27 março, 2011

27 de março dia do circo

O Circo vem ai!




Hoje tem espetáculo? Tem, sim, senhor!


Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.



Homenagem ao Palhaço Piolin


Fonte desta imagem: diarinho.com.br


Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir. Denominado o "Rei dos Palhaços", o senhor Abelardo Pinto morreu em 1973 e era conhecido no meio circense e no Brasil como o palhaço Piolin (era magro feito um barbante e daí a origem do apelido). Como Carequinha, Piolin trabalhou em circo desde sempre. Admirado pela intelectualidade brasileira, participou ativamente de vários movimentos artísticos, entre eles, a Semana de Arte Moderna de 1922.


"O circo não tem futuro, mas nós, ligados a ele, temos que batalhar para essa instituição não perecer" Frase dita por Piolin, pouco antes de morrer .




Homenagem ao Palhaço Carequinha


Fonte da foto: http://oglobo.globo.com/cultura



“Minha missão é fazer rir e trazer alegria. O resto são frutos que vou colhendo”. “Enquanto houver uma criança… sempre haverá um circo!”


Carequinha



Carequinha, "o palhaço mais conhecido do Brasil" - ele mesmo se intitula assim - diz que os melhores palhaços que ele conheceu na vida foram Piolin, Arrelia e Chicarrão. Essa notoriedade de George Savalla Gomes, seu verdadeiro nome, se deve muito à TV. Comandou programas de televisão, gravou vários discos, e soube tirar dessa mídia o melhor proveito. A TV, para ele, não acabou nem vai acabar nunca com o circo. Segundo Carequinha, o circo é imortal. É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia. Conta-se ainda que no ano 108 a.C aconteceu uma enorme celebração para dar as boas-vindas a estrangeiros recém-chegados em terras chinesas. Na festa, houve demonstrações geniais de acrobacias. A partir de então, o imperador ordenou que sempre se realizassem eventos dessa ordem. Uma vez ao ano, pelo menos. Também no Egito, há registros de pinturas de malabaristas. Na Índia, o contorcionismo e o salto são parte integrante dos espetáculos sagrados. Na Grécia, a contorção era uma modalidade olímpica, enquanto os sátiros já faziam o povo rir, numa espécie de precursão aos palhaços.


Fonte: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/circo (Leia e pesquise outras informações sobre o circo e temas variados no Site do IBGE. É lindo e muito interessante)



Homenagem ao Mestre Waldemar Seyssel – Palhaço Arrelia


Uma das frases mais famosas do Arrelia era: "Como vai, como vai, como vai, vai, vai", a qual as crianças respondiam: "Muito bem, muito bem, muito bem, bem, bem".


Waldemar Seyssel, o famoso Palhaço Arrelia, cuja família se confunde com a história do circo no Brasil. Aos 91 anos, a maior parte dos quais passados no picadeiro ou nos estúdios de TV, Arrelia era daquele tempo em que os artistas de circo praticamente nasciam no picadeiro. A arte circense ia sendo ensinada de pai para filho e nenhum membro da família pensava em se dedicar a outra atividade. Ele começou a atuar com seis meses de idade. Foi no circo chileno de seu tio, irmão de sua mãe; “Precisamos, para a comédia, de uma criança que chorasse muito e eu era um especialista em choro”, fala Arrelia. Waldemar Seyssel- o Palhaço Arrelia - faleceu em 2005, aos 99 anos na cidade do Rio de Janeiro.



Fonte: Leia o texto completo sobre o Palhaço Arrelia em: http://www.iar.unicamp.br/docentes/luizmonteiro/arrelia.htm





Palhacinha Marronzinha

O Circo


Respeitável público! Senhora e senhores! Meninos e meninas, o circo chegou! Aproveitem a pipoca quentinha, as maçãs carameladas, o algodão doce, o cachorro quente e todas as guloseimas que se podem imaginar! Tudo aqui neste ambiente mágico, sob esta lona colorida, é mundo de encantamento, uma festa para seus olhos! É o circo que chegou!



Olá, meninos e meninas, vocês sabiam que trabalhar no circo é também morar no circo, viajar com o circo, levar uma vida inteiramente dedicada ao circo? Por essa razão a maioria dos circenses é formada por famílias. Por exemplo, se o pai e a mãe são trapezistas, a filha ou o filho, provavelmente serão trapezistas. Principalmente, nos circos pequenos é comum um artista ter muitas funções e saber fazer de tudo um pouco. Não é fácil montar toda a parafernália de um circo. Monta-se a arquibancada e os mastros, depois a enorme e colorida lona que é esticada sobre uma forte estrutura de madeira ou ferros, presos no chão. Depois vêm o picadeiro, os trapézios, as luzes e aquela decoração super legal. Nos circos grandes, as coisas são um pouco mais fáceis pois há mais recursos financeiros para equipamentos sofisticados, mas nem por isso o circo perde a graça e a sua magia. Pena que muitas crianças nunca foram ao circo. Cada bairro deveria ter um circo, mesmo pequenininho... Tinha de ser direito de toda criança ir ao circo e se divertir com o malabarista, o equilibrista, o acrobata, o apresentador e é claro o palhaço !

25 março, 2011

Lindas frases sobre leitura e livros

"Ah! Tu, livro despretensioso, que, na sombra de uma prateleira, uma criança livremente descobriu, pelo qual se encantou, e, sem figuras, sem estravagâncias, esqueceu as horas, os companheiros, a merenda... tu, sim, és um livro infantil, e o teu prestígio será na verdade, imortal." (Cecília Meireles) "A leitura engrandece a alma." (Voltaire) "Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção.Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos. É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler. Experimente! Assim sem compromisso,você vai me entender. Mergulhe de cabeça na imaginação! " (Clarice Pacheco) "Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro." ( Henry David Thoreau ) "Em muitas ocasiões a leitura de um livro fez a fortuna de um homem, decidindo o curso de sua vida." ( Ralph Waldo Emerson ) "Amar a leitura é trocar horas de fastio por horas de inefável e deliciosa companhia." ( John F. Kennedy ) "A leitura, como a comida, não alimenta senão digerida."( Marquês de Maricá ) "A leitura nutre a inteligência." ( Sêneca )


Pais e Escola, importante parceria


A família é o primeiro grupo social de que participamos desde que nascemos, é também a primeira instituição que nos transmite conhecimentos. Nossos pais são nossos primeiros educadores, por meio da família adquirimos imprescindíveis valores morais e aprendemos como devemos nos portar entre outras pessoas, na sociedade.

A família não possui em si mesma, todos os meios necessários para a realização do direito e dever dos pais de educarem seus filhos. A escola, em auxílio aos pais, propicia importantíssima contribuição na educação de nossas crianças.




Leis referentes à Educação:

A Constituição Federal de 1988 representou imprescindível evolução em termos educacionais no Brasil, pois possibilitou avanços expressivos para educação escolar.

Assegurando o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça para a pessoa humana.

Esta lei já seria suficiente para que as instituições escolares visassem à educação como um direito de todos.

Leia a Constituição na Íntegra: Constituição da República Federativa do Brasil -1988 http://www.planalto.gov.br/ccivi

Em 1996 a Educação obteve mais amplitude e relevância. O Brasil passou a ter uma lei específica para a educação que é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB DE 1996).

