29 abril, 2011

Biblioteca Infantil Grandes Autores– Informação- Cultura- Cidadania





http://blog.planalto.gov.br/


Segunda-feira, 25 de abril de 2011 às 11:07




Presidenta Dilma: vacina contra a gripe não dói e reduz casos de pneumonia e óbitos.
A campanha contra a gripe é realizada em todo o território nacional, de hoje até o dia 13 de maio. No próximo sábado (30/4), haverá o Dia Nacional de Mobilização contra a Gripe, quando todos os postos de saúde estarão abertos.



Presidenta Dilma Rousseff é vacinada contra a gripe, no Palácio do Planalto. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR



A presidenta Dilma Rousseff convocou nesta segunda-feira (25/4) todos os brasileiros com mais 60 anos, as gestantes, as crianças de seis meses a dois anos de idade e a população indígena a se vacinarem contra a gripe, gesto “fundamental, pois impede complicações como a pneumonia”. Após receber dose da vacina, no início da manhã de hoje no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma fez questão de dizer que a vacinação não dói, que a aplicação é muito rápida, e “fez um apelo” para que as pessoas compareçam aos postos de saúde.

“Vai ter [vacina] para todo mundo [dos grupos selecionados]. Calcula-se que será em torno de 30 milhões de pessoas. Então, eu faço um apelo para as mães de crianças de seis meses a dois anos, e para as grávidas -- não deixem de se vacinar -- e para as pessoas acima de 60 anos”, disse a presidenta.



A campanha contra a gripe é realizada em todo o território nacional, de hoje até o dia 13 de maio. No próximo sábado (30/4), haverá o Dia Nacional de Mobilização contra a Gripe, quando todos os postos de saúde estarão abertos.



Ministério da Saúde – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também conversou com o jornalistas e lembrou que, assim como a presidenta Dilma, todos os brasileiros dos grupos selecionados devem arrumar um tempo em sua agenda para se vacinarem contra a gripe. Para a campanha, o Ministério mobilizou mais 220 mil profissionais, 65 mil postos de saúde e investiu R$ 230 milhões para aquisição de 33 milhões de doses.



Alexandre Padilha afirmou que a vacina é segura, pois é produzida a partir de vírus desativados, tanto que a própria presidenta foi vacinada, e que é de extrema importância que a população se dirija aos postos de saúde para reduzir o número do caso de pneumonias e, consequentemente, de óbitos pela doença. De acordo com o ministro, nos últimos 13 anos – desde que o governo começou a oferecer a vacina – houve uma redução de 60% nas internações por pneumonia.



O ministro lembrou, ainda, que o Brasil é destaque mundial no quesito vacinação e que 90% das vacinas aplicadas em território nacional são produzidos por laboratórios públicos, como a Fiocruz e o Instituto Butantã. Padilha citou a vacina contra rotavírus, por exemplo, criada no Brasil, e que foi responsável por uma redução de 22% dos óbitos por diarreia e de 17% nas internações.



“É a demonstração de que a ideia de vacinar, de prevenir é melhor do que remediar, no Brasil está dando certo”, concluiu.

28 abril, 2011




Biblioteca Infantil Grandes Autores– Informação- Cultura- Cidadania



Homenagem ao dia da Força Aérea Brasileira-22 de abril
Conheçam a linda página da FAB
http://www.fab.mil.br/portal












FAB Asas que protegem o país



Missão



Constitucional: defender a Pátria; garantir os poderes constitucionais; e garantir a lei e a ordem, por iniciativa de qualquer dos poderes constitucionais.
Atribuições Subsidiárias: cabe à Aeronáutica, como atribuição subsidiária geral, cooperar com o desenvolvimento nacional e a defesa civil, na forma determinada pelo Presidente da República.




Missão Síntese: “MANTER A SOBERANIA NO ESPAÇO AÉREO NACIONAL COM VISTAS À DEFESA DA PÁTRIA”









Comandante da Aeronáutica
Juniti Saito




22/04/2011 - 11h18










22 de abril - O mais longo dos dias da FAB na Segunda Guerra




Em muitas ocasiões, como comandante do 350th Fighter Group, eu fui obrigado a mantê-los no chão quando insistiam em continuar voando, porque eu acreditava que eles já haviam ultrapassado os limites de sua resistência física. As palavras são do Major General Nielsen, ex-comandante da unidade americana à qual os pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) estavam subordinados na Itália.



O comentário faz parte do pedido para que o Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) recebesse a Citação Presidencial Americana – apenas três unidades estrangeiras possuem a comenda. Os brasileiros entraram em combate no final de 1944 e participaram, no início do ano seguinte, da ofensiva de primavera – um grande esforço aliado para acabar com o conflito na Europa. Ao mesmo tempo em que conquistavam resultados expressivos, o Grupo de Caça perdia em média três pilotos por mês – média igual à da Força Aérea Americana (USAF), incluindo pilotos abatidos e mortos, desaparecidos e capturados.



Às vésperas do dia 22 de abril, os pilotos brasileiros tiveram de tomar uma importante decisão diante das sucessivas baixas: o 1º Grupo de Caça deixaria de existir, com seus pilotos e mecânicos distribuídos nos demais esquadrões aliados, ou continuariam lutando, com um número maior de voos por dia, arriscando mais a vida, mas como uma unidade brasileira.Só quem esteve em combate sabe o que é voar mais de uma missão no mesmo dia, recorda o Major-Brigadeiro-do-Ar Rui Moreira Lima, veterano do Grupo de Caça e autor do livro “Senta a Púa!”. Decidiram lutar mais.



No dia 22 de abril de 1945,num único dia, os pilotos da FAB realizaram 11 missões, na data que simboliza a Aviação de Caça Brasileira.Voaram duas, até três vezes, em intervalos de poucas horas,sob fogo inimigo e enfrentando grande desgaste físico – um piloto perdia dois quilos em uma missão de duas horas de duração.

