08 maio, 2010



Agradecimento aos colaboradores






Somos muito gratos pelas imprescindíveis orientações que recebemos da Ouvidoria da Prefeitura do RJ- SMC , por toda atenção desde o nosso primeiro contato em setembro de 2007 e posteriores, referentes ao nosso projeto de criarmos a Biblioteca Infantil Grandes Autores em nossa residência.
Agradecemos também os anúncios publicados visando a arrecadação de livros e todo o carinho da amiga Deyse Cruz –Tocha Jornal, o Jornal Globo Barra e Jornal Caminho das Vargens. A especial reportagem da TV Brasil, as generosas doações de livros do Instituto da Criança, do Lions Club RJ Barra da Tijuca e dos colaboradores desta nossa localidade e de vários bairros.
Nosso forte abraço também pelas doações de livros, todo o incentivo e apoio das amigas do CEMA - Sra. Marly Gutierrez, Bia, etc. Aos amigos do GEEBEM - Renata, Roberto, Nilce, Julinho, Julinha, Georgina, Ziza, etc. Aos amigos Míriam Carla Viera, Claudinha, Grace (MS Calçados), Fernando Bairral e família, as mamães e papais, aos pequeninos, os adolescentes e jovens que vêm acolhendo a nossa singela Biblioteca Infantil Grandes Autores, como a biblioteca da família.
Agradecemos principalmente a Deus por este sonho realizado, pela oportunidade de sermos um pouquinho úteis, na Construção de um mundo melhor.
Obrigado Senhor, por todas as suas bênçãos e alegrias! Por cada sorriso de criança e por cada sonho que pudermos cultivar em seus coraçõezinhos com o auxílio do Amigo Livro.
Deus envolva a todos os nossos amigos colaboradores em muita Paz e Felicidades!
Sirlene C. Costa e família.



Biblioteca Infantil Grandes Autores
Sempre torcendo pelo Brasil!

Marcos, Sirlene e Ana

Amigos leitores, temos muitas outras razões importantíssimas para continuarmos a torcer por nossa pátria!

É claro que estaríamos muito felizes se o Brasil tivesse continuado na Copa, mas não devemos perder o ânimo. Esperemos a Copa de 2014 com alegria!

Nosso amor pelo Brasil deve ser sempre renovado.

Toda esta maravilhosa união e fraternidade que despertamos por nosso país nos jogos, não devem ser emoções passageiras e sim fortes sentimentos que devemos manter em nossos corações!

Sirlene C. Costa


Biblioteca Infantil Grandes Autores
Vamos continuar vestindo o verde e o amarelo!


Muitos corações pulsaram acelerados nos dias dos jogos. Bandeiras nacionais tremularam nas janelas. Ruas inteiras foram enfeitadas. Milhares de televisores e telões foram ligados nas residências, nos bares, no meio das vilas... Todo o país parou. Assistir os jogos era prioridade. Um só sentimento uniu o Brasil. Queríamos a vitória!
Infelizmente não foi possível.
Vamos aguardar e torcer com muia fé na Copa de 2014!
O que aconteceu com todo este nosso patriotismo? Todo este amor por nossa nação?

As bandeiras nacionais foram recolhidas... Nas janelas e nos carros só ficam as bandeiras do time de preferência...
E as camisas verdes e amarelas sairam de moda? E o hino nacional ninguém mais canta?

Existe o dito popular: ‘’A união faz a força”, então, por que não nos unimos desta forma por tudo que diz respeito à nossa Nação Brasileira, no que se refere aos aspectos sociais, políticos e ecológicos?

Não podemos mais ignorar que o Brasil precisa e muito de cada um de nós!
Homens e mulheres de Boa Vontade, dedicam-se à nossa pátria em diferentes áreas de atuação. Cidadãos comuns, grupos ou entidades, com seus recursos técnicos e financeiros. Cientistas, sociólogos, biólogos, ecologistas, jovens universitários, etc. Time de primeira, fazendo lindos lançamentos pelo Brasil em todos os dias de suas vidas.
Seres humanos que fazem de cada hora, uma Copa do Mundo. Marcam gools diários por todos nós, por toda Nação! Gools que não vemos, que não vibramos, que não conhecemos...

O que nós, podemos fazer com este maravilhoso sentimento nacionalista? Pais e mães, donas de casa, trabalhadores e profissionais de todas as áreas o que podemos fazer por nossa Pátria Amada?
Não vamos guardar a nossa lindíssima Bandeira Nacional, que ela continue dançando feliz, ao sabor do vento;

Continuemos usando camisas do Brasil, em outras ocasiões. Orgulhosos pelas lindas cores, verde e amarela em nosso peito;

Vamos reler com nossos filhos, a história de nossa Nação. Cantemos com eles o Hino Nacional e o da Bandeira.
Desde pequeninos, vamos ensiná-los à dizerem: Eu te amo meu Brasil!

Observemos nossos filhos, de qualquer idade, conversemos com eles, procuremos achar tempo para ouví-los. Eles precisam de nossa atenção.
Muitas destas crianças e jovens, com educação de qualidade, farão do Brasil, um país muito mais economicamente justo e ecologicamente sustentável. Vamos dar-lhes todo o apoio possível, para que eles possam criar e desenvolver seus sonhos e futuros projetos.

