30 agosto, 2011



Ministério da Saúde


O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (29) a campanha "Viver bem é viver com saúde. Fique longe do cigarro". A ação celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Durante o evento realizado no Rio de Janeiro, foi lançada uma pesquisa a qual aponta que os adolescentes brasileiros não têm dificuldade para comprar cigarro, apesar de o país dispor da Lei Federal (n.º 8.069/1990 ) que proíbe a venda do produto para menores de idade. O percentual de meninas, entre 13 e 15 anos, que já comprou cigarro chega a 52,6% e a 48,1% entre meninos em algumas capitais do país.


A preocupação com os jovens é especial, em razão de eles serem o principal alvo da indústria do tabaco, interessada em atrair novos consumidores. As leis visam reduzir o acesso das crianças e adolescentes ao cigarro, porém é grande o número de jovens entre 13 e 15 que experimentam o produto. A maioria dos menores entrevistados afirmou nunca ter sido impedida de comprar um cigarro. Em Maceió, esse percentual chegou a 96,7%. Em Fortaleza, a 89,9% e em Salvador a 88,9%. Outra informação preocupante, segundo os profissionais de saúde, é que o tabagismo entre os adolescentes não tem diminuído como vem ocorrendo entre os adultos.


Aquisição
A gerente da Divisão de Epidemiologia do INCA, Liz de Almeida, revela que a principal forma de aquisição do cigarro, pelos jovens, é por unidade, apesar da existência de uma lei que proíbe esta modalidade de venda. Em Maceió (2003), apenas 7,8% dos fumantes entre 13 e 15 anos compram o cigarro em maço. O índice em São Luís fica em 17,7% (2006). A maior parte da venda de cigarros por unidade é feita em estabelecimentos legalizados, como bancas de jornal, bares, botequins, mercadinhos, mercearias, padarias e lanchonetes.



“A iniciação precoce ao tabagismo pode aumentar em quase o dobro o risco de danos à saúde. Quanto mais cedo se estabelece a dependência à nicotina maior o risco de morte prematura”, afirma o pneumologista da Divisão de Controle do Tabagismo do INCA, Ricardo Meirelles.

A secretária executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CONICQ), Tânia Cavalcante, afirma que a iniciação se dá basicamente até os 19 anos e que os aditivos com sabores atraentes, como cereja, canela ou chocolate, fazem com que o gosto do cigarro seja ainda mais sedutor para os jovens.

“Nos últimos anos, a indústria introduziu uma ampla gama de aromas e sabores com a intenção de tornar o gosto do cigarro mais agradável. Além de mascarar o gosto ruim, a irritação e a tosse que a fumaça do cigarro provoca, os aditivos facilitam o desenvolvimento da dependência à nicotina”, afirma Tânia.

Escolaridade e sexo
O percentual de pessoas que começaram a fumar com menos de 20 anos é de 77,9%. A pesquisa revela que a baixa escolaridade influencia em relação ao início do hábito de fumar: quanto menos anos de escolaridade mais cedo a pessoa se torna fumante. Entre pessoas sem instrução ou com menos de um ano de escolaridade, mais de 40% começaram a fumar antes dos 15 anos. Em contrapartida, jovens que estudaram entre oito e dez anos e começaram a fumar antes dos 15 anos o percentual é de apenas 18%; e com 11 anos ou mais de escolaridade, 12,9%.

O diretor-geral do INCA, Luiz Antonio Santini, aponta outro dado relevante do estudo: em algumas capitais, as meninas estão experimentando mais cigarro do que os meninos. “Ao contrário do pensamento popular, nem sempre os meninos fumam mais cedo do que as meninas. A variação do percentual de experimentação entre 13 e 15 anos, entre meninos e meninas, surpreende em algumas cidades”, diz.

A maior variação foi em Porto Alegre (2002) onde 52,6% das meninas já fumaram pelo menos uma vez nesta faixa etária, contra 38% dos meninos. Em Curitiba (2005), enquanto 46,9% das meninas já experimentaram cigarro, o mesmo foi feito por 35,7% dos meninos. Em São Paulo (2009), 38% das meninas já experimentaram e apenas 29,7% dos meninos. No Rio (2005), 36,5% das meninas já tentaram; entre os meninos o percentual foi de 29,5%.

Fonte do texto http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude

29/08/2011/

http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/tabagismo/mecanismo-diabolico/



Em artigo para a revista Scientific American, Josef DiFranza revê os estudos que explicam as raízes bioquímicas da dependência de nicotina e contradizem o dogma de que ela levaria anos para escravizar o usuário.

Trabalhos iniciados por ele em 1997, com centenas de adolescentes fumantes, demonstraram que sintomas de abstinência e dificuldade para largar de fumar são detectáveis logo depois dos primeiros cigarros. Em média, o adolescente ainda fuma apenas dois cigarros por semana quando eles se manifestam.