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define e regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição. Foi citada pela primeira vez na Constituição de 1934.

A primeira LDB foi criada em 1961, seguida por uma versão em 1971, que vigorou até a promulgação da mais recente em 1996.

Fonte:Wikipédia

Alguns dos importantes artigos da LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

EDUCAÇÃO

Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

§ 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.
§ 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e a prática social.

DOS PRINCÍPIOS E FINS DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Fonte: Leia na íntegra a Lei de Diretrizes e Bases da Educação:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm


A escola é uma Instituição que tem por objetivo educar a criança, lhe transmitindo conhecimentos gerais, assim como valores éticos, sentimento nacionalistas e cidadania. Cabe a Escola integrá-la na sociedade e orientar a sua conduta para uma convivência harmoniosa nessa sociedade.
A escola e a família são importantes parceiros nesta linda tarefa de educação das nossas crianças.





Como os pais podem ajudar no rendimento escolar e na feliz convivência da criança com os seus colegas, professores e funcionários da escola?


Os pais e responsáveis ajudam quando fazem com que seus filhos se sintam valorizados, inspirando-lhes a autoconfiança;

Ajudam quando ensinam e exemplificam no lar, valores como respeito, amizade e solidariedade;

Ajudam quando se interessam e acompanham as tarefas escolares, admirando o que fazem e o que trazem para casa, como desenhos ou trabalhos. Os pais podem auxiliar, mas não devem fazer as tarefas por eles. Devem sempre incentivar os filhos com elogios sinceros;

Ajudam quando compreendem que cada criança tem seu ritmo e processo de aprendizado, por isso não é adequado comparar um filho com o outro ou com outras crianças;

Ajudam quando se interessam e ouvem com paciência as novidades que os filhos trazem da escola. Estas narrativas são ricas de sentimentos e expectativas do universo infantil. São momentos onde eles expressam suas experiências de convívio e aprendizado.

Desenvolvam com eles um relacionamento de confiança baseado na verdade. Com muito amor, percebam como fluem suas idéias, sentimentos, conhecimentos e ansiedades;

Ajudam quando os fazem compreender que o professor e a professora, são amigos muito especiais, que contribuem com conhecimentos gerais, educação social, com a formação profissional e principalmente com o sucesso de seus filhos na vida.

Ajudam quando procuram a escola, participando sempre que possível das reuniões e de todas as atividades da Escola Aberta. A presença dos pais ou do responsável pela criança é imprescindível. Eles precisam se sentir amados.




Programa Mais Você


Fonte da foto: oglobo.globo.com

Apresentado por Ana Maria Braga, de segunda à sexta às 8h30.
O Programa Mais Você é um programa de utilidade pública. Com carisma, sempre muito bem acompanhada do fofíssimo e arteiro Louro José, Ana Maria nos brinda as manhãs com temas interessantes.
A excelente culinária é indiscutível, mas Aninha não fica restrita às suas panelas, ela está sempre nos esclarecendo, com o auxílio de excelentes profissionais, questões sérias e imprescindíveis.
Saúde, cultura, entretenimento, artesanato, defesa e proteção da criança, são alguns dos temas apresentados pela Aninha, além de muita alegria é claro!
Programa Mais Você, vale a pena assistir.


Video: xoxubruno

24 março, 2011


Mais Você relembra casos de violência contra crianças



Fonte do texto: Veja na íntegra esta importante reportagem da Ana Maria Braga http://maisvoce.globo.com/




O Mais Você de 3 de março de 2011, falou sobre a morte violenta da menina Lavínia, de 6 anos, no Rio de Janeiro. Infelizmente, a covardia do adulto que faz mal a quem não pode se defender é comum em todo o mundo. O Mais Você resgatou outros casos que foram descobertos e punidos. Fonte do texto: Veja na íntegra esta importante reportagem da Ana Maria Braga http://maisvoce.globo.com/




Menina Joanna

Na última terça-feira, foi preso o falso médico que atendeu a menina Joanna Marcenal, que morreu em agosto do ano passado vítima de meningite causada por maus tratos e falta de cuidados do pai e da madrasta. Alex Sandro da Cunha Souza estava foragido havia seis meses. O pai de Joanna aguarda na prisão o julgamento pela morte da filha de seis anos. A menina morreu depois de ficar quase um mês em coma em um hospital no Rio de Janeiro. Joanna tinha hematomas e marcas de queimadura pelo corpo quando recebeu o primeiro atendimento médico. A menina morava com o pai, a madrasta e dois irmãos, desde que a justiça havia dado a André Marins a guarda provisória da garota. Nesse período Joanna não pôde ver a mãe, porque André alegou na justiça que ela estaria colocando a filha contra ele, o que caracteriza a alienação parental. Depois de três meses de investigação, o ministério público indiciou André e a mulher dele, Vanessa Maia, madrasta de Joanna, por tortura e homicídio qualificado por meio cruel. Foi pedida a prisão preventiva do casal, mas o juiz Guilherme Shilling, do terceiro tribunal do júri, decretou a prisão apenas do pai da menina.











Isabella Nardoni




O crime de Isabella Nardoni em março de 2008 chocou o brasil. Ela tinha cinco anos quando morreu ao ser jogada do sexto andar do edifício em que o pai morava com a madrasta e os dois filhos. A investigação concluiu que a menina foi asfixiada pela madrasta, desmaiou e foi jogada da janela pelo pai. O caso foi a júri popular e em março de 2010 o casal Nardoni recebeu a condenação máxima por homicídio triplamente qualificado, cometido de forma cruel e contra uma criança. Alexsandre Nardoni foi sentenciado a 31 anos de prisão e Anna jatobá a 26 anos e oito meses de prisão. Os dois cumprem pena no presídio de Tremembé, no interior de São Paulo.


Mãe que denunciou marido por maus tratos a bebê conta como filmou flagrante


Fonte do texto: http://maisvoce.globo.com



Andréia entrou em estado de alerta quando viu o bracinho roxo e a clavícula quebrada do seu bebê, de apenas 2 meses de idade. Desconfiada, ela gravou cenas da agressão com um celular, posto em uma caixa de sapatos. “Quando eu vi aquilo, foi a pior hora da minha vida. Meu celular, velhinho, salvou a vida do meu filho”, disse a mineira de Pouso Alegre, visivelmente emocionada, para Ana Maria, que a recebeu no programa desta terça. A mãe disse ainda que o bebê demonstrava medo sempre que o pai o olhava.

“Ele estava com a palma da mão roxa. Comecei a chorar. Meu marido ficou bravo”, contou Andréia. Ana Maria também conversou com o pediatra Lauro Monteiro, que esteve à frente da ONG Abrapia por quase 20 anos, lutando contra a violência doméstica, e hoje mantém um site chamado Observatório da Infância.

Dr. Lauro, que também participou da elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente, alertou para a necessidade de prestar atenção aos sinais que a criança dá. “Isso ocorre dentro de casa, entre quatro paredes, e muitas vezes a mãe não tem condições emocionais para se manifestar”, falou.