Cuidemos das crianças brasileiras! Tenhamos sempre a educação como meta, mas não nos esqueçamos da saúde e alimentação de milhares de brasileirinhos, que necessitam de nosso amparo, de nossa proteção, que gritam por socorro!

Desenvolvamos mais interesse com as questões ecológicas, com a rápida extinção da nossa flora e fauna, os desmatamentos, a poluição dos mares, rios e fontes e a escassez da água. Busquemos entender o que esta acontecendo com nosso país.

Não dá mais para pensarmos que o aquecimento global e a falta de água são especulações. Que são balelas ou que não seremos afetados. Já estamos sentindo graves mudanças climáticas. Não só no Brasil, como no mundo todo. Nossos filhos e netos sentirão muito mais, se não colaborarmos com urgência!
É importante também, mudarmos nossa postura com relação aos nossos governantes.

Se continuarmos julgando que todos os políticos são corruptos, que qualquer um em quem votarmos dará no mesmo. Não procurarmos conhecer ou esquecermos a história pregressa de um mau político. Não darmos oportunidade de conhecermos um bom político e elegê-lo. Se acreditarmos, que é melhor anular nosso voto, para não nos arrependermos depois. Nada vai mudar mesmo! Vai até piorar!
Não nos sintamos à parte. Lembremos que os senhores políticos estão nos representando!
Como disse Albert Einstein: "Não podemos desesperar dos homens, pois nós também somos homens."
Todos somos imprescindíveis. A dona de casa mantendo a ordem e a harmonia de seu lar, o operário construindo o progreso com suas próprias mãos, o agricultor cultivando o trigo. O nosso pão de cada dia, os trabalhadores de todas as profissões...

Somos um todo, filhos da mesma nação. Muito importantes para um maravilhoso projeto de cuidarmos de nosso Brasil. Na construção de um novo país, mais justo e ecologicamente revigorado.
Em movimento de Paz e Fraternidade, todos sentiremos que somos capazes de efetivas transformações. Acreditemos na nossa força individual e coletiva.

Então, que a nossa alegria e união, continuem vibrando em nossos corações! Vamos todos juntos, marcar muitos GOOLS cuidando do nosso Brasil!

Sirlene C. da Costa - Diretora da Biblioteca Infantil Grandes Autores.



Monteiro Lobato





Montiero Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 . Foi Advogado, jornalista, editor e escritor, escreveu os primeiros livros da literatura infantil nacional.


Entre suas criações infantis, encontra-se o Sítio do Picapau Amarelo, onde nos familiarizamos com os personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, Visconde de Sabugosa, Tio Barnabé e o Marquês de Rabicó.


Nenhuma criança deve se esquecer de José Bento Monteiro Lobato, pelo seu exemplo de leitor que, desde os 7 anos de idade, tinha duas paixões: ler os livros de seu avô – Visconde de Tremembé – e criar seus próprios brinquedos.

Sitio do picapau amarelo


Assista o maravilhoso Sítio do Pica-pau Amarelo!

na TV (NET) Canal Futura

Horário:
10:00
13:00

Temos diversos livros de Monteiro Lobato, com as historias do Sítio do Pica-pau-amarelo em nossa Biblioteca Infantil Grandes Aurtores. Aproveitem!

Ziraldo


Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas, etc. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.
A fama começou a vir nos anos 60, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê. Durante a Ditadura Militar (1964-1984) fundou com outros humoristas O Pasquim - um jornal não-conformista que fez escola, e até hoje nos deixa saudades. Seus quadrinhos para adultos, especialmente The Supermãe e Mineirinho - o Comequieto, também contam com uma legião de admiradores.


Em 1969 Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema. Uma seqüência do filme deve ser lançada em breve!

Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco, e representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Estão até expostos em museu! Ziraldo ilustrou o primeiro livro infantil brasileiro com versão integral on-line, em uma iniciativa pioneira. Conheça mais detalhes sobre a sua biografia e visite a sua galeria de fotos!

Algumas obras:

• O Menino do Rio Doce
• Prêmio Galo de Ouro - troféu desenhado por Ziraldo para o Festival Internacional da Canção - 1966
• A supermãe
• Flicts
• O Aspite
• Turma do Pererê
• O Menino Maluquinho
• O Bichinho da Maçã
• A Fábula das Três Cores
• O Joelho Juvenal
• O Planeta Lilás
• Uma Professora Muito Maluquinha
• Vito Grandam
• O Menino e seu Amigo
• Jeremias, o Bom
• Queremos Paz (em parceria com crianças de todo Brasil por meio do Portal Educacional)
• O Menino Quadradinho
• Almanaque Maluquinho - Esportes Radicais
• Os dez amigos
• Rolim
• O Olho do Consumidor



O incentivo à leitura, de acordo com os especialistas, deve começar bem cedo, antes mesmo de a criança estar alfabetizada.