Agitação, irritabilidade, dificuldade de concentração, ansiedade, queixas características da síndrome de abstinência, surgem em apenas dois dias em 10% dos que fumaram uma única vez. E, em 25% a 35% dos que fumam ocasionalmente durante um mês.

O aparecimento precoce dessa sintomatologia aumenta 200 vezes a probabilidade de virar fumante para sempre.


A nicotina age em receptores existentes nos neurônios cerebrais. Ao ligar-se a eles, são estimulados circuitos que liberam neurotransmissores: dopamina, serotonina, opióides e noradrenalina, entre outros. Na falta dela, os receptores ficam vazios, a concentração de neurotransmissores cai e a crise de abstinência vem com tudo.


Se medirmos os níveis de atividade metabólica no cérebro de ratos que receberam uma dose diária de nicotina, durante cinco dias, observamos que depois da primeira dose ocorre aumento relativamente limitado da atividade em diversas áreas cerebrais. Após a quinta, a atividade se torna muito mais intensa e espalhada pelo cérebro inteiro. Quer dizer, meia dúzia de doses é suficiente para que o cérebro fique sensibilizado e predisposto à dependência.


Em seres humanos, após o primeiro cigarro, a nicotina ocupará 88% dos receptores existentes. Mas, a repetição do estímulo fará com que os neurônios aumentem a produção de receptores. Enquanto no principiante uma pequena dose preenche por um longo intervalo de tempo praticamente todos os receptores disponíveis, naquele que fuma um maço por dia a síndrome de abstinência se instala depois de minutos.

O intervalo livre de sintomas entre o último cigarro e o ataque de nervos para acender o próximo é chamado de período de latência. Nos noviços, esse período é longo: um único cigarro pode manter a crise sob controle por uma ou duas semanas. O uso repetitivo, entretanto, induz o aparecimento de tolerância, fenômeno que encurta progressivamente a latência.

Enquanto os sintomas de abstinência já são perceptíveis a partir do primeiro cigarro, a tolerância se desenvolve progressivamente no decorrer de meses ou anos. É ela, no entanto, que mantém o fumante nas garras do fornecedor.

Uma vez instalada, a tolerância finca raízes sólidas nos neurônios cerebrais. Depois de anos, quando o ex-usuário julga haver subjugado o vício e decide fumar apenas um cigarrinho, ela ressurge das cinzas: em poucos dias ele estará fumando como antes; senão mais.

Quem já fumou, como eu, tem direito de considerar-se ex-usuário de nicotina, ex-dependente jamais. Em algum canto do cérebro, a serpente da dependência estará à espreita do primeiro deslize.

Aqueles que conseguiram abster-se por apenas três meses ou passaram décadas em abstinência, quando recaem, voltam com a mesma rapidez ao número de cigarros diários anteriormente consumidos. A dependência de nicotina é uma doença crônica, incurável; o cérebro do fumante nunca mais voltará ao estado original.

A farmacologia não conhece droga que cause tamanha dependência química.

A nicotina não vicia por causar sensações inacessíveis aos mortais que enfrentam o cotidiano de cara limpa. Inundar o cérebro com ela não faz você experimentar a alegria do álcool, a onipotência da cocaína, o relaxamento da maconha ou as visões do LSD. Não existe barato nem viagem. Você fuma apenas para aplacar as crises de abstinência que a própria droga provoca a cada trinta minutos.



Componentes do tabaco


Tabagismo

José Rosemberg, professor de Pneumologia e um dos fundadores da Faculdade de Medicina da PUC (SP), tem-se destacado no combate à tuberculose e ao tabagismo.

Parte da entrevista do Dr. Drauzio Varella e o professor de Pneumologia José Rosemberg:

Drauzio – Na verdade, são muitas as substâncias tóxicas contidas no tabaco.
José Rosemberg – Sabe-se, hoje, que o tabaco possui mais de sete mil substâncias tóxicas diferentes. O público leigo e muitos médicos pensam que o fumo contém apenas nicotina e alcatrão. Nicotina é a droga que leva à dependência (se não fosse ela, ninguém fumava) e tem a peculiaridade de não ser comprada pura como a cocaína e a heroína. Ninguém compra um grama de nicotina no bar; compra um maço de cigarros, que carreiam consigo sete mil substâncias tóxicas, 4.720 das quais classificadas nas quatorze famílias químicas. Quando o cara dá aquela tragada que lhe parece tão gostosa, a fumaça que penetra até no último de seus alvéolos está carregando pelo menos 2.500 substâncias tóxicas.




Drauzio – Essa fumaça está em que temperatura, professor?
José Rosemberg – Essa é uma pergunta importante. Muitas dessas substâncias não estão no tabaco. São compostas e decompostas na boca do fumante. A temperatura, que pode variar entre 900 e 1.200 graus conforme a força da tragada, é responsável pela formação de muitas substâncias cancerígenas, por exemplo. A nicotina em si não é cancerígena, mas provoca câncer por vários mecanismos.