Engana-se quem pensa que o esforço acabou ali. Por mais três dias, os pilotos brasileiros voaram dez missões diárias. O 22 de abril é até hoje o Dia da Aviação de Caça.


Fonte: Agência Força Aérea http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=7035




Heróis nacionais




...um país que conta com gente de tal fibra nada tem a temer das adversidades do futuro. Todos nós, depois desta experiência, podemos confiar, mais do que nunca nas energias físicas do nosso povo, mas sobretudo na força moral desses brasileiros que tão cavalherescamente se põem ao lado daqueles que defendem idéias nobres.

Dr. Maurício Nabuco Embaixador do Brasil na Itália





A Força Aérea Brasileira na II Guerra Mundial



No dia 14 de outubro de 1944 pela primeira vez, tremulou a bandeira de uma unidade da Força Aérea Brasileira em território inimigo, durante uma guerra; nesse dia, a Bandeira Brasileira foi içada no acampamento do 1º Grupo de Caça em Tarquínia, na Itália, com uma cerimônia solene; a Ordem do dia dessa data disse:
Na história dos povos coube-nos, assim, a honra de sermos a primeira Força Aérea sul-americana que cruzou oceanos e veio alçar as suas asas sobre os campos de batalha europeus. Antes de entrar em ação, aqui no Velho Mundo, o 1º Grupo de Caça cumpre o sagrado dever de plantar em território inimigo a Bandeira do Brasil.
Camaradas: para a frente, para a ação, com o pensamento fixo na imagem da Pátria, cuja honra e integridade juramos manter incólumes.
Cumpre-nos tudo enfrentar, com fortaleza de ânimo, a fim de manter intato esse tesouro jamais violado: a honra do soldado brasileiro! E nós o faremos, custe o que custar.

Já nos últimos dias da “Ofensiva da Primavera”, o Marechal Mascarenhas de Moraes publicou em Ordem do Dia uma referência elogiosa ao trabalho da 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação da qual constam as seguintes palavras:
“Dizer do seu trabalho nesta Campanha é cantar um hino ao destemor e a noção de dever dos aviadores e artilheiros que a constituem.
Não houve mau tempo, não houve neve, tão pouco acidentes e pistas impróprias, que arrefecessem o ânimo e a disposição dos seus componentes.”




Terminada a guerra na Itália, o 1º Grupo de Caça ainda lá permaneceu dois meses, aguardando transporte marítimo para o regresso.
O Embaixador do Brasil na Itália, Dr. Maurício Nabuco, no ofício em que comunicava o regresso do Grupo de Caça Brasileiro disse:
“Partiu há pouco, depois de quase um ano de luta na Europa, o Grupo de Caça da Força Aérea Brasileira.
Confesso a Vossa Excelência que não é sem emoção que recordo as atividades heróicas desse grupo de brasileiros que, sob o brilhante comando do Tenente Coronel Nero Moura,integrados na imensa organização aérea do setor da Itália, lutaram num ambiente estranho e difícil.



Major Aviador Nero Moura, comandante de Primeiro Grupo de Caça.



Essa gente moça, que pela primeira vez na história do Brasil deixou sua terra para vir combater nos céus diferentes da Europa, e que durante bastante tempo, como Vossa Excelência sabe, teve que substituir o número pelo esforço maior de cada um, e pelo aumento individual de suas missões, merece louvor de todos os brasileiros.
Eu que vi de perto rapazes de vinte anos partindo para a morte com a mestria, a resistência e a coragem de homens a feitos à guerra moderna,
posso dizer que um país que conta com gente de tal fibra nada tem a temer das adversidades do futuro. Todos nós, depois desta experiência, podemos confiar, mais do que nunca nas energias físicas do nosso povo, mas sobretudo na força moral desses brasileiros que tão cavalheirescamente se põem ao lado daqueles que defendem idéias nobres.
Os rapazes da Força Aérea Brasileira deixaram na Itália gravados em número bem modesto, mas com o mesmo vigor de seus heróicos aliados, o nome glorioso do Brasil”.



A atuação do Grupo de Caça Brasileiro na Itália é a página mais gloriosa na história da Força Aérea Brasileira e o brilho imorredouro dos feitos lá praticados servirá, sempre de estímulo às suas gerações futuras.
Durante a II Guerra Mundial, nos céus da Itália, um pugilo de bravos da Força Aérea Brasileira honrou a promessa que milhões de brasileiros já fizeram:



Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

Trechos do Livro A Força Aérea Brasileira na II Guerra Mundial- Tenente-Brigadeiro R.R. Nelson Freire Lavenére-Wanderley.Ed. Gráfica Brasileira

Biblioteca Infantil Grandes Autores- proteção e carinho com os animais






http://www.suipa.org.br/

A SUIPA colabora com autoridades de diversos órgãos públicos. Elabora laudos e pareceres, e analisa a guarda provisória de animais vítimas de maus tratos. DENUNCIE os maus tratos! Abra um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima. As autoridades tomarão providências com base no artigo 32, da Lei Federal nº 9605.

DIARIAMENTE a SUIPA resgata, nas ruas, cerca de 10 animais e recebe, no abrigo, outros 50. Grande parte vítima de atropelamentos e da crueldade dos próprios "donos" que descartam seus cães e gatos doentes, idosos, e também filhotes recém nascidos. Os animais NÃO são objetos para serem descartados! Os direitos dos animais são assegurados por lei. Vale lembrar que a comercialização de cães e gatos nas ruas é PROIBIDA, assim como a distribuição de animais a título de brinde ou sorteio. DENUNCIE!

Aproximadamente *3.500 animais estão abrigados na SUIPA à espera de adoção (*2010). A maioria, cães e gatos que convivem numa área de apenas três mil metros quadrados. Não compre animais, ADOTE!





