28 março, 2012

Millôr Fernandes


L.I.V.R.O


Existe entre nós, muito utilizado, mas que vem perdendo prestígio por falta de propaganda dirigida, e comentários cultos, embora seja superior a qualquer outro meio de divulgação, educação e divertimento, um revolucionário conceito de tecnologia de informação. Chama-se de Local de Informações Variadas, Reutilizáveis e Ordenadas - L.I.V.R.O.
L.I.V.R.O. que, em sua forma atual, vem sendo utilizado há mais de quinhentos anos, representa um avanço fantástico na tecnologia. Não tem fios, circuitos elétricos, nem pilhas. Não necessita ser conectado a nada, ligado a coisa alguma. É tão fácil de usar que qualquer criança pode operá-lo. Basta abri-lo!

Cada L.I.V.R.O. é formado por uma seqüência de folhas numeradas, feitas de papel (atualmente reciclável), que podem armazenar milhares, e até milhões, de informações. As páginas são unidas por um sistema chamado lombada, que as mantém permanentemente em seqüência correta. Com recurso do TPO - Tecnologia do Papel Opaco - os fabricantes de L.I.V.R.O.S podem usar as duas faces (páginas) da folha de papel. Isso possibilita duplicar a quantidade de dados inseridos e reduzir os custos à metade!

Especialistas dividem-se quanto aos projetos de expansão da inserção de dados em cada unidade. É que, para fazer L.I.V.R.O.S com mais informações, basta usar mais folhas. Isso porém os torna mais grossos e mais difíceis de ser transportados, atraindo críticas dos adeptos da portabilidade do sistema, visivelmente influenciados pela nanoestupidez.

Cada página do L.I.V.R.O. deve ser escaneada opticamente, e as informações transferidas diretamente para a CPU do usuário, no próprio cérebro, sem qualquer formatação especial. Lembramos apenas que, quanto maior e mais complexa a informação a ser absorvida, maior deverá ser a capacidade de processamento do usuário. Vantagem imbatível do aparelho é que, quando em uso, um simples movimento de dedo permite acesso instantâneo à próxima página. E a leitura do L.I.V.R.O. pode ser retomada a qualquer momento, bastando abri-lo. Nunca apresenta “ERRO FATAL DE SENHA“, nem precisa ser reinicializado. Só fica estragado ou até mesmo inutilizável quando atingido por líquido. Caso caia no mar, por exemplo. Acontecimento raríssimo, que só acontece em caso de naufrágio.

O comando adicional moderno chamado ÍNDICE REMISSIVO, muito ajudado em sua confecção pelos computadores (L.I.V.R.O. se utiliza de toda tecnologia adicional), permite acessar qualquer página instantaneamente e avançar ou retroceder na busca com muita facilidade. A maioria dos modelos à venda já vem com esse FOFO (softer) instalado.

Um acessório opcional, o marcador de páginas, permite também que você acesse o L.I.V.R.O. exatamente no local em que o deixou na última utilização, mesmo que ele esteja fechado. A compatibilidade dos marcadores de página é total, permitindo que funcionem em qualquer modelo ou tipo de L.I.V.R.O. sem necessidade de configuração. Todo L.I.V.R.O. suporta o uso simultâneo de vários marcadores de página, caso o usuário deseje manter selecionados múltiplos trechos ao mesmo tempo. A capacidade máxima para uso de marcadores coincide com a metade do número de páginas do L.I.V.R.O.

Pode-se ainda personalizar o conteúdo do L.I.V.R.O., por meio de anotações em suas margens. Para isso, deve-se utilizar um periférico de Linguagem Apagável Portátil de Intercomunicação Simplificada - L.A.P.I.S. Elegante, durável e barato, L.I.V.R.O. vem sendo apontado como o instrumento de entretenimento e cultura do futuro, como já foi de todo o passado ocidental. São milhões de títulos e formas que anualmente programadores (editores) põem à disposição do público utilizando essa plataforma.

E, uma característica de suprema importância: L.I.V.R.O. não enguiça!

Millôr Fernandes morre aos 88 anos no Rio de Janeiro http://www.cultura.rj.gov.br

O escritor, jornalista e dramaturgo Millôr Fernandes morreu, aos 88 anos, na noite desta terça-feira (27/03), em casa, no bairro de Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele sofreu falência múltipla dos órgãos e parada cardíaca.

A carreira precoce do carioca começou ainda aos 10 anos, quando vendeu sua primeira ilustração para O Jornal do Rio de Janeiro. Com 14 anos, começou a trabalhar como jornalista e, aos 19, foi contratado pela renomada revista O Cruzeiro. No começo, ele assinava seus textos na coluna Pif-Paf com o pseudônimo de Vão Gogo. Foi somente em 1962 que adotou a assinatura Millôr. Em 1969, tornou-se um dos fundadores do jornal de humor O Pasquim.

Como dramaturgo, seu primeiro sucesso de público foi Pigmaleoa, encenada em 1962, no Teatro do Rio, com direção de Adolfo Celi. Paralelamente ao trabalho de jornalista, se dedicou a traduzir alguns clássicos da literatura e da dramaturgia ao português, entre eles Sófocles, Shakespeare, Molière, Brecht e Tennessee Williams.

O velório está marcado para quinta-feira, dia 29, das 10h às 15h, no cemitério Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária. Em seguida, o corpo será cremado.

Autoria do texto:http://www.cultura.rj.gov.br/materias/millor-fernandes-morre-aos-88-anos-no-rio-de-janeiro
Palhaço Piolin

fonte desta imagem: diarinho.com.br

Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir. Denominado o "Rei dos Palhaços", o senhor Abelardo Pinto morreu em 1973 e era conhecido no meio circense e no Brasil como o palhaço Piolin (era magro feito um barbante e daí a origem do apelido). Como Carequinha, Piolin trabalhou em circo desde sempre. Admirado pela intelectualidade brasileira, participou ativamente de vários movimentos artísticos, entre eles, a Semana de Arte Moderna de 1922
.

"O circo não tem futuro, mas nós, ligados a ele, temos que batalhar para essa instituição não perecer" Frase dita por Piolin, pouco antes de morrer .

Frase dita por Piolin, poucoantes de morrer

Fonte: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/circo (Leia e pesquise informações sobre o circo e outros temas variados, no ibgeteen)


http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/circo/home.html

O dia do circo-27 de março

Como surgiu o circo

É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia.

Conta-se ainda que no ano 108 a.C aconteceu uma enorme celebração para dar as boas-vindas a estrangeiros recém-chegados em terras chinesas. Na festa, houve demonstrações geniais de acrobacias. A partir de então, o imperador ordenou que sempre se realizassem eventos dessa ordem. Uma vez ao ano, pelo menos.

Também no Egito, há registros de pinturas de malabaristas. Na Índia, o contorcionismo e o salto são parte integrante dos espetáculos sagrados. Na Grécia, a contorção era uma modalidade olímpica, enquanto os sátiros já faziam o povo rir, numa espécie de precursão aos palhaços.

O circo moderno
A estrutura do circo como o conhecemos hoje teve sua origem em Londres, na Inglaterra. Trata-se do Astley's Amphitheatre, inaugurado em 1770, pelo oficial inglês da Cavalaria Britânica, Philip Astley.

O anfiteatro tinha um picadeiro com uma arquibancada próxima e sua atração principal era um espetáculo com cavalos. O oficial percebeu, no entanto, que só aquela atração de cunho militar não segurava o público e passou a incrementá-la com saltimbancos, equilibristas e palhaços.