Drauzio – O senhor poderia mencionar as principais doenças causadas pelo tabaco?
José Rosemberg – Hoje, não há um livro de medicina que deixe de mencionar os problemas de saúde causados pelo tabaco. Em primeiro lugar, vêm as doenças cardiorrespiratórias. Se, no geral, 33% dos infartos fulminantes são provocados pelo tabaco, nos indivíduos entre 45 e 55 anos, esse número sobe para 50%.

A partir dos 50 anos de idade, 25% dos derrames cerebrais têm como causa o tabaco e não há quem não saiba que o derrame cerebral pode levar à morte ou à paralisia. Além disso, 85% dos casos de bronquite crônica, enfisema, uma enfermidade que destrói o pulmão e não tem cura, se devem ao hábito de fumar. E não é só: essas doenças deixam o pulmão mais vulnerável às infecções viróticas e bacterianas, como gripe, AIDS, tuberculose, etc.



Por causa da diminuição da capacidade imunológica dos macrófagos (células que garantem a imunidade) que o tabaco provoca, 90% dos cânceres de pulmão são causados pelo tabaco e os 10% de não fumantes que contraem a doença são fumantes passivos. E tem mais: todos os outros tipos de câncer têm a incidência aumentada entre 30% e 50% nos fumantes. Portanto, casos de câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rins, bexiga, leucemia mieloide e, nas mulheres, câncer de colo do útero e de mama, estão aumentando nas pessoas que fumam.



Ninguém mais discute que o tabaco é mortal. Na verdade, ele é o único produto que mata quando consumido como manda a propaganda.



Fonte: Leia na íntegra este texto em: http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/tabagismo/

Façam boas escolhas!




Não fumem!

Ninguém precisa de cigarros, drogas ou bebidas alcoólicas para se sentir seguro, para ser aceito nos grupos sociais, esquecer tristezas, decepções ou encontrar alegria de viver. Você tem tudo o que precisa dentro de você mesmo. Todos nós possuímos luz própria, potencialidades e talentos. Forças interiores que com o exercício do amor-próprio e autoconhecimento podem nos trazer muita felicidade


Sei que para muitos meninos e meninas adolescentes, a vida não é muito fácil. Possuem dificuldades íntimas como a baixa autoestima e tristeza causadas por sérios problemas familiares, doenças físicas, por se sentirem excluídos dos grupos, etc. Alguns acreditam que com o fumo, as drogas ou o álcool, podem encontrar forças interiores e segurança. Pura ilusão e péssima escolha que pode lhes trazer graves consequências tanto para a saúde quanto sociais.


Sempre que você se sentir confuso ou sozinho, busque auxílio, procure um adulto, alguém de confiança que te queira bem e desabafe. Seus pais, um professor, um parente, etc. Não se sinta sozinho! Você sempre encontrará ajuda! Tenho certeza que nos hospitais não teríamos tantos casos de meninas e meninos doentes e até casos de mortes se vocês se abrissem! O que vocês não devem fazer é buscar estas falsas sensações de bem-estar.


Cabe também aos pais estarem atentos e observarem diferenças no comportamento de seus filhos. Eles sempre dão sinais de que algo não anda bem! Mesmo que digam que está tudo ótimo, insistam. Não tem nada de invasão de privacidade! É só os pais terem discernimento e bom-senso. São responsáveis por seus filhos menores de idade e têm o dever e o direito de os orientarem.


O diálogo entre pais e filhos é sempre imprescindível. Ouçam os filhos com atenção por mais que estejam preocupados e aborrecidos com a má conduta deles. Não agrida fisicamente ou com palavras ofensivas. Ser firme, dar limites e orientar é dar-lhes também amor e fazer com que se sintam seguros para receberem e aceitarem o devido auxílio dos pais. O adolescente precisa saber que mesmo que tenha errado, sua relação com seus pais não será interrompida.


Quando existe este relacionamento de amizade e confiança entre pais e filhos as dificuldades são mais facilmente superadas.


Lembrem-se também, que o melhor educandário é o exemplo de boa conduta moral e ética dos pais.


Outros meninos e meninas têm no ambiente doméstico, excelente apoio, orientação e amor.
Contudo, basta lhes oferecerem fora de casa um "traguinho", um "golinho" que sem pensarem um só segundo, já saem a experimentar qualquer porcaria! É preciso que vocês desenvolvam a própria personalidade e não se deixem influenciar por aqueles que fazem uso de qualquer substância nociva à saúde ou por propagandas enganosas.

Hoje em dia não lhes faltam campanhas do Ministério da Saúde, campanhas escolares e informações por todos os meios de comunicação, do que seja bom e o que é ruim para vocês.


Façam boas escolhas!

Sirlene C. Costa

27 agosto, 2011

Dia 25 de Agosto- Dia do Soldado

Parabéns ao Exército Brasileiro!

