a todas as minhas amigas bruxinhas do bem brasileiras, para com todo nosso amor pelo Brasil e pela cultura nacional, apoiarmos integralmente o Dia 31 de outubro como o Dia Saci!

19 outubro, 2012

        Dias Gomes

O teatrólogo, novelista e contista Alfredo de Freitas Dias Gomes nasceu em Salvador, na Bahia. Escreveu a primeira peça aos 15 anos, intitulada “A comédia dos moralistas”. Com ela ganhou o primeiro lugar do Concurso do Serviço Nacional de Teatro, em 1939. Em 1959, escreveu um de seus maiores sucessos, “O pagador de Promessas”. Adaptado ao cinema, foi o primeiro filme brasileiro indicado ao Oscar.

                                          




Início

                                    


Marcus Vinícius da Cruz de Melo Moraes nasceu em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro. Aos sete anos já demonstrava tendências para a literatura e aos quinze anos estreou como compositor musical. 

Formou-se advogado em 1933 e figurou nas rodas literárias dos anos 30. Em 1938 mudou-se para a Inglaterra para estudar língua e literatura inglesas na Universidade de Oxford. 
Com o início da Segunda Guerra Mundial, retornou ao Brasil e, apaixonado pela sétima arte, atuou como critico de cinema no Jornal A Manhã. Entrou para o Itamaraty para seguir carreira diplomática e exerceu o cargo de vice-cônsul no exterior. Ao lado de Alberto Cavalcante e Oregon Santacella viajou ao México, onde criou o Bureau Interamericano de Arte para divulgação de material literário e artísitico dos países hispano-americanos.

Em 1969 seu mandato como diplomata foi cassado pelo AI-5 e aposentado compulsoriamente pelo Itamaraty. A partir de então, voltou ao jornalismo e inaugurou uma nova fase de sua carreira de compositor, estabelecendo uma longa e definitiva parceria com o compositor e violonista Toquinho. Foram 11 anos de trabalho, com dezenas de discos gravados, muitos shows e apresentações no exterior.

Faleceu em 9 de julho de 1980, no Rio de Janeiro. 
Algumas obras: Forma e exegese, Novos poemas, Poemas, sonetos e baladas, Para viver um grande amor, O operário em construção e outros poemas, Orfeu da Conceição, A arca de Noé (disco), 10 anos de Toquinho e Vinícius (disco), Drummond e Vinícius (disco). Toquinho, Vinícius e amigos (disco).

“Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo/ E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo /Com o lápis em torno da mão me dou uma luva /E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva /.../” - Aquarela, parceria de Vinícius de Moraes com o compositor Toquinho. 

logoVinicius de Morais

11 outubro, 2012


Amigos e amigas, temos hoje uma surpresa maravilhosa!!!   Apresentamos a nova personagem da Biblioteca Infantil Grandes Autores:
 Fada Ana Luz 
 Superlegal! Eu, ( Palhacinha Marronzinha), a Bruxinha Madame Bene Amitié e a Fadinha Ana Luz participaremos  de muitas  postagens aqui no nosso Blog!!!

Seja bem-vinda Fada Ana Luz!!!! 




10 outubro, 2012






A importância da Educação Infantil




O mundo todo desperta-se para a importância da educação infantil. Até pouco tempo atrás esse ensino era tido como de menor importância.

Hoje, sabemos que a estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro. Desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado.

Uma outra concepção é o desenvolvimento da autonomia, considerando, no processo de aprendizagem, que a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive. Entender a função de brincar no processo educativo é conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social. A brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral, escrita, e da matemática.

Acompanhando a implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de assessorar as escolas, elaborou referenciais para um ensino de qualidade da educação básica, os chamados Parâmetros Curriculares Nacionais.

Os Parâmetros não têm caráter obrigatório e servem de orientação às escolas públicas e particulares. Os Parâmetros, assessorando a competência profissional, contribuem para a elaboração de currículos de melhor nível, mais ajustados à realidade do ensino.

Os “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Infantil” propõem critérios curriculares para o aprendizado em creche e pré-escola. Buscam a uniformização da qualidade desse atendimento. Os Parâmetros indicam as capacidades a serem desenvolvidas pelas crianças: de ordem física, cognitiva, ética, estética, afetiva, de relação interpessoal, de inserção social e fornecem os campos de ação. Nesses campos são especificados o conhecimento de si e do outro, o brincar, o movimento, a língua oral e escrita, a matemática, as artes visuais, a música e o conhecimento do mundo, ressaltando a construção da cidadania.