O palhaço do lugar era um soldado, que entrava montado ao contrário e fazia mil peripécias. O sucesso foi tanto, que adaptaram novas situações.

Era o próprio oficial Astley quem apresentava o show, vindo daí a figura do mestre de cerimônias.

O circo contemporâneo
Circo contemporâneo é o que se aprende na escola. Fenômeno conseqüente das mudanças de valores na sociedade e suas novas necessidades. Grande parte dos profissionais do circo mandaram seus filhos para a universidade, fazendo com que as novas gerações da lona trabalhem mais na administração.

Em fins dos anos 70, começam a aparecer as primeiras escolas de circo, no mundo inteiro. Na França, a primeira a surgir foi a Escola Nacional de Circo Annie Fratellini, em 1979, com o apoio do governo francês.

No Canadá, artistas performáticos têm aulas com ginastas e, em 1981, é criada uma escola de circo para atender à necessidade desses novos acrobatas.

Interessante lembrarmos, no entanto, que essa importância que o circo assume no mundo capitalista já era cultivada na ex-URSS, desde a década de 20. Data de 1921 a criação de uma escola de circo na União Soviética, que coloca o circo no patamar de arte, com inovação dos temas e das formas de apresentação.

Escolas e grupos brasileiros
No Brasil, a primeira escola de circo foi criada em São Paulo, em 1977, com o nome de Piolin (que é também o nome de um grande palhaço brasileiro). Funcionava no estádio do Pacaembu.

No Rio de Janeiro, surge em 1982 a Escola Nacional de Circo, abrindo oportunidades para jovens de todas as classes e vindos de diferentes regiões do país. Eles aprendem as novas técnicas circenses e, uma vez formados, montam seus próprios grupos ou vão trabalhar no exterior.

São muitos os grupos espalhados pelo Brasil afora. Citamos a Intrépida Trupe, os Acrobáticos Fratelli e a Nau de Ícaros.

Autoria do texto:http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/circo/home.html

Links: http://www.centraldocirco.art.br/






24 março, 2012

Escolinha do Professor Raimundo


Vídeo com Chico Anysio e Rogério Cardoso (Personagem Rolando Lero).

O grande mestre Chico Anysio (falecido em: 23/03/2012) e seu amigo Rogério Cardoso (falecido em:24/07/2003) Grandes humoristas, que por toda alegria que nos transmitiram, estarão sempre guardados com muito carinho em nossos corações.



http://www.academia.org.br/

24 de março - Data do Nascimento do Poeta Brasileiro Olegário Mariano





Biografia


Terceiro ocupante da Cadeira 21, eleito em 23 de dezembro de 1926, na sucessão de Mário de Alencar e recebido pelo Acadêmico Gustavo Barroso em 20 de abril de 1927. Recebeu o Acadêmico Guilherme de Almeida.
Olegário Mariano (O. M. Carneiro da Cunha), poeta, político e diplomata, nasceu em Recife, PE, em 24 de março de 1889, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 28 de novembro de 1958.
Era filho de José Mariano Carneiro da Cunha, herói pernambucano da Abolição e da República, e de Olegária Carneiro da Cunha. Fez o primário e o secundário no Colégio Pestalozzi, na cidade natal, e cedo se transferiu para o Rio de Janeiro. Freqüentou a roda literária de Olavo Bilac, Guimarães Passos, Emílio de Meneses, Coelho Neto, Martins Fontes e outros. Estreou na vida literária aos 22 anos com o volume Angelus, em 1911. Sua poesia falava de neblinas, de cismas e de sofrimentos, perfeitamente identificada com os preceitos do Simbolismo, já em declínio.
Foi inspetor do ensino secundário e censor de teatro. Representou o Brasil, em 1918, como secretário de embaixada à Bolívia, na Missão Melo Franco. Foi deputado à Assembléia Constituinte que elaborou a Carta de 1934. Em 1937, ocupou uma cadeira na Câmara dos Deputados. Foi ministro plenipotenciário nos Centenários de Portugal, em 1940; delegado da Academia Brasileira na Conferência Interacadêmica de Lisboa para o Acordo Ortográfico de 1945; embaixador do Brasil em Portugal em 1953-54. Exerceu o cargo de oficial do 4o Ofício de Registro de Imóveis, no Rio de Janeiro, tendo sido antes tabelião de Notas.
Em concurso promovido pela revista Fon-Fon, em 1938, Olegário Mariano foi eleito, pelos intelectuais de todo o Brasil, Príncipe dos Poetas Brasileiros, em substituição a Alberto de Oliveira, detentor do título depois da morte de Olavo Bilac o primeiro a obtê-lo.
Além da obra poética iniciada em livro em 1911, e enfeixada nos dois volumes de Toda uma vida de poesia (1957), publicados pela José Olympio, Olegário Mariano publicou durante anos, nas revistas Careta e Para Todos, sob o pseudônimo de João da Avenida, uma seção de crônicas mundanas em versos humorísticos, mais tarde reunidas em dois livros: Bataclan e Vida Caixa de brinquedos.
Sua poesia lírica é simples, correntia, de fundo romântico, pertinente à fase do sincretismo parnasiano-simbolista de transição para o Modernismo. Ficou conhecido como o “poeta das cigarras”, por causa de um de seus temas prediletos.


Bibliografia
Obras: Angelus (1911); Sonetos (1921); Evangelho da sombra e do silêncio (1913); Água corrente, com uma carta prefácio de Olavo Bilac (1917); Últimas cigarras (1920); Castelos na areia (1922); Cidade maravilhosa (1923); Bataclan, crônicas em verso (1927); Canto da minha terra (1931); Destino (1931); Poemas de amor e de saudade (1932); Teatro (1932); Antologia de tradutores (1932); Poesias escolhidas (1932); O amor na poesia brasileira (1933); Vida Caixa de brinquedos, crônicas em verso (1933); O enamorado da vida, com prefácio de Júlio Dantas (1937); Abolição da escravatura e os Homens do Norte, conferência (1939); Em louvor da língua portuguesa (1940); A vida que já vivi, memórias (1945): Quando vem baixando o crepúsculo (1945); Cantigas de encurtar caminho (1949); Tangará conta histórias, poesia infantil (1953); Toda uma vida de poesia, 2 vols. (1957).


Textos Escolhidos


DO MEU TEMPO...
Quando eu era menino e tinha cheia
A alma de sonhos bons e, fugidio,
Como a abelha que voa da colmeia,
Andava a errar do canavial bravio;
Quando em noites de junho o luar macio
Punha um lençol de rendas sobre a areia,
Tiritava de medo ouvindo o pio
Da coruja mais lúgubre da aldeia.
Feliz! Bendita essa primeira idade!
Andava como quem anda sonhando
De olhos abertos, com a felicidade.
Dormia tarde e enquanto eu não dormia,
Mamãe rezava o padre-nosso e quando
Me mandava rezar, eu não sabia.
(Sonetos, 1912.)

O MEU RETRATO
Sou magro, sou comprido, sou bizarro,
Tendo muito de orgulho e de altivez.
Trago a pender dos lábios um cigarro,
Misto de fumo turco e fumo inglês.
Tenho a cara raspada e cor de barro.
Sou talvez meio excêntrico, talvez.
De quando em quando da memória varro
A saudade de alguém que assim me fez.
Amo os cães, amo os pássaros e as flores.
Cultivo a tradição da minha raça
Golpeada de aventuras e de amores.
E assim vivo, desatinado e a esmo.
As poucas sensações da vida escassa
São sensações que nascem de mim mesmo.
(Evangelho da sombra e do silêncio, 1912.)