A sede da SUIPA, em Benfica, permanece à espera dos interessados em adotar um animal, de segunda a sábado, de 08h às 15h. Nos domingos e feriados, de 08h às 12h. Uma outra opção é ir até o Focinho Carente, campanha permanente de adoção realizada pela SUIPA em frente à antiga TV Manchete, no Flamengo. Todos os sábados, de 09h às 15h. As datas e horários são confirmados nas circulares mensais que os associados recebem mensalmente através dos Correios, e também no site da SUIPA.

Se você quiser adotar um sobrinho ou sobrinha suipana terá que apresentar cópia do CPF, documento de identidade, e um comprovante de residência atualizado. Após preencher um questionário de avaliação, uma funcionária do Setor de Adoção fará algumas perguntas. Se a adoção for autorizada, poderá levar seu mais fiel amigo no mesmo dia. No caso da adoçao de filhotes, agendamos a esterilização para quando o pequeno(a) completar seis/sete meses de idade. Normalmente os animais, com mais de seis meses, já são adotados esterilizados. Caso esta cirurgia ainda não tenha sido realizada, um documento se comprometendo a retornar a SUIPA para a esterilização GRATUITA, deverá ser assinado pelo novo guardião.

A SUIPA não autoriza a adoção dos animais abrigados quando percebe que a intenção das pessoas interessadas é de fazer com que os animais se tornem cães de guarda, gatos que comem ratos e brinquedos para seus filhos. A finalidade da SUIPA é proteger os animais não humanos. Estamos certos da compreensão de todos.

Horário de funcionamento:
Seg. a Sáb.: 8:00 as 17:30h e Domingos e feriados de 8:00 às 14:00 h
Telefone: (21) 3297-8777 E-mail:faleconosco@suipa.org.br


Av. Dom Hélder Câmara, 1801 Benfica - Cep: 20.973-011 Rio de Janeiro - RJ
Fonte: http://www.suipa.org.br/index.asp?pg=leis.asp



Biblioteca Infantil Grandes Autores– Informação- Cultura- Cidadania




Audioteca Sal e Luz
Divulgue!





Caros amigos,

Venho por meio desta mensagem divulgar o trabalho maravilhoso que é realizado na Audioteca Sal e Luz e corre o risco de acabar. A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros).

Mas o que seria isto?
São livros que alcançam cegos e deficientes visuais, (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada) de forma totalmente gratuita.

Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.

E agora, você está se perguntando: O que eu tenho a ver com isso?
É simples. Nos ajude divulgando. Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale do nosso trabalho. DIVULGUE!

Para ter acesso ao nosso acervo, basta se associar na nossa sede, que fica na Rua Primeiro de Março, 125 - Centro. RJ. Não precisa ser morador do Rio de Janeiro.

A outra opção, foi uma alternativa que se criou face a dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade. Eles podem solicitar o livro pelo telefone, escolhendo o título pelo site, e enviaremos gratuitamente pelos Correios.

A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados. Precisamos atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, se não ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura. Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros...

Ajudem-nos, Divulguem!
Atenciosamente,
Christiane Blume - Audioteca Sal e Luz



Rua Primeiro de Março, 125- 7. Andar
Centro- RJ. CEP 20010-000
Fone: (21) 2233-8007 / (21) 2233-8007

Horário de atendimento: 08 às 16 horas

http://www.audioteca.com.br/old_site/index.htm



http://audioteca.org.br/noticias.htm



A instituição não precisa de dinheiro, mas precisa de divulgação.






vídeo de trajas0007

Rio de Janeiro,visto de cima-Richard Clayderman- Elena




vídeo de cistvansm

22 abril, 2011


Biblioteca Infantil Grandes Autores– Informação- Cultura- Cidadania



http://blog.planalto.gov.br/viagem-a-china/




Quinta-feira, 14 de abril de 2011



Dilma Rousseff faz visita à China

Presidenta Dilma Rousseff discursa na cerimônia de abertura do Fórum Boao, na China. A presidenta ressalta as vantagens de investir no Brasil







Presidenta Dilma Rousseff discursa na cerimônia de abertura do Fórum Boao, na China. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR



A presidenta Dilma Rousseff aproveitou o discurso de abertura do Fórum Boao, na China, para apresentar um Brasil disposto a receber investimentos estrangeiros. Durante quase 13 minutos, a presidenta Dilma mostrou um país de grandes oportunidades como as obras de infraestrutura incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do pré-sal, da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos 2016. Dilma Rousseff contou também sobre programas sociais implantados pelo governo federal, como o Bolsa Família, e o firme propósito para os próximos anos de erradicar a pobreza.

“Por isso, existem grandes oportunidades no Brasil. Também estamos ampliando nossos investimentos em ciência, tecnologia e inovação, bem como na construção de um desenvolvimento ambientalmente sustentável. Nós hoje combinamos estabilidade econômica, crescimento acelerado, projeto estratégico de desenvolvimento, impulso à ciência, tecnologia e inovação, inclusão social e distribuição de renda, Estado de direito democrático, estabilidade política, compromisso com os direitos humanos e com a sustentabilidade ambiental e um profundo sentimento de autoestima de nosso povo.”


De acordo com a presidenta, “o mundo do século XXI requer criatividade para forjar novos laços entre regiões e continentes”. Ela frisou que “a Ásia e a América Latina podem e devem estreitar seus vínculos, seus laços, seus negócios e suas parcerias, reduzindo distâncias físicas, aproximando visões de mundo, integrando povos e culturas”.


E prosseguiu: “atuamos em cenários econômicos, políticos e sociais distintos. Não buscamos modelos únicos, nem tampouco unanimidades. Os consensos que se tentaram na história recente sob a égide do mercado ou do Estado, que supostamente nunca falhariam, mostraram-se frágeis como castelo de cartas. O grande desafio é construir na diversidade, associando distintos projetos em ambiente de cooperação para o desenvolvimento de todos.”