Reportagem feita por Deyse Cruz do Jornal Tocha em 15/08/09


Em maio de 2008 Sirlene C. Costa foi matéria no BLOG do Jornal TOCHA por sua iniciativa. Naquela oportunidade fez de um pedacinho de sua sala de visitas um espaço destinado a uma Biblioteca, com mais ou menos duzentos e cinquenta livros, uma realização de um sonho muito antigo.
Hoje, Sirlene já não possui mais sua sala de visitas, pois aproximadamente dois mil e quinhentos livros ocupam todo o espaço.
Dentre estes estão incluídos livros para adultos, adolescente e infantis. A Biblioteca necessita de doações de livros de histórias infantis para atender a crescente procura.
Procurando manter-se atualizada exibe notícias importantes ligadas a escritores e a leitura.
Com garra e muita determinação Sirlene está realizando seu sonho. Agradece aos doadores mais sempre afirma: -“Preciso de muitos livros infantis, pois as crianças são muitas que hoje buscam o local para ler, pesquisar e levar livros para casa”, -tudo muito bem controlado por Sirlene e sua dedicada filha Ana Cristina, uma secretária nota 10 que além da realização dos serviços administrativos dá uma atenção super especial para as crianças, orientando-as e ajudando-as a escolher os livros.

“Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.” (Henry David).



Essa reportagem foi uma colaboração de Delfim Aguiar.



Uma biblioteca no Camorim

Incentivar as crianças de nosso bairro, ao hábito da boa leitura é um sonho antigo que agora estou realizando.
Tudo aqui é muito simples, mas feito com muito amor.
A prefeitura do Rio, (Ouvidoria da Cultura), atenciosamente nos orientou quanto à abertura da Biblioteca e nos doou alguns exemplares.
A comunidade acolheu a ideia com muita alegria e nos têm doado madeiras para que meu esposo possa fazer algumas estantes e recebemos alguns livros infantis, mas infelizmente ainda são poucos. Necessitamos de outras doações para disponibilizarmos ao empréstimo e a leitura em família e também precisamos de mais estantes, mesinhas e cadeirinhas. Não temos transporte ou recursos para recolher grandes doações e pedimos que elas sejam entregues no endereço abaixo.
Temos a excelente Biblioteca Popular (Cecília Meireles) para adultos e crianças, ela fica um pouco distante daqui, no bairro da Praça Seca, mas é referência neste nosso imenso bairro, a Biblioteca Infantil Grandes Autores é uma contribuição para somarmos esforços em favor da leitura.
Sirlene Costa- Tel.: 3416-3602


Reportagem realizada em 11 setembro de 2008

Biblioteca Infantil na sala de estar

A dona de casa Sirlena Costa
Queria que todas as crianças tivessem acessos aos livros. E descobriu como ajudá-las.
Por Karine Tavares
O físico franzino da dona de casa Sirlene Costa esconde uma determinação que extravasa e muito os seus pouco mais de 1,5m de altura. Apesar de criada numa família humilde, desde os tempos de escola ela cultivava um enorme amor pelos livros e um sonho: montar uma biblioteca infantil.
- A criança me emociona. Assim como o livro, que tem a magia de te transportar para qualquer lugar- diz ela, que ainda fica com lágrimas nos olhos ao lembrar de um dos primeiros livros que leu, “O triste fim de Policarpo Quaresma”.
Há aproximadamente um ano, Sirlene transformou parte da sala de uma pequena casa, no Camorim, na Biblioteca Infantil Grandes Autores. Por enquanto, o acervo é pequeno. Tem cerca de 200 livros, doados por amigos e pela prefeitura. Mas ela quer muito mais:
- Ainda tenho medo de emprestar os livros e não ter mais nada aqui quando outras crianças vierem. Então, quero conseguir pelo menos mais 200.
Sirlene acabou ganhando um auxílio luxuoso na administração do espaço: a filha Ana Cristina, de 16 anos, encampou o sonho da mãe e a ajuda a catalogar os livros.
- Eu não pude proporcinar à minha filha tanto acesso aos livros como eu gostaria. Mas quero dar isso a muitas outras crianças- diz Sirlene.
Seu marido, Marcos Bernardo, também comprou a ideia e ajuda transformando pedaços de madeira e portas antigas em prateleiras para os livros.
- Essa sempre foi uma casa alegre. Com a chegada dos livros, ficou ainda mais. É no meio deles que fazemos nossas refeições e festas- conta Sirlene, que tem muitos planos para o espaço, como a realização de palestras sobre saúde para mulheres (...)
Alguém duvida de que ela vai conseguir? Para ajudar, doando livros, o telefone é
3416-3602.




Gravação da TV BRASIL- Canal 2, na Biblioteca Infantil Grandes Autores



No dia 16/09/2008- Terça –feira, às 8 horas da manhã, foi realizada na Biblioteca Infantil Grandes Autores uma gravação, com a repórter Ana Paula Xavier com a finalidade de divulgar a Biblioteca e incentivar os telespectadores à doação de livros infantis.
Tivemos a alegre participação,(autorizada pelos responsáveis) de várias crianças.
A gravação foi ao ar no dia 30/09/2008 às 12:30.
Agradecemos a colaboração de todos.