A CIGARRA QUE FICOU
Depois de ouvir por tanto tempo, a fio,
As cigarras, bem perto ou nas distâncias,
Só me ficou no coração vazio
A saudade de antigas ressonâncias...
Todas se foram... bando fugidio
Em busca do calor de outras estâncias,
Carregando nas asas como um rio
Leva nas águas - seus desejos e ânsias...
E ainda cantaram na hora da partida:
Era um clamor dentro da madrugada...
Essa, entretanto, desgarrou daquelas,
E entrou, tonta de luz, na minha vida,
Porque sabia que era a mais amada,
E cantava melhor que todas elas...
(Últimas cigarras, 1920.)

AS VOZES DA NATUREZA
As vozes que nos vêm da natureza
Traduzem sempre um mútuo sentimento.
Cantam as frondes pela voz do vento,
Pelo manancial canta a represa.
Pelas estrelas canta o firmamento
Nas suas grandes noites de beleza.
Cada nota a outra nota vive presa,
É um pensamento de outro pensamento.
Pelas folhas murmura a voz da estrada,
Pelos salgueiros canta a água parada
E o amigo sol, apenas se levanta,
Jogando o manto de ouro ao céu deserto,
Chama as cigarras todas para perto,
Que é na voz das cigarras que ele canta.
(Últimas cigarras, 1920.)


CONSELHO DE AMIGO
Cigarra! Levo a ouvir-te o dia inteiro,
Gosto da tua frívola cantiga,
Mas vou dar-te um conselho, rapariga:
Trata de abastecer o teu celeiro.
Trabalha, segue o exemplo da formiga,
Aí vem o inverno, as chuvas, o nevoeiro,
E tu, não tendo um pouso hospitaleiro,
Pedirás... e é bem triste ser mendiga!
E ela, ouvindo os conselhos que eu lhe dava
(Quem dá conselhos sempre se consome...)
Continuava cantando... continuava...
Parece que no canto ela dizia:
- Se eu deixar de cantar morro de fome...
Que a cantiga é o meu pão de cada dia.
(Últimas cigarras, 1920.)


AS ALMAS DAS CIGARRAS
As cigarras morreram... Todavia
Sinto um leve rumor tranqüilo e lento
Que vai, de ramaria em ramaria,
Lento e tranqüilo como o pensamento.
.
As cigarras não são, porque, outro dia,
Vi que soltavam o último lamento...
E o vento? Deve ser a alma do vento
Que entre os ramos das árvores cicia...
Entretanto o rumor parece eterno...
Agora que as estrelas se acenderam,
Vibra num coro, em serenata, ao luar...
Contam os lavradores que, no inverno,
As almas das cigarras que morreram
Ressuscitam nas folhas a cantar.
(Últimas cigarras, 1920.)


A ÚLTIMA CIGARRA
Todas cantaram para mim. A ouvi-las,
Purifiquei meu sonho adolescente,
Quando a vida corria doidamente
Como um regato de águas intranqüilas.
Diante da luz do sol que eu tinha em frente,
Escancarei os braços e as pupilas.
Cigarras que eu amei! Para possui-las,
Sofri na vida como pouca gente.
E veio o outono... Por que veio o outono ?
Prata nos meus cabelos... Abandono...
Deserta a estrada... Quanta folha morta!
Mas, no esplendor do derradeiro poente,
Uma nova cigarra, diferente;
Como um raio de sol, bateu-me à porta.
(Últimas cigarras, 1920.)


DESTINO
Aquela voz era intranqüila. Trago-a
No ouvido ainda ininterruptamente:
Voz de alma que sofreu, voz de vivente,
Desoladora e trêmula de mágoa.
Era o rio da Vida; a água paciente
Que, arrastando calhaus, de frágua em frágua
Ora beijava a sombra na corrente,
Ora abraçava o Sol com os braços de água.
Deus te leve, água pura e fresca!... A treva
Não te interrompa a marcha transitória,
Porque o Destino ingrato que te leva
Para o vale florido ou o amplo deserto,
É o mesmo que me arrasta o passo incerto
Para o despenhadeiro ou para a Glória.
(Destino, 1931.)


LÍNGUA PORTUGUESA
Da avena dos pastores, da harmonia
Que o vento imprime às palmas das palmeiras,
Do bramido do mar e das cachoeiras,
Da voz que impreca à voz que balbucia;
Do sol que fala quando nasce o dia,
Do luar que enche de unção as cordilheiras,
Vem este claro idioma, que é poesia
E alma das gentes luso-brasileiras.
Rumor de asas de abelha, um ruído apenas...
Doce afago de arminhos e de penas,
Perdão, queixume, lágrima, reclamo,
Ou grito estuante de alma incompreendida,
Do desgraçado: "Eu te condeno, ó vida!"
Do poeta que sofreu: "Ó vida, eu te amo!"
(O enamorado da vida, 1937.)


ARREPENDIMENTO
Deste amor torturado e sem ventura
Resta-me o alívio do arrependimento.
O pouco que me deste de ternura
Não vale o que te dei de encantamento.
Abri para o teu sonho o firmamento,
Semeei de estrelas tua noite escura.
Dei-te alma, exaltação e sentimento.
Fiz de um bloco de pedra uma criatura.
Hoje, ambos à mercê de sorte avessa,
Se para te esquecer luto e me esforço,
Manda-me o coração que não te esqueça.
Padecemos idêntico suplício:
Tu - corroída de pena e de remorso,
Eu - com vergonha do meu sacrifício.
(Cantigas de encurtar caminho, 1949.)


ASPIRAÇÃO
Deve ser bom morrer numa noite como essa!
Beber a luz do luar e sentir-lhe a embriaguez.
Quando se sofre assim, a morte é uma promessa...
Vou tentar ser feliz pela última vez.
Foi diferente a minha vida. Andou depressa.
O que fiz, o destino inclemente desfez.
Quando o amor se dilui e a saudade começa,
Talvez a morte seja um consolo... talvez.
Serei no céu pastor de estrelas... Entre os dedos
Prenderei um punhado delas, uma a uma,
E ao som da avena que um pastor-poeta me deu,
A lua se desmanchará sobre os rochedos,
Para que eu veja nela, em seu vulto de espuma,
A mulher que foi sombra e ... desapareceu.
(Cantigas de encurtar caminho, 1949.)


http://www.academia.org.br/




http://www.blog.saude.gov.br

Dia Mundial de Combate à Tuberculose -24 de março






Foto: Mehau Kulyk/Science Photo Library/Corbis

De um dia para o outro você começa a tossir. Pode pensar que está gripado ou com alergia, mas há algo diferente. Na hora do “cof, cof” uma secreção é expelida, mas a priori nada que seja necessária a atenção. Você toma remédios para tosse e ela não passa e depois de três semanas a intensidade aumenta e no lugar da secreção aparece sangue ou pus. É… Este é um forte indício de que você pode estar com tuberculose. Algumas pessoas não apresentam sintomas da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns meses (e até anos). Contudo, na maioria dos infectados, os sinais e sintomas são mais frequentemente visíveis.

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2010 foram diagnosticados e notificados 6,2 milhões de casos de tuberculose no mundo, sendo 5,4 milhões de casos novos. A Índia e a China representam 40% dos casos notificados e o Brasil está entre os 22 países que concentram 82% dos casos de tuberculose no mundo.

As metas internacionais estabelecidas pela OMS e pactuadas pelo governo brasileiro são de descobrir 70% dos casos de tuberculose estimados e curá-los em 85%. A tuberculose ainda é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. Está intimamente ligada à pobreza e à má distribuição de renda, além do estigma que implica na não adesão dos portadores e/ou familiares/contactantes. O surgimento da epidemia de AIDS e o aparecimento de focos de tuberculose multirresistente agravam ainda mais o problema da doença no mundo.