Hoje é dia do soldado e também homenageamos o Patrono do Exército Brasileiro Luiz Alves de Lima e Silva, O Duque de Caxias




Exército Brasileiro



Braço Forte- Mão Amiga



Ordem do Dia – 25 de agosto – Dia do Soldado
http://www.exercito.gov.br/


Soldados do Exército Brasileiro!



Hoje, 25 de agosto, o Exército Brasileiro celebra o Dia do Soldado e homenageia seu Patrono, LUÍS ALVES DE LIMA E SILVA, o Duque de Caxias.

CAXIAS é uma referência permanente de legalidade, perseverança, generosidade, amor à Pátria, solidariedade e disciplina; uma imagem de intransigência com o erro; uma síntese de virtudes e valores que dão alma e fortaleza ao Exército.

CAXIAS, o Pacificador, legou-nos o jeito conciliador nas negociações, o convencimento para desarmar espíritos conturbados, a capacidade de conviver com diferenças, a perseverança perante as dificuldades, o espírito de cumprimento de missão e uma fé inabalável na vitória.

De CAXIAS herdamos, também, o exemplo de dedicação integral ao serviço da Pátria e de defesa de sua unidade e integridade territorial. Legou-nos, ainda, a coragem de manter esse compromisso até mesmo com o sacrifício supremo da vida, tendo a Bandeira do Brasil como mortalha e a honra como chama inapagável a crepitar sobre nosso túmulo.

Por tudo isso, a sociedade confia no seu Exército, pelos seus valores éticos e morais, pela prontidão dos seus integrantes, mais do que pela sua capacidade dissuasória como força armada. O BRASIL, que cresce a olhos vistos, impõe que essa confiança seja ainda mais balanceada.

Acompanhamos a conjuntura. Vemos que o mundo atravessa séria crise econômica de dimensão ainda indefinida. Isso afeta a todos. Soldado é homem da adversidade, superamos dificuldades de toda natureza para nos manter preparados, para cumprir as missões que nos são confiadas, que chegam a uma média diária de mais de oitenta operações, do Haiti ao Complexo do Alemão.

Por tudo isso, também nesta data, rendo homenagem a toda nossa gente verde-oliva pelo entusiasmo, pela capacidade de superação, pela coesão e pela gestão austera.
Prossigam no cumprimento da missão – quer na solidão das fronteiras, superando o cansaço, o desconforto e as endemias; quer nas outras centenas de guarnições articuladas por todo o território nacional e no exterior – içando com orgulho nossa Bandeira, adestrando-se e servindo!

O nosso relacionamento profissional com os estamentos desta imensa Nação e com os exércitos das Nações amigas tem sido franco e construtivo. Assim seguimos avançando juntos, passo a passo. O Brasil, porém, avança ainda mais rápido. E seu Exército precisa acompanhá-lo para proteger sua vanguarda, seus flancos e sua retaguarda; e para servir de escudo ao seu desenvolvimento.

A edição da Estratégia Nacional de Defesa colocou os assuntos de defesa na agenda nacional e tem mostrado a clara determinação da Comandante Suprema das Forças Armadas e do Ministério da Defesa de dotar as nossas Forças com material situado na vanguarda tecnológica, preferencialmente produzido pela indústria nacional. Isso permitirá ao Exército transformar-se na Força que o País necessita, com estrutura modular baseada em capacidades, com elevada mobilidade, flexibilidade e versatilidade; apto a deslocar-se prontamente para atuar em diferentes cenários. Essas esperanças marcham à nossa frente.

Soldados brasileiros! Parabéns pelo seu trabalho constante, silente, efetivo! Permaneçam atentos, preparados, vibrantes e coesos. A sentinela nunca dorme; o Exército, sentinela da Pátria, muito menos.

General-de-Exército ENZO MARTINS PERI
Comandante do Exército

Assistam o vídeo com a belíssima mensagem do General-do-Exército Enzo Martins Peri
(Contém lindas imagens do Excército Brasileiro)