Sirlene C. Costa


http://www.tvbrasil.org.br/



Obra Social Mãos Amigas

Fundação 01/01/2008

Ação Social e Filantrópica




Biblioteca Infantil Grandes Autores
&
Posto Fraterno da Criança Especial e Carente


Doações para Intituições Filantrópicas


O Posto Fraterno da Criança Especial e Carente é um pontinho de Luz, que visa exercitarmos em nós o amor-ao-próximo. Exercitarmos a generosidade, o desapego e a caridade.
Caridade que pode ser expressada não apenas no cobertor, no alimento que se doa com carinho, mas também na palavra edificante, no abraço que ampara, no sorriso que acolhe...Todos temos o que dar... É doando que recebemos.
Quando auxiliamos, somos também muito ajudados. A Alegria e a Paz nos iluminam. Nos sentimos muito mais fortalecidos nos dissabores do dia- a- dia. Descobrimos que a solidão é apenas uma escolha. Porque aquele que trabalha pelo Bem, jamais estará sem o amparo e a balsâmica companhia do Amor.
Auxiliamos aqui no Posto Fraterno da Criança Especial e Carente, irmãos e famílias necessitadas que batem à nossa porta, companheiros que enviam roupas e calçados usados para familiares no interior do Brasil , Instituições Filantrópicas que amparam idosos, crianças e jovens carentes e Casas Assistenciais para crianças e adolescestes especiais em cadeira de rodas ou com graves problemas de saúde.



Precisamos de doações de:

-Alimentos não perecíveis: latas de leite em pó ou caixas de leite longa vida, chocolate em pó, óleo, feijão, arroz, macarrão, sal, farinha de mandioca, fubá, açúcar, biscoitos, etc;


-Leites especiais, específicos para crianças recém nascidas;

-Medicamentos: aceitamos qualquer medicamento, dentro do prazo de validade. Todos os medicamentos são entregues somente às Instituições e são avaliados por voluntários da área médica que doarão os remédios para os necessitados, mediante receituários médicos.


-Material p/ fisioterapia e enfermagem, bolsas térmicas, colchões (tipo casca de ovo), etc;


-Material de limpeza de ambiente: pano de chão, desinfetantes, água sanitária, álcool, barras de sabão, etc;


-Material de higiene pessoal: escovas de dentes, pasta de dentes, sabonetes, papel higiênicos, etc;


-Necessitamos de cobertores e agasalhos, meias, lençóis, toalhas de banho, fraldas geriátricas, fraldas infantis de tecido de algodão ou nos pacotes, roupinhas e calçadinhos p/ bebezinhos, roupas e calçados para crianças de qualquer idade, adultos e jovens, etc; Cadeiras de rodas dobráveis e bengalas;

-Carrinhos de bebês dobráveis (em bom estado);


-Material escolar: cadernos, canetas, lápis comum e de cor, cola, mochilas, tênis escolar p/ qualquer idade, etc;


-Brinquedos (em bom estado), bicicletas, jogos, etc;


-Utensílios e pequenos eletrodomésticos : panelas, talheres, pratos, copos, canecas, liquidificadores, ventiladores, televisores, etc;


Para Bazares Beneficentes: Aceitamos também cortinas, colchas, almofadas, tapetes, objetos de decoração (mesmo que sejam esotéricos), quadros de parede, abajures, artesanatos (prontos ou o material p/ a confecção dos mesmos), cortes de tecidos e retalhos, linhas para costura, novelos de linhas e lãs;


-Calçados e roupas finas ou de festas (de adultos e crianças), vestidos de noiva, ternos de senhores;


-Fantasias, bolsas, cintos, bijuterias, perfumes, LPS de vinil, CDS, DVDS, etc;


Aceitamos também restos de material de construção (para acabamentos): Latas de tintas, cimentos, argamassa. etc;


Solicitamos que todas as doações de roupas, calçados e brinquedos usados, eletrodomésticos, etc. Estejam em bom estado de uso e possamos entregá-los nas mãos dos assistidos, sem a necessidade de consertos.


Não temos recursos e transporte para irmos buscar as doações. Pedimos que os donativos nos sejam entregues na Biblioteca.

Contato: Tel. 3416-3602 C/ Sirlene ou Ana Cristina-Secretária Voluntária


Donativos podem também, ser enviados diretamente para às Instituições Filantrópicas. Algumas vão buscar em sua residência. Disponibilizamos neste Blog, endereços e telefones para contatos com estas Casas Assistenciais.



A CONGREGAÇÃO MARIANA DE CURUPAITI é uma Instituição Filantrópica, sem fins lucrativos, localizada dentro da Colônia do Hospital de Hansenianos de Curupaiti, no bairro de Jacarepaguá/Tanque, zona oeste do Rio de Janeiro.
Membro da matriz nacional da Congregação Mariana, a Unidade da Colônia de Curupaiti desta Entidade foi fundada há 60 anos pelo Monsenhor José Carlos Moreira com a finalidade de prestar assistência material e espiritual aos portadores de hanseníase e seus familiares.
A Instituição sobrevive exclusivamente de doações, e não tem vínculos governamentais. É importante destacar que o Hospital Colônia é uma unidade de saúde administrada pelo Governo do Estado. Já a Congregação Mariana é uma Instituição de Caridade com administração independente, que presta auxílio aos pacientes do hospital, seus familiares e outras pessoas de comunidades carentes, vizinhas à Colônia de Hansenianos.


Fazer o bem faz bem à nossa Alma

e ao nosso Coração!

Para colaborar com o benemérito trabalho da Congregação Mariana de Curupaiti, é muito fácil:

Ligue para: 2189-9819.

E-mail: congregacaomarianadecurupaiti@uol.com.br

Nós enviaremos um representante até sua residência ou local de trabalho - autorizado por você - para receber sua doação com toda a segurança e comodidade.