Na maioria das vezes a violência contra a criança, principalmente a doméstica, não é denunciada. Mas, hoje, o maior acesso à informação faz com que haja mais agressores punidos. Quem suspeita que uma criança sofra agressão, de qualquer forma, deve encaminhar a denúncia para o Conselho Tutelar ou para o Ministério Público de sua cidade o mais rápido possível. Se ficar provado que a criança é vítima de maus tratos, o agressor pode ser punido e a guarda da criança passa a ser do parente mais próximo.

No caso de maus tratos, a pena varia de dois meses a um ano. Se a agressão resultar em lesão corporal de natureza grave, a pessoa pode pegar de 1 a 4 anos. Já no caso de morte, o agressor pode ser condenado de 4 a 12 anos. Para saber qual o telefone do Conselho Tutelar mais perto de sua casa, basta ligar para o disque-denúncia 100, cuja ligação é gratuita.

O Brasil é lindo!
Ouçam os cantores Paula Fernandes e Almir Sater.
Tesouros nacionais.




por marcelofacamargo

22 março, 2011



Intensas chuvas causam calamidades no Brasil

Nosso amado país tem sofrido com as chuvas intensas dos últimos anos. Temos tido muitas perdas de vidas humanas e materiais com inundações e desmoronamentos. O número de desabrigados cresce a cada dia.
Façamos nossas orações, independentemente de nossas crenças religiosas ou filosóficas. Que enviemos nossas vibrações positivas e tenhamos ações de solidariedade com os brasileiros que estão vivenciando momentos difíceis. Muitos, além de perderem suas residências e móveis, perderam também seus familiares.
Que Deus proteja o Brasil e que nossos governantes criem soluções que amparem e amenizem a dor destes nossos irmãos de pátria.

Vejam fotos de algumas cidades brasileiras atingidas com as intensas chuvas:

RS: São Lourenço do Sul



Fonte da foto:http://extra.globo.com


Maranhão

Fonte: tribunadomaranhao.com.br


Minas Gerais

Fonte da Foto: Renato Cobucci/Jornal Hoje em Dia http://noticias.r7.com/


Enchente nas famosas avenidas marginais de SP

Fonte da foto: http://sosriosdobrasil.blogspot.com/
Leia mais informações em:
http://extra.globo.com/noticias/brasil/rs-inundacao



Região Serrana-Rio de Janeiro

Enchentes e deslizamentos de terra no Rio de Janeiro em 2011 .





Enchente ou Cheia


Fonte Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre http://pt.wikipedia.org/wiki/Enchente

Enchente ou cheia é, geralmente, uma situação natural de transbordamento de água do seu leito natural, qual seja, córregos, arroios, lagos, rios, mares e oceanos provocadas geralmente por chuvas intensas e contínuas. A ocorrência de enchentes é mais frequente em áreas mais ocupadas, quando os sistemas de drenagem passam a ter menor eficiência.
Existem cheias artificiais provocadas por erros de operações de comportas de vertedouro de barragens ou por erros de projetos de obras hidráulicas como bueiros, pontes , diques , etc.
Como todo fenômeno natural pode-se sempre calcular o período de retorno ou tempo de recorrência de uma enchente.
Quando este transbordamento ocorre em regiões sem ocupação humana, a própria natureza pode se encarregar de absorver os excessos de água gradativamente, gerando poucos danos ao ecossistema, mas podendo gerar grandes danos à agricultura.
Quando o transbordamento dá-se em áreas habitadas de pequena, média ou grande densidade populacional, os danos podem ser pequenos, médios, grandes ou muito grandes, de acordo com o volume de águas que saíram do leito normal e de acordo com a densidade populacional.
A ciência que estuda os fenômenos das enchentes é a Hidrologia que é normalmente ensinada nos cursos de Geografia, Engenharia Hidráulica, Engenharia sanitária , Engenharia Ambiental e outros.
Algumas obras podem ser realizadas para controle das enchentes tais como bueiros, diques , barragens de defesa contra inundações ou mesmo obras de Revitalização de Rios, muito utilizadas na Holanda e na Alemanha.



Chuvas voltam a causar transtornos em todo o Brasil;


Da Redação, com Band News FM e Primeiro Jornal
Terça-feira, 15 de março de 2011
cidades@eband.com.br


As chuvas que ocorreram nas últimas duas semanas continuam a prejudicar diversos estados do País. Os Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram os mais afetados. Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também registraram estragos causados por temporais e deslizamentos.

No início do ano, as chuvas também provocaram mortes e deixaram pessoas desabrigadas principalmente no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.



Sudeste

Em Minas Gerais, 132 cidades mineiras decretaram situação de emergência. Em Itueta, região do Vale do Rio Doce, ocorreram deslizamentos, enquanto em Intanhomi, na mesma região, as enchentes causaram estragos. Já na capital mineira as chuvas provocaram a queda de árvores, inundações, além de ocorrências de trânsito. De acordo com a Defesa Civil do estado, cerca de 31 mil pessoas ficaram desalojadas e 3,7 mil ficaram desabrigadas. No Rio de Janeiro as chuvas causaram transtorno no interior do estado. Na cidade de Campos, no Parque do Desengano, 70 famílias ficaram isoladas devido aos temporais. Um helicóptero dos Bombeiros foi enviado ao local para resgate. No total, mais de 800 pessoas ficaram desabrigadas no norte e noroeste fluminense. No Espírito Santo a situação também é grave. A chuva que atinge o estado já afeta mais de 89 mil pessoas em 18 municípios. A Defesa Civil afirma que há 1.230 desabrigados e 2.577 desalojados.

Sul

Em Santa Catarina, mais de 620 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas desde a última quinta feira, afirmou a Defesa Civil do estado. Pelo menos 10 cidades já declararam situação de emergência e a previsão é de que o tempo permanece estável até a próxima quinta-feira.No Paraná, as cidades de Antonina, Morretes, Guaratuba, Paranaguá, Mangueirinha, Honório Serpa e São José dos Pinhais foram atingidas e isoladas por enxurradas e deslizamentos. Ao todo, no estado, mais de 23 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, que causaram pelo menos três mortes e prejuízos para o porto de Paranaguá. Na cidade de Palhoça foi registrada uma morte.No Rio Grande do Sul, sete pessoas morreram na cidade de São Lourenço do Sul devido aos temporais.

Nordeste

No sul da Bahia, na cidade de Itabuna, as chuvas da última segunda-feira provocaram a morte de um casal, vítima de um deslizamento de terra que soterrou a residência. Cerca de 20 casas próximas ao local do desabamento foram interditadas por técnicos da Defesa Civil.

Centro-Oeste

No estado de Mato Grosso do Sul foi decretada situação de emergência nas regiões mais afetadas pela chuva, que afetou pelo menos 13 cidades. Segundo a previsão da Defesa Civil, cerca de 15 mil famílias poderiam estar desabrigadas. Devido às enchentes, o governo decidiu suspender temporariamente as aulas, afetando mais de 7 mil estudantes.Em Colniza, município do extremo norte do Estado, cerca de dez mil pessoas ainda estão isoladas por causa das chuvas. No distrito de Guariba, o rio subiu tanto que deixou dezenas de casas submersas e arrastou pontes, uma delas tinha 280 metros.