25 agosto, 2011



Dia 24 de Agosto Dia do artista


Trechos da Carta do Papa João Paulo II aos artistas
1999

Site desta imagem: cnbb.org.br
“Ninguém melhor do que vós, artistas, construtores geniais de beleza, pode intuir algo daquele pathos com que Deus, na aurora da criação, contemplou a obra das suas mãos. Infinitas vezes se espelhou um relance daquele sentimento no olhar com que vós — como, aliás, os artistas de todos os tempos —, maravilhados com o arcano poder dos sons e das palavras, das cores e das formas, vos pusestes a admirar a obra nascida do vosso génio artístico, quase sentindo o eco daquele mistério da criação a que Deus, único criador de todas as coisas, de algum modo vos quis associar.
“Com efeito, toda a intuição artística autêntica ultrapassa o que os sentidos captam e, penetrando na realidade, esforça-se por interpretar o seu mistério escondido. Ela brota das profundidades da alma humana, lá onde a aspiração de dar um sentido à própria vida se une com a percepção fugaz da beleza e da unidade misteriosa das coisas. Uma experiência partilhada por todos os artistas é a da distância incolmável que existe entre a obra das suas mãos, mesmo quando bem sucedida, e a perfeição fulgurante da beleza vislumbrada no ardor do momento criativo: tudo o que conseguem exprimir naquilo que pintam, modelam, criam, não passa de um pálido reflexo daquele esplendor que brilhou por instantes diante dos olhos do seu espírito”
“Vivendo e agindo é que o homem estabelece a sua relação com o ser, a verdade e o bem. O artista vive numa relação peculiar com a beleza. Pode-se dizer, com profunda verdade, que a beleza é a vocação a que o Criador o chamou com o dom do « talento artístico ». E também este é, certamente, um talento que, na linha da parábola evangélica dos talentos (cf. Mt 25,14-30), se deve pôr a render.”
“Tocamos aqui um ponto essencial. Quem tiver notado em si mesmo esta espécie de centelha divina que é a vocação artística — de poeta, escritor, pintor, escultor, arquitecto, músico, actor... —, adverte ao mesmo tempo a obrigação de não desperdiçar este talento, mas de o desenvolver para colocá-lo ao serviço do próximo e de toda a humanidade.”

João Paulo II
Fonte do texto: http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/letters/documents/hf_jp-ii_let_23041999_artists_po.html


Estamos homenageando alguns dos muitos talentos artísticos do Brasil. Maravilhosos exemplos de dignidade, de caráter íntegro e generosidade, que merecem ser sempre valorizados e divulgados como excelentes referências culturais e morais para nossas crianças, adolescentes e jovens.
São Riquezas Nacionais:


Roberto Carlos-Na Arte Musical


Site dessa imagem: redeglobo.globo.com
Roberto Carlos- Cantor e compositor brasileiro


Verso da Música Quando Quero Falar com Deus:

É tão lindo falar com Deus, em qualquer momento
Deus que vê uma folha que cai e é levada ao vento
Não existe onde ele não esteja e Ele pode escutar nossa voz
Deus no Céu, Deus na terra, onde esteja, está dentro de nós.
Composição: Roberto Carlos e Erasmo Carlos

Tony Ramos-Na Arte da Dramaturgia

Site desta imagem: http://www.imagensdeposito.com
Frases de Tony Ramos-Ator brasileiro


“Eu só acredito na educação. Uma nação só cresce pela educação”
“... Minha mãe se preocupou com a escola, e eu respondi pra ela: fica tranqüila eu não quero deixar de estudar. Estudar é fundamental. Ter os livros em minhas mãos é fundamental. É o que eu faço até hoje. Eu não paro de ler, não paro de estudar.”

Tony Ramos
Fonte: Pequenos trechos do vídeo no Youtube, da entrevista com Tony Ramos feita pela reporter Izadora Rodriguez- ISTOÉ- Tony Ramos foi eleito o Brasileiro do Ano 2010 na Cultura- e Leia no site da ISTOÉ a bela entrevista com Tony Ramos: (http://www.istoe.com.br/reportagens/115401_TONY+RAMOS+CULTURA)


Castro Alves- Na Arte da Poesia


Castro Alves-Poeta brasileiro


Verso da Poesia de Castro Alves O Livro e a América:


“ Por isso na impaciência
Desta sede de saber,
Como as aves do deserto
As almas buscam beber...
Oh! Bendito o que semeia
Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe — que faz a palma,
É chuva — que faz o mar. "



Tarsila do Amaral-Arte da Pintura



Tarsila do Amaral-Pintora e desenhista brasileira


Frase de Tarsila do Amaral


"Minha força vem da lembrança da infância na fazenda, de correr e subir em árvores. E das histórias fantásticas que as empregadas negras me contavam."


Auto-retrato de Tarsila do Amaral


'Manteau Rouge' -1923 óleo/tela 73 x 60 cm Assin.: "Tarsila 1923" Col. Museu Nacinal de Belas Artes, RJ


Site desta imagem: http://www.ludusportal.com.br/


Cartão Postal- Tarsila do Amaral 'Cartão Postal'-1928 óleo/tela 127,5 x 142,5 cmAssin.: Tarsila 1929

Site desta imagem: http://picasaweb.google.com.aninha/ Fernandes

Vemos a lindíssima cidade do Rio de Janeiro nesta tela, que é o maior Cartão Postal do Brasil. O macaco é um bicho Antropofágico de Tarsila que compõe a tela.