Ao terminar o pronunciamento, a presidenta brasileira disse esperar que o 10º Fórum de Boao “se fortaleça e que também se fortaleça a determinação de romper paradigmas para aperfeiçoar um diálogo pioneiro entre Estados, sociedades, empresas e instituições, para juntos vencermos os desafios de construir um mundo com as nossas melhores tradições de humanidade, de paz e de solidariedade”.




A pose para foto oficial dos chefes de Governo e de Estado durante abertura do Fórum Boao, na China. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR



No último dia da visita oficial à China, a presidenta participou da abertura do Fórum de Boao para a Ásia, cujo tema este ano é “Desenvolvimento Inclusivo: agenda comum e novos desafios”. Participaram ainda da cerimônia os presidentes Hu Jintao, da China; Jacob Zuma, da África do Sul e Dmitri Medvedev, da Rússia; os primeiros-ministros da Coreia do Sul, Kim Hwang-Sik; da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero; e da Ucrânia, Mykola Azarov; além do vice-primeiro ministro da Nova Zelândia, Bill English.

Para uma plateia bastante diversificada, inclusive com empresários expoentes do mercado asiático, a presidenta brasileira iniciou o pronunciamento destacando a importância de participar do encontro. Ela avaliou que o fórum “se constitui num dos mais importantes espaços multilaterais de discussão sobre o destino desta parte importante da Humanidade”.

“Somos favoráveis a todas as iniciativas que busquem aproximar, integrar e desenvolver as relações da Ásia e da América do Sul, as duas regiões que mais crescem no mundo. Apesar da distância entre nossas regiões, o Brasil se reconhece no continente asiático. Nosso país tem composição multiétnica e se formou por fortes movimentos de migrações europeias, africanas e também asiáticas.”

Em seguida, a presidenta brasileira apresentou votos de pesar aos povos do Japão e da Nova Zelândia, que passaram por recentes “eventos naturais”, como terremoto seguido de tsunami. Neste momento, Dilma Rousseff informou que após os compromissos na China, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, visitará o Japão para “expressar ao governo japonês a nossa solidariedade e disposição de apoio”.

Após apresentar seus sentimentos aos dois povos, a presidenta tratou, no discurso, da parte econômica lembrando que “o mundo atravessa um período de profundas transformações”. A multipolaridade econômica e comercial avança, segundo ela, deslocando velhas hegemonias e paradigmas. Esse processo abre espaço para um novo dinamismo, no qual a Ásia é um polo emergente e a América Latina desponta como espaço econômico relevante. Lembrou também da recente crise financeira mundial de 2008.

“Hoje a economia mundial está em recuperação, mas com velocidades diferentes de crescimento entre países avançados e em desenvolvimento. Esta assimetria tem gerado desafios para a administração de nossas economias. De um lado, a expansão da liquidez por parte dos países avançados pressiona a inflação mundial e aprecia as moedas de vários países, sobretudo dos exportadores de commodities, ao mesmo tempo em que promove a insegurança alimentar e energética em outras nações.”

Dilma Rouseff assegurou também ser favorável ao controle da inflação e à estabilidade fiscal. “Eu gostaria de destacar que, para nós, o controle da inflação e a estabilidade são fundamentais para a recuperação da economia mundial”, manifestou.

“Mas isso tem que ter como objetivo criar condições para o crescimento econômico, para a inclusão social, sobretudo naqueles países onde parcelas enormes da população ainda vivem em situação de pobreza ou de pobreza extrema. Desenvolver com inclusão social – que é o tema deste Fórum – é a questão chave para todos nós, mulheres e homens do século XXI. Os movimentos em todo o Oriente Médio e no Norte da África evidenciam que as pessoas estão carentes de inclusão social. Eu acredito que não haverá crescimento sustentado e estável de longo prazo sem fortes programas de inclusão social, redução de desigualdades e participação.”

A presidenta disse também que é importante conjugar o crescimento econômico com melhora na distribuição de renda; passou pela consolidação da macroeconomia e explicou sobre a rede de proteção social como programas de distribuição de renda, aumentos do salário real e de universalização dos serviços públicos.

“Citando alguns exemplos: na área de combate à pobreza e educação criamos o Bolsa Família, um dos maiores programas de renda do mundo, que elevou a renda de milhões de pessoas. Ampliamos o acesso ao ensino básico, criamos mecanismos de financiamento que garantiram o acesso a milhões… milhares de jovens de baixa renda ao ensino superior. Elevamos o nosso investimento e levamos à população rural eletricidade, beneficiando milhões e milhões de famílias. Na habitação, também iniciamos um grande programa de construção de casas.”

Dilma Rousseff destacou também outro ponto de grande importância para o governo brasileiro: a ampliação do investimento e do consumo. Isso permitiu ao país, segundo ela, sair de forma rápida e consistente da grave crise econômica internacional. No setor financeiro, ampliamos o acesso ao crédito. Com isso, fortalecemos a nossa economia e geramos mais de 15 milhões de empregos formais. Nos primeiros três meses deste ano, mantivemos o mesmo ritmo de geração de emprego.

“Foi o aumento do emprego e da renda que viabilizou a construção de um mercado interno de consumo de massas, capaz de sustentar o crescimento de nossa economia e gerar ótimas oportunidades de investimento para o capital privado. Enfim, a democratização do crédito, a elevação da renda do trabalho, as transferências de renda, a universalização de serviços e investimentos em infraestrutura retiraram 36 milhões de pessoas da pobreza num país de 190 milhões e expandiu a classe média brasileira.”

Biblioteca Infantil Grandes Autores– Informação- Cultura- Cidadania




Papel do BRICS no cenário internacional marca cúpula em Sanya, na China

(13 de abril de 2011)

http://blog.planalto.gov.br/papel-dos-brics-no-cenario-internacional-marca-cupula-em-sanya-na-china





Os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff; da Rússia, Dmitri Medvedev; da China, Hu Jintao; da África do Sul, Jacob Zuma; além do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, participam da III Cúpula BRICS – bloco de países emergentes – que ocorre em Sanya, situada a sul de província de Hainan, China. Após foto oficial, os mandatários se encontraram em reunião privada, norteada por quatro assuntos principais: situação político-econômica internacional, quadro econômico mundial pós-crise, cooperação inter BRICS e papel dos países deste bloco na governança internacional.