Se preferir, deposite sua doação na conta:

Banco Real (Amro):
Ag.0724 Conta: 1723725-5

CONGREGAÇÃO MARIANA DO HOSPITAL COLÔNIA DE CURUPAITI:

CNPJ: 34.066.639/0001-91

Você pode também fazer sua doação na Sede dos trabalhos da Congregação Mariana, será um prazer recebê-lo, anote o endereço:

Rua Godofredo Viana, 64 - Tanque/Jacarepaguá. (Dentro da Colônia de Curupaiti).

Contamos com a Solidariedade do seu Coração!
Homenagem do Tocha Jornal- Diretora Deyse Cruz

Para a Biblioteca Infantil Grandes Autores


2 de abril- Dia Internacional da Literatura Infantil






Hoje comemora-se o DIA INTERNACIONAL DA LITERATURA INFANTIL.
Sabendo da importância do livro como ferramenta educativa, em diferentes contextos e também na Sala de Aula, não poderia deixar de lembrar este dia, esperando que não seja esquecido nos restantes 364 dias do ano.
O dia 2 de Abril é a data do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. A celebração deste dia é uma iniciativa da IBBY (International Board on Books for Young People) -, que se realiza anualmente desde 1967, com o principal objetivo de promover o livro infantil e o prazer da leitura nas crianças.
Hans Christian Andersen, nasceu em Odessa, Dinamarca, há duzentos anos, no seio de um família de origens humildes. O amor pela literatura e imaginação que veio a desenvolver chamou a atenção do rei Frederico VI, levando-o à decisão de enviar o então rapaz para a escola e financiar a sua educação. Influenciado pelas primeiras viagens pelo continente europeu que realizou nos anos de 1834 e 35, começa a escrever o que seria a primeira versão dos Contos de Fadas, obra que viria a constituir a jóia de coroa da bibliografia do autor dinamarquês. São deste autor as belíssimas histórias: A Pequena Sereia, O Patinho Feio, A Menina dos Fósforos, A Sombra, A Rainha de Gelo, e muitos outros.

"Nunca me hei-de esquecer de como aprendi a ler. Quando era menina, as palavras escapuliam-se diante dos meus olhos como pequenos escaravelhos negros cheios de pressa. Mas eu era mais inteligente do que elas. Aprendi a reconhecê-las apesar de tentarem escapar-me velozmente. Até que, por fim, consegui abrir os livros e entender o que lá estava escrito. Sozinha, tornei-me capaz de ler contos, histórias engraçadas e poemas. No entanto tive surpresas. A leitura deu-me poder sobre os contos e de alguma forma também deu aos contos um certo poder sobre mim. Nunca lhes pude escapar. Isso faz parte do mistério da leitura ..." http://sol.sapo.pt/blogs/anatarouca/archive/2007/04/01/O-Dia--Internacional-do-Livro-Infantil--.aspx

HOMENAGENS DESTE BLOG PARA UMA PESSOA MUITO ESPECIAL
Neste Dia, queremos lembrar pessoas como a minha amiga Sirlene Conceição da Costa que num gesto de sublime amor a leitura e as crianças, montou em sua pequena residência, uma BIBLIOTECA INFANTIL (Biblioteca Infantil Grandes Autores) que ocupa toda a sua sala, realizando assim o seu sonho de longa data.
Queremos deixar registrado sua dedicação e tempo oferecido a esta causa.
Para as crianças da comunidade é bom saber que através desta iniciativa elas podem desfrutar, aos sábados e domingos, de momentos de entretenimento e muita leitura.
Obrigado Sirlene por sua iniciativa e a tantos outros que, como você, sabe fazer a diferença. Deyse Cruz
Postado por Jornal TOCHA em 2/04/09 -
WWW.tochajornal.blogspot.com



Quem somos?







A Obra Social Dona Meca é uma instituição de caráter filantrópico e sobrevive da boa vontade e solidariedade de organizações e pessoas que colaboram com doações. Atualmente a OSDM atende gratuitamente mais de 200 crianças com deficiência, fundamentalmente de famílias de baixa renda, moradoras de comunidades de todo Rio de Janeiro. Nosso procedimento para ingresso na Instituição é feito através de um criterioso processo de triagem, avaliação social familiar e posterior encaminhamento à terapia ou fila de espera. O trabalho desenvolvido é baseado no envolvimento familiar, oportunizando a criança sua inclusão social e garantindo seus direitos básicos à saúde e à alimentação. Na Instituição são preparadas diariamente as refeições para as crianças e seus responsáveis. Quinzenalmente as famílias mais carentes recebem uma cesta básica. As crianças atendidas pela Obra Social Dona Meca fazem diversas terapias: fisioterapia motora, fisioterapia respiratória, terapia ocupacional, hidroterapia, natação, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, psicomotricidade, comunicação suplementar e alternativa, entre outras. As mães também são beneficiadas com acompanhamento psicológico e através de alguns tratamentos alternativos, como: shiatsu, acupuntura e auriculoterapia.