Para combater a doença o Ministério da Saúde vai lançar uma campanha para conscientizar a população sobre cuidados e tratamentos para enfrentamento à enfermidade.

Entenda a doença – A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Ela afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A transmissão da tuberculose acontece de pessoa para pessoa. Ou seja, ao falar, o portador da doença expele pequenas gotas de saliva que contêm agente infeccioso que pode se aspirado por outro indivíduo e assim contaminá-lo. Junto com o desconforto da tosse, também aparece um cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) – se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a prevenção e o tratamento para a doença. Durante o período de vacinação a BCG serve para imunizar as crianças. O tratamento para as pessoas que possuem a tuberculose é feito à base de antibióticos 100% eficaz. Durante os dez primeiros dias de tratamento os sintomas da doença são minimizados, no entanto, não pode haver abandono. A cura leva seis meses, e em alguns casos o paciente acaba desistindo antes do tempo. Para evitar o abandono do tratamento é importante que o paciente seja acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados.

Ações do Ministério da Saúde – Em 1996 o Ministério lançou o Plano Emergencial para o Controle da Tuberculose, recomendando a implantação da Estratégia do Tratamento Diretamente Observado (DOTS) para o controle da Tuberculose no Brasil, sendo formalmente oficializado em 1999 por intermédio do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT). Esta estratégia continua sendo uma das prioridades para que o País atinja a meta de curar 85% dos doentes, diminuindo a taxa de abandono a menos de 5%, evitando o surgimento de bacilos resistentes e possibilitando um efetivo controle da tuberculose no país.

Considerada como prioridade pelo governo federal desde 2003, a doença sempre esteve contemplada nas principais pactuações nacionais, como no Pacto pela Saúde, Mais Saúde, Programação das Ações de Vigilância em Saúde, Pacto da Atenção Básica e, mais recentemente, na Agenda Estratégica da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).

Histórico – Segundo algumas evidências, a tuberculose existe desde os tempos pré-históricos. Foram encontrados esqueletos de múmias do antigo Egito (3000 a.C.) e, mais recentemente, uma múmia pré-colombiana no Peru com sinais da doença. Várias tentativas de tratamento foram feitas, desde a ingestão de preparados exóticos até a utilização de sangrias e a indução de vômitos. Alguns pacientes eram proibidos até mesmo de falar ou rir e ficavam deitados sem poder se movimentar.

Em 1882, o famoso bacteriologista alemão Robert Koch identificou o agente causador da enfermidade, a bactéria Mycobacterium tuberculosis, também chamada de Bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor. Em 1908, os cientistas Albert Calmette e Camille Guérin conseguiram isolar uma cepa do bacilo da tuberculose para produzir culturas vivas atenuadas a serem usadas como vacina. A cepa recebeu o nome de Bacilo Calmette-Guérin, de onde surgiu o nome “BCG”. Foi aplicada pela primeira vez em crianças em 1921.

No Brasil e em outros 21 países em desenvolvimento, a tuberculose é um importante problema de saúde pública. Nesses países encontram-se 80% dos casos mundiais da doença. Segundo estimativas, cerca de um terço da população mundial está infectada com o Mycobacterium tuberculosis, com o risco de desenvolver a enfermidade.

Vale ressaltar que somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis possuem apenas caráter educativo.

Ilana Paiva / Blog da Saúde

23 março, 2012


ANA celebra vários acordos no Dia Mundial da Água


http://www2.ana.gov.br/

Ministra Izabella Teixeira diz que sem parcerias é impossível avançar na agenda

A Agência Nacional de Águas (ANA) celebrou as parcerias no evento do Dia Mundial da Água, ontem (22), na Torre de TV em Brasília. Entre os documentos assinados estão a carta de intenção entre a ANA, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), para aumentar a articulação entre os países que dividem a bacia amazônica, e os arranjos institucionais para conservação da bacia hidrográfica do ribeirão Pipiripau, entre ANA, Secretaria de Estado de Agricultura do DF (Seagri-DF), Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (CN-Sesi) e Adasa.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que há muitos desafios para água para os próximos 20 anos. A Rio+20 vai permitir revisitar os últimos 20 anos e definir os próximos na discussão de recursos ambientais, mudanças climáticas e biodiversidade. Segundo a ministra, “nesses 20 anos tivemos resultados excepcionais, mas nós temos que ter uma ambição maior do que aquilo que já conquistamos. Isso é essencial para que a gente possa avançar em temas como as mudanças do clima e outros temas globais”. “Tenho o desafio de fazer desta uma agenda inovadora, incluindo as mudanças climáticas, e podemos fazer de Brasília um modelo na preservação de mananciais”, comenta ao se referir às parcerias para o programa Produtor de Água no Pipiripau.

Para o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, o Brasil tem sido protagonista no que se relaciona a água. Mas a água é tratada como tema secundário no que se refere às mudanças climáticas. “Se nós conseguirmos levantar dados consistentes nas bacias hidrográficas poderemos contribuir nas ações relacionadas às mudanças climáticas. Nosso continente tem 20% da água do mundo, então é importante fornecer informações consistentes”. Andreu agradeceu o apoio da Ministra no Fórum Mundial da Água, e o apoio, não só para fortalecer o SINGREH (Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos), mas também para que o tema entre na agenda política do país, e para isso é preciso promover a discussão entre os diversos setores.

No evento também foram lançados o Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras – Água, Sedimento, Comunidades Aquáticas, e Efluentes Líquidos, em parceria com a Companhia Ambiental do Estado do São Paulo (Cetesb) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e o livro Uso Eficiente da Água em Aeroportos, em parceria com a Infraero. E a partir do evento o portal do Balanço Hídrico Superficial do Brasil, desenvolvido pela ANA, já está disponível na internet no link http://balancohidrico.ana.gov.br/. O portal calcula, em tempo real, o volume de água que entra e sai do território brasileiro a cada hora.


Texto:Ascom/ANA


Dia Mundial da Água-22 de março


O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente no dia 22 de março. A data tem como objetivo principal criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para a conservação dos recursos hídricos.A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 (Eco-92) recomendou a criação de um dia internacional para celebrar a água. No ano seguinte, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), declarou que o 22 de março de cada ano marcaria a data. Sendo assim, desde o dia 22 de março de 1993 é celebrado o Dia Mundial da Água.

Com a instituição do Dia Mundial da Água, os países foram convidados a aderir às recomendações da ONU relativas aos recursos hídricos e a concretizar atividades apropriadas ao contexto de cada país. No Brasil, a adesão partiu do Congresso Nacional. A Lei nº 10.670, de 14 de maio de 2003, instituiu o Dia Nacional da Água, que também passou a ser comemorado no dia 22 de março de cada ano.

Água e segurança alimentar


A cada ano a ONU define um tema para abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos. Em 2012 o tema é Água e segurança alimentar.

Há sete bilhões de pessoas para alimentar no mundo hoje. Estatísticas dizem que cada um de nós bebe de 2 a 4 litros de água todos os dias, além da água utilizada para produzir o que comemos: produzir 1 kg de carne por exemplo consume 15 mil litros de água, enquanto 1 kg de trigo consome 1.500 litros.