Redação: Isabella Ayub

21 março, 2011




Acordo cria comissão para reduzir diferenças comerciais de Brasil e EUA. Este acordo é um dos dez assinados neste sábado entre os dois países.

Objetivo é 'remover obstáculos' ao comércio bilateral e ao investimento.
Os acordos foram assinados na manhã deste sábado (19) pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e pelo representante de Comércio dos Estados Unidos, Ron Kirk.


Fontes das fotos: oglobo.globo.com/ http://www.embaixada-americana.org/

Ministro das Relações Exteriores do Brasil Antonio Patriota e o Representante de Comércio dos Estados Unidos, Ron Kirk.



Fonte do texto: Iara Lemos Do G1, em Brasília http://g1.globo.com/obama-no-brasil/


19/03/2011 11h52 - Atualizado em 19/03/2011 16h26



A visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil resultou na assinatura de dez acordos e memorandos bilaterais envolvendo os dois países.
Um dos principais acordos prevê a criação da Comissão Brasil-Estados Unidos para Relações Econômicas e Comerciais, que será responsável por deliberar a respeito de questões comerciais entre os dois países.
Segundo dois itens do acordo, a comissão " identificará oportunidades para expandir o comércio bilateral e os fluxos de investimento" e "promoverá a remoção de obstáculos desnecessários ao comércio bilateral e ao investimento, particularmente no campo regulamentar".
O desequilíbrio nas relações comerciais - o Brasil atualmente tem déficit na balança comercial com os EUA - é uma das principais diferenças entre os dois países.
Os acordos foram assinados na manhã deste sábado (19) pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e pelo representante de Comércio dos Estados Unidos, Ron Kirk.





A presidente Dilma Rousseff cumprimenta Barack Obama no Palácio do Planalto (Foto: Agência Estado)

Os acordos preveem parcerias em diversos setores, como aéreo e comercial. O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, também participou da assinatura dos atos.
Dilma e Obama não participaram da assinatura dos acordos, mas farão um comunicado conjunto em que devem ressaltar as necessidades de parceria entre os dois países.

Copa e Olimpíadas
Um dos documentos assinados pelos representantes dos dois países prevê a cooperação dos Estados Unidos para apoiar o governo brasileiro na organização de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Segundo o Itamaraty, por ter grande experiência na área de segurança, os Estados Unidos poderão ajudar o Brasil com treinamentos específicos. O setor de infraestrutura também deve receber apoio americano, especialmente nas obras que precisam ser feitas pelo Brasil para receber os jogos.

Biocombustíveis
Os dois países também assinaram um acordo que prevê parcerias para o desenvolvimento de biocombustíveis, especificamente para a área de aviação. Ainda nesta área, os dois países fecharam um acordo que deve facilitar a concessão de licenças para voos de empresas aéreas brasileiras para os Estados Unidos.

Educação
Na área da educação, um dos acordos prevê a facilitação para ingresso de brasileiros em universidades norte-americanas, a partir de programas de bolsas de estudo. O ato prevê "aprofundar a cooperação entre acadêmicos e cientistas brasileiros e americanos".

Veja abaixo a relação dos acordos firmados entre os dois países:
- Acordo de comércio e cooperação econômica.
- Acordo sobre transportes aéreos.
- Acordo sobre cooperação nos usos pacíficos do espaço exterior.
- Memorando de entendimento sobre cooperação para apoiar a organização de grandes eventos esportivos mundiais.
- Memorando de entendimento para a implementação de atividades de cooperação técnica em terceiros países no âmbito do trabalho decente.
- Memorando de entendimento para o estabelecimento do Programa Diálogos Estratégicos Brasil- EUA, assinado entre a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Comissão Para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e Brasil (Comissão Fulbright).
- Memorando de entendimento sobre as dimensões da biodiversidade.
- Parceria para o desenvolvimento de biocombustíveis para aviões.
- Protocolo de intenções sobre a ampliação de cooperação técnica em terceiros países.
- Acordo relativo ao exercício de atividades remuneradas por dependentes do pessoal diplomático e consular.


Íntegra do Discurso da Dilma Roussef

Fonte do texto: http://blog.planalto.gov.br/ Presidencia da Republica –Secretaria de Imprensa-Secretaria de Comunicação Social -Visitem O Blog do Planalto – Participem da construção de um Novo Brasil!
Palácio do Planalto, 19 de março de 2011



Declaração à imprensa da Presidenta da República, Dilma Rousseff, em conjunto com o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama
Palácio do Planalto, 19 de março de 2011

Fonte da foto: http://blog.planalto.gov.br/ Presidenta Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante declaração à imprensa. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR


Excelentíssimo senhor Barack Obama, presidente dos Estados Unidos da América,
Senhoras e senhores integrantes das delegações dos Estados Unidos da América e do Brasil,
Senhoras e senhores jornalistas,
Senhoras e senhores,