O então ministro da Educação, Paulo Renato Souza, ao se referir aos Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental, ponderou: “Passamos a oferecer a perspectiva de que as creches passem a ter um conteúdo educacional e deixem de ser meros depósitos de crianças. Em todo o mundo está havendo a preocupação de desenvolver a criança desde o seu nascimento”.

Dados de 1998, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 25% da população de zero a 6 anos freqüentam creche ou pré-escola. São 5,5 milhões de crianças de um total de 21,3 milhões.

A educação infantil é definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como parte da educação básica, mas não da educação obrigatória. A lei define, também, nas disposições transitórias, a passagem das creches para o sistema educacional. O Ministério da Educação (MEC) determinou que, a partir de janeiro de 1999, todas as creches do País deveriam estar credenciadas nos sistemas educacionais.

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, cabe aos sistemas municipais a responsabilidade maior por esses atendimento. A Constituição da República diz que “A educação é direito de todos e dever do Estado”. A emenda constitucional n.º 14/96 alterou dispositivos relativos à educação e estabeleceu que a educação infantil é atribuição prioritária dos municípios.

A educação infantil tem-se revelado primordial para uma aprendizagem efetiva. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar futuro, propiciando à criança resultados superiores ao chegar ao ensino fundamental.

A educação infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem,  aquela  que deixa a criança pronta para aprender.


Autoria do texto: Izabel Sadalla Grispino

* Supervisora de ensino aposentada.        

(Publicado em julho/2006)



Casa de Rui Barbosa

 Já está aberta ao público, no Museu Casa de Rui Barbosa, a intervenção museológica "Modos de vestir na belle époque carioca". Venha conhecer os personagens e os figurinos que povoavam as ruas do Rio de Janeiro no início do século XX.

A exposição permanece no Museu até o dia 8 de novembro nos seguintes horários: 3ª a 6ª, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 14 às 18h e toda última terça-feira do mês até às 20h. A entrada custa R$2,00 (menores de 10 anos e maiores de 65 anos não pagam ingresso) e é franca aos domingos.



 

Foto

Ministério do Turismo
Notícias do Turismo

A mais tradicional festa alemã do país começa hoje em Blumenau, Santa Catarina, para a 29 edição da Oktoberfest o tema escolhido é "Venha para a festa alemã mais esperada das Américas" Para marcar o início do evento acontece o tradicional desfile com carros alegóricos, bandas e grupos folclóricos na Rua XV de Novembro, centro da cidade. http://miud.in/1ucP

Foto: Divulgação/MTur


Evento filantrópico e cultural da Biblioteca Infantil Grandes Autores

 Dia 30 de setembro de 2012, na Casa de Repouso São Francisco de Paula.

Palhacinha Marronzinha-Homenagem a Carmem Miranda




Com a participação da minha filha Ana Cristina com sua personagem Fadinha Ana e do grupo musical do professor Araújo, a Palhacinha Marronzinha se apresentou para os idosos e fez uma homenagem a querida Carmem Miranda. Cantando e dançando as músicas mais famosas da Carmem, com muito humor, mas principalmente com muito respeito com esta grande cantora que tanto prestigiou o Brasil.



Os queridos idosos se divertiram muito com a Palhacinha Marronzinha e com a Fadinha Ana






ACUCA-Associação Cultural do Camorim


A Associação Cultural do Camorim (Ação Social) está necessitando de doações de roupas de capoeira para seus alunos (adultos e crianças) do Grupo de Capoeira Quilombo do Camorim.

Tamanho: pequeno, médio e grande.

Contados: Professor Adilson - telefone: 8765-9939



UNESCO na rede - Brasília, Brazil
"Uma vez  que as guerras se iniciam nas mentes dos homens, é nas mentes dos homens que devem ser construídas as defesas da paz."
www.unesco.org/brasilia

UNESCO
http://www.facebook.com/unesconarede


Professor, inscreva uma experiência que ajudou a melhorar a qualidade de ensino nas salas de aula.

Participe do 6º Prêmio Professores do Brasil que irá premiar as melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas.http://bit.ly/premio_prof

Bom dia, amigos do Rio de Janeiro! Bom dia irmãos de Pátria de todo nosso amado Brasil! Bom dia, amigos do exterior! Tenham todos um dia repleto de paz e realizações! Fé em Deus!

Foto: Bom dia, amigos do Rio de Janeiro! Bom dia, amigos de outros estados brasileiros e do exterior! Tenham todos um dia de muita paz e realizações! Fé em Deus!