Acordo no âmbito do BRICS fortalece bancos de desenvolvimento dos países emergentes

( 14 de abril de 2011)

http://blog.planalto.gov.br/acordo-no-ambito-do-brics-fortalece-bancos-de-desenvolvimento-dos-paises-emergentes





O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, ao lado do ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores), assinou acordo de cooperação com bancos de desenvolvimento dos países do BRICS, em Sanya, China.

Foto: Elza Fiúza/ABR-Arquivo



A proposta de fortalecer a cooperação financeira entre os bancos de desenvolvimento do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) contida no plano de ação da “Declaração de Sanya” começa a surtir efeito. O BNDES divulgou, nesta quinta-feira (14/4), no Rio de Janeiro, informação sobre assinatura de acordo para cooperações financeiras pelos presidentes dos bancos de desenvolvimentos dos cinco países. Segundo a assessoria do banco brasileiro a “iniciativa ampliará investimentos e comércio entre potências emergentes”.




O fato ocorreu no âmbito da III Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo dos BRICS, em Sanya, China, que teve participação da presidenta Dilma Rousseff, dos presidentes da China, Hu Jintao; da África do Sul, Jacob Zuma; e da Rússia, Dmitri Medvedev, e do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh. O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, que acompanha a presidenta Dilma nesta conferência, assinou o acordo pelo lado brasileiro. Na ocasião, também foi firmado um protocolo de acesso que formalizará a adesão do banco de desenvolvimento da África do Sul ao grupo.




Ainda segundo a assessoria do banco, o acordo de cooperação terá prazo de vigência de cinco anos e prevê o fortalecimento da cooperação financeira entre as instituições signatárias e o desenvolvimento do relacionamento econômico e comercial entre os países dos BRICS.

Biblioteca Infantil Grandes Autores– Informação- Cultura- Cidadania



http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/04/dilma-rousseff-faz-visita-china-para-negociar-acordos-economicos.html



Edição do dia 11/04/2011



Dilma Rousseff faz visita à China para negociar acordos econômicos



Roberto Kovalick Pequim



Industriais brasileiros reclamam que não conseguem competir com preços baixos dos chineses e que enfrentam barreiras quando tentam vender seus produtos na China


A presidente Dilma Rousseff começou nesta segunda-feira (11) uma visita à China, onde vai negociar acordos econômicos. É o enviado especial Roberto Kovalick quem informa.


O país que a presidente Dilma Rousseff visita é o maior parceiro comercial do Brasil e também o maior investidor no nosso país. No comércio, o Brasil leva vantagem, vendendo mais para a China do que comprando. Embora cada vez mais estreita, essa relação econômica é cheia de atritos.


Ao todo, 300 empresários brasileiros acompanham a viagem, em busca de oportunidades de negócios, mas com muitas queixas. “A China não é um país de economia aberta. Ela só importa e compra o que ela quer e de quem ela quer”, afirma o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.


A China compra matérias primas do Brasil, como minério de ferro e soja. Vende produtos acabados, como eletrônicos e brinquedos. Os industriais brasileiros reclamam que não conseguem competir com os preços baixos dos chineses e também enfrentam barreiras quando tentam vender seus produtos na China.


No primeiro dia da viagem, a presidente Dilma Rousseff não saiu do hotel. Teve apenas um encontro com o presidente da maior empresa chinesa de equipamentos de comunicação e internet, que anunciou a criação de um centro de pesquisas em Campinas, São Paulo. Nos seis dias em que a presidente permanecer na China, o governo e os empresários brasileiros esperam fechar cerca de 20 acordos comercias.


Nesta segunda-feira (11), foi anunciado um acordo para venda de aviões e a permissão para que Embraer produza jatos executivos na China. Com isso, a empresa manterá aberta uma fábrica que tem no país desde 2002 e estava ameaçada.


O governo chinês também anunciou a abertura do mercado para a carne suína do Brasil.Segundo o Ministério da Agricultura, inicialmente três frigoríficos nacionais foram autorizados a exportar para a China.

Biblioteca Infantil Grandes Autores– Informação- Cultura- Cidadania



http://blog.planalto.gov.br/doacao-de-orgaos-no-brasil-bate-recorde-em-2010-diz-ministerio-da-saude/

Quarta-feira, 16 de março de 2011 às 19:52



Doação de órgãos no Brasil bate recorde em 2010, diz Ministério da Saúde


As chances dos brasileiros que necessitam de um transplante de órgão para sobreviver aumentaram no ano passado. É o que mostra os dados do Ministério da Saúde sobre o número de doação de órgãos e transplantes. Um dos motivos para esse aumento na quantidade de transplantes no país foi aperfeiçoamento dos processos de doação, como a rapidez nas notificações por morte encefálica, cuidado intensivo dos doadores, melhorias logísticas e o aumento dos recursos financeiros no Sistema Nacional de Transplantes.

No ano passado, foram registrados 1.896 doadores, 238 a mais que 2009, crescimento de 14%. Com isso, o Brasil alcançou a marca histórica de 9,9 doadores por milhão de pessoas (pmp). Alguns estados como São Paulo (21 pmp) e Santa Catarina (17 pmp) possuem índices de doações próximos aos de países desenvolvidos no setor, como Espanha e Canadá, que mantêm médias acima de 20 doadores pmp.


Já o número de transplantes – considerando órgãos sólidos, tecidos (córneas) e células (medula) – fechou o ano de 2010 com um total de 21.040 contra 20.253 em 2009. O Sistema Único de Saúde (SUS) foi responsável por 95% dos transplantes de órgãos sólidos, números que ratificam a posição do Brasil entre os maiores sistemas públicos de transplantes em todo o mundo.