Senhor presidente Obama,
A sua visita ao meu país me enche de alegria, desperta os melhores sentimentos de nosso povo e honra a histórica relação entre o Brasil e os Estados Unidos. Carrega também um forte valor simbólico.
Os povos de nossos países ergueram as duas maiores democracias das Américas. Ousaram também levar aos seus mais altos postos um afrodescendente e uma mulher, demonstrando que o alicerce da democracia permite o rompimento das maiores barreiras para a construção de sociedades mais generosas e harmônicas.
Aqui, senhor presidente Obama, sucedo a um homem do povo, meu querido companheiro Luiz Inácio Lula da Silva, com quem tive a honra de trabalhar. Seu legado mais nobre, Presidente, foi trazer à cena política e social milhões de homens e mulheres que viviam à margem dos mais elementares direitos de cidadania.
Dos nove chefes de Estado norte-americanos que visitaram oficialmente o Brasil, o senhor é aquele que encontra o nosso país em um momento mais vibrante.
A combinação de uma política econômica séria com fundamentos sólidos e uma estratégia consistente de inclusão fez do nosso país um dos mais dinâmicos mercados do mundo. Fortalecemos o conteúdo renovável da nossa matriz energética e avançamos em políticas ambientais protetoras de nossas importantes reservas florestais e de nossa rica biodiversidade.
Todo esse esforço, presidente Obama, criou milhões de empregos e dinamizou regiões inteiras antes marginalizadas do processo econômico. Permitiu ao Brasil superar, com êxito, a mais profunda crise econômica da história recente, mantendo, até os dias atuais, níveis recordes de geração de postos de trabalho.
Mas são ainda enormes os nossos desafios. Meu governo, neste momento, se concentra nas tarefas necessárias para aperfeiçoar nosso processo de crescimento e garantir um longo período de prosperidade para o nosso povo.
Meu compromisso essencial é com a construção de uma sociedade de renda média, assegurando oportunidades educacionais e profissionais para os trabalhadores e para a nossa imensa juventude, garantindo também um ambiente institucional que impulsione o empreendedorismo e favoreça o investimento produtivo.
O meu governo trabalhará com dedicação para superar as deficiências de infraestrutura, e não pouparemos esforços para consolidar nossa energia limpa, ativo fundamental do Brasil.
Enfim, daremos os passos necessários para alcançar nosso lugar entre as nações com desenvolvimento pleno, forte democracia e ampla justiça social.
É aqui, senhor presidente Obama, que enxergo as melhores oportunidades para o avanço das relações entre nossos países. Acompanho com atenção e a melhor expectativa seus enormes esforços para recuperar a vitalidade da economia americana.
Temos assim, como o mundo todo, uma única certeza: a de que o povo americano, sob a sua liderança, saberá encontrar os melhores caminhos para o futuro dessa grande nação.
A gentileza da sua visita, logo no início do meu governo, e o longo histórico de amizade entre nossos povos me permitem avançar sobre dois temas que considero centrais nas futuras parcerias que fizermos: a educação e a inovação.
Aproximar e avançar em nossas experiências educacionais, ampliando nosso intercâmbio e construindo progresso em todas as áreas do conhecimento é uma questão chave para o futuro dos nossos países.
Na pesquisa e inovação, os Estados Unidos alcançaram as mais extraordinárias conquistas nas últimas décadas, favorecendo a produtividade em diferentes setores econômicos. O Brasil, senhor presidente Obama, está na fronteira tecnológica em algumas importantes áreas, como a genética, a biotecnologia, as fontes renováveis de energia e a exploração do petróleo em águas profundas.
Combinar as nossas mais avançadas capacidades no campo da pesquisa e da inovação certamente trará os melhores frutos para as nossas sociedades. Tomo como exemplo o pré-sal, a mais recente fronteira alcançada pela tecnologia brasileira. Acreditamos que os enormes desafios de cada etapa da exploração dessas riquezas poderão reunir uma inédita conjunção do conhecimento acumulado pelos nossos melhores centros de pesquisa.
Mas, senhor Presidente, se queremos construir uma relação de maior profundidade é preciso também, com a mesma franqueza, tratar de nossas contradições.
Preocupam-me em especial os efeitos agudos decorrentes dos desequilíbrios econômicos gerados pela crise recente. Compreendemos o contexto do esforço empreendido por seu governo para a retomada da economia americana, algo tão importante para o mundo. Porém, todos sabem que medidas de grande vulto provocam mudanças importantes nas relações entre as moedas de todo o mundo. Este processo desgasta as boas práticas econômicas e empurra países para ações protecionistas e defensivas de toda natureza.
Somos um país que se esforça por sair de anos de baixo desenvolvimento, por isso buscamos relações comerciais mais justas e equilibradas. Para nós é fundamental que sejam rompidas as barreiras que se erguem contra nossos produtos – etanol, carne bovina, algodão, suco de laranja, aço, por exemplo. Para nós é fundamental que se alarguem as parcerias tecnológicas e educacionais, portadoras de futuro.
Preocupa-me igualmente a lentidão das reformas nas instituições multilaterais que ainda refletem um mundo antigo. Trabalhamos incansavelmente pela reforma na governança do Banco Mundial e do FMI. Isso foi feito pelos Estados Unidos e pelo Brasil, em conjunto com outros países. E saudamos o início das mudanças empreendidas nestas instituições, embora ainda que limitadas e tardias, quando olhada a crise econômica. Temos propugnado por uma reforma fundamental no desenho da governança global: a ampliação do Conselho de Segurança da ONU.
Aqui, senhor Presidente, não nos move o interesse menor da ocupação burocrática de espaços de representação. O que nos mobiliza é a certeza que um mundo mais multilateral produzirá benefícios para a paz e a harmonia entre os povos.
Mais ainda, senhor Presidente, nos interessa aprender com os nossos próprios erros. Foi preciso uma gravíssima crise econômica para mover o conservadorismo que bloqueava a reforma das instituições financeiras. No caso da reforma da ONU, temos a oportunidade de nos antecipar.
Este país, o Brasil, tem compromisso com a paz, com a democracia, com o consenso. Esse compromisso não é algo conjuntural, mas é integrante dos nossos valores: tolerância, diálogo, flexibilidade. É princípio inscrito na nossa Constituição, na nossa história, na própria natureza do povo brasileiro. Temos orgulho de viver em paz com os nossos dez vizinhos há mais de um século, agora.
Há uma semana, senhor Presidente, entrou em vigor o Tratado Constitutivo da Unasul, que deverá reforçar ainda mais a unidade no nosso continente. O Brasil está empenhado na consolidação de um entorno de paz, segurança, democracia, cooperação e crescimento com justiça social. Neste ambiente é que deve frutificar as relações entre o Brasil e os Estados Unidos.
Senhor Presidente, quero dizer-lhe que vejo com muito otimismo nosso futuro comum.
No passado, esse relacionamento esteve muitas vezes encoberto por uma retórica vazia, que eludia o que estava verdadeiramente em jogo entre nós, entre Estados Unidos e Brasil.
Uma aliança entre os nossos dois países – sobretudo se ela se pretende estratégica – é uma construção. Uma construção comum, aliás, como o senhor mesmo disse no seu pronunciamento sobre o Estado da Nação.
Mas ela tem de ser uma construção entre iguais, por mais distintos que sejam esses países em território, população, capacidade produtiva ou poderio militar.
Somos países de dimensões continentais, que trilham o caminho da democracia. Somos multiétnicos e em nossos territórios convivem distintas e ricas culturas.
Cada um, a sua maneira, temos o que um poeta brasileiro chamou de “sentimento do mundo”.
Sua presença no Brasil, senhor Presidente, será de enorme valia nessa construção que queremos juntos realizar.
Uma vez mais, presidente Obama, bem-vindo ao Brasil.


Dilma recebe Barack Obama no Palácio do Planalto


Fonte: Do G1, em Brasília http://g1.globo.com/obama-no-brasil

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou às 10h27 deste sábado ao Palácio do Planalto para o encontro oficial com a presidente Dilma Rousseff.
Obama chegou desacompanhado, recebeu as honras militares e subiu a rampa do palácio ao encontro de Dilma, a quem cumprimentou. A primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, entrou por um acesso secundário do Planalto.
Ao lado de Dilma, com a mão no peito, Obama ouviu o hino nacional dos EUA e assistiu ao hasteamento da bandeira do país.
Dilma trajava vestido vermelho e tinha ao lado esquerdo o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Do lado direito de Obama, estava a mulher dele, Michelle.
Após o hino norte-americano, eles ouviram o Hino Nacional Brasileiro, ao mesmo tempo em que era hasteada a bandeira do Brasil. Foram dados 38 tiros de canhão. A execução dos dois hinos terminou às 10h34.
Veja A cobertura completa está no especial Obama no Brasil

Juntos, Dilma e Obama entraram no palácio e posaram para fotos. No interior do palácio, estavam ministros brasileiros e assessores norte-americanos.
Em seguida, Dilma conduziu o colega norte-americano em uma visita à exposição de artistas brasileiras que será aberta para o público na próxima semana. Na exposição, está o quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral, cedido para a exposição pelo proprietário argentino.