05 outubro, 2012

5 de outubro- Dia das aves


DIA DAS AVES: WORKSHOP DE FOTOGRAFIA, NO RJ - Amantes de aves podem participar de curso sobre fotografia de pássaros promovido por João Guilherme Quental em uma pousada de Petrópolis, entre os dias 19 e 21/10: http://abr.io/4n9S Foto: João Quental

04 outubro, 2012

Amazônia

Foto

Amazonia

Foto

Projeto Tamar - Tartarugas Marinhas








Ministério do Turismo

Porto Alegre



Hoje na História

A Catedral Metropolitana de Porto Alegre teve sua conclusão em 1986, tendo arquitetura inspirado na Renascença Italiana. Possui três painéis de mosaico na fachada feitos nas oficinas do Vaticano. 

Foto: Alfonso Abraaham
Foto: de Adoro Frases Inteligentes
Foto: de Templo Cultural Delfos
Imagem:Templo Cultural Delfos
Foto: de Borboletas sempre voltam original

Orquestra Sinfônica Brasileira há 24 minutos (horário desta postagem:20:53)
Público na Praia de  Copacabana

Foto: Melhores Frases
Fundação Biblioteca Nacional


foto: Saúde da Família Cordeiros
Ministério da Saúde

Campanha de combate ao cancêr de mama


O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O governo brasileiro, por meio do Inca, passou a integrar a mobilização a partir de 2010http://ow.ly/edzfV 

Participe da campanha e demonstre seu apoio através das redes sociais. Baixe o avatar, o background e a capa disponibilizada pelo 
Ministério da Saúde e ajude a combater o câncer de mamahttp://ow.ly/edzyG


Fique atenta às alterações, como nódulos nas mamas e axilas, além de mudanças no tamanho e formato das mamas e do bico do seio. A prevenção é a melhor forma de combater o câncer de mama. Faça parte da campanha! #Façamamografia
Bom dia, queridos amigos cariocas!!! Bom dia, minha amada cidade do Rio de Janeiro!!! Bom dia, queridos amigos de outras cidades brasileiras!!! Bom dia, queridos amigos do exterior!!!

Tenham todos um lindo dia repleto de paz, realizações e amor!!!

03 outubro, 2012

03 de outubro- Data do nascimento do grande cantor brasileiro Zé Ramalho

Nasce em Brejo do Cruz - PB, em 03 de outubro de 1949, José Ramalho Neto, filho de Estelita Torres Ramalho (professora primária) e de Antônio de Pádua Pordeus Ramalho (seresteiro).

Viveu em Brejo do Cruz até os dois anos. Perdeu o pai afogado em um açude do sertão. O avô o "tomou" para criar. Daí veio o amor pelo avô e pai, consagrado como Avôhai.


1952 / 1960 Tempo em que a família Ramalho (Avôhai, avó Soledade, Maria, Terezinha, Inês, Zélia, mais o tio Nonato) caminhou rumo à capital e ao curso superior que o patriarca desejou para os filhos e o neto. A ele estava reservado o posto de médico da família. Grande parte da infância foi passada em Campina Grande.


1961 / 1970 Estabelecidos em João Pessoa, ele começa a participar dos "conjuntos de baile" da Jovem Guarda. Esta experiência lhe deu noções do profissionalismo que demonstra até hoje. As influências musicais surgiram aí. Através das versões de Renato Barros, Leno e Lílian, Roberto Carlos & Erasmo Carlos e Golden Boys. Ele toma conhecimento dos lançamentos dos Beatles e a partir daí desperta para The Rolling Stones, Pink Floyd e Bob Dylan.



1974- Participa da trilha sonora do filme "Nordeste: Cordel, Repente e Canção" da cineasta Tânia Quaresma. Descobre seus próprios rastros da passagem do cangaço e se sente influenciado pela linguagem dos cantadores, emboladores, violeiros, rabequeiros do sertão. A partir daí inventa sua maneira de compor, que até então continha os elementos de rock e dos forrós de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, que tanto ouviu na infância de sertanejo. Naturalmente ocorre a fusão-transformação e ele, sem se aperceber, acha a fórmula que lhe dará a escrita característica ramalheana.

Como influências literárias, carrega Drummond e Vinicius desde a juventude.
- Grava o Lp "Paêbiru" ao lado de Lula Côrtes pela gravadora Rozenblit- selo Mocambo. Toca vários instrumentos. O disco é divido nos elementos água, terra, fogo e ar. É um cult e raridade até hoje. Há muito de Pink Floyd, sertão e viagens.


Autoria do texto:
http://www.zeramalho.com.br/sec_biografia.php?page=7&ordem=DESC