Villa Lobos- Na Arte da Música




Villa Lobos- Maestro e compositor


Villa-Lobos alcançou grande reconhecimento em nível nacional e internacional. Entre os títulos mais importantes que recebeu, está o de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Nova Iorque e o de fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Música. O maestro foi retratado nos filmes Bachianas Brasileiras: Meu Nome É Villa-Lobos (1979), O Mandarim (1995) e Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão (2000),além de aparecer pessoalmente no filme da Disney, Alô, Amigos (1940), ao lado do próprio Walt Disney. Em 1986, Heitor Villa-Lobos teve sua efígie impressa nas notas de quinhentos cruzados.


Fonte do texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Heitor_Villa-Lobos

23 agosto, 2011

Dia do Folclore – 22 de agosto

No dia 22 de agosto o Folclore nacional é comemorado no Brasil com muitas festas e eventos




Grupos de bumba-meu-boi na Maria Aragão-Prefeitura de São Luís –Maranhão- Fonte da imagem: http:// http://www.saoluis.ma.gov.br/

22 de Agosto dia Mundial do Folclore



O folclore é a expressão de uma cultura. É a soma da cultura material, dos costumes e tradições de um povo expressos de diversas maneiras (oralmente, por escrito ou encenados), embora muitas vezes o termo folclore seja atribuído apenas para a literatura oral. Todos os povos têm folclore. Conhecê-lo e estudá-lo significa contribuir para que se mantenha vivo e, consequentemente, através da sua preservação é possível perpetuar cada cultura. Muitas vezes é preciso estudar o folclore para verdadeiramente entender a história de um povo.
Contos folclóricos são narrativas em prosa de ficção. As pessoas gostam deles por causa da fantasia. Em algumas culturas, eles trazem uma lição de moral.
Quem no Brasil nunca ouviu falar do lobisomem, da mula-sem-cabeça, do saci-pererê ou do curupira? "Se você quebrar um espelho terá sete anos de azar", diz um provérbio " a não ser que consiga encontrar todos os cacos e os jogue em água corrente"... Isto é folclore!


Fonte: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/folclore/brasileiro.html

Folclore bem brasileiro


É muito rico o folclore brasileiro porque reúne a herança cultural dos nativos, dos portugueses colonizadores, dos africanos e de outros imigrantes europeus. Sendo um país muito grande e diverso, em cada região as manifestações também diferem.
Um bom exemplo é o do Bumba-meu-boi, manifestação folclórica que vem do início do século XVIII, com origem nos engenhos e fazendas de gado do Nordeste brasileiro, que se disseminou para várias partes do país, do Sudeste até o Sul, onde é sempre realizada na época das festas juninas com muita alegria e renovação. Trata-se de um auto popular com danças, cantos e declamações, que fala da vida, morte e ressurreição de um boi. Este é representado por um boi de madeira ou metal recoberto de panos coloridos. É chamado tanto de boi-bumbá, como de boi-calemba, boi-de-reis, boi-pintadinho. No festival folclórico da cidade de Parintins (a cerca de 300 km de Manaus) no Amazonas, o bumba-meu-boi tornou-se uma festa muito popular, a ponto de reunir perto de 40 mil pessoas para ver e participar da disputa dos dois bois representados pelo vermelho, o "Garantido", e o azul, o "Caprichoso".


Fonte do texto:http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/folclore/brasileiro.html


O Folclore Brasileiro


O folclore brasileiro é muito variado e as diversas regiões costumam apresentar manifestações específicas, de acordo com a formação cultural de seu povo.
Basicamente, o folclore brasileiro apresenta três heranças culturais principais; a dos povos indígenas, a dos colonizadores portugueses e a dos negros africanos trazidos para o país como escravos. Embora em menor escala, são importantes também as contribuições dos imigrantes europeus que começaram a chegar ao país a partir do século 19, principalmente aqueles que se fixaram nos Estados de São Paulo e na região Sul, notadamente italianos e alemães. O folclore brasileiro abrange vários tipos de manifestações, desde crendices, lendas e superstições até o s folguedos e festas populares, passando por danças e comidas típicas.
Algumas formas se concentram numa única cidade ou pequena região, como a dança dramática do quilombo, típica de Alagoas, enquanto outras se espalham por vários Estados e áreas como o carnaval e a capoeira.
De modo geral, pode-se classificar as manifestações folclóricas brasileiras de acordo com a divisão do país em grandes regiões.
Na região Norte ou amazônica sobrevivem importantes festas populares, como o Círio de Nazaré dança popular denominada carimbo no Pará, além de pratos típicos de quase toda região, como o pato no tucupi e o tacacá.
O folclore nordestino, um dos mais ricos do país, incluí os folguedos do bumba-meu-boi, do pastoril, da nau catarineta e do fandango; as danças populares como cirandas, o frevo, o maracatu e o tambor de crioula; artesanato de rendas e bordados, a literatura de cordel, o teatro de mamulengos e a culinária baiana, com seus acarajés, moquecas, carurus, abarás e outros quitutes.
Na região Sudeste predominam as congadas, o artesanato do vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, as Festas para Iemanjá no final do ano em todo o litoral do Rio de Janeiro, as duplas de música caipira, as festas religiosas do Divino Espírito Santo, do Domingo de Ramos e de Nossa Senhora dos Navegantes.