Um bilhão de pessoas no mundo já vive em condições de fome crônica e os recursos hídricos estão sob pressão. Estes problemas estão conectados. Lidar com o crescimento da população e assegurar o acesso a alimentos nutritivos para todos requer uma série de medidas. E todos podem contribuir:

- Consumir produtos que fazem uso menos intensivo de água;
- Reduzir o desperdício de alimentos: 30% dos alimentos produzidos no mundo inteiro nunca serão consumidos e a água usada para produzi-los é perdida;
- Produzir mais alimentos, de melhor qualidade com menos água;
- Ter uma dieta saudável.


E você?
A ONU, com o tema Água e Segurança Alimentar, convida você a reduzir o desperdício de água e alimentos. O “Águas de Março” convida você a participar dos eventos brasileiros no mês em que é comemorado o Dia Mundial da Água.

Agência Nacional de Águas - ANA
Setor Policial, Área 5, Quadra 3, Blocos B, L, M e T. Brasília-DF CEP:70610-200PABX: (61) 2109-5400 / (61) 2109-5252 ASCOM: (61) 2109-5103 / imprensa@ana.gov.br
@ANAgov.br
Morreu hoje aos 80 anos Chico Anysio, o grande mestre do humor brasieliro

O personagem mais famoso de Chico Anysio foi o Professor Raimundo (Foto: CGCom/TV Globo)

Chico era querido por uma infinidade de fãs. Muitos seus personagens nos encantaram e nos alegraram por décadas e ficarão guardados em nossa memória e em nossos corações para sempre.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o governador do estado, Sérgio Cabral, decretaram luto oficial de três dias em todo o Rio de Janeiro. O estado do Ceará, onde Chico nasceu, também ficará em luto. Segundo o advogado da família, Paulo César Pinto, o velório será realizado neste sábado no Teatro Municipal, no Rio, às 12h. A partir das 14h, o teatro ficará aberto ao público para que os fãs possam se despedir. O corpo será cremado neste domingo, no cemitério do Caju, ainda sem previsão de horário.

Deus ampare com todo Seu Amor nosso querido Chico Anysio e aos familiares e amigos que possam encontrar forças e lenitivo para a separação e saudade, nas boas lembranças e na alegria que o Chico transmitia a todos.

http://www.blog.saude.gov.br/sus-reforca-luta-contra-preconceito-no-dia-internacional-contra-a-discriminacao/



Foto SEPPIR



SUS reforçou a luta contra preconceito no Dia Internacional Contra a Discriminação (21 de março)

http://www.blog.saude.gov.br/sus-reforca-luta-contra-preconceito-no-dia-internacional-contra-a-discriminacao/

No Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, o Ministério da Saúde alertou para a importância de ações capazes de combater o preconceito no atendimento oferecido em toda a rede pública de saúde. A realidade ainda atinge o Brasil em todos os setores, inclusive na área da saúde. Por esse motivo, é importante reforçar o combate à discriminação para melhorar o acesso à saúde dentro do SUS.
O coordenador geral de Apoio à Educação Popular em Saúde de Mobilização Social do Ministério da Saúde, Reginaldo Alves das Chagas, afirma que é necessário encarar que o preconceito racial ainda faz parte do dia a dia do brasileiro para melhorar a saúde da população negra. ”Uma criança negra tem duas vezes mais chances de morrer de pneumonia do que uma criança branca. Uma mulher negra tem três vezes mais chances de morrer de câncer de colo de útero do que uma mulher branca. O que nós estamos querendo fazer dentro do Ministério é dar visibilidade à situação da saúde da população negra e começar reverter os indicadores de saúde dessa população. Então, não é construir um serviço paralelo, um hospital para o negro. A questão da saúde da população negra é o direito ao acesso de qualidade dentro do Sistema Único de Saúde“.



Recentemente, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, assinaram um acordo para adesão à campanha “Igualdade Racial é Pra Valer”. O acordo prevê o enfrentamento ao racismo institucional no SUS.
Agradecimento à OAB-Rio de Janeiro-Barra



Dr. Márcio Dias- Assessor Especial da Presidência para Assuntos Comunitários




OAB-Ordem dos Advogados do Brasil- Direito ao Alcance de Todos


Agradeço à Assessoria de Assuntos Comunitários da OAB-Barra da Tijuca
como Diretora da Biblioteca Infantil Grandes Autores- (Biblioteca Gratuita do Camorim) e como componente da comunidade, pelas imprescindíveis orientações que temos recebido do Dr. Márcio Dias, Assessor Especial da Presidência para Assuntos Comunitários.


A OAB está de parabéns por possibilitar gratuitamente às comunidades esta assistência. Muitas são as questões e dúvidas do cidadão sobre seus direitos. Através desta maravilhosa iniciativa, a Assessoria de Assuntos Comunitários está nos dando uma grande oportunidade para esclarecermos diversas questões. Com o atencioso Dr. Márcio e outros advogados especializados em diversos temas, a Assessoria de Assuntos Comunitários mediando questões sociais entre a sociedade e o poder público, nos exemplificam que o acesso à Justiça é direito de todos e que a OAB está bem pertinho do Cidadão.

O endereço da OAB Barra fica na Avenida das Américas, 3959 - Shopping Marapendi - Barra da Tijuca, CEP: 22631-053 - Rio de Janeiro - RJ, telefone: 2430-5500.

O e-mail de contato: assuntoscomunitarios.barra@oabrj.org.br Com Márcio Dias - Assessor Especial da Presidência da OAB Barra para Assuntos Comunitários


http://marciodiasadv.blogspot.com/
https://www.facebook.com/advmarciodias

22 março, 2012

22 de março - Dia Mundia da Água

Brasil comemora o Dia Mundial da Água
Portal Brasil

http://www.brasil.gov.br/noticias

O governo brasileiro está promovendo uma série de atividades durante este mês, em homenagem ao Dia Mundial da Água - comemorado nesta quinta-feira (22). Para divulgar as atividades desenvolvidas pelos diversos órgãos, a Agência Nacional de Águas (ANA) criou o portal “Águas de Março”.

Seminários, premiações, fóruns, exposições, exibições de filmes são algumas das atividades que podem ser encontradas na programação. O objetivo é divulgar também a Política Nacional de Recursos Hídricos.

Nesta quinta-feira (22), às 18h, a ANA realiza solenidade em Brasília, em celebração ao Dia Mundial da Água, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; do governador do DF, Agnelo Queiroz; e do presidente da ANA, Vicente Andreu, entre outros.

Serão lançadas publicações e assinados acordos de cooperação e divulgados, conjuntamente, convênios e sites sobre recursos hídricos – como o portal Balanço Hídrico Superficial do Brasil, desenvolvido pela ANA, que calcula, em tempo real, o volume de água que entra e sai do território brasileiro a cada hora.

Participa também da cerimônia a representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Lilian Romera.

Momento de reflexão

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993 e, segundo a ANA, é destinado a um momento de reflexão, análise de ações e iniciativas voltada para a preservação e uso racional da água, preservando sobretudo a sua qualidade.

A cada ano um tema é escolhido pela ONU para discutir problemas relacionados aos recursos hídricos. O tema de 2012 é Água e Segurança Alimentar.

Publicações

O Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras - Água, Sedimento, Comunidades Aquáticas, e Efluentes Líquidos, foi produzido pela Companhia Ambiental do Estado do São Paulo (Cetesb) em parceria com a ANA e com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Traz informações que contribuem para a qualificação técnica e a harmonização de procedimentos de coleta e preservação de amostras de água, essenciais para a constituição e operação de uma rede de nacional de monitoramento da qualidade das águas superficiais, parte do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA).