Certificados:

CNPJ: 04.524.568/0001-62

Inscrição Municipal: 301.972-1

Conselho Municipal de Assistência Social: 537/02

Conselho Nacional de Assistência Social: 71010.001204/2003-48

Certificado de Utilidade Pública Federal: M.J. 08026.012153/2004-55

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: 33/2002

Troféus :
Troféu Beija-Flor, 2006

Moção Honrosa da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, 2006

Troféu Responsabilidade Social Carlos Fernando de Carvalho, 2007

Troféu Responsabilidade Social Carlos Fernando de Carvalho, 2010


Casa Lar Dona Meca













Ao longo de sua trajetória a OSDM deparou-se com diversos casos de crianças em situação de sério risco pessoal e social em função da precariedade das relações familiares e do quadro de pobreza em que se encontravam. Assim, em 2007 foi fundado o Casa Lar Dona Meca, que é um local que acolhe crianças com deficiência, vítimas da orfandade ou em situação de vulnerabilidade social. As crianças acolhidas recebem cuidado, proteção, carinho, realizam suas terapias na Obra Social Dona Meca, recebem suas medicações e tudo o que é necessário para uma vida segura e saudável até que sejam reintegradas a um ambiente familiar. Atualmente o Casa Lar Dona Meca acolhe 09 crianças. Para maiores informações e visitas ao Casa Lar Dona Meca é necessário entrar em contato com a Assistente Social Simone Nascimento, através do telefone 2446-3674, ramal 24 ou pelo e-mail casalar@osdm.org.br.



Ser voluntário é uma tarefa de amor. Nossa equipe de trabalho é composta por 25 funcionários contratados e cerca de 100 voluntários. Devido ao grande número de crianças atendidas necessitamos aumentar ainda mais nossa mão-de-obra voluntária. Necessitamos de voluntários de várias áreas profissionais, em especial na área de saúde. Também precisamos de voluntários que não possuam uma formação específica, mas que tenham o desejo de colaborar em tarefas como atendimento ao público, recepção, eventos, cantina, preparo da alimentação, limpeza, etc. Para maiores informações sobre serviço voluntário, entrar em contato com Mary Lucy, Coordenadora de Voluntariado, pelo telefone 2446-3674, ramal 31 ou pelo e-mail voluntariado@osdm.org.br.

Como ajudar?





As crianças atendidas pela Obra Social Dona Meca necessitam de cuidados o ano inteiro. Pensando nisso, criamos o Programa de Mãos Dadas. O programa tem como objetivo mobilizar pessoas e instituições para que nos ajudem a continuar desenvolvendo o potencial destas crianças. Por meio de um carnê ou boleto bancário, o doador pode colaborar conosco com a quantia que quiser, durante os doze meses do ano. Para isso, basta telefonar ou enviar um e-mail para demaosdadas@osdm.org.br informando os seguintes dados: nome completo, telefone e endereço para correspondência. Em seguida enviaremos mensalmente um boleto bancário sem data de vencimento e com o valor da contribuição em branco. Isso permite que o doador possa efetuar o pagamento da quantia que puder e na data em que lhe for mais conveniente.

Durante todo o ano aceitamos doações de brinquedos, fraldas descartáveis, alimentos (perecíveis e não perecíveis), roupas e calçados (novos ou usados em bom estado), material de higiene pessoal, material de limpeza, material de escritório, copos descartáveis, móveis, equipamentos, etc. Também aceitamos doações de latinhas de alumínio e óleo vegetal usado para reciclagem.

Recebemos com muito carinho as propostas de empresas que desejam realizar festas e outros eventos para nossas crianças.

Nossa conta corrente para depósito de doações é 02107-7, agência 7157, Banco Itaú.



Localização

Rua Gazeta da Noite, 302 - Taquara

Rio de Janeiro - RJ - 22715-090




Ônibus:

762 – Madureira / Colônia

706 – Barra / Colônia (Est. dos Bandeirantes)

708 – Barra / Colônia (Est. dos Bandeirantes)

737 – Rio das Pedras / Curicica (Vindo da Taquara)


Referência: Segunda rua à esquerda após o segundo semáforo da Est. Rodrigues Caldas.

Contato

Venha conhecer nossas instalações e explicaremos melhor os trabalhos desenvolvidos pela OSDM. Para isso, entre em contato conosco para agendar uma visita. Telefone 2446-3674 ou contato@osdm.org.br. Funcionamos de segunda à sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.


Venha, participe. Você vai adorar!

Att,

Paula Ferreira Lemos de Souza

TI e Desenvolvimento Institucional

Tel.: 2446-3674 Ramal: 29

Obra Social Dona Meca

Rua Gazeta da Noite, 302 - Taquara

Rio de Janeiro - RJ - 22715-090

Tel./Fax: (21) 2446-3674

http://www.osdm.org.br/

Meio Ambiente


O Brasil tem um enorme patrimônio natural e possui a fauna e a flora mais rica do planeta.
No entanto, ao longo dos anos o homem utilizou muito desses recursos de forma inaqueda e sem limites, se esquecendo de preservar e cuidar do meio ambiente, que é a única fonte de recursos naturais que dispomos.
Precisamos ter carinho e respeito com a natureza. Fazermos o que for possível para recuperá-la e amenizar os danos ecológicos que já foram causados.

Não podemos ficar esperando que o outro faça a sua parte, é preciso agir individualmente. Unidos, transformaremos este quadro e o nosso paíz, que é a nossa casa, se manterá fértil, repleto de luz, beleza e saudável para as futuras gerações.


Como podemos ajudar ecologicamente, o nosso país e o nosso planeta?