Festa de Iemanjá-Região Sudeste-Fonte da foto: studium.iar.unicamp.br

A região Centro Oeste se destaca por suas cavalhadas e pelo bailado Moçambique.

Cavalhadas de Goiás- Fonte da imagem:pirenopolis.go.gov.br




Cavalhadas de Palmeiras de Goiás- Fonte da foto: http://www.flickr.com/photos/marcellojunior

O Sul brasileiro se caracteriza pelas manifestações folclóricas trazidas por imigrantes europeus e pela cultura gaúcha, que se reproduzem em vários setores da vida cotidiana, principalmente nas danças, no artesanato e na culinária. Outras manifestações importantes são a cerâmica e a arte.


Fonte do texto: Folha de São Paulo-Enciclopédia Ilustrada



Grupo Invernada Artística Mirim Farroupilha do Araguaia, do Centro de Tradições Gaúchas Pioneiros do Centro Oeste -Fonte da foto:flick.com.-Foto de Fernanda Bellei


14 agosto, 2011


Dance! Dance! Dance! Mesmo que não saiba dançar, dance! Não importa a idade.
Dançar é pura saúde! Jogue fora o mau humor, o desânimo, a tristeza , a solidão...
Troque tudo que não te faz bem, por uma música super-alegre. Solte o corpitcho e se entregue ao ritmo! Seja feliz!




http://www.museudatv.com.br/biografias


Fonte da foto: bibi-piaf.com



Biografia de Bibi Ferreira para o museu da televisão brasileira



No ano de 1921, o ator Procópio Ferreira, ainda desconhecido, conheceu no Rio de Janeiro a bailarina espanhola Alda Izquierdo, que residia na Argentina e por ela se apaixonou. Alda estava com apenas 15 anos e era muito bonita. Procópio estava com 23 anos. Quatro meses depois eles se casaram. Meses depois, não se sabe bem o dia certo do mês de março, nasceu Abigail, logo chamada de Bibi. Todos se encantaram com a garotinha e Procópio dizia; "nasceu a primavera da minha vida". Logo batizaram a garotinha, e o padrinho escolhido foi Oduvaldo Viana, grande dramaturgo, e amigo íntimo de Procópio Ferreira. 24 dias depois, o grupo teatral montou a peça "Manhãs de Sol" e Bibi entrou em cena, no colo da atriz Abigail Maia, na ocasião esposa de Oduvaldo. Foi a estréia involuntária de Bibi, pois ela apenas substituiu uma boneca, que sumiu na hora do espetáculo. De qualquer forma estava dado o início da carreira dessa atriz, vinda de família de artistas, e que teve uma das carreiras mais brilhantes do Brasil.

Seu bisavô era cantor lírico, os avós eram circenses, a mãe cantora e bailarina, e o pai, grande ator, diretor e empresário importante, da área teatral , considerado sempre inigualável: Procópio Ferreira . Um ano depois Procópio se separou de Alda e assim Bibi ficou vivendo sempre ao lado de seu pai e sua trupe. Logo se encantou pela dança, pelo canto. Seu primeiro idioma foi o espanhol, que aprendeu de sua mãe. E com isso cantava muitas zarzuelas, dançava flamengo, sapateava e brilhava em cena. Com 3 anos participava das apresentações, mas não se interessava por representar.

Suas apresentações de dança levavam o público ao delírio. Uma vez de volta de excursões e fixando-se no Rio de Janeiro, sua cidade natal, começou a fazer curso de balé no teatro Municipal . Logo entrou para o Corpo de Baile e considerou escolhida sua profissão. Teve algum revés, sendo vítima de preconceito: como queria estudar as matérias normais, como todas as meninas, pois já estava com 9 anos, tentou entrar no Colégio Sion, mas foi barrada, por ser filha de ator. Foi-lhe negada a matrícula, vindo a fazer seus estudos no Colégio Anglo Americano. Fez o aprimoramento de balé , no Teatro Colón de Buenos Aires . Por fim, foi aos 18 anos de idade, em 28 de fevereiro de 1941, que Bibi Ferreira pisou no palco profissionalmente pela primeira vez. Fez o papel de Mirandolina, na peça "La Locandiera". Aos 25 anos fundou sua própria companhia, onde atuaram, entre outras, as grandes atrizes: Maria Della Costa,Cacilda Becker, Henriette Morineau. Sua companhia teve sucessos marcantes, que vão de clássicos teatrais à revistas e musicais. E ela apresentava-se no Brasil e no exterior. Certa vez permaneceu em Portugal, com muito sucesso, por quatro anos. Foi quando se interessou por televisão, e a chamado de Álvaro de Moya, fez na TV Excelsior o "Bibi 60", depois o "Bibi 61 " e o "Bibi Sempre aos Domingos".