A publicação Uso Eficiente da Água em Aeroporto, foi realizada pela Infraero com orientação da ANA. O livro é resultado de um esforço de pesquisa e desenvolvimento de diversas instituições brasileiras, fomentadas com recursos da Infraero e do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro), com organização conduzida a partir do projeto Hidroaer, desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Síndrome de Down: Ser diferente é normal



Vídeo-You tube-gilporta

21 março, 2012

Dia Internacional da Síndrome de Down
http://www2.camara.gov.br



Moreira Mariz - Agência Senado

O evento homenageou pessoas e instituições que realizam projetos bem sucedidos de inclusão social.
O Dia Internacional da Síndrome de Down foi celebrado em solenidade do Senado e da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (21), no Salão Negro.
Durante o evento, foram homenageadas pessoas, organismos e instituições que promovem e realizam ações concretas e projetos bem sucedidos de inclusão social. A cerimônia é uma iniciativa do deputado Romário (PSB-RJ) e do senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Ambos são pais de crianças com Síndrome de Down.
O evento também marcou o lançamento do portal Movimento Down que, conforme explicou Lindbergh, pretende ser uma referência para todos os que buscam informação sobre o assunto. Na ocasião, também foi aberta consulta pública do Protocolo de Saúde para a Síndrome de Down, cuja finalidade é estabelecer procedimentos padronizados para o atendimento na rede de saúde.


Homenageados
Entre os homenageados estavam Evaldo Mocarzel, diretor do filme “Do luto à luta” – documentário que retrata as dificuldades e potencialidades da Síndrome de Down; a presidente da ONG Meta Social, Helena Werneck; e as Organizações Globo, pelo trabalho desenvolvido em relação ao tema.
Também receberam homenagem o estudante universitário Kalil Assis Tavares, portador da Síndrome, por sua aprovação em 1º lugar para o vestibular de Geografia na Universidade Federal de Goiás (UFG); o assessor parlamentar Rodrigo Marinho de Noronha, pelo trabalho de inclusão desenvolvido na Câmara dos Deputados; além de Breno Viola, editor de conteúdo do portal Movimento Down.
Na solenidade, além da exposição de pinturas e fotos feitas por portadores de Síndrome de Down, foram realizadas apresentações musicais e do grupo de dança “Eu Danço”, formado por portadores de necessidades especiais.

Data

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado no Brasil e em mais 40 países. A data foi reconhecida por resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro do ano passado e é resultado de um esforço liderado pelo Brasil junto à Assembleia Geral desse organismo.


O Brasil ratificou, em 2008, com status constitucional, a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Esse foi o primeiro passo para o País se lançar como líder nas negociações que culminaram na aprovação, na Assembleia Geral da ONU, em dezembro do ano passado, da resolução que instituiu 21 de março como Dia Internacional da Síndrome de Down.
Romário ressaltou que a comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down foi uma conquista do governo brasileiro na Organização das Nações Unidas. “O protagonismo do Brasil no plano internacional está relacionado ao engajamento da sociedade brasileira internamente sobre essa causa”, assinalou o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota.


Trissomia do Cromossomo
O dia 21 de março foi escolhido como Dia Internacional da Síndrome de Down porque, em inglês, a data se escreve 3-21, uma alusão à trissomia do cromossomo 21, indicador da Síndrome de Down.
A denominação da síndrome vem do sobrenome do médico inglês John Langdon Down que, em 1866, fez as primeiras observações detalhadas sobre esse grupo de pessoas na sociedade. O que abriu espaço para estudo e tratamento.
A Síndrome de Down não é uma doença. É uma ocorrência genética natural que acontece por motivos desconhecidos, na gestação, durante a divisão das células do embrião. É uma alteração cromossômica, quando crianças nascem dotadas de três cromossomos (trissomia) 21, e não dois, como o habitual. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a cada 800 partos, nasce uma criança com Síndrome de Down.


No Brasil, estima-se que essa alteração genética seja registrada em cerca de 8 mil bebês por ano. Entretanto, ainda é grande a dificuldade de acesso a informações, profissionais e aparatos necessários para o pleno desenvolvimento das crianças nessa condição.


Manual
O Diário Oficial da União publicou hoje um anexo que define o Manual de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down. Com o manual, o governo espera esclarecer dúvidas e colocar à disposição do público informações detalhadas sobre como proceder quanto ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento das pessoas com deficiência. O texto da cartilha foi elaborado com o apoio do Sistema Único de Saúde (SUS), que forneceu dados sobre o atendimento e a qualificação de profissionais e equipes públicas.
Tramita na Câmara a medida provisória 549/11, que faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Viver Sem Limite). O texto reduz a zero as alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre a importação e sobre a receita de venda no mercado interno de produtos destinados a beneficiar cidadãos com deficiência. O objetivo é proporcionar autonomia e inclusão social aos portadores de deficiência.

19 março, 2012


Dia 19 de março de 1534- Nasceu Jose de Anchieta


No dia 19 de março de 1534 nasce em Tenerife , Canárias, o poeta padre José de Anchieta. Grande expressão poética do Brasil colônia, o chamado “Santo do Brasil” desvelou-se na catequese dos índios, dentro das normas da Companhia de Jesus, a que pertencia. Faleceu em Reritiba, depois Benaventes, hoje Anchieta no estado do Espírito Santo, em 9 de junho de 1597, aos 63 anos de idade.

Fonte:Calendário Cívico-Cultural-Ministério da Educação e Cultura-INL-1969

A fé caminha em pés descalços




Aquele homem era baixo, moreno e muito magro e meio torto, por causa de um desvio na coluna. Tinha a testa larga, nariz comprido, pouca barba e olhos meio azulados. Em suas andanças caminhava sempre descalço, a barra da batina arregaçada. E andou grande parte do Brasil: professor, catequista, poeta, lingüista, teatrólogo, médico, cozinheiro, sapateiro, padre, diretor de colégio, pregador, confessor, provincial, diplomata e fundador de cidades.

Anchieta veio para o Brasil em 1553, na frota que trouxe o segundo Governador-Geral, Dom Duarte da Costa. Era, então apenas noviço da Companhia de Jesus, um moço de dezenove anos, Irmão José de Anchieta. Nos 65 anos dias de travessia, cozinhava e ensinava catecismo para os marinheiros. Alegre e amável, não tinha, entretanto, nenhuma marca especial que deixasse entrever nem o pioneiro, nem o apóstolo. Mas era ativo, de espírito forte.

Ativo com os pioneiros, de espírito forte como os apóstolos, José de Anchieta é uma das figuras mais constantes nos acontecimentos históricos da segunda metade do século XVI. Presente na fundação de São Paulo, presente na expulsão dos franceses do Rio, presente na pacificação dos índios, ora estava no litoral paulista, ora no do Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, em toda parte...Aos sessenta e três anos de idade cessa toda a luta de uma vida e sobre o Apostolo do Brasil baixa a paz eterna.

Fonte:Grandes Personagens da Nossa História-Abril Cultural










Secretaria de Direitos Humanos



Disque Denúncia - o que somos


Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes – Disque 100

O que é o serviço?


O Disque Denúncia Nacional, ou Disque 100, é um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, da SPDCA/SDH. Trata-se de um canal de comunicação da sociedade civil com o poder público, que possibilita conhecer e avaliar a dimensão da violência contra crianças e adolescentes e o sistema de proteção, bem como orientar a elaboração de políticas públicas.

Com o objetivo de receber/acolher denúncias de violência contra crianças e adolescentes, procurando interromper a situação de violação, o serviço atua em três níveis:

- ouve, orienta e registra a denúncia;
- encaminha a denúncia para a rede de proteção e responsabilização;
- monitora as providências adotadas para informar a pessoa denunciante sobre o que ocorreu com a denúncia.