Segundo o Ministério da Saúde, o investimento no setor mais do que triplicou nos últimos oito anos. Foram investidos quase R$ 1,2 bilhão em 2010, valor bem acima dos R$ 327,85 milhões aplicados em 2003.


Os transplantes de medula óssea também registraram um aumento significativo em 2010. Foram 1.531 procedimentos, um aumento de 74,38% se comparado com 2003, quando foram registrados 972 transplantes.


O ministério atribui esse aumento no número de transplantes à grande expansão do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que registra dois milhões de doadores cadastrados, sendo o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, superado apenas pelos Estados Unidos (5 milhões de doadores) e Alemanha (3 milhões de doadores).



Biblioteca Infantil Grandes Autores- Informação – Cultura - Cidadania




18/04/2011



Governo anuncia rede nacional para recolhimento de armas de fogo



Campanha do desarmamento começa no dia 6 de maio e vai até o fim do ano.Ministério espera ter um posto de recolhimento em cada município brasileiro.


Iara Lemos Do G1, em Brasília



O diretor-geral da Polícia Federal, Leandro DaielloCoimbra, o ministro da Justiça, José EduardoCardozo, o secretário-executivo do ministério, LuizPaulo Barreto, a secretária Nacional de SegurançaPública, Regina Miki. (Foto: Renato Araújo/ABr)


O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, anunciou nesta segunda-feira (18) a formação de uma rede nacional para o recolhimento de armas de fogo, que será implementada durante a campanha do desarmamento, que começa no dia 6 de maio e vai até o final do ano.


O recolhimento será comandado pelas polícias Civil e Federal e as Forças Armadas. A meta do governo é ter, no mínimo, um posto de recolhimento de armas em cada um dos municípios brasileiros. Igrejas e sedes de organizações não-governamentais poderão se cadastrar junto ao Ministério da Justiça para atuar como posto de recolhimento de armas.


Na última campanha do desarmamento, encerrada em dezembro de 2009, apenas os postos policiais podiam receber as armas.


“Certamente vai ser um número muito superior de postos de recolhimento. Todos esses organismos constituem postos de coletas. Nas outras campanhas era basicamente só a Polícia Federal. Desta vez, queremos ampliar a rede para que em cada município tenha um posto de recolhimento”, afirmou o secretário-executivo.


Nesta segunda-feira, primeira reunião do conselho responsável pela campanha do desarmamento, também ficou definida a forma de indenização para as pessoas que entregarem as armas durante a campanha.


Segundo Barreto, no momento da entrega da arma, será feito um protocolo. Com o número do protocolo, a pessoa que entregou a arma poderá procurar o Banco do Brasil para receber uma indenização, que pode variar de R$ 100 a R$ 300. Munições entregues não serão indenizadas durante a campanha.


“Ao mesmo tempo em que a arma será entregue, a pessoa já vai receber a indenização. Nunca se fez uma rede tão ampla. Estamos voltados para chegar aonde a população está”, afirmou o secretário.


Outra novidade é que na campanha deste ano não será exigida a identificação da pessoa que entregar a arma, como o número do CPF. “Isso vai facilitar a entrega”, afirmou o representante da Rede Desarma Brasil, Antônio Rangel.


Biblioteca Infantil Grandes Autores– Informação- Cultura- Cidadania


http://blog.planalto.gov.br



18/04/2011


Governo quer acabar com a desigualdade regional na prevenção ao câncer de mama


O governo federal está trabalhando para diminuir as desigualdades regionais nas ações de prevenção e combate ao câncer de mama e “não à toa a presidenta Dilma Rousseff lançou em Manaus o Programa de Fortalecimento da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama”, no último dia 23 de março. No programa Brasileiras, uma edição especial do Brasil em Pauta, transmitido nesta sexta-feira (15/4) pela NBR TV, o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, falou por cerca de uma hora sobre as ações do governo federal no atendimento de saúde à mulher brasileira.


O secretário enfatizou que o governo desenvolveu uma força-tarefa, na qual fazem parte o Ministério da Saúde, estados, municípios, vigilância sanitária e Instituto Nacional do Câncer (Inca), para vistoriar o mamógrafos no país. Ele informou que atualmente há no Brasil pouco mais de de 4 mil mamógrafos, sendo cerca de 2 mil do Sistema Único de Saúde (SUS), e que destes a metade opera abaixo da capacidade.


“Nós estamos fazendo uma força-tarefa pra vistoriar os mamógrafos e colocá-los para funcionar. Desta forma, além de incrementar outros, melhorar os existentes e colocá-los mais modernos, nós vamos dar um impacto muito positivo para essa área”, frisou.

Ouça abaixo íntegra do programa Brasil em Pauta, com o secretário de Atenção à Saúde do MS, Helvécio Magalhães:


O Ministério da Saúde irá investir R$ 4,5 bilhões em prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e de colo de útero. Os recursos, que compõem a Política Nacional de Atenção Oncológica, serão aplicados, até 2014, no fortalecimento da atenção primária e da rede ambulatorial e hospitalar do SUS e em campanhas de informação e conscientização à sociedade. Dentre esses recursos, cerca de R$ 176,26 serão destinados a ações de prevenção de câncer de mama e R$ 85,4 milhões de colo de útero.


Outro ponto abordado por Helvécio Magalhães foi o programa Rede Cegonha, que contará com R$ 9,397 bilhões para investimentos até 2014. Estes recursos serão aplicados na construção de uma rede de cuidados primários à mulher e à criança. De acordo com o Ministério da Saúde, os quase R$ 9,4 bilhões serão investidos em toda a rede de serviços, que devem assumir o cuidado à gestante e à criança, desde o pré-natal até os dois anos de idade: começa pela unidade básica de saúde, passa pelos exames de pré-natal e pelo transporte seguro, até o parto nos leitos maternos do SUS.