Veja A cobertura completa está no especial Obama no Brasil Do G1, em Brasília
http://g1.globo.com/obama-no-brasil


Leia à íntegra do discurso de Obama para empresários em Brasília
Dia 19 de março de 2011 - Presidente norte-americano participou de Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos.
Em discurso, ele disse que
o 'futuro chegou para o Brasil'

Fonte da foto http://www.sidneyrezende.com/


"Muito obrigado. Boa tarde. Podem sentar, por favor.
É um prazer estar aqui no Brasil e, em nome da Michelle e em meu nome, eu gostaria de agradecer as pessoas aqui de Brasília pela recepção calorosa que tivemos.
Gostaria de agradecer ao Conselho de Negócios Brasil-Estados Unidos pelo maravilhoso trabalho, à Confederação Nacional das Indústrias e à Câmara de
Comércio do Brasil. Muito obrigado pelo ótimo trabalho em sediar esta conferência.
Eu gostaria também de agradecer os membros do meu gabinete, o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, Gary Locke, secretário de Comércio, Ron Kirk, representante comercial dos Estados Unidos, Lisa Jackson, gerente do setor ambiental, Fred Hochberg, presidente do banco de importações e exportações, Michael Froman, vice-secretário de segurança para questões econômicas e comerciais internacionais, e todas as autoridades do governo brasileiro, muito obrigado pela hospitalidade.
Só lamento ter perdido a festa, chegamos algumas semanas depois do Carnaval. Mas talvez seja melhor assim, pois talvez a produtividade da minha equipe fosse prejudicada se ainda estivéssemos no Carnaval.
Gostaria de agradecer aos representantes comerciais, empresariais e governamentais que vieram de todos os cantos do Brasil. Passamos aqui a manhã conversando sobre diversas questões econômicas, falando com a presidente Rousseff e presidentes de empresas brasileiras e americanas e quero falar como vamos trabalhar juntos para criar novas oportunidades e novos empregos nos nossos dois países.
Nos últimos dois séculos, nunca houve um momento tão promissor para o Brasil. Agora, vocês são a sétima maior economia do mundo, registrando um dos crescimentos mais rápidos do mundo. No intervalo de uma década, centenas de milhares de brasileiros saíram da pobreza, metade da população brasileira é considerada agora classe média.
Em vez de esperar ajuda de outros países, vocês estão agora ajudando outros países, ajudando outras nações em desenvolvimento. Vocês produzem grande parte dos alimentos consumidos no mundo, fornecem grande parte dos biocombustíveis do mundo e vão sediar dois dos maiores eventos esportivos do mundo. E, como mencionei na coletiva de imprensa há pouco com a presidente, eu ainda fico magoado quando lembro que os Jogos Olímpicos vêm para cá e não para Chicago, mas tenho certeza de que farão um ótimo trabalho nos jogos.
Portanto, o que o Brasil conquistou é absolutamente surpreendente. Quantas vezes se escuta que o Brasil é o país do futuro? Bom, o futuro chegou e, apesar das incertezas dos últimos dois anos, o Brasil se colocou na dianteira como uma potência econômica e financeira. Vocês não chegaram aqui simplesmente por uma questão de sorte ou acaso. O sucesso ocorreu por conta de um trabalho árduo e da perseverança do povo brasileiro. O espírito empreendedor de muitas das pessoas aqui nesta sala, a visão de líderes como o presidente Cardoso e presidente Lula.
Esses líderes perceberam, e a presidente Rousseff segue a mesma linha, que o caminho mais certo para a prosperidade no Brasil engloba pessoas livres e mercados livres. Em uma região do mundo onde o legado do colonialismo é recente, havia uma preocupação legítima no século passado de que abrir a economia levaria países mais ricos a extrair recursos sem se importar com o desenvolvimento da nação. Acho isso compreensível.
Ao mesmo tempo, várias nações da América Latina como esta viveram décadas de ditaduras em que economias fechadas não foram capazes de oferecer padrões de vida decentes para a maioria da população. Mas, na última década, o Brasil mostrou ao mundo que há um outro caminho e que a participação na economia global pode levar a grandes oportunidades mostrando que o espírito do capitalismo pode fluir bem ao lado da justiça social. O Brasil mostrou que a democracia ainda é o melhor caminho para o progresso econômico.
Quando os governos se responsabilizam por seu povo, o povo tem mais chances de prosperar. Nos Estados Unidos, sempre compartilhamos essas crenças. Assim como vocês, saímos de uma era colonial estabelecendo nossa independência no novo mundo.
Nós também somos uma nação de imigrantes, com diferentes histórias, passados e culturas e que encontram força na adversidade, força na unidade e no nosso orgulho nacional. E, como as duas maiores economias e democracias do ocidente, nós acreditamos que todos os seres humanos merecem a oportunidade de criar seu próprio futuro.
Por todas essas razões, os Estados Unidos apoiam a ascensão do Brasil como uma potência global. É por isso que trabalhamos para que o Brasil tenha papel de mais destaque no G20, por ser o fórum de economia mais importante. É por isso que apoiamos a participação mais expressiva do Brasil em outras instituições como o FMI e o Banco Mundial. Por isso, o Brasil é minha primeira parada na minha primeira viagem à América Latina, pois almejamos uma parceria maior com seu governo e uma amizade mais profunda com o seu povo.
Acreditamos que o fortalecimento dos nossos laços econômicos criará oportunidades para as duas nações. Ao observar o Brasil, os Estados Unidos enxergam maiores oportunidades de vender mais bens e serviços para um mercado de quase 200 milhões de consumidores em rápida expansão. Para nós, isso representa uma estratégia de empregos, pois ao vender mais produtos em outros países, apoiamos os trabalhadores que vão fabricar e vender esses produtos.
Todos os líderes de negócios norte-americanos aqui presentes devem saber que para cada US$ 1 bilhão em exportações americanas, nós temos 5 mil empregos nos Estados Unidos.
Nossas exportações para o Brasil mais do que duplicaram nos últimos anos, crescendo duas vezes mais rápido do que as exportações gerais e mais do que nossas exportações para a China.
Vendemos hoje US$ 50 bilhões em bens e serviços para o Brasil, e essas vendas geram 250 mil empregos nos Estados Unidos. Por exemplo, depois que uma pequena empresa da Carolina do Norte participou de um fórum comercial em São Paulo no ano passado, a empresa saiu de lá com um acordo de fabricação e distribuição de peças automotivas para o Brasil e a contratação de novos funcionários nos Estados Unidos.
A Capstone Turbine, na Califórnia, vendeu US$ 2 milhões em equipamentos de alta tecnologia atendendo a milhões de brasileiros e criando empregos nos EUA. O governo do Brasil comprou helicópteros que irão, sem dúvida, ajudar a criar mais empregos desde a Pensilvânia até o Alabama, nos Estados Unidos.
Essas exportações não significam apenas mais empregos para os Estados Unidos, mas também mais serviços e mais opções para o Brasil. Desde a área de telecomunicações e informática, até equipamentos e tecnologia de energia limpa, as empresas americanas estão contribuindo para o crescimento econômico que está elevando o padrão de vida dos brasileiros em toda parte. Nossas empresas não promovem essa contribuição apenas por exportar para o Brasil, mas também através de bilhões de dólares investidos diretamente em empregos e negócios nos dois países.