O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas, priorizando o Conselho Tutelar como porta de entrada, no prazo de 24 horas, mantendo em sigilo a identidade da pessoa denunciante. Pode ser acessado por meio dos seguintes canais:

• discagem direta e gratuita do número 100;
• envio de mensagem para o e-mail disquedenuncia@sdh.gov.br;
• pornografia na intertet através do portal www.disque100.gov.br
• ligação internacional. Fora do Brasil através do número +55 61 3212.8400
Para ampliar o atendimento às vítimas, o Disque 100 realiza campanhas nacionais e regionais de informação e sensibilização do grande público. Anualmente, durante, a época do Carnaval, são produzidas campanhas para minimizar os casos que o eventos possa gerar.

Os dados gerados pelo Disque Denúncia são fundamentais para o mapeamento de regiões críticas. Pelo número de denúncias recebidas, a Comissão pode detectar e agir regionalmente em focos de exploração sexual de crianças e adolescentes.

O serviço é coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH), executado em gestão compartilhada com o Centro de Referência, Estudos, e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria) em parceria com a Petrobras.

Histórico Disque 100

O Disque Denúncia foi criado em 1997 por organizações não-governamentais que atuam na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes. Foi em 2003 que o serviço passou a ser de responsabilidade do governo federal. A coordenação e execução do Disque 100 ficou então a cargo da Secretaria de Direitos Humanos, criada no mesmo ano, vinculada à Presidência da República.

Com a transferência de responsabilidade, o Disque 100 deixou de ser apenas um canal de denúncia, pois passou a articular, a partir de casos concretos, uma rede de retaguarda de serviços e parceiros em todo o país.

Desde 2003, o número de denúncias recebidas vem aumentando gradativamente. Naquele ano, eram cerca de 12 por dia. Em 2006, quando o número 100 foi adotado, houve um salto para 37 denúncias diárias. Já em 2009, esse número chegou a 82, o que demonstra uma maior conscientização da população sobre o tema.

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edifício Parque Cidade Corporate, Torre "A", 8ª andar
Brasília - Distrito Federal - Brasil
CEP: 70308-200
Telefone: (61) 2025-3225 E-mail: spdca@sdh.gov.br
“Quem Cala Consente – Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes é Crime”

O Ministério Público do Rio lançou a campanha “Quem cala consente”, contra a violência sexual de crianças e adolescentes. Esta importantíssima campanha visa a mobilização de toda nação. O MP do Rio conta com a participação de cada cidadão em prol da defesa e proteção de nossas crianças e adolescentes.

E para aumentar o número de denúncias e o índice de crianças que podem ser tratadas do trauma, o MP nos orienta que há dois importantes canais de queixas de abusos: o Disque 127, telefone da Ouvidoria Geral do MP, e o Disque 100 (Disque-Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República).

18 março, 2012

Oi amigos e amigas, hoje trago sugestões de alguns livros da amadíssima Tatiana Belink. Leiam todos os livros dela. São muito divertidos e com eles aprendemos uma porção de coisas bacanas.
Beijinhos da Palhacinha Marronzinha!

























18 de março dia do aniversário da grande escritora brasileira Tatiana Belink




http://www.itaucultural.org.br


Biografia

Tatiana Belinky Gouveia (Petrogrado, atual São Petersburgo, Rússia 1919). Autora de histórias e poemas infantis, tradutora e roteirista de televisão. Após viver cerca de nove anos em Riga, Letônia, chega ao Brasil, em setembro de 1929, com os pais e dois irmãos mais novos. Fixam-se em São Paulo. Estuda no Mackenzie até 1937, quando conclui o Curso Comercial e começa a trabalhar como secretária bilíngue e taquígrafa. Ingressa na Faculdade de Filosofia São Bento, mas não conclui o curso. Em 1940, casa-se com o médico psiquiatra Júlio Gouveia (1914-1989). Alguns meses depois, quando morre seu pai em um acidente aéreo, assume seus negócios, atuando durante seis anos como representante de produtores de celulose junto a fábricas de papel, até que se restabeleçam as condições econômicas da família. De 1948 a 1951, a convite de uma sociedade beneficente presidida por amigos e com o apoio da Prefeitura, o casal adapta peças infantis e as encena em apresentações gratuitas em teatros de toda a cidade de São Paulo. O sucesso do projeto resultará em convite da TV Paulista para que o teatro infantil seja levado à televisão. Em texto adaptado por Júlio, encenam "A pílula falante" e "O casamento de Emília", de Reinações de Narizinho (1931), de Monteiro Lobato (1882 - 1948). Em 1952, chamado para realizar programa semanal, o casal irá para a TV Tupi. Inicialmente levam ao ar Fábulas Animadas, adaptações, feitas por Tatiana, de contos de fada e histórias fantásticas. Em seguida, criam O Sítio do Picapau Amarelo, série inspirada na obra homônima de Lobato, com cerca de 350 episódios, e que entre 1968 e 1969 será montada para a TV Bandeirantes. Ao deixar a televisão, a autora assume o setor infanto-juvenil da Comissão Estadual de Teatro. De 1972 a 1979, atua como colunista, escrevendo crítica de teatro e de literatura infantil em jornais paulistas, como Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde e Gazeta de Pinheiros. Publica, em 1984, Teatro da Juventude, que reúne suas adaptações. A convite de uma editora, lança suas primeiras obras autorais em 1985: A Operação Tio Onofre e Medroso! Medroso!. Dominando os idiomas inglês, russo, alemão, e iídiche, passa também a traduzir obras de Anton Tchekhov (1860 - 1904), irmãos Jacob (1785 - 1863) e Wilhem Grimm (1786 - 1859), entre outros, e a adaptar livremente clássicos da literatura, como Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (1832 - 1898).

Comentário crítico
Em obra composta por mais de 120 títulos, entre traduções, adaptações, memórias, poesia e prosa, Tatiana Belinky propõe aos leitores infanto-juvenis reflexões a respeito da natureza humana - frequentemente, com humor, e sempre empregando recursos que chamam atenção para a própria linguagem.


Autoria do texto:Leia a biografia completa de Tatiana Belink em:http://www.itaucultural.org.br

Momento da bela música brasileira

Música Brincar de Viver-Autor Guilherme Arantes e Jon Lucien-Cantora Maria Bethânia





autoria do vídeo: rosilainne



Vamos aprender a cantar a música Brincar de Viver

Brincar de Viver


Quem me chamou
Quem vai querer voltar pro ninho
E redescobrir seu lugar
Pra retornar

E enfrentar o dia-a-dia
Reaprender a sonhar
Você verá que é mesmo assim, que a história não tem fim
Continua sempre que você responde sim à sua imaginação
A arte de sorrir cada vez que o mundo diz não

Você verá que a emoção começa agora
Agora é brincar de viver
E não esquecer, ninguém é o centro do universo
Que assim é maior o prazer

Você verá que é mesmo assim, que a história não tem fim
Continua sempre que você responde sim à sua imaginação
A arte de sorrir cada vez que o mundo diz não

E eu desejo amar todos que eu cruzar pelo meu caminho
Como eu sou feliz, eu quero ver feliz
Quem andar comigo, vem
Lá - lá - lá- lá - lá...

Você verá que é mesmo assim, que a história não tem fim
Continua sempre que você responde sim à sua imaginação
A arte de sorrir cada vez que o mundo diz não.

Lá - lá - lá- lá - lá...