“A Rede Cegonha veio para suprir, em parceria com estados e municípios, essas deficiências [no atendimento às gestantes]. Nós teremos um diagnóstico em cada região, em cada município, principalmente os maiores, sobre a situação de cada unidade básica, dos centros de saúde, da equipe de Saúde da Família e das maternidades e a partir desse mapa nós vamos projetar, com estados e municípios, os investimentos e chegar a uma situação cada vez melhor”, explicou.


Estimativas apontam que o Brasil tem cerca de três milhões de gestantes, sendo que mais de dois milhões são assistidas exclusivamente pelo SUS. O objetivo é implementar as ações inseridas na Rede Cegonha em todo o país, a partir da adesão dos municípios – que, de acordo com as diretrizes do SUS, são os responsáveis diretos pela oferta das ações de saúde à população. Inicialmente, o cronograma de implantação da rede priorizará as regiões da Amazônia Legal e Nordeste – que têm os mais altos índices de mortalidade materna e infantil – e as regiões metropolitanas, envolvendo a maior concentração de gestantes.


Selo de qualidade - Helvécio Magalhães informou, ainda, que os postos de saúde que cumprirem metas de atendimento irão receber um selo de qualidade e terão direito a um maior repasse de recursos financeiros. A iniciativa, segundo ele, integra um plano que visa a melhorar a atenção básica de saúde no país e deverá ser lançado em breve.


O secretário antecipou que o certificado de qualidade será concedido ao posto de saúde que atender a uma série de requisitos, entre eles, a capacitação de funcionários e a oferta de consultas pré-natal e testes rápidos de gravidez. Quem cumprir as metas terá direito a mais dinheiro. A adesão é voluntária, ou seja, cabe ao município decidir entrar no programa.


“Ele [gestor local] pode incluir todos ou alguns postos [do município] e receberá mais por isso. Vamos em todos os lugares com uma equipe certificadora. Vai ter uma visita local”, disse.


O plano prevê ainda levar internet em banda larga para os postos e ampliar o cartão nacional de saúde, que traz dados sobre o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).


Descobrimento do Brasil



Os portugueses tomam posse do Brasil

Antes se dizia que Cabral chegou ao Brasil por acaso, pois precisou fugir de uma calmaria (ventos fracos) e por isso se distanciou das costas africanas, Esta explicação é considerada ultrapassada pela maioria dos historiadores atuais.

Bem antes dos portugueses tomarem posse do Brasil, os espanhóis já tinham chegado ás Américas. De fato, em 1492 Cristovão Colombo, a serviço dos reis da Espanha, chegou à América Central e os irmãos Pinzón, pouco tempo depois, passaram pela parte norte do Brasil.

Em 1498, Vasco da Gama descobriu o sonhado caminho marítimo para as índias. Dois anos depois, o rei D. Manuel (O Venturoso) organizou uma grande esquadra comandada por Pedro Alvarez Cabral, também em direção as índias. Porém , o rei português já sabia da existência de terras na parte do mundo que lhe cabia pelo tratado de Tordesilhas (assinado em 1494). Por esse acordo, Portugal exigiu que a linha divisória das “novas” terras passasse a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde. Tudo o que ficasse a oeste dessa linha seria da Espanha e o que ficasse a leste seria de Portugal. Com isso, garantiu a posse de parte das terras americanas seis anos antes da chegada de Cabral ao Brasil.

Assim, em 9 de março de 1500, partiu a grande esquadra com duplo objetivo: Tomar posse oficialmente do Brasil e continuar viagem rumo á s Índias para fundar feitorias e assegurar o comércio de especiarias. Agora que haviam descoberto um novo caminho para o Oriente.

A esquadra de Cabral chegou à Bahia em 22 de abril de 1500. Foram celebradas duas missas, pois a religião cristã sempre acompanhava as conquistas portuguesas.


Dizer, então que o Brasil foi “descoberto” é historicamente incorreto por dois motivos: 1º o atual território brasileiro já era habitado por numerosas nações indígenas, muito antes de os portugueses chegarem e 2º motivo é que os estudiosos afirmam que os europeus já sabiam da existência das terras brasileiras. Portanto, 22 de abril de 1500 foi o dia em que os portugueses tomaram posse das terras onde hoje é o Brasil.

Fontes: Pesquisas em livros didáticos em nossa biblioteca.




22 de abril- Descobrimento do Brasil
Toda a emoção da chegada de Cabral



A emoção cresce devagar nos corações dos cerca de 1.300 homens, em meio ao tédio de torturantes dias presos na calmaria da costa africana. De repente, ao amanhecer da “terça- feira das Oitavas de Páscoa”- era 21 de abril-, os marinheiros se agitam nas amuradas: eles notam, na tona d’água, ervas flutuando. São sinais inequívocos de que há terra nas proximidades. No dia seguinte, pela manhã, aves desenham círculos no céu. A excitação a bordo aumenta. No fim da tarde, quando os frades iniciavam as orações das vésperas,”um rasgão no céu trouxe o sol e iluminou a silhueta de um monte que se recortava no horizonte”.O brado histórico do “terra à vista” ecoou quase ao mesmo tempo em todos os 12 navios. A alegria alastrou-se pelos conveses e chegou aos porões. Até os degradados, criminosos que seriam abandonados em qualquer praia estrangeira, gritavam de alegria. O capitão- mor Pedro Álvares chama para junto de si o escrivão Pero Vaz de Caminha e dita, solene: “ Hoje é 22 de abril de 1500. Estamos em plena semana na Pascoela. O monte vai chamar-se Pascoal, e a terra, Vera Cruz”.

fonte.: Revista Galileu - fevereiro 2000- Texto do livro Nau Capitânia, uma biografia de Cabral- de Walter Galvani