Claro que nossa relação econômica não é uma via de mão única. Os EUA são também o segundo maior mercado de exportações brasileiras e apoiam dezenas de milhares de empregos aqui no Brasil. Na última década, as empresas brasileiras investiram bilhões de dólares em diversos setores americanos desde aço até tecnologia da informação, investimentos esses que criaram muitos empregos nos EUA. No final de 2008, as subsidiárias de empresas brasileiras nos EUA empregavam mais de 42 mil funcionários americanos. Portanto, é inquestionável que os EUA e o Brasil se beneficiam dos laços econômicos criados nos últimos anos.
Também não há a menor dúvida de que o fortalecimento desses laços será um sinal de fortalecimento para as duas nações, um sinal positivo para as duas nações, e tenho o prazer de anunciar que a presidente Rousseff e eu concluímos um acordo para um novo diálogo econômico e financeiro. É chegado o momento de os EUA tratarem suas relações econômicas com o Brasil da mesma forma como lidamos com a China e com a Índia e esse diálogo assinado pela presidente Roussef tem esse intuito. Esse diálogo vai nos ajudar a promover uma cooperação econômica, vamos reduzir o número de regulamentações e aumentar a cooperação internacional, não apenas no G20, mas também em outros fóruns.
Nós também concluímos um acordo de cooperação econômica que vai nos ajudar a expandir as relações comerciais e de investimento entre os países. Esse acordo também vai promover diálogos sobre como reduzir barreiras que existem entre as nossas duas nações. Como o Banco Mundial já disse, ainda existem muitos obstáculos na forma de o Brasil fazer negócios e eu sei que o Brasil tem problemas com certas políticas implementadas nos EUA, e sei que nenhum país ganharia mais do que o Brasil através de uma ampliação comercial.
Queremos ajudar vocês a superar qualquer desafio que esteja no caminho dessas resoluções. Em segundo lugar, queremos criar parcerias no Brasil no setor de energia, e é por isso que a presidente Roussef e eu decidimos lançar um diálogo estratégico sobre energia. Segundo algumas estimativas, o petróleo que foi descoberto recentemente no Brasil pode representar duas vezes as reservas americanas. Queremos trabalhar junto com vocês. Queremos ajudar com tecnologias e apoio para desenvolver essas reservas de petróleo de forma segura. Quando vocês estiverem prontos para vender, nós queremos ser um dos seus maiores clientes.
Às vezes lembramos com que facilidade as instabilidades em outros países do mundo podem impactar o preço do petróleo como vimos recentemente. Os EUA não poderiam estar mais satisfeitos com o potencial de uma nova fonte estável de energia.
Embora analisemos a questão do petróleo no curto prazo, não podemos perder de vista o fato de que a única solução a longo prazo para a dependência do mundo em relação aos combustíveis fósseis é a tecnologia de energia limpa e é por isso que os EUA e o Brasil estão aumentando sua cooperação na área de biocombustíveis.
Estamos lançando uma parceria de economia “verde” entre o Brasil e os EUA porque sabemos que a energia limpa é uma das melhores formas de criarmos novos empregos e novos setores nas duas nações. Mais da metade dos veículos do Brasil usam biocombustível, cerca de 80% da energia do Brasil se origina de fontes hidrelétricas, e nos EUA nós demos início a um setor de energia limpa que em breve terá capacidade de produzir 40% das baterias mais avançadas do mundo. Se pudermos compartilhar essas novas tecnologias, alavancando investimentos privados, podemos desenvolver nossas economias e limpar o meio ambiente ao usar e vender produtos de energia limpa em todo o mundo e isso só trará benefícios.
Podemos cooperar também na área educacional. Eu estava falando no almoço com a presidente Rousseff que concordamos que uma economia baseada em conhecimento será absolutamente essencial para o crescimento e a prosperidade. Isso significa uma força de trabalho com formação e capacitada. Quanto mais nossos jovens, nossos alunos, nossos trabalhadores estiverem expostos a novas culturas, novas ideias, mais rapidamente serão capazes de concorrer em escala global. Por isso, tenho prazer em saber que os líderes de negócios brasileiros e americanos têm aumentado o número de intercâmbios porque quando investimos no nosso povo, investimos no nosso futuro.
A última área que podemos trabalhar conjuntamente é a área de infra-estrutura. Em 2014, o Brasil sediará a Copa do Mundo, a única nação que já foi cinco vezes campeã mundial. Apesar de que os EUA estão melhorando, vocês têm que admitir que o nosso futebol está melhorando. Como já mencionei, o Rio irá sediar os Jogos Olímpicos em 2016, mas apesar de terem perdido, os EUA não ficam simplesmente sentados na arquibancada assistindo.
O Brasil vai investir mais de US$ 200 bilhões para se preparar para esses dois grandes eventos e, à medida que vocês buscam negócios para construir novas estradas, estádios, as empresas americanas estão prontas a ajudá-los na parte de engenharia, fabricação e construção. Queremos ver esses jogos vencerem e terem êxito e esta nação ter êxito também. Portanto podemos dar alguns passos também para aumentar os laços entre nossos países, laços que trarão a promessa de mais prosperidade e oportunidades para brasileiros e americanos.
Pensando em todos os acordos e negócios que venhamos a assinar, o potencial verdadeiro da nossa parceira só será realizado ao criarmos uma relação forte entre nossos povos, líderes de negócios, empreendedores, cientistas, engenheiros, professores, estudantes e mais de um milhão de pessoas que viajam entre ambos os países normalmente. Como todos amigos, nem sempre concordamos em tudo e às vezes queremos tomar caminhos diferentes mas, à medida que as duas maiores democracias do novo mundo iniciam a segunda década de um século jovem, não vamos esquecer tudo que compartilhamos.
Nos EUA acreditamos no sonho americano, a ideia de que não importa quem você é, de onde você vem ou de como você começou, você pode superar todos os obstáculos e, assim, realizar seus maiores sonhos. Eu sou testemunha desse sonho. Acredito que esse sonho exista também nesta América. Posso ver isso no espírito empreendedor dos homens e mulheres presentes nesta sala. Posso ver isso nas comemorações do povo ao saber que os Jogos Olímpicos viriam para cá, no Rio. Posso ver isso na história do Brasil.
Brasília é uma cidade jovem, vai fazer 51 anos, mas começou como um sonho há mais de um século. Em 1883, o santo padroeiro do Brasil, Dom Bosco, teve uma visão de que um dia a capital de uma grande nação seria construída entre os paralelos 15 e 20 e que seria o modelo do futuro e asseguraria que a oportunidade seria direito de todo cidadão brasileiro. Hoje, essa cidade e esse país são um modelo para o futuro, mostrando que a democracia é o melhor parceiro para o futuro. Como amigos, vizinhos, nós vivemos as mesmas histórias, mas queremos fazer parte desse futuro, queremos realizar o sonho americano com vocês.
Muito obrigado.
"