Esses programas foram líderes de audiência e Bibi foi considerada uma apresentadora excepcional. Foi então para a TV Tupi, onde apresentou: "Bibi Especial"; Festival de Carnaval";"Bibi ao Vivo"; "Curso de Alfabetização para Adultos ', quando ganhou o prêmio de Melhor Comunicadora, no Grande Festival Internacional da Cultura em Tóquio. Foi também responsável pelo primeiro programa brasileiro transmitido via satélite, diretamente de Los Angeles-o Oscar 72, pela Rede Associada. No teatro seus maior sucessos foram; "My Fair Lady"; "Alô Dolly"; "O Homem de la Mancha"; "Gota D'Água" "Piaf, A vida de Uma Estrela da Canção";"Bibi in Concert"; e inúmeros outros. Todos os espetáculos com atuações memoráveis. Em verdade, Bibi é atriz completa: canta, dança, representa.

Chegou a cantar áreas de Verdi e Rossini A incansável Bibi Ferreira é também diretora de espetáculos teatrais dos mais profícuos. Seu nome encabeça inúmeros trabalhos. Começou com "Divórcio", onde também contracenou com o pai; Depois vieram"A Herdeira"; "Sonho de uma Noite de Luar"; "Society em Baby- doll"; Meno Male"; "Não explica que complica";"Na Sauna"; "Sua Excelência ,o candidato"; "Na bagunça do Meu Coração"; "Roque Santeiro"; " Carmen"; "Qualquer gato vira-lata tem uma vida sexual mais saudável que a nossa"; "Tango, bolero e chá-chá-chá"; e inúmeros outros. Por tudo isso, que aqui está relatado, vê-se que Bibi Ferreira é um grande nome do cenário artístico nacional . Pode-se dizer que ela encabeça qualquer lista, como o maior nome brasileiro.

Certa vez, ao receber um prêmio das mãos da grande Fernanda Montenegro, ouviu dela estas palavras:" Bibi, você é nossa atriz número um: por seu talento, por sua vocação, por sua herança ,por seu sangue". Embora concordando com tudo que disse Fernanda Montenegro, gostaríamos de acrescentar : e por seu denodo, por sua dedicação, por seu espírito de luta, por sua entrega total à arte, que a transformou inegavelmente no maior nome nacional.

Fonte deste texto: http://www.museudatv.com.br/biografias/Bibi%20Ferreira.htm


Bibi Ferreira – Riqueza Nacional


Assistam este vídeo do começo ao fim. Bibi Ferreira interpreta a canção “Mulher Rendeira” , composição de Zé do Norte. A maravilhosa Bibi Ferreira canta acompanhada pela Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro.

Em deliciosa brincadeira com a música “Mulher Rendeira”, Bibi Ferreira canta em diversos idiomas, demonstrando seu imenso talento como atriz e sua inigualável e magnífica voz.

Bibi In Concert - Orquestra Sinfônica do rio de Janeiro


vídeo de bbbernardo

Homenagem ao Dia dos Pais-14/08/2011



vídeo de intercolorado100anos

Música -Pai


Cantor e compositor: Fábio Junior


Pai!
Pode ser que daqui a algum tempo
Haja tempo prá gente ser mais
Muito mais que dois grandes amigos
Pai e filho talvez...
Pai!
Pode ser que daí você sinta
Qualquer coisa entre
Esses vinte ou trinta
Longos anos em busca de paz...
Pai!
Pode crer, eu tô bem
Eu vou indo
Tô tentando, vivendo e pedindo
Com loucura prá você renascer...
Pai!
Eu não faço questão de ser tudo
Só não quero e não vou ficar mudo
Prá falar de amor
Prá você...
Pai!
Senta aqui que o jantar tá na mesa
Fala um pouco tua voz tá tão presa
Nos ensine esse jogo da vida
Onde a vida só paga prá ver...
Pai!
Me perdoa essa insegurança
É que eu não sou mais
Aquela criança
Que um dia morrendo de medo
Nos teus braços você fez segredo
Nos teus passos você foi mais eu...
Pai!
Eu cresci e não houve outro jeito
Quero só recostar no teu peito
Prá pedir prá você ir lá em casa
E brincar de vovô com meu filho
No tapete da sala de estar
Ah! Ah! Ah!...
Pai!
Você foi meu herói meu bandido
Hoje é mais
Muito mais que um amigo
Nem você nem ninguém tá sozinho
Você faz parte desse caminho
Que hoje eu sigo em paz
Pai! Paz!...

05 agosto, 2011






















Leiam abaixo, o que o queridíssimo Dr. Dráuzio Varella nos orienta sobre bulimia e aneuroxia! O papo é super sério. Prestem muita atenção!

~*~

Importante
Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog como Dicas em Saúde possuem apenas caráter informativo e educativo.