21 abril, 2011


21 de Abril
Dia da Fundação de Brasília



Catedral Metropolitana-Brasilia-DF www.baixaki.com.br/papel de parede/17029



No dia 21 de abril comemoramos a fundação de Brasília, a capital do Brasil.
Brasília é uma das cidades mais bonitas e modernas do mundo, pelas suas praças, edifícios públicos e pelo traçado de suas grandes e largas avenidas. Ela foi planejada e construída especialmente para ser a sede do governo brasileiro.
A construção de Brasília iniciou-se em 1956, por ordem do então presidente Juscelino Kubitschek. Ele promoveu um concurso para que fosse escolhido o melhor projeto. Um júri internacional selecionou o trabalho do arquiteto Lúcio Costa, que planejou como seria a distribuição da cidade. O também arquiteto Oscar Niemayer, que trabalhava no governo, passou mais tarde a trabalhar no projeto.
Brasília levou 41 meses para ficar pronto. O trabalho foi intenso: um esquema de revezamento entre milhares de operários garantia as obras 24 horas por dia. A inauguração da nova capital brasileira foi no dia 21 de abril de 1960.
Conheça os principais monumentos e prédios públicos de Brasília.




Palácio da Alvorada


g1.globo.com (Foto: Ricardo Stuckert - Presidência da República)-Palácio da Alvorada

É a residência oficial da presidenta da República Dilma Rousseff . Os presidentes utilizam o Palácio da Alvorada durante o período em que exercem o cargo. O Palácio da Alvorada foi a primeira obra inaugurada em Brasília, em 1958, ainda antes da inauguração oficial da cidade.



Esplanada dos Ministérios

Foto do Wikipédia http://www.http://www.skyscrapercity.com-EsplanadadosMinistérios


É um conjunto formado por 18 prédios iguais e dois palácios. Nos prédios ficam os ministros da República e toda a sua equipe. Um dos palácios pertence ao Ministério das Relações Exteriores e o outro ao Ministério da Justiça. Neles trabalham os ministros dessas áreas e suas equipes.


Congresso Nacional


Foto: http://www.skyscrapercity.com/Congresso Nacional

É a sede do Poder Legislativo, onde os deputados e os senadores realizam seu trabalho. O Congresso Nacional divide-se em dois prédios: a Câmara dos Deputados e o Senado.




Palácio do Planalto


Foto: José Cruz/Agência Brasil noticias.terra.com.brPalácio do Planalto

É o local de trabalho de todos os presidentes e atualmente da presidenta da República Dilma Rousseff e do vice- presidente Michel Temer,onde geralmente eles recebem visitas importantes.



Supremo Tribunal Federal


Nesse local trabalham os ministros do Supremo Tribunal Federal (juízes) e outras pessoas ligadas ao Poder Judiciário. Eles julgam os casos em que possa haver ofensa à Constituição Federal



Heróis Nacionais



Existem homens, na História, cuja magna lembrança aumenta a auréola de poesia que o circunda. Analisadas detalhadamente as suas atitudes, ou estudadas as circunstancias motivadoras da sua atuação no ambiente em que se movimentaram, vemos que o valor de sua influência reside, não no que realmente fizeram ou tentaram fazer, mas na coragem das suas convicções, na extremada força de seu idealismo; foi essa chama interior que conseguiu mantê-los firmes em face dos acontecimentos, diante da onda de antagonismo levantada em torno de seus atos ou da ideologia por eles professada.


Assim aconteceu com Tiradentes. Hoje, estudando-lhe o caráter resoluto e a personalidade vibrante, convencemo-nos de que, mais que um herói, foi ele um verdadeiro predestinado...

Douglas Michalany & Ciro de Moura Ramos-Livro Grandes Datas Nacionais-Editora Michalany Ltda.

21 de abril

Dia de Tiradentes




Na época em que só viviam índios no Brasil, os portugueses vieram para cá e tomaram posse da terra. Por isso, durante muitos anos, nosso país foi governado pelos portugueses.


Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes , patriota brasileiro, nascido em 12 de novembro de 1748, na Fazenda de Pombal, entre São José (atual Tiradentes) e São João Del Rei. Na Capitania de Minas Gerais.


Foi um grande herói brasileiro que muito lutou para libertar o Brasil do domínio de Portugal.


Para libertar o Brasil, foi organizado, por Tiradentes e alguns companheiros, um movimento em Minas Gerais, para proclamar a nossa independência. Esse movimento chamou-se Inconfidência Mineira.


Os Inconfidentes eram pessoas cultas idealistas; alguns eram muito ricos. Entre eles quem se destacou foi um homem simples, de origem humilde e possuía pouca instrução. Foi comerciante, mascate, minerador, dentista prático, e muito corajoso.


O insucesso financeiro obrigou-o a sentar praça na 6º Companhia de Dragões de Minas Gerais. Por ser branco e descendente de cristãos velhos, teve o privilégio de ser admitido já como oficial: tornou- se alferes (segundo-tenente), destacando-se pela correção de sua conduta, tanto em Minas como no Rio de Janeiro, para onde fora transferido.


Joaquim José da Silva Xavier, cognome “Tiradentes”. Foi a alma e corpo da “ Inconfidência Mineira”


O movimento não deu certo, porque um dos inconfidentes, chamado Joaquim Silvério dos Reis, denunciou os planos às autoridades de Minas Gerais.


Todos que participaram do movimento foram presos, mas só Tiradentes, o principal acusado foi condenado à morte. Tiradentes foi julgado e enforcado no dia 21 de abril de 1792.


Tiradentes deu a vida por um nobre ideal, enfrentando com admirável destemor a morte infamante.


Tiradentes é considerado o mártir da Independência, porque lutou e morreu pela liberdade de nosso país.
Pela lei nº 4.897 (9-12-1965), o Presidente da República Humberto de Alencar Castelo Branco, declarou Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, “Patrono Cívico da Nação Brasileira”.


Fontes: Livros didáticos de nossa biblioteca.