18 março, 2011


15 de março Dia da Escola
Escolas Inovadoras

Uma das canções do grupo Titãs mais apreciadas pelos jovens repete, em seu refrão, versos que talvez representem a mais urgente reivindicação da juventude em nossos dias: “Só quero saber do que pode dar certo, não tenho tempo a perder”. Numa sociedade que insiste em enxergar os jovens, tal qual as crianças, como simples indivíduos de passagem para a vida adulta, tais versos soam como brados de uma juventude que, por meio da poesia, ou melhor, aliada à poesia, vem incessantemente tentando nos ensinar como quer e o que espera de seu futuro. Porque, antes de tudo, também precisa dar certo...
A realidade, entretanto, infelizmente é outra. Isto porque o clamor juvenil não raro esbarra nos ouvidos surdos de uma minoria que, no comando de ações sociais e não por acaso formada por “adultos”, ainda faz questão de ignorar as formas plurais e legítimas de expressão da juventude, a quem sempre é reservada a posição de espectador, muito embora constitua numericamente
a maior parcela da população brasileira. Nossos jovens vivem, assim, uma situação paradoxal, que se pudesse ser expressa por meio de uma fórmula matemática, para o mais teria sempre o resultado o menos, representado pelo esquecimento, pelo descaso e pelo abandono com que são tratados pelo chamado mundo “adulto”.
Uma das conseqüências mais perversas dessa negligência tem se manifestado, de modo recorrente, em diversos episódios envolvendo situações de violência- em alguns casos, de estrema gravidade no interior de escolas situadas nos mais diversos pontos do país, mostrando, ao contrário do que muitos supõem, que não existem mais regiões protegidas. Deste modo, acompanhando o chamado fenômeno de globalização da economia, também a violência vem se impondo crescentemente em nosso cotidiano, invadindo espaços onde sua presença não pode ser tolerada, como é o caso de nossas escolas, locais em que o convívio, o aprendizado da cidadania e a prática da solidariedade de forma alguma podem deixar de ser a tônica dominante.
As escolas brasileiras também não têm tempo a perder, precisam saber do que pode dar certo.

Cristóvam Buarque
Parte do Texto do Livro Escolas Inovadoras da UNESCO



Jornal Hoje 16/03/2011
http://g1.globo.com/jornal-hoje

Professora é agredida por uma carteira escolar lançada por um aluno

A agressão ocorreu em uma escola estadual em Guaimbê, no interior de São Paulo. Essa é mais uma história absurda de violência nas salas de aula.
Giuliano Tamura Bauru, SP

A professora de matemática pediu silêncio à turma. Além de não ser atendida, ainda foi agredida por uma carteira escolar lançada por um aluno de 16 anos. Essa é mais uma história absurda de violência nas salas de aula. A professora registrou boletim de ocorrência na delegacia.
A agressão ocorreu em uma escola estadual em Guaimbê, no interior de São Paulo.
"Ele veio com tudo, com uma carteira, e veio acertar a minha cabeça. Seguraram ele que tentou pegar a carteira de novo. Foi muito frustrante porque a gente fica assim com medo de dar aula. A gente tem receio de entrar em sala de aula porque falta respeito", relata a professora Sandra Bontempo.
O aluno foi encaminhado pela polícia militar ao conselho tutelar.
"Praticamente todos os dias nós somos solicitados por algum desentendimento entre aluno-professor, e às vezes, aluno-direção", relata Clóvis Barreto, policial militar.
Essa prática está retratada numa pesquisa realizada pelo sindicato dos professores da rede estadual no centro-oeste paulista, que mostra que 38% dos professores já viram algum aluno ameaçando um colega dentro da sala de aula. Ainda segundo o estudo, quase metade dos professores já foi ofendida por estudantes.
"Vivendo nesse ambiente de violência, isso acaba estressando os professores e lamentavelmente não existe apoio algum aos professores", conta Juvenal de Aguiar, diretor Apeoesp.
A psicóloga Maria José Barbosa explica que a violência escolar pode ser consequência da falta de limites impostas aos filhos pelos pais. “Forme, eduque, diga não. Porque o não não mata. Mas a falta do não mata. Esse menino poderia ter matado essa professora”, diz.


Discurso em defesa do Meio Ambiente feito em 1992 por Sevem Suzuki quando tinha apenas 13 anos.



Dia 14 de março Dia dos Animais

Este é um excelente momento para refletirmos sobre a importância dos animais em nossas vidas.
Há milhares de anos que os seres humanos convivem com os animais. Nem sempre de forma adequada.
Pelas necessidades humanas, com o passar do tempo fomos invadindo o ambiente dos animais, e os submetemos à função de nos servir. Provocamos a extinção de algumas espécies e pomos muitas outras espécies em risco eminente de extinção. Como se o fato de sermos superiores, por termos inteligência, nós desse o direito de nos apossarmos da vida animal.
Creio que esta visão sempre foi equivocada. Os animais assim como os seres humanos herdaram o Planeta. Eles têm direito ao seu habitat natural e a vida.
Os animais domésticos também pedem socorro! Muitos cães e gatos são maltratados e abandonados por seus donos.

A utilização dos animais, pelos homens, obviamente, em alguns aspectos se fez benéfica e imprescindível.
Os animais foram muito importantes para a evolução da humanidade. Até hoje os animais são necessários na ciência e na medicina (Na história da medicina, grandes descobertas foram realizadas e milhões de mortes evitadas graças à utilização dos animais em pesquisas e controles de qualidade. Os transplantes cardíacos, renais e hepáticos, a descoberta de vacinas contra a pólio, o sarampo, a difteria, o tétano, a hepatite, a febre amarela, a gripe suína e a meningite são exemplos. Atualmente, os animais têm dado grande contribuição à pesquisa com células-tronco, grande esperança da humanidade, na doença de Alzheimer, no desenvolvimento de próteses neurais para pacientes com lesões na medula espinhal, na pesquisa de novos medicamentos e vacinas para Aids, câncer, diabetes, malária, dengue etc. Assim como, no passado, a experimentação animal também foi essencial para o advento dos anestésicos, dos antibióticos, de fármacos para o controle da hipertensão arterial, da asma, dos anti-inflamatórios, dos quimioterápicos e dos hormônios anticoncepcionais.Fonte FIOCRUZ) .
Também na área da medicina, a presença alegre e carinhosa de alguns animais têm auxiliando em terapias de pacientes que sofrem de depressão e contribuem na recuperação de deficientes mentais e físicos.
Os animais têm sido fundamentais também em salvamentos e resgate de vítimas de desmoronamentos, incêndios,etc. Cães farejadores são utilizados por policiais no combate anti-drogas.



O boxer Napoleão recebe carinho dos idosos.

Fonte da imagem :(Foto: Divulgação) http://g1.globo.com/rio-de-janeiro

Fonte da imagem (Foto divulgação) http://g1.globo.com/


Muitos são os exemplos da boa interação dos seres humanos com os animais, mas infelizmente mesmo sendo tão importantes para a vida humana, os animais não recebem normalmente o respeito que merecem.
Lembremos que os animais são principalmente, importantíssimos para o equilíbrio ecológico de todo o mundo. Coabitamos o mesmo planeta, a Terra e o nosso lar.

A saudável convivência com os animais, além de um ato de amor é a garantia da nossa sobrevivência.
Nós seres humanos “animais racionais”, precisamos ser gratos por todos os animais, por todos os benefícios que eles nos propiciam.
Em nome da própria vida na terra, respeitemos a vida animal!

AS CRIANÇAS E OS ANIMAIS



por ellenekelly no Videolog.tv.


Animais em Extinção/Trabalho de biologia/Senai


por _karen_SA no Videolog.tv.