1- Em sua residência, sempre aguarde a coleta semanal de lixo da Comlurb. Não jogue lixo ou detritos na rua ou em terrenos baldios. Quando for passear, leve sempre um saquinho e ponha seu lixo em uma lixeira pública. Não jogue lixo nas estradas, nas praias, nas matas, etc.;

2- Não desperdisse água com banhos demorados. Ao escovar os dentes e lavar roupa, controle o tempo da bica aberta. Evite lavar a calçada e controle o desperdício de água ao lavar o seu carro. Elimine rapidamente qualquer vazamento em sua residência e em seu quintal;

3-Prefira comprar produtos biodegradáveis para seu uso doméstico e no seu trabalho;

4-Plante árvores ( informe-se qual é a adequada para seu ambiente). Se for possível tenha plantas e flores em vasos ou faça um belo jardim em sua varanda ou quintal. Mantenha todas as plantas com os devidos cuidados, para evitar o mosquito da Dengue!

5- Recicle: garrafas, latinhas, vidros, plásticos, jornais e revistas velhas. Não faça depósitos desnecessários em casa e no seu quintal. Mantenha seu ambiente sempre limpo e livre de animais nocivos (moscas, baratas e ratos)

6-Se for à algum lugar próximo de casa, deixe o carro na garagem. Vá caminhando ou de bicicleta, fará muito bem à sua saúde. Quando for trabalhar dê e peça carona. Você estará fazendo economias, contribuindo para diminuir a poluição e ganhará muitos amigos!

7- Evite queimar matagais. Se necessário, busque orientação das autoridades ambientais. Queimadas poluem o ambiente. Perdemos muitas matas, florestas e reservas com queimadas. Incêndios em matagais vivem provocando acidentes graves em estradas, pois dificultam a visão dos motoristas;

8- Recuse sacolas de plástico e de papel sempre que possível. Procure usar bolsas retornáveis;

9- Nunca solte balões e não acenda fogueiras próximo às matas;

10-Evite o uso de produtos em aerossóis, dê preferência a produtos não poluentes.

11-Desligue luzes e aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo utilizados.

Sirlene C. da Costa- Biblioteca Infantil Grandes Autores



Ecologia



Se cada um fizer a sua parte, o mundo vai ficar melhor, costumava dizer Herbert de Sousa, o Betinho. Ele acreditava que a participação e a contribuição de cada um, somadas, fossem capazes de mudar o Planeta.
A ecologia nos diz que todas as coisas e fenômenos estão ligados entre si e dependem uns dos outros. “Pensar globalmente, agir localmente” é o lema dos ecologistas no mundo inteiro. Pensar de modo amplo, abrangente e atuar na realidade mais próxima de maneira coletiva e solidária. Daí a ênfase na parceria. A união faz a força.
Fonte: Livro- Se cada um fizer a sua parte... ( Elias Fajardo)

Animais Ameaçados de extinção no Brasil


Em todo o mundo a crescente extinção de muitos animais é uma triste realidade que não podemos ignorar. Espécies inteiras de animais e vegetais estão se extinguindo.
No Brasil a Ararinha-Azul, já pode ser considerada um animal extinto da natureza. A sua extinção ocorreu porque, ao longo do tempo, essa espécie foi capturada pelo ser humano para a comercialização ilegal. Hoje, ararinhas- azuis são encontradas só em cativeiro. Cerca de 100 espécies de animais estão ameaçados de extinção no Brasil
Sem a interferência inadequada do homem, a natureza permanece em perfeito equilíbrio ecológico. Mantém principalmente a cadeia alimentar que é o ciclo vital que garante a harmonia e a reprodução dos ecossistemas.
É preciso que convivamos com respeito à natureza. Nenhum ser vivo está isolado, todos, direta ou indiretamente, necessitamos coexistir.
A extinção de determinada população ou espécie, ocasiona desequilíbrios ecológicos e graves danos à natureza, aos ecossistemas naturais e á vida humana.
Várias espécies de vegetais e animais já desapareceram em todo o planeta e outras estão muito ameaçadas. As causas são as mais diversas: falta de alimento, dificuldades de reprodução, mudança do habitat natural e, sobretudo, a ação danosa dos seres humanos.
Os desmatamentos, as queimadas, a contaminação das águas, do solo, do ar e a caça ilegal de animais silvestres e aquáticos têm contribuído para que tenhamos estes tristes quadros ecológicos!
Muitos esforços têm sido feitos pelo IBAMA, ONGs, biólogos, cientistas, instituições, voluntários, etc. para a recuperação e proteção de nossa fauna e flora.
Alguns bons resultados se têm obtido, mas ainda são muitas as dificuldades, insucessos e decepções. As perdas ecológicas têm sido muito grandes. Muitos animais continuam em extinção e muitos outros correm o mesmo risco. Há também grandes dificuldades para algumas espécies de animais de se reproduzirem em cativeiro.
Indústrias e grandes empresas já estão desenvolvendo maior consciência ecológica. Procurando à produção com respeito ao meio ambiente. O que eles chamam de desenvolvimento sustentável.
Todos podemos auxiliar, vamos dentro do possível, apoiar todas as iniciativas ecológicas, nos inteirarmos de projetos e conhecermos um pouco mais, sobre nossa fauna e flora. E ensinemos nossas crianças a cuidarem da natureza.