Mesmo que...
Canísio Mayer

Mesmo que...
Muitos prefiram lamentar o passado, eu prefiro viver intensamente o presente.
Muitos prefiram provocar tempestades, eu prefiro o discernimento na sabedoria.
Muitos prefiram falar mal dos outros, eu prefiro a coerência comigo mesmo.
Muitos prefiram a solidão, eu prefiro olhar nos olhos de todos os que me rodeiam.

Mesmo que...
Muitos escolham a raiva, eu prefiro a tolerância.
Muitos alimentem rancores, eu prefiro um olhar prospectivo.
Muitos vivam na nostalgia, eu prefiro o sonho.
Muitos considerem o outro como ameaça, eu prefiro estender a mão.

Mesmo que...
Muitos prefiram o medo, eu abraço a coragem.
Muitos se percam nos egoísmos, eu busco superar-me.
Muitos desanimem facilmente, eu prefiro aprender com as quedas.
Muitos desacreditem no amor, eu prefiro proclamá-lo aos quatro ventos.

Pois a vida me ensinou...
A passar do choro à humildade,
do perdão à verdade,
da solidão à singularidade,
do compromisso ao sentido da vida.

Na dinâmica da vida, aprendi...
A sair do meu mundo fechado para a alegria de viver.
A cuidar da semente para abrigar-me no aconchego da árvore.
A cultivar plantas e a inebriar-me no perfume das flores.
A olhar para o alto e deixar iluminar os passos na terra.

Sim, ao olhar para o milagre do viver, aprendemos que...
Quem semeia bom humor encontra esperança.
Quem planta justiça colhe paz.
Quem semeia verdade encontra confiança.
Quem semeia amor encontra gratidão.

MAYER, Canísio. Dinâmicas de Grupos e Textos Criativos. Petrópolis: Vozes, 2007.

16 março, 2012

Palhacinha Marronzinha

Dicas de livros dos nossos grandes autores brasileiros

Oi, amigos e amigas, hoje dou algumas sugestões de alguns livros do amadíssimo Ziraldo, mas leiam todos os livros dele. São super-divertidos e a gente aprende uma porção de coisas legais! Eu volto com mais sugestões de livros do Ziraldo.
Beijinhos.

O Menino Maluquinho


O Bichinho da Maçã



O Joelho Juvenal



O Menino Marrom



Uma Professora Muito Maluquinha




Nossos grandes autores brasileiros

Ziraldo



Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas, etc. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.

A fama começou a vir nos anos 60, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê. Durante a Ditadura Militar (1964-1984) fundou com outros humoristas O Pasquim - um jornal não-conformista que fez escola, e até hoje nos deixa saudades. Seus quadrinhos para adultos, especialmente The Supermãe e Mineirinho - o Comequieto, também contam com uma legião de admiradores.

Em 1969 Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema. Uma seqüência do filme deve ser lançada em breve!

Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco, e representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Estão até expostos em museu! Ziraldo ilustrou o primeiro livro infantil brasileiro com versão integral on-line, em uma iniciativa pioneira. Conheça mais detalhes sobre a sua biografia e visite a sua galeria de fotos!

O Editor

Visite o Wibesite do Ziraldo: http://www.ziraldo.com.br/
Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.


Art. 5º Estatuto da Criança e do Adolescente

Crianças devem frequentar a escola



A criança tem direito à educação, com igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
Artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente
.
Dica de leitura para o professor de educação infantil




Um dos importantes temas abordados neste livro:

O papel do brincar

As fontes do conhecimento infantil são múltiplas, mas é no ato de brincar que a criança, de forma privilegiada, apropria-se da realidade imediata, atribuindo-lhe significado. As brincadeiras permitem que a criança desenvolva imaginação, afetos, competências cognitivas e interativas, à medida que tem a oportunidade de vivenciar diferentes papéis.
Outra importante função da atividade lúdica é a elaboração de conflitos e ansiedades, e a criança demonstra ativamente, enquanto brinca, o que sofre passivamente. Brincando, as crianças constroem seu próprio mundo, resignificam e reelaboram os acontecimentos que deram origem a vivências e sentimentos.
A brincadeira, como eixo da proposta educativa, é um conceito bastante utilizado. Friedrich Froebel (Alemanha, 1782-1852), criador do jardim de infância, defendia o uso pedagógico de jogos e brinquedos organizados e sutilmente dirigidos pelo professor. Durante as décadas subseqüentes, vários educadores alertaram para a importância do lúdico na Educação.
Brincar favorece a auto-estima da criança e a interação com seus pares, propiciando situações de aprendizagem que desafiam suas capacidades cognitivas. Por meio do jogo simbólico, elas aprendem a agir, têm a curiosidade estimulada, adquirem iniciativa e exercitam sua autonomia. Os brinquedos são ferramentas e parceiros silenciosos que desafiam a criança, possibilitam descobertas e a compreensão de que o mundo está cheio de possibilidades e de oportunidades para a expansão da criatividade.
A criança deve brincar em todos os espaços da creche/pré-escola, inclusive na brinquedoteca, quando a instituição dispuser de uma. No entanto, é necessária sensibilidade por parte dos professores para acolherem suas iniciativas. Quando despreparados, tendem a interferir demais nas brincadeiras, dirigindo a atividade.

Brinquedoteca

É um espaço preparado para estimular a exploração lúdica, onde a criança brinca livremente, descobre coisas novas, supera desafios, toma decisões, desenvolve e exercita suas capacidades – motoras, emocionais, cognitivas e interativas. Dispostos em cantos temáticos, os brinquedos estimulam a livre expressão da criança, permitindo a concretização do imaginário, o desenvolvimento da linguagem, a interação social e a estruturação da personalidade.
Segundo a Associação Brasileira de Brinquedotecas, as primeiras unidades implantadas no Brasil surgiram no início dos anos 1980.
Atualmente, a Associação reúne cerca de 400 brinquedotecas – a maioria em instituições e creches. Mas, para os especialistas, elas nem sempre cumprem sua finalidade pedagógica. Para tanto, é imprescindível que as crianças tenham acesso à sala dos brinquedos, disponham de tempo e liberdade para escolher com o que brincar.

Livros Infantis

O reconhecimento da literatura infantil como elemento formador da consciência cultural das sociedades é relativamente recente. Bem antes de aprender a ler, a criança observa e “sente” a história. Enquanto escuta o adulto lendo para ela, vai desenvolvendo um elo emocional com o leitor, com os personagens e o livro, desenvolvendo gosto pela leitura.
Entre 1 e 2 anos de idade, a criança observa mais a entonação e as mímicas faciais do contador de histórias do que propriamente seu conteúdo. As histórias devem ser contadas com vivacidade, ritmo e entonação. Precisam ser curtas, com apenas uma gravura em cada página. Os livros de pano ou plástico são adequados, pois há o impulso de pegar o livro e levá-lo à boca.
Para a faixa etária entre 3 e 6 anos, os livros devem ser muito ilustrados, com textos breves que podem ser lidos ou dramatizados pelos adultos para que as crianças percebam a inter-relação entre o mundo real que a cerca e o mundo da palavra. É a nomeação das coisas que proporciona o convívio inteligente, afetivo e profundo com a realidade circundante. Nessa idade, as crianças gostam de ouvir várias vezes a mesma história. É a fase do “conte outra vez”.

Materiais Pedagógicos

São o conjunto de objetos e brinquedos que, junto com as condições do ambiente físico e os recursos humanos, constituem os componentes fundamentais para o desenvolvimento de uma Educação Infantil de qualidade.

Autoria do texto: Livro Fontes para a Educação Infantil-Unesco

Outros temas disponíveis em: http://www.fonteseducaçãoinfantil.org.br