Sirlene C. Costa – Biblioteca Infantil Grandes Autores
Fotos de alguns animais em extinção no Brasil


Tartaruga de couro




Ariranha

Ararinha- azul

Bicho preguiça

Mico- leão- dourado

Saguí

Mico- leão- da - cara- preta

Onça- pintada

Lobo- guará


Tamanduá- bandeira


Urso de óculos


Os povos indígenas brasileiros





Os povos indígenas brasileiros formam um rico e complexo conjunto de crenças e hábitos.
A presença dos índios no território brasileiro é muito anterior ao processo de ocupação estabelecido pelos exploradores europeus que aportaram em nossas terras. Segundo os dados presentes em algumas estimativas, a população indígena brasileira variava entre três e cinco milhões de habitantes. Entre essa vasta população, observamos o desenvolvimento de civilizações heterogêneas entre as quais podemos citar os xavantes, caraíbas, tupis, jês e guaranis.

Geralmente, o acesso às informações sobre essas populações são bastante restritas. A falta de fontes escritas e o próprio processo de dizimação dessas culturas acabaram limitando as possibilidades de estudo das mesmas. Em geral, o maior contato desenvolvido entre índios e europeus aconteceu nas faixas litorâneas do nosso território, onde predominam os povos indígenas pertencentes ao grupo tupi-guarani. Apesar das várias generalizações, relatos do século XVI esclarecem alguns hábitos desse povo.

De acordo com esses registros, os povos tupi-guarani organizavam aldeias que variavam entre os seus 500 e 750 habitantes. A presença da aldeia era temporária e todo o seu contingente era dividido entre seis a dez casas, sendo que cada uma delas poderia variar de tamanho e comprimento de acordo com as necessidades materiais e culturais de cada aldeia. Para buscarem sustento, os tupis desenvolveram a exploração da coleta, da caça, da pesca e, em alguns casos, das atividades agrícolas.

Sob o ponto de vista político, essas comunidades não contavam com nenhum tipo de organização estatal ou hierarquia política que pudesse distinguir seus integrantes. Apesar disso, não podemos ignorar que alguns guerreiros e chefes espirituais eram valorizados pelas habilidades que detinham. Muitas vezes, diferentes tribos mantinham contato entre si em busca da manutenção de alguns laços culturais ou em razão da proximidade da língua falada.

A realização das tarefas cotidianas poderia variar segundo o gênero e a idade de cada um dos integrantes da aldeia. Em suma, as mulheres tinham a obrigação de desenvolver as atividades agrícolas, fabricar peças artesanais, processar os alimentos e cuidar dos menores. Já os homens deveriam realizar o preparo das terras e as atividades de caça e pesca. Tendo outro modelo de organização familiar, os índios organizavam casamentos e, em algumas situações, a poligamia era aceita.

No campo religioso, alguns desses povos acreditavam na existência dos espíritos, na reencarnação dos seus antepassados e na compreensão dos fenômenos naturais como divindades. Em diversas situações, esse corolário de crenças era fonte de explicação para a origem do mundo ou a ocorrência de algum evento significativo. Em alguns casos, os índios praticavam a antropofagia como um importante ritual em que os guerreiros da tribo absorviam a força e as habilidades dos inimigos capturados.

Historicamente, a situação dos índios variou entre quadros de completo abandono, perseguição e miséria. Até meados da segunda metade do século XX, alguns especialistas no assunto acreditavam que a presença dos índios chegaria a um fim. Contudo, estipulados em uma população de aproximadamente um milhão de indivíduos, os indígenas hoje buscam o reconhecimento de seus diretos pelo Estado e ainda sofrem grandes obstáculos no exercício de sua autonomia.



Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

Os índios foram os primeiros habitantes do território brasileiro. São formados por povos diferentes com hábitos, costumes e línguas diferentes.

Os Ianomâmis falam quatro línguas: a Yanomam, Sanumá, Yanomame e Yanam. Suas habitações são construídas de caibros encaixados, amarrados com cipó e revestidas de palha. Possuem características seminômades, já que mudam de habitat quando acreditam ter explorado uma região ao máximo. São caçadores e acreditam em rixis: espíritos de animais que ao serem mortos tornam-se protetores e amigos.

Os Carajás falam apenas uma língua: a Macro-Jê. São divididos em Karajás, Javaés e Xambioás. Acreditam na transformação do homem em animais e vice-versa. Residem nas proximidades do rio Araguaia, pois acreditam que sua criação, rituais de passagem, alimento e alegria são dados por ele. Vivem do cultivo do milho, mandioca, batata, banana, cará, melancia, feijão e amendoim, e prezam pela pintura corporal. Dividem o trabalho, fica para os homens a defesa do território, abertura de roças, construção das casas, pesca e outros. Para as mulheres o trabalho de educar os filhos, cuidar dos afazeres domésticos, do casamento dos filhos, da pintura e ornamentação das crianças e outros.




Os Guaranis manifestam sua cultura em trabalhos em cerâmica e em rituais religiosos. Possuem sua própria língua, somente ensinam o português às crianças maiores de seis anos. São migrantes e agricultores. Acreditam que a morte é somente uma passagem para a “terra sem males”, onde os que se foram partem para este local para proteger os que na Terra ficaram.






Sites